[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Quero muito pegar ele, mas estou achando o preço alto e quanto a mobo gostaria de pegar uma MSI para um futuro over, se é que vale a pena fazer over nele, pelo que eu vi, em stock ele já funciona muito bem, as vezes até melhor que com over de 4.0Ghz. Usarei para games.
usa stock e quando for necessário over o que vai demora muito
 
Se for bloco redondo e usar presilhas padrão AMD, sim
 
pessoal ainda compensa pegar uma x370 com ryzen 2700x? futuramente penso em um ryzen 3000 ou 4000 para usar com x370, pois na terabyte tava 1060 uma Asus rog crosshair vi extreme, boletei.... pelo que vi ela é uma placa top.
 
Esqueça os processadores de grafeno, a AMD diz que "estamos presos no silício por pelo menos 7 a 10 anos"

https://www.pcgamesn.com/amd/stuck-on-silicon-past-3nm-7-10-years

Autor do Ryzen DRAM Calculator revela características dos novos processadores Ryzen 3000 "Valhalla".

Tradução em linguagem simples. Nós temos:

1) Novo controlador de memória com correção parcial de erro para memória nonECC
2) Processador de desktop com dois (2 CCD) chiplets na placa, 32 threads no máximo
3) Novo MBIST (Autoteste embutido na memória)
4) Watchdog central - é uma função de falha / segurança usada para reinicializar um sistema caso o microprocessador seja perdido devido a erros de endereço ou dados.
5) XFR - no momento não vejo nada de especial nele, o algoritmo e os limites foram atualizados. O Controle Escalar volta com novos processadores.
6) O controle central atualizado possui uma configuração simétrica dos núcleos ativos. Nas configurações de 2CCD, cada chiplet tem seu próprio canal de RAM para minimizar a latência no acesso à memória. Um canal em 8 núcleos será um gargalo se você usar o sistema no estado padrão.

UPD: ponto número 6 é questionável, talvez haja uma interface especial de longo alcance para conectar um chiplet com IO.

Esta não é toda a informação que eu vou alegrar você em um futuro próximo

https://www.overclock.net/forum/13-...1-overclocking-dram-am4-414.html#post27895416

























Novos rumores sobre a terceira geração da AMD Ryzen - O Demo CES da AMD foi limitado por energia

https://www.overclock3d.net/news/cp..._rumours_-_amd_s_ces_demo_was_power-limited/1

A demo CES 2019 da AMD para a Ryzen 3rd Generation foi impressionante, superando a i9-9900K da Intel, consumindo cerca de 30% menos energia com o mesmo número de núcleos e threads ativos. Melhor ainda foi a revelação de chips da AMD, que mostrou o potencial de um modelo high-end de 16 núcleos da AM4, elevando as principais contagens de núcleo da AMD para o próximo nível.

Agora, há rumores de que a AMD discutiu seus processadores Zen 2 / Ryzen 3rd Generation em detalhes em um evento recente em Toronto, com o YouTuber DannyzPlays relatando sobre a ação.

Citando uma fonte desconhecida, o YouTuber comentou sobre os níveis de desempenho potenciais dos processadores Ryzen 3rd Generation da AMD, alegando que o CES Demo da AMD era limitado em 30-40%, dando à AMD desempenho suficiente para o melhor da Intel, oferecendo níveis de eficiência energética. que apresentou os benefícios do nó do processo 7nm da TSMC. Se essa afirmação for verdadeira, a AMD deixou muito do desempenho do Zen 2 na torneira, possibilitando que o Zen 2 ofereça muito mais desempenho do que sua demo CES implica.

Com 30-40% a mais de potência, não devemos esperar 30-40% a mais de desempenho, os relógios / potência raramente se adaptam tão bem, mas há, sem dúvida, mais desempenho. Novamente, supondo que essa afirmação seja verdadeira.

Estranhamente, a AMD também foi relatada dizendo que os processadores B450, X370 e X470 suportarão os processadores Ryzen 3rd Generation da AMD, com os processadores B350 de ponta sendo deixados para trás. Embora a AMD tenha alegado que o AM4 suportará novos processadores Ryzen até 2020, a empresa nunca especificou em quais chipsets isso se aplica, portanto, ignorar as atualizações do Ryzen 3rd Gen BIOS para o B350 não está exatamente fora de questão. Mesmo assim, esse movimento causaria uma reação do consumidor, já que foi prometido aos proprietários da placa-mãe AM4 compatibilidade com processadores Ryzen mais novos.

Acreditamos que é mais provável que o B350 tenha o suporte Ryzen 3rd Gen deixado a critério dos fabricantes de placas-mãe ou restrito a SKUs específicos da terceira geração da Ryzen. Talvez algumas placas-mães da série 300 não sejam boas o suficiente para as ofertas mais altas do TDP da Ryzen, ou enviem algumas restrições. Deixar cair o apoio da Ryzen 3rd Gen no B350 seria visto como um enorme retrocesso nos compromissos da AM4 da empresa, por isso, tome este rumor específico com um grão de sal.

Em outro lugar no vídeo, também é alegado que os processadores Ryzen 3rd Generation também terão maior compatibilidade de memória, o que é uma ótima notícia para a AMD. Esperançosamente, isso também significa que a memória DDR4 de alta velocidade também será explorada no AM4, com os processadores Ryzen 1st e 2nd Gen não conseguindo chegar muito acima de 3200MHz na maioria dos casos.

O vídeo também reitera que a AMD planeja lançar seus processadores Ryzen 3rd Generation no segundo semestre de 2019, o que se alinha com o cronograma de lançamento da AMD em meados de 2019. Devemos esperar um lançamento de produto em julho?





Ryzen Up: AMD to 3D Stack DRAM and SRAM on Processors

https://www.tomshardware.com/news/amd-3d-memory-stacking-dram,38838.html







 
Última edição:
Obrigado pela resposta. Só esclarecendo alguns itens: não vou fazer overclock, viso uma longevidade de 5 anos e o uso principal será pra jogos. De resto, só atividades leves.

Como felizmente dinheiro não é um problema grande, comprei um processador bom e uma placa de vídeo robusta, então minha preocupação principal é uma placa que não seja o gargalo disso, se é que existe gargalo por placa-mãe.

Hoje não jogo nada que demande uma máquina assim, mas pretendo jogar, então prefiro comprar com alguma sobra.

De resto, o que não abro mão: uma porrada de usbs (pelo menos 6 no painel traseiro), 4 entradas de ram (vai saber as necessidades do futuro, né...) e suporte a M.2, que me parece ser bem comum de achar.

Dei preferência às B450 e X470 porque não quero ter que passar por aquele penoso processo de atualização de bios.

Vou continuar garimpando, porque Asus com 3 meses de garantia eu não pego. Se tiver alguma sugestão adicional, fico no aguardo. Caso contrário, grato mesmo assim.

Recomendo a mobo da minha assinatura, 3 anos de garantia, muitas entradas USB, nvme, boa dissipação do vrm. Custa em torno de 950 reias na loja que explode.
 
Última edição:
Estranhamente, a AMD também foi relatada dizendo que os processadores B450, X370 e X470 suportarão os processadores Ryzen 3rd Generation da AMD, com os processadores B350 de ponta sendo deixados para trás. Embora a AMD tenha alegado que o AM4 suportará novos processadores Ryzen até 2020, a empresa nunca especificou em quais chipsets isso se aplica, portanto, ignorar as atualizações do Ryzen 3rd Gen BIOS para o B350 não está exatamente fora de questão. Mesmo assim, esse movimento causaria uma reação do consumidor, já que foi prometido aos proprietários da placa-mãe AM4 compatibilidade com processadores Ryzen mais novos.

Complicado, pro isso que ainda não saiu bios nova pras ASUS B350. Se seguir essa premissa os Ryzen 4000 não deverá ter suporte nas B450 atuais...
Conhecendo a ASUS, se depender dela lançar bios pra B350 só vai sair pra linha STRIX, se sair, e o resto vai ficar sem. Lembrando que até o PBO foi removido da ultima bios que eles lançaram...
 
Vender o Wraith Prism por 220, tá bom ou tá abaixo do que vale?
 
pessoal ainda compensa pegar uma x370 com ryzen 2700x? futuramente penso em um ryzen 3000 ou 4000 para usar com x370, pois na terabyte tava 1060 uma Asus rog crosshair vi extreme, boletei.... pelo que vi ela é uma placa top.

Melhor esperar essa séria X570
 
Vender o Wraith Prism por 220, tá bom ou tá abaixo do que vale?

Por esse preço tem 212 Black e Gammaxx GT, eu só compraria o Prism se fosse colocar numa build ITX. Anuncia por esse preço aí, se vender por 180 tá bom, se vender por 200 é profit.
 
Por esse preço tem 212 Black e Gammaxx GT, eu só compraria o Prism se fosse colocar numa build ITX. Anuncia por esse preço aí, se vender por 180 tá bom, se vender por 200 é profit.
Eu to vendendo por esse valor, to cobrando caro ou barato?
 
Eu to vendendo por esse valor, to cobrando caro ou barato?

Não saberia mensurar precisamente pra te dizer. Eu pagaria 180 no máximo, mas pode ter gente disposta a pagar mais. Deixa pelo preço que anunciou e vai baixando se não aparecer interessado...
 
Complicado, pro isso que ainda não saiu bios nova pras ASUS B350. Se seguir essa premissa os Ryzen 4000 não deverá ter suporte nas B450 atuais...
Conhecendo a ASUS, se depender dela lançar bios pra B350 só vai sair pra linha STRIX, se sair, e o resto vai ficar sem. Lembrando que até o PBO foi removido da ultima bios que eles lançaram...

A MSI também não liberou bios para as 350...
 
Sobre suporte, como descrito no vídeo do peperaio, existe placa-mãe A320/B350/X370 onde é mencionado novos processadores, veja lá:

Asus Prime X370-PRO BIOS 4406 11/03/2019
Update AGESA 0070 for the upcoming processors and improve some CPU compatibility.
https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-X370-PRO/HelpDesk_BIOS/

Asus Prime B350M-A BIOS 4406 11/03/2019
Update AGESA 0070 for the upcoming processors and improve some CPU compatibility.
https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-B350M-A/HelpDesk_BIOS/

Asus Prime A320M-K BIOS 4406 11/03/2019
Update AGESA 0070 for the upcoming processors and improve some CPU compatibility.
https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-A320M-A/HelpDesk_BIOS/

Para série 300 saiu depois da bios para modelo 400:

Asus Prime B450M-A BIOS 0809 08/03/2019
Update AGESA 0070 for the upcoming processors and improve some CPU compatibility.
https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-B450M-A/HelpDesk_BIOS/


Como referência (na época do lançamento do Ryzen Geração 2) aparecia o seguinte:

Asus Prime B350M-A BIOS 3401 08/12/2017
Update to AGESA 1071 for new upcoming processors
https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-B350M-A/HelpDesk_BIOS/

Depois teve bios 3203 de 25/01/2018 e bios 3803 de 26/01/2018 (onde AGESA "zerou" como mencionado pelo peperaio). Em ambos aparece "upcoming processors".

O lançamento do Ryzen Geração 2 foi em 19 de abril de 2018. Como a informação é similar, bem provável que a bios de 11/03/2019 seja o suporte inicial para o Ryzen Geração 3 (igual ao passado). Só se for novo APU/Athlon.


Resta esperar o lançamento para verificar o suporte de cada fabricante em cada modelo de placa-mãe (componente). A única (quase) certeza é que se existir um 12 núcleos o B350 não deverá ter suporte por conta do VRM.
 
Sobre suporte, como descrito no vídeo do peperaio, existe placa-mãe A320/B350/X370 onde é mencionado novos processadores, veja lá:

Asus Prime X370-PRO BIOS 4406 11/03/2019
Update AGESA 0070 for the upcoming processors and improve some CPU compatibility.
https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-X370-PRO/HelpDesk_BIOS/

Asus Prime B350M-A BIOS 4406 11/03/2019
Update AGESA 0070 for the upcoming processors and improve some CPU compatibility.
https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-B350M-A/HelpDesk_BIOS/

Asus Prime A320M-K BIOS 4406 11/03/2019
Update AGESA 0070 for the upcoming processors and improve some CPU compatibility.
https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-A320M-A/HelpDesk_BIOS/

Para série 300 saiu depois da bios para modelo 400:

Asus Prime B450M-A BIOS 0809 08/03/2019
Update AGESA 0070 for the upcoming processors and improve some CPU compatibility.
https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-B450M-A/HelpDesk_BIOS/


Como referência (na época do lançamento do Ryzen Geração 2) aparecia o seguinte:

Asus Prime B350M-A BIOS 3401 08/12/2017
Update to AGESA 1071 for new upcoming processors
https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-B350M-A/HelpDesk_BIOS/

Depois teve bios 3203 de 25/01/2018 e bios 3803 de 26/01/2018 (onde AGESA "zerou" como mencionado pelo peperaio). Em ambos aparece "upcoming processors".

O lançamento do Ryzen Geração 2 foi em 19 de abril de 2018. Como a informação é similar, bem provável que a bios de 11/03/2019 seja o suporte inicial para o Ryzen Geração 3 (igual ao passado). Só se for novo APU/Athlon.


Resta esperar o lançamento para verificar o suporte de cada fabricante em cada modelo de placa-mãe (componente). A única (quase) certeza é que se existir um 12 núcleos o B350 não deverá ter suporte por conta do VRM.

Já que saiu pra até A320... talvez saia pra TUF B350, pq até agora nada...
https://www.asus.com/br/Motherboards/TUF-B350M-PLUS-GAMING/HelpDesk_Download/
 
Minha Asus Prime B350 já tem a BIOS pro Ryzen 3000

·Update AGESA for the upcoming processors
 
Olá pessoal

Como muitos que vi nas últimas postagens, estou com sérias dúvidas quanto a memória RAM.

Estou montando um setup com o Ryzen 2700x. Estou pensando em 16Gb (2x8Gb) de 3000Mhz ou 3200Mhz. Já li um pouco quanto a latência das memórias, lista de compatibilidade (das placas-mãe X470 Prime Pro e X470 Rog Strix, etc., mas algumas dúvidas ainda persistem.

1 - Memórias 3200Mhz CL 16 têm performance parecida com 3000Mhz CL 15?
2 - Memórias presentes nessas listas de compatibilidade ainda podem sofrer com problemas de usar toda a sua capacidade?
3 - Da linha Corsair, a Dominator é a que tem melhor desempenho comparando com a linha LPX, RGB (Pro), entre outras?

1 - Memórias 3200Mhz CL 16 têm performance parecida com 3000Mhz CL 15?
3000C15 => 1000 / (3000 / 2) * 15 => 10ns
3200C16 => 1000 / (3200 / 2) * 16 => 10ns
Como ambas possuem a mesma latência, a frequência maior lhe dará uma banda de dados maior e na arquitetura Zen um clock de Infinity Fabric maior (comunicação entre os núcleos). Logo, 3200C16 é melhor que 3000C15.

2 - Memórias presentes nessas listas de compatibilidade ainda podem sofrer com problemas de usar toda a sua capacidade?
Sim, porque os Ryzen possuem controlador de memória interno (IMC), então cada processador tem sua capacidade específica. No entanto, é de se esperar que ao menos chegue no clock específicado pela AMD (2666MHz no Ryzen 1 e 2933MHz nos Ryzen 2).

3 - Da linha Corsair, a Dominator é a que tem melhor desempenho comparando com a linha LPX, RGB (Pro), entre outras?
A linha Dominator é certeza de chip de qualidade pois são voltadas para os clocks altos e timings baixos. Não que as outras não sejam, mas vai depender mais da sorte.
 
Última edição:
Complicado, pro isso que ainda não saiu bios nova pras ASUS B350. Se seguir essa premissa os Ryzen 4000 não deverá ter suporte nas B450 atuais...
Conhecendo a ASUS, se depender dela lançar bios pra B350 só vai sair pra linha STRIX, se sair, e o resto vai ficar sem. Lembrando que até o PBO foi removido da ultima bios que eles lançaram...
podia limitar pela potencia exemplo acima de 105W não aceitar na B350 ou permitir os mais fracos ou rodar com potencia reduzida (bloquear o over)
 
podia limitar pela potencia exemplo acima de 105W não aceitar na B350 ou permitir os mais fracos ou rodar com potencia reduzida (bloquear o over)

Aqui na Asus TUF "Gaming" B350 com o 2700x e um Cryorig H7 mais undervolt de -100mv (consigo até -125mv mas a ram fica instável) e PBO ativo no automático todos os núcleos ficam em 4GHz~4.1GHz jogando, mas na ultima bios com AGESA 1.0.0.6 removeram a opção do PBO e ai a cpu não passa dos 3.9GHz, por consequência tive que voltar pra bios anterior com AGESA 1.0.0.2 (nem tem bios com AGESA 1.0.0.4 pra essa mobo) e manter a ram em 2933mhz que é o "q dá" com esse AGESA...
Foi postado acima que na linha Prime até A320, que nem dissipador nos VRMs tem, recebeu update de bios pros Ryzen 3000, se não lançarem pra Asus TUF "Gaming" B350 eu não comparei mais nada com a marca deles... simples...
 
Por experiência própria, só pegue de 3200MHz, se forem memórias com chips Samsung b-die.
As minhas não estabilizam por nada em 3200. Estou com elas a 3066 15-16-16-34 1T (ela, em stock à 3200, é 16-18-18-38).
Quando comprei meu conjunto da assinatura, logo no lançamento, as memórias não passavam de 2666. Avançou muito a compatibilidade com as memórias, mas ainda falta um pouco.
Então, se fosse você, pegaria um bom kit de 3000 com, no máximo, CAS 15, e não me preocuparia com isso.
As memórias com Samsung b-die, além de serem difícil de encontrar, são bem mais caras e a diferença de valor, não compensa a diferença de desempenho que, nesse caso, é mínimo.

Pois é Jack: difíceis de achar e mais caras. E, além disso, são poucos modelos B-die que tem compatibilidade com as placas-mãe que pesquisei em X470.

1 - Memórias 3200Mhz CL 16 têm performance parecida com 3000Mhz CL 15?
3000C15 => 1000 / (3000 / 2) * 15 => 10ns
3200C16 => 1000 / (3200 / 2) * 16 => 10ns
Como ambas possuem a mesma latência, a frequência maior lhe dará uma banda de dados maior e na arquitetura Zen um clock de Infinity Fabric maior (comunicação entre os núcleos). Logo, 3200C16 é melhor que 3000C15.

2 - Memórias presentes nessas listas de compatibilidade ainda podem sofrer com problemas de usar toda a sua capacidade?
Sim, porque os Ryzen possuem controlador de memória interno (IMC), então cada processador tem sua capacidade específica. No entanto, é de se esperar que ao menos chegue no clock específicado pela AMD (2666MHz no Ryzen 1 e 2933MHz nos Ryzen 2).

3 - Da linha Corsair, a Dominator é a que tem melhor desempenho comparando com a linha LPX, RGB (Pro), entre outras?
A linha Dominator é certeza de chip de qualidade pois são voltadas para os clocks altos e timings baixos. Não que as outras não sejam, mas vai depender mais da sorte.

Entendi Toledo. As duas primeiras perguntas foram justamente porque são poucos os modelos 2x8Gb 3200Mhz que estão nas listas de compatibilidade. E, então, comprar uma versão com 3200Mhz que funcione abaixo de uma versão 3000Mhz eu não acho interessante. Muito obrigado pela sua explicação.

Já no caso da Dominator: é um valor um pouco mais alto, mas que aparenta mesmo ser de qualidade.
 
E aquele papo que o problema era o chip da BIOS das placas atuais que não comporta compatibilidade com tantos processadores de gerações diferentes? Tava lendo outro dia no reddit que teve uma reportagem afirmando que somente as placas-mãe com chip da BIOS de 32MB seriam compatíveis com os novos Ryzen.
 
Na minha humilde opinião: para o fabricante de placa-mãe a longevidade do AM4 é ruim, eles querem vender produto novo :D


De acordo com este artigo (leak) pode existir limitação em modelo 300 por conta da capacidade da bios. Quer dizer, o "tamanho" não comporta todos os microcodes da linha 1000/2000/3000. Sendo que série 400 tem bios de "maior capacidade". Uma solução (comentada no artigo) é oferecer bios paralelo.

"Für Probleme könnten zum Beispiel die BIOS-Chips auf den 300er-Platinen (X370, B350, A320) sorgen, die nur 16 MiByte fassen und deshalb nicht die Microcodes für sämtliche Modelle enthalten können. Als Lösung könnten die Hersteller parallele BIOS-Versionen anbieten. Die 400er-Mainboard (X470, B450) tragen indes 32 MiByte große Chips."
http://www.pcgameshardware.de/Matis...-Kompatibilitaet-Cinebench-Benchmark-1273016/

O mesmo problema foi descrito em 2018 pelos fabricantes de placas-mãe. Neste artigo da Anand a solução seria usar um bios de maior capacidade, porém o custo seria maior.

"During Computex, several manufacturers told us one of two things: either they would be dropping support for Bristol Ridge processors on some systems, or they have had to increase the size of the BIOS chip in order to retain support. Most motherboards in the market use a single 128 Mb (mega-bit, 16 megabytes) BIOS chip"
https://www.anandtech.com/show/1297...istol-ridge-dropped-from-certain-motherboards


Se em 2018 isso era um problema, então modelo 400 recente tem bios 256 Mb correto ? Pelo menos é isso que está descrito no texto do pcgames.
Só que pesquisando manual da Asus/Gigabyte da série 300/400, nada mudou, veja lá:

Asus Prime B350M-A
128 Mb Flash ROM
https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/...2_PRIME_B350M-A_UM_web_v3_marked_20170712.pdf

Asus Prime B450M-A
128 Mb Flash ROM
https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/SocketAM4/PRIME_B450M-A/E14212_PRIME_B450M-A_UM_WEB.pdf

Gigabyte AB350M Gaming 3
128 Mb flash bios
https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-AB350M-Gaming-3-rev-1x#support-manual

Gigabyte B450M Gaming
128 Mb flash bios
https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450M-GAMING-rev-10#support-manual


Melhor aguardar o lançamento para verificar o suporte de cada fabricante.
 
Última edição:
Não saberia mensurar precisamente pra te dizer. Eu pagaria 180 no máximo, mas pode ter gente disposta a pagar mais. Deixa pelo preço que anunciou e vai baixando se não aparecer interessado...
Pelo que vi, no forum aqui o pessoal vende por 180 e não ta fácil vender, então imagino que 220 está bem vendido, vou seguir a venda por esse valor.

###################################

Pelos meus teste preliminares essa nova atualização da Bios melhorou ainda mais minha RAM.
Tava conseguindo 3400 CL16 estável, agora teste 10 min do AIDA e mais 10 do Prime 95 e está estável em 3466 CL16 , vou partir pros 3600 CL16 quando tiver tempo.
 
Última edição:
Galera.
Não sei se aqui seria o lugar certo.
Mas queria ver mais ou menos as diferenças entre:
AB350N Wi-fi
B450-I Strix.

A Strix está custando 500 a mais que a AB350N.
No momento eu estou cogitando ela por ser mais barata, mas pensando no futuro, vale a pena?
Com esses 500 eu troco minhas memórias para 2x8Gb talvez.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo