Vejo muita gente interpretando erroneamente a questão do IPC vs Performance ST. Não só aqui, logo acima, como em outras threads em inglês que estou postando. Acho que os números não estão manipulados, só estão intencionalmente ambíguos para dar margem para uma interpretação erroneamente otimista da performance desses novos ryzens.
Infelizmente em termos de IPC só agora eles se equipararam à intel, mas os clocks continuam deficitários, o que é a minha maior decepação. Estou torcendo para testes de benchmark me provarem errado, mas acho que só o 3800 e 3900x que são melhores binados vão chegar a 4.7ghz, e continuarão atrás do 9900k porque ele chegará em frequência mais alta. O próprio 9920x que foi demonstrado na Keynote e notável por conseguir overclocks na casa de 4.8+ghz. NEsse caso, irá demolir o Ryzen. Mas é claro, consumindo infinitamente mais.
A noticia positiva é a eficiência térmica que aparentemente está melhor que a intel, mas para o usuário médio, gamer, que não busca MT absoluto, isso não é grande coisa se a intel ainda entregar performance e clock bruto maior.
os preços também estão atraentes.... para quem busca MT e não quer fazer overclock.
Eu insinuei que não era?