CEO da MSI: mesmo placas-mãe AMD X570 de baixo custo serão caras
https://www.tomshardware.com/news/msi-amd-x570-motherboard-pricing,39593.html
A chegada dos
processadores da série Ryzen 3000 da AMDtraz mais recursos multi-threaded ao desktop convencional e novas tecnologias como o PCIe 4.0. Infelizmente, de acordo com o que aprendemos em uma entrevista com o
CEO da MSI, Charles Chiang,e com outros fornecedores da Computex 2019, a plataforma também trará preços mais altos para a próxima série de placas-mãe da AMD. Como resultado, o preço da placa-mãe X570 poderia ser similar às caras placas-mãe Z390 da Intel, se não mais. Na verdade, mesmo as placas X570 mais baratas podem custar mais do que a maioria das placas X470 anteriores, embora Chiang tenha enfatizado que as decisões de preços ainda não estão finalizadas.
Essa é uma grande mudança em relação ao papel tradicional da AMD de ter placas-mãe significativamente mais baratas que a Intel. Quando questionado sobre a fonte do preço mais alto, Chiang disse: "Em termos de tecnologia, o PCIe Gen 4 contribuirá com muito custo na placa-mãe, e a AMD agora pretende vender o chipset X570 para preços mais altos".
A AMD usou um chipset ASMedia para suas placas-mãe de geração anterior, mas agora a empresa produz seu próprio silício para a tarefa. Chiang nos disse que, embora os preços não sejam finais, parece que a AMD poderia aumentar significativamente o custo do chipset. "Mas você sabe, ainda está na discussão. Ainda não está finalizado, mas parece que teremos uma diferença de preço entre X570 e X470."
Chiang também diz que a AMD está mudando sua estratégia de marketing para se concentrar em ser uma marca premium, ao invés de ser a alternativa de valor.
"Muitas pessoas me perguntam, o que você acha da AMD de hoje? Eu diria que a AMD é uma empresa completamente diferente em comparação com dois, três, cinco anos atrás", disse Chiang. "Eles têm uma boa tecnologia e estão lá para colocar as especificações mais altas com o preço razoável. Mas agora eles dizem:" Ei Charles, vamos empurrar para o marketing para o maior [fim]. Então, vamos vender placas-mãe com preço mais alto, placas-mãe com especificações mais altas e vamos ver o que acontecerá no mercado. Então eu não acho que a AMD é a empresa que quer vender baixo custo aqui, de baixo custo lá ”.
Essa mudança de foco poderia tornar os preços da placa-mãe X570 comparáveis ou até mais altos do que muitas placas-mãe Intel Z390. "Eu gostaria de dizer que o preço seria comparável, e ainda mais alto para alguns SKUs", disse Chiang. "Mas eu posso dizer que se um X570 é comparado ao nosso Z390, se as especificações são iguais e tudo, eu não acho que nós iremos baixar o preço da AMD. Eu não acho que isso seja realista porque o custo do placa-mãe [será] maior, e talvez o preço [do] chipset [seja] maior ".
O preço elevado da placa-mãe também se origina de vários outros fatores. Chiang nos disse que o PCIe 4.0, que requer mais potência, complica o design e exige switches mais rápidos, o que "contribui muito para o custo da placa-mãe". Nós já sabemos que, graças ao PCIe 4.0, o chipset da AMD também aumentou o consumo de energia para acima de 10W, o que representa um grande salto em relação às anteriores gerações - ~ 3,5W.
Chiang disse que a maioria das placas-mãe X570 virá com um resfriamento ativo através de um ventilador, às vezes emparelhado com um heatpipe que se estende até os coolers mais pesados do VRM. Até agora sabemos de apenas uma placa X570 anunciada com resfriamento passivo de chipset, o
A-Xtreme Xtreme X570 topo de gama da Gigabyte. Como outros fornecedores que vimos no show, a MSI também está reforçando seus circuitos de energia com mais fases, o que, em última análise, requer mais resfriamento e adiciona outra camada de custo à equação.
"Então, em termos de tecnologia, o custo será maior por causa disso. E então, da estratégia de mercado, a AMD também quer colocar isso em maior segmentação. Então, é uma situação. Você pode realmente esperar que os preços desta placa-mãe ] muita lacuna entre o X470s e 570s ", disse Chiang.
Chiang observou que as placas-mães X470 permanecerão no mercado e poderiam servir como alternativa de valor, e quando perguntado por quanto tempo a MSI pretende continuar produzindo, Chiang respondeu: "O X470 permanecerá no mercado? É uma boa pergunta. Depende do preço Se a diferença de preço [está] lá, as pessoas ainda estão procurando preços razoáveis, elas podem ir para X470 ".