[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Pelo que vi, no forum aqui o pessoal vende por 180 e não ta fácil vender, então imagino que 220 está bem vendido, vou seguir a venda por esse valor.

###################################

Pelos meus teste preliminares essa nova atualização da Bios melhorou ainda mais minha RAM.
Tava conseguindo 3400 CL16 estável, agora teste 10 min do AIDA e mais 10 do Prime 95 e está estável em 3466 CL16 , vou partir pros 3600 CL16 quando tiver tempo.

Eu já comprei um por R$ 100 na OLX.
Há um segundo anuncio lá que o vendedor me disse que aceita R$ 200.
Se vc conseguir vender por R$ 220, levante as maõs para o céu.
 
Aqui na Asus TUF "Gaming" B350 com o 2700x e um Cryorig H7 mais undervolt de -100mv (consigo até -125mv mas a ram fica instável) e PBO ativo no automático todos os núcleos ficam em 4GHz~4.1GHz jogando, mas na ultima bios com AGESA 1.0.0.6 removeram a opção do PBO e ai a cpu não passa dos 3.9GHz, por consequência tive que voltar pra bios anterior com AGESA 1.0.0.2 (nem tem bios com AGESA 1.0.0.4 pra essa mobo) e manter a ram em 2933mhz que é o "q dá" com esse AGESA...
Foi postado acima que na linha Prime até A320, que nem dissipador nos VRMs tem, recebeu update de bios pros Ryzen 3000, se não lançarem pra Asus TUF "Gaming" B350 eu não comparei mais nada com a marca deles... simples...
vamos ver como anda isso ae ate agora nada pra minha aqui vai que com uma bios nova ela rode em 3000mhz decentemente ja que as vezes não liga :haha:
na A320 deve limitar pelo TDP como ja e no atual
 
CPUs AMD Ryzen 3000 obtêm suporte antecipado ao BIOS em placas-mãe X370 e X470, família baseada em Zen-2 de próxima geração codinameada internamente como Valhalla

https://wccftech.com/amd-ryzen-3000-valhalla-cpus-x370-x470-motherboard-bios-support/

Parece que os fabricantes de placas-mãe começaram a adicionar suporte antecipado em seus produtos da série X370 e X470 para os futuros processadores da série AMD Ryzen 3000 . Os processadores da série AMD Ryzen 3000 baseados no Zen 2 estão programados para lançamento em meados de 2019 e trariam relógios mais rápidos, maior contagem de núcleos e melhor eficiência, utilizando a nova tecnologia de processo de 7nm.

Processadores Next-Gen AMD Ryzen 3000 “Valhalla” obtêm suporte antecipado ao BIOS em placas-mãe X370 e X470

Atualmente, a ASUS , MSI e Biostar lançaram as novas atualizações AGESA 0070 e AGESA 0072 para suas respectivas placas-mãe. Nem todas as placas-mãe estão atualmente recebendo as atualizações do BIOS, mas fariam isso em breve. Tanto a ASUS quanto a MSI listam claramente que o BIOS suporta "New Upcoming AMD CPU" e, como sabemos que não há mais processadores Zen + no horizonte para a plataforma X470 ou X370, os únicos processadores que fazem sentido para adicionar suporte são o AMD Série Ryzen 3000.

Ouvimos relatos de fontes de que o primeiro lote de amostras de engenharia foi entregue aos parceiros do conselho em algum momento durante o mês anterior e um novo lote está chegando neste mês, portanto, preparar um BIOS desde o início faz sentido, já que os processadores da série Ryzen 3000 não são tão diferentes seus irmãos mais velhos de uma perspectiva de compatibilidade.

Portanto, é uma boa notícia que os fabricantes de placas-mãe tenham um suporte de BIOS tão cedo, o que significa que o Ryzen 3000 teria uma compatibilidade bastante sólida em placas-mãe X370 e X470 mais antigas no lançamento. Haveria também as placas-mãe X570 com um conjunto aprimorado de recursos para os processadores da série Ryzen 3000, mas aqueles que não querem se preocupar com a atualização de suas placas-mãe podem simplesmente trocar seus processadores antigos por novos e encerrá-lo.
 
Na minha humilde opinião: para o fabricante de placa-mãe a longevidade do AM4 é ruim, eles querem vender produto novo :D


De acordo com este artigo (leak) pode existir limitação em modelo 300 por conta da capacidade da bios. Quer dizer, o "tamanho" não comporta todos os microcodes da linha 1000/2000/3000. Sendo que série 400 tem bios de "maior capacidade". Uma solução (comentada no artigo) é oferecer bios paralelo.

"Für Probleme könnten zum Beispiel die BIOS-Chips auf den 300er-Platinen (X370, B350, A320) sorgen, die nur 16 MiByte fassen und deshalb nicht die Microcodes für sämtliche Modelle enthalten können. Als Lösung könnten die Hersteller parallele BIOS-Versionen anbieten. Die 400er-Mainboard (X470, B450) tragen indes 32 MiByte große Chips."
http://www.pcgameshardware.de/Matis...-Kompatibilitaet-Cinebench-Benchmark-1273016/

O mesmo problema foi descrito em 2018 pelos fabricantes de placas-mãe. Neste artigo da Anand a solução seria usar um bios de maior capacidade, porém o custo seria maior.

"During Computex, several manufacturers told us one of two things: either they would be dropping support for Bristol Ridge processors on some systems, or they have had to increase the size of the BIOS chip in order to retain support. Most motherboards in the market use a single 128 Mb (mega-bit, 16 megabytes) BIOS chip"
https://www.anandtech.com/show/1297...istol-ridge-dropped-from-certain-motherboards


Se em 2018 isso era um problema, então modelo 400 recente tem bios 256 Mb correto ? Pelo menos é isso que está descrito no texto do pcgames.
Só que pesquisando manual da Asus/Gigabyte da série 300/400, nada mudou, veja lá:

Asus Prime B350M-A
128 Mb Flash ROM
https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/...2_PRIME_B350M-A_UM_web_v3_marked_20170712.pdf

Asus Prime B450M-A
128 Mb Flash ROM
https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/SocketAM4/PRIME_B450M-A/E14212_PRIME_B450M-A_UM_WEB.pdf

Gigabyte AB350M Gaming 3
128 Mb flash bios
https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-AB350M-Gaming-3-rev-1x#support-manual

Gigabyte B450M Gaming
128 Mb flash bios
https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450M-GAMING-rev-10#support-manual


Melhor aguardar o lançamento para verificar o suporte de cada fabricante.
cabe sim e so tirar a bios :fag: gráfica e voltar com a estilo ms-dos que sobra espaço ou gerar uma bios compactada que rode algo pra fazer o serviço ou permitir o link do resto do arquivo via hd afinal a bios uefi não permite carregar certificados e outras coisas do hd e so habilitar isso
 
Atualmente, a ASUS , MSI e Biostar lançaram as novas atualizações AGESA 0070 e AGESA 0072 para suas respectivas placas-mãe. Nem todas as placas-mãe estão atualmente recebendo as atualizações do BIOS, mas fariam isso em breve.
Conferi agora lá no site da Biostar pois tenho uma mobo da marca e já saiu bios nova (AGESA 0072) para todas as placas AM4.
 
GAlera to atras de uma mini itx que pretendo montar pra mulher, alguem poderia me indicar onde comprar por favor? Achei a x370 gtn, ela é boa? Pelo jeito todas mini itx são uma facada ne. Alguma dica?
 
Povo que tá atras.. chegou placa AM4 na Terabyte
 
MSI encerra as atualizações do BIOS da série 400 da AMD com o microcódigo "Zen 2"

https://www.techpowerup.com/253893/msi-rolls-out-amd-400-series-bios-updates-with-zen-2-microcode

A MSI, em meados de março, começou a distribuir silenciosamente atualizações do BIOS para suas placas-mães soquete AM4 baseadas no chipset AMD série 400, com uma entrada de registro de alterações do BIOS muito ameaçadora: "Suportar o novo processador da AMD". Inicialmente, descartamos isso por ser o acompanhamento da empresa ao seu anúncio de 6 de março de suporte para alguns dos mais novos modelos de processadores Athlon, o 220GE e o 240GE. Depois de atualizar nosso MSI B450 Gaming Pro Carbon AC com um desses BIOSes, no entanto, descobrimos uma seqüência de microcódigo muito interessante - AGESA COMBO-AM4 0.0.7.2.

Uma mudança tão importante na AGESA não deve ser garantida para adicionar suporte a dois novos chips baseados na arquitetura "Raven Ridge" existente que os microcódigos da série AGESA "Summit Ridge" e AGESA PiR (Pinnacle Ridge) devem ser capazes de executar confortavelmente. Conversamos com fontes familiarizadas com o microcódigo da AMD, que revelou que este AGESA COMBO-AM4 0.0.7.2 foi projetado para a microarquitetura "Zen 2" e sua primeira implementação de soquete AM4, codinome "Matisse". As versões internas da AMD da AGESA com o suporte Matisse começam com a sequência de versões 0.0.7.x. e, à medida que nos aproximamos do lançamento formal desses chips, a AMD pôde lançar uma versão 1.0.0.0 de "AGESA COMBO-AM4". Para o nosso B450 Gaming Pro Carbon AC, a versão do BIOS que contém esta nova AGESA é a v1.60, e apostamos que esta placa deve agora ser capaz de executar amostras de engenharia Ryzen "Matisse". Agora, se pudermos apenas colocar as mãos em um.



 
Alguém pode me ajudar por favor?

É o seguinte, chegou meu kit Ryzen 2400G + Asrock 320m hd, estou tendo um problema com a Netflix, nunca tive Ryzen antes e em todos os PC's e notebooks com Intel eu logava na Netflix, salvava a senha e pronto, sempre que acessa o site está logado, com o Ryzen não importa o navegador que eu use, sempre que eu fecho o navegador o Netflix fica pedindo a senha salva e inicia a sessão com o perfil principal da conta.

Tem alguma coisa que possa fazer para contornar isso? É algum recurso Ryzen de segurança ou configuração de firmware?

Android tablet e notebook Intel funcionando normalmente o Netflix.
 
Alguém pode me ajudar por favor?

É o seguinte, chegou meu kit Ryzen 2400G + Asrock 320m hd, estou tendo um problema com a Netflix, nunca tive Ryzen antes e em todos os PC's e notebooks com Intel eu logava na Netflix, salvava a senha e pronto, sempre que acessa o site está logado, com o Ryzen não importa o navegador que eu use, sempre que eu fecho o navegador o Netflix fica pedindo a senha salva e inicia a sessão com o perfil principal da conta.

Tem alguma coisa que possa fazer para contornar isso? É algum recurso Ryzen de segurança ou configuração de firmware?

Android tablet e notebook Intel funcionando normalmente o Netflix.

Na minha visão isso não tem nada a ver com o hardware (mas não tenho certeza), tentou reinstalar o navegador ?
 
Alguém pode me ajudar por favor?

É o seguinte, chegou meu kit Ryzen 2400G + Asrock 320m hd, estou tendo um problema com a Netflix, nunca tive Ryzen antes e em todos os PC's e notebooks com Intel eu logava na Netflix, salvava a senha e pronto, sempre que acessa o site está logado, com o Ryzen não importa o navegador que eu use, sempre que eu fecho o navegador o Netflix fica pedindo a senha salva e inicia a sessão com o perfil principal da conta.

Tem alguma coisa que possa fazer para contornar isso? É algum recurso Ryzen de segurança ou configuração de firmware?

Android tablet e notebook Intel funcionando normalmente o Netflix.
Isso ai nao vai ter relação nenhuma com o hardware que vc está usando. tem relação com as config dos navegadores.
 
Na minha visão isso não tem nada a ver com o hardware (mas não tenho certeza), tentou reinstalar o navegador ?
Sim, tem a ver com hardware porque tudo funciona com Intel, até mesmo um notebook velho caindo aos pedaços com Pentium P6200 loga normalmente na Netflix com qualquer navegador que eu use com a opção de qual usuário iniciará aquela sessão.

Tentei instalar e reinstalar o Google Chrome, Firefox e Opera, em todos acontece a mesma coisa, basta fechar o navegador e quando abre a página da Netflix não está logado, o usuário e a senha estão salvas, então clica em avançar e loga com o usuário padrão da conta, é necessário mudar o usuário depois do login.

Não é um grande problema mas meu medo é logar o mesmo usuário ao mesmo tempo em locais diferentes e isso causar algum problema com a conta do Netflix.
 
Isso ai nao vai ter relação nenhuma com o hardware que vc está usando. tem relação com as config dos navegadores.
As configurações de cookies e login de todos os navegadores são as padrões, não são as mesmas quando se instala em Intel e Ryzen? :hmm:
 
Teria muita diferença de rendimento de
PLACA MÃE MSI B450 GAMING PRO CARBON AC DDR4 AMD AM4 para uma x470 utilizando um Ryzen 5 2600?
 
O relacionamento da AMD e do Google está apenas começando, prevê analista

https://www.barrons.com/articles/amd-google-chip-deals-51553091905

É provável que haja mais na parceria entre a Advanced Micro Devices e o Google, segundo Cowen.

A história por trás. Na terça-feira, as ações da AMD subiram 11,8%, uma vez que o Google do Alphabet confirmou que está usando a tecnologia de gráficos AMD (ticker: AMD) para o serviço de jogos em nuvem Stadia. As placas de vídeo AMD customizadas nos data centers do Google serão mais poderosas do que o PlayStation 4 da Sony e os consoles Xbox One X da Microsoft, informou o Google durante uma apresentação na Game Developers Conference.

A AMD fabrica processadores que funcionam como os principais cérebros de computação para PCs, servidores e placas gráficas, competindo com a Intel(INTC) e a Nvidia (NVDA).

O que há de novo. O analista da Cowen, Matthew Ramsay, reafirmou na terça-feira sua classificação Outperform para as ações da AMD, prevendo que o Google poderá usar os chips para servidores da empresa de semicondutores em 2019.

“Talvez mais importante do que o anúncio de hoje isoladamente, acreditamos que a crescente colaboração entre a AMD e o Google aponta para uma futura parceria para CPUs de servidor de 7nm em Roma no final deste ano”, escreveu ele. "Acreditamos que o servidor de Roma será o próximo anúncio".

As ações da AMD ganharam outro 1,3%, para US $ 26,34, na quarta-feira.

Em dezembro, a AMD sugerida por Barron poderia ser uma grande vencedora no mercado de chips para servidores de computação em nuvem em 2019, porque tem uma linha promissora de produtos programados para lançamento.

No final do ano passado, a AMD lançou seu chip de servidor de sete nanômetros (nm) de próxima geração, chamado Rome, que será lançado em meados de 2019. Os primeiros chips da Intel baseados na tecnologia de 10 nm não serão enviados até a temporada de feriados de 2019. Os processos de fabricação de nanômetros menores permitiram, historicamente, que as empresas de semicondutores criassem chips mais rápidos e mais eficientes no consumo de energia.

Olhando para frente. Ramsay reafirmou sua meta de preço de US $ 28 para as ações da AMD, representando um aumento de 6% em relação ao preço atual das ações.

 
Teria muita diferença de rendimento de
PLACA MÃE MSI B450 GAMING PRO CARBON AC DDR4 AMD AM4 para uma x470 utilizando um Ryzen 5 2600?

De rendimento nenhuma.
Dependento da X470 nem em rendimento de overclock.
 
Sim, tem a ver com hardware porque tudo funciona com Intel, até mesmo um notebook velho caindo aos pedaços com Pentium P6200 loga normalmente na Netflix com qualquer navegador que eu use com a opção de qual usuário iniciará aquela sessão.

Tentei instalar e reinstalar o Google Chrome, Firefox e Opera, em todos acontece a mesma coisa, basta fechar o navegador e quando abre a página da Netflix não está logado, o usuário e a senha estão salvas, então clica em avançar e loga com o usuário padrão da conta, é necessário mudar o usuário depois do login.

Não é um grande problema mas meu medo é logar o mesmo usuário ao mesmo tempo em locais diferentes e isso causar algum problema com a conta do Netflix.
 
As configurações de cookies e login de todos os navegadores são as padrões, não são as mesmas quando se instala em Intel e Ryzen? :hmm:

Até onde eu sei, não deveria mudar em nada .. isso é coisa de software, não de hardware (minha visão). Tenta criar um outro usuário e tenta logar por ele para ver, isso não faz muito sentido ...

Referente ao logar em lugares diferentes, se você tem o plano de 2 usuários e dois estiverem logado, se um terceiro tentar logar ele apenas não irá logar, não da nenhum problema. Pelo menos antigamente quando eu testei 3 usuários no plano de 2, o 3 não acessava ...
 
Até onde eu sei, não deveria mudar em nada .. isso é coisa de software, não de hardware (minha visão). Tenta criar um outro usuário e tenta logar por ele para ver, isso não faz muito sentido ...

Referente ao logar em lugares diferentes, se você tem o plano de 2 usuários e dois estiverem logado, se um terceiro tentar logar ele apenas não irá logar, não da nenhum problema. Pelo menos antigamente quando eu testei 3 usuários no plano de 2, o 3 não acessava ...
Valeu a atenção, resolvi instalando o aplicativo da Netflix ao invés de usar o navegador, primeira e tomara que seja a última vez que precisei daquela loja do Windows.
 
Valeu a atenção, resolvi instalando o aplicativo da Netflix ao invés de usar o navegador, primeira e tomara que seja a última vez que precisei daquela loja do Windows.

:haha:

Que bom que resolveu
 
gente preciso montar um pc pra min, a ideia é ir de ryzen 2600 mas estou na dúvida quanto a mobo, pretendo gastar no max uns 500 reais nela, fiquei tentado em pegar a biostar 350 racing, pensei na asus 450 gaming mas tem o problema dos dissipadores ai não sei... e o foda é escassez de placa nessa faixa, na loja q explode, pichau, tera não tem muita diversidade...
 
qual a opinião dos senhores em relação a um ryzen 5 1600 + msi b350m bazooka? da pra fazer um overzinho de leve com essa mobo?
 
Galera, duvida noob de quem ha tempos não mexe em micro. Ajudem o tiozão das antigas!

Tem uma tabela de equivalências entre processadores Amd e Intel? Antigamente tinha.

Os 2400 e 2600 equivalem ao i3 e i5?

Valeuz!
 
Galera onde acho placa mini itx? To louco atras para montar uma build.... Só achei a b450 pro aorus e b450 asus strix, é isso msm?
 
Galera onde acho placa mini itx? To louco atras para montar uma build.... Só achei a b450 pro aorus e b450 asus strix, é isso msm?
Estou nessa e é bem isso.
No máximo vai achar uma AB350 ou Gigabyte ou Asrock no preço próximo.
Vou de Aorus porque está 240 mais barato que a Strix
 
Galera, duvida noob de quem ha tempos não mexe em micro. Ajudem o tiozão das antigas!

Tem uma tabela de equivalências entre processadores Amd e Intel? Antigamente tinha.

Os 2400 e 2600 equivalem ao i3 e i5?

Valeuz!
2400G - 4C/8T =~ i7 7700.
R5 2600 6C/12T =~ i5 8400.

Usando como comparação nicho de mercado, mas cada fabricante tem suas particularidades, mas é o que geralmente mais aparece como "concorrentes diretos".
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo