[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

A última atualização que saiu pras placas mães MSI, melhorou muito bem minhas memórias, consegui colocar ela mais rápida, melhorar os timings e diminuir as latências.

Chegar em casa posto como ficou.
 
Para comparativo segue a foto do meu 1800x em 4.0ghz no novo cinebench r20

unknown.png
 
A última atualização que saiu pras placas mães MSI, melhorou muito bem minhas memórias, consegui colocar ela mais rápida, melhorar os timings e diminuir as latências.

Chegar em casa posto como ficou.
Mas as atualização anterior era referente a memória, e nessa é somente para processador.
 
errado, você está confundindo IPC com desempenho single-core que é IPC x Frequencia, o IPC do ryzen é equivalente (na verdade um pouquinho maior) ao dos CPUs da intel

IPC significa instruções por ciclo, ou seja quantas instruções um cpu faz por ciclo a quantidade de ciclos não influencia em nada nisso, uma analogia seria quantos metros um corredor faz por passada, por exemplo se ele faz 1 metro por passada tendo uma frequência de 60 passadas por minuto então ele corre a uma velocidade de 60 metros/m (ta mais pra uma caminhada)

ou seja se o CPU faz uma instrução por ciclo multiplicado pela frequentaria (clock) você tem a quantidade de ciclos por segundo (desempenho do CPU)

https://www.tomshardware.com/reviews/ipc-cpu-definition,5777.html
https://adrenaline.uol.com.br/2019/...cada-em-cpus-intel-falha-nao-afeta-amd-e-arm/
e ainda tem gente recomendando intel
ganhe uma mixaria no ipc hoje em dia e perca mais desempenho com correções de segurança a ultima ja comeu ate 30% dependendo da aplicação :lol2:
e assim mesmo tem que passar o kit atual pra frente (não me refiro ao user quotado)
 
errado, você está confundindo IPC com desempenho single-core que é IPC x Frequencia, o IPC do ryzen é equivalente (na verdade um pouquinho maior) ao dos CPUs da intel

IPC significa instruções por ciclo, ou seja quantas instruções um cpu faz por ciclo a quantidade de ciclos não influencia em nada nisso, uma analogia seria quantos metros um corredor faz por passada, por exemplo se ele faz 1 metro por passada tendo uma frequência de 60 passadas por minuto então ele corre a uma velocidade de 60 metros/m (ta mais pra uma caminhada)

ou seja se o CPU faz uma instrução por ciclo multiplicado pela frequentaria (clock) você tem a quantidade de ciclos por segundo (desempenho do CPU)

https://www.tomshardware.com/reviews/ipc-cpu-definition,5777.html
A sua explicação está correta, confundi os termos por ter digitado na pressa.
 
Exatamente isso aí. Pra ajudar mais, dá uma estressada com o AIDA por 2 min. pra aquecer e amolecer a pasta. Para, desliga e tenta remover, girando levemente o cooler para um lado e outro.
vou tentar
 
Pelo visto o cooler está preso no processador, se for isso mesmo, use o computador para esquentar o processador, desligue e tenta retirar o cooler novamente. Espero ter ajudado.
vou tentar e dps falo aqui
 
Como podem ver na minha assinatura, possuo uma X470 gaming plus, que segundo o site da MSI, essa mobo possui 11 fases de energia (VRM), mas vendo reviews e opinião de users na internet, descobriram que na verdade são 4 + 2. Sinto muito lesado, pois comprei essa mobo confiando nas specs do fabricante para ter longevidade para os futuros Ryzen, estou reunindo prints de sites como o anandtech entre outros como prova. Penso em ingressar na justiça por propaganda enganosa, que por si só é crime. Creio que uma placa com mais fases eu poderia fazer OC com temperaturas menores, me corrijam se estou errado. Gostaria da opinião de vocês, e que de fato no que estou perdendo que esse número de fases a menos. Me arrependo de não ter olhado pesquisado melhor sobre a placa antes da compra, o mesmo vale para a porcaria do SSD da kingston A400
, para orientar um pouco
 
Última edição:
Como podem ver na minha assinatura, possuo uma X470 gaming plus, que segundo o site da MSI, essa mobo possui 11 fases de energia (VRM), mas vendo reviews e opinião de users na internet, descobriram que na verdade são 4 + 2. Sinto muito lesado, pois comprei essa mobo confiando nas specs do fabricante para ter longevidade para os futuros Ryzen, estou reunindo prints de sites como o anadtech entre outros prova. Penso em ingressar na justiça por propaganda enganosa, que por si é crime. Creio que uma placa com mais fases eu poderia fazer OC com temperaturas menores, me corrijam se estou errado. Gostaria da opinião de vocês, e que de fato estou perdendo que esse número de fases. Me arrependo de não ter olhado pesquisado melhor sobre a placa antes da compra, o mesmo vale para a porcaria do SSD da kingston A400
, para orientar um pouco

4 + 2 ?
vo ver o video agora mais se isso significado em paralelo aumenta a eficiência ja que dobra a capacidade dos mosfet
cara os valores das placas am4 ta insano tem placa que ta mais de 2.5K :haha::salario:
 
Depois de ver o vídeo dê um feedback sobre o que você achou
então vendo ate agora ele disse que cada um tem uma dissipação de 12.5W o que faz necessário o dissipador de calor (4.3GHZ 1.42V)
8 núcleos porem se fosse um mais fraco daria pra usar ate sem
ele não reclama muito mais se colocarmos um cooler em cima do dissipador ja resolve o problema da temp
 
então vendo ate agora ele disse que cada um tem uma dissipação de 12.5W o que faz necessário o dissipador de calor (4.3GHZ 1.42V)
8 núcleos porem se fosse um mais fraco daria pra usar ate sem
ele não reclama muito mais se colocarmos um cooler em cima do dissipador ja resolve o problema da temp


De fato são 4 fases mesmo?
Se tivesse as tais 11 fases como a MSI alega como seria o cenário?
 
Como podem ver na minha assinatura, possuo uma X470 gaming plus, que segundo o site da MSI, essa mobo possui 11 fases de energia (VRM), mas vendo reviews e opinião de users na internet, descobriram que na verdade são 4 + 2. Sinto muito lesado, pois comprei essa mobo confiando nas specs do fabricante para ter longevidade para os futuros Ryzen, estou reunindo prints de sites como o anandtech entre outros como prova. Penso em ingressar na justiça por propaganda enganosa, que por si só é crime. Creio que uma placa com mais fases eu poderia fazer OC com temperaturas menores, me corrijam se estou errado. Gostaria da opinião de vocês, e que de fato no que estou perdendo que esse número de fases a menos. Me arrependo de não ter olhado pesquisado melhor sobre a placa antes da compra, o mesmo vale para a porcaria do SSD da kingston A400
, para orientar um pouco


São 4 fases reais sim. As melhores placas mãe do mercado possuem 6 fases, como a MSI X470 Gaming M7, Asrock X370/X470 Taichi. A Asus Crosshair Hero possui 5 fases, porém pelo desenho do VRM são mais eficientes que as 6 fases da MSI, por exemplo.

A MSi X470 Gaming Plus possui "apenas" 4 fases, com dissipadores de calor muito eficientes (testados ate mesmo pelo mesmo youtuber que fez essa análise) que a tornam plenamente capaz de suportar bom nível de overclock, mesmo num octa-core.

Tb não intendo pq toda fabricante faz essa progaganda enganosa na hora de anunciar as fases. Eles fazem uma contagem que só eles entendem pq eles somam as fases do SOC + CPU e qdo a fase possui doubles ou então os fets dobrados eles contam como 2 fases...

Se vc entrar no site da AsRock vai ver a X370 Taichi anunciando um VRM com 16 fases e são apenas 6 fases reais pro CPU
 
E acho que o mais importante, pra te tranquilizar, a placa tá dentro do padrão pelo preço que ela cobra e promete.
 
Última edição:
São 4 fases reais sim. As melhores placas mãe do mercado possuem 6 fases, como a MSI X470 Gaming M7, Asrock X370/X470 Taichi. A Asus Crosshair Hero possui 5 fases, porém pelo desenho do VRM são mais eficientes que as 6 fases da MSI, por exemplo.



A MSi X470 Gaming Plus possui "apenas" 4 fases, com dissipadores de calor muito eficientes (testados ate mesmo pelo mesmo youtuber que fez essa análise) que a tornam plenamente capaz de suportar bom nível de overclock, mesmo num octa-core.

Tb não intendo pq toda fabricante faz essa progaganda enganosa na hora de anunciar as fases. Eles fazem uma contagem que só eles entendem pq eles somam as fases do SOC + CPU e qdo a fase possui doubles ou então os fets dobrados eles contam como 2 fases...

Se vc entrar no site da AsRock vai ver a X370 Taichi anunciando um VRM com 16 fases e são apenas 6 fases reais pro CPU
 
E acho que o mais importante, pra te tranquilizar, a placa tá dentro do padrão pelo preço que ela cobra e promete.

Obrigado pela explicação, o que fico chateado é ter pagado mais caro por uma x470 e ter a mesma quantidade de fases da B450 tomahawk por exemplo, devia ter pesquisado mais a fundo, mas fui ludibriado pela propaganda da MSI
 
Me arrependo de não ter olhado pesquisado melhor sobre a placa antes da compra, o mesmo vale para a porcaria do SSD da kingston A400
, para orientar um pouco


Qual o problema com o SSD A400 ?
 
Por isso, o m2 NVME x2 Inland 256/512 GB ficam melhor do aqueles Kingston. Que adianta baixo custo com perda de benefício ao longo do tempo??
 
Por isso, o m2 NVME x2 Inland 256/512 GB ficam melhor do aqueles Kingston. Que adianta baixo custo com perda de benefício ao longo do tempo??

Pois é, eu deveria ter pesquisado melhor, mas só de ver o preço baixo e o nome "Kingston" abracei de primeira, meus próximos vão ser Crucial MX500 ou WD Blue
 
As memórias com a Bios v26 na MSI X470 Gaming Pro Carbon:
mem-3400.jpg



Memória subiu bem com o último patch, estabilidade eu só conseguia em 3333 C16, agora ficou 3400 C16-17-17-18-34.
 
As memórias com a Bios v26 na MSI X470 Gaming Pro Carbon:
mem-3400.jpg



Memória subiu bem com o último patch, estabilidade eu só conseguia em 3333 C16, agora ficou 3400 C16-17-17-18-34.

Tem como postar print do Ryzen Timing Checker, sua ram veio com qual chip ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo