O Zen 2 está nos consoles e vai ser um Game Changer, mesmo para jogadores de PC
Artigo completo:
https://www.overclock3d.net/news/cp...ing_to_be_a_game_changer_even_for_pc_gamers/1
É oficial, o console PlayStation da próxima geração da Sony irá utilizar a arquitetura Zen 2 CPU da AMD (
mais informações aqui), o que é um grande negócio para o futuro dos jogos, tanto em plataformas de PC como de consoles.
Ao olhar para o PlayStation 4, sabemos que o console utiliza um processador AMD Jaguar de 8 núcleos com uma velocidade de clock de 1.6GHz, dando ao console uma capacidade de processamento relativamente pequena quando comparado aos computadores de mesa atuais.
Mesmo durante seu tempo, a Jaguar foi projetada para ser uma arquitetura de CPU de baixo consumo, lançando em 2013 com relativamente pouco sucesso fora do mercado de consoles. Simplificando, o poder oferecido pelos núcleos Jaguar da AMD manteve o desempenho da CPU dos consoles de hoje bem atrás dos PCs de jogos daquela época, servindo apenas para aumentar a confiança do desenvolvedor em multi-threading, graças ao desempenho de CPU single-threaded relativamente baixo da Jaguar. Núcleos de CPU. A introdução do Zen 2 nos consoles da próxima geração muda isso.
Para começar, a arquitetura Zen 2 da AMD foi projetada para oferecer mais desempenho por clock do que as arquiteturas de CPU mais antigas da AMD, e graças ao design refinado da AMD e ao uso de litografia 7nm As arquiteturas Zen da AMD podem oferecer velocidades de clock maiores que as atuais
Então, o que isso significa para os jogadores de PC? Isso é fácil. Requisitos de hardware para jogos vão ficar muito mais acentuados, pelo menos no lado da CPU. Quando os consoles começarem a oferecer um aumento de mais de 2 vezes no desempenho da CPU, você pode apostar que os PCs de jogos ficarão sob tensão quando os títulos AAA começarem a usar totalmente o novo hardware.
Isso vai forçar duas coisas no PC. Primeiro, forçará os desenvolvedores a adotar APIs gráficas de baixo nível e focar ainda mais em multi-threading e otimização de CPU, e em segundo lugar, forçará os jogadores de PC a adotar contagens mais altas em números maiores. Os consoles se beneficiam de níveis extremos de otimização de hardware e, até agora, os PCs usavam amplamente a força bruta para conseguir isso. Com a próxima geração, os consoles estarão mais próximos do hardware de PC do que nunca, o que colocará muito mais foco no desempenho da CPU no mundo dos jogos para PC.
Pense desta forma, se um jogo PS5 de vanguarda rodar a 30FPS e fizer pleno uso da CPU da consola, a hipotética versão para PC desse jogo precisaria de uma CPU 2x mais forte para correr a 60FPS. Vai ser difícil conseguir uma CPU para jogos que seja duas vezes mais forte do que um 8-core com tecnologia Zen 2, especialmente se ela for executada a uma velocidade de clock razoavelmente alta.
A AMD informou obter 70% de rendimento em 7 nm (+ alguns cálculos interessantes sobre a parte do OP)
https://www.overclock3d.net/news/cp...r_zen_2_cpu_dies_but_not_as_good_as_last-gen/
https://www.bitsandchips.it/english-news/11566-zen2-yelds-not-fantastic-as-zeppelin-but-very-good
A AMD está alcançando grandes rendimentos em suas matrizes de CPU Zen 2, mas não tão bem quanto a última geração
Por que a AMD avançou em direção a CPUs com vários chips com o Zen? A resposta simples é economia. Fabricar produtos com tamanhos de matrizes maiores e maiores resulta em um aumento exponencial do custo do produto, não devido às maiores quantidades de silício que são usadas, mas ao aumento acentuado na taxa de falha do silício fabricado.
A abordagem da AMD com o Zen foi projetada para tornar os processadores de alto desempenho / contagem de núcleos mais acessíveis, abalando tanto o lado do consumidor quanto o lado do servidor da indústria de PCs. Esta tendência deve continuar com a arquitetura Zen 2 de 7nm da empresa, que foi projetada para lidar com algumas das desvantagens dos projetos de CPU multi-chip Zeppelin (EPYC) originais da AMD.
Um relatório de
bits e fichas afirmou que as matrizes Zenn de 7nm da AMD estão sendo fabricadas com uma taxa de rendimento de cerca de 70%, o que não é ruim para um novo processador em um nó de processo de ponta. Embora o Zen 14nm da AMD tenha um rendimento maior do que isso, é preciso lembrar que estamos muito mais adiantados no ciclo de vida de 7nm do que os produtos Zen da AMD para 14nm. As taxas de rendimento irão melhorar à medida que o processo de 7nm da TSMC amadurecer.
Para o contexto, também é alegado que a taxa de rendimento da CPU de 28 núcleos da Intel tem uma taxa de rendimento de 35%, um ponto de dados que explica parcialmente porque os processadores de alto número de núcleos da Intel custam tanto. Isso posiciona a AMD a obter lucros sérios com suas ofertas de alto número de centrais Zeny EPYC, já que sua maior taxa de rendimento reduz o custo / chip de sua fabricação de CPU, aumentando significativamente suas margens de lucro.
Os designs de CPU econômicos da AMD serão aproveitados para oferecer maior valor para seus clientes e maiores margens para a AMD como empresa, beneficiando a AMD como fabricante e clientes devido à introdução de produtos de alto valor.
Embora tenha suas desvantagens, os projetos de processador MCM (módulo de vários chips) da AMD podem oferecer algum valor para os consumidores, tanto que muitos de seus rivais também estão trabalhando em CPUs com vários chips.
Independentemente de como você analise, altas taxas de rendimento para os processadores Zen 2 da AMD são um bom sinal para a empresa, já que custos mais baixos permitirão gerar mais lucro por venda e oferecer à empresa mais espaço para reduções de preço mais tarde a linha.