[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Falei com o cara de Venturi e ele disse que segunda feira tá liberada a venda dos processadores, as placas mãe tbm estarão a pronta entrega. Segundo ele, as três lojas famosas não deixam ele vender mais barato, parece que os preços serão meio que tabelados.

EDIT: Cara da AMD chamou atenção dele sobre o anúncio dos preços e pediu pra ele tirar. Acho que não vai fugir muito do que foi mostrado na página dele.
Será que ele vai vender pelo site tbm?
 
Muda as décadas mas não muda a cabeça de algumas pessoas nessa história de ficar se xingando / ofendendo / defendendo marca, é impressionante.

Galera, ponham algumas coisas na cabeça de vocês de uma vez por todas:

- monopólio só é bom pra EXECUTIVO da empresa. Então é ótimo que a AMD finalmente esteja de volta no jogo pra fazer a Intel sair da zona de conforto. Todos nós ganhamos com isso.

- as empresas tão pouco se lixando pro seu fanboyzismo, tão nem aí pra vocês ficarem guerreando defendendo marca. Parem de ser ingênuos com essa história pelo amor aos seus neurônios. São só produtos que trabalhamos pacas pra poder comprar, e compramos o que geralmente nos trás o melhor CxB no momento que vamos efetuar a compra, e tudo isso é naturalmente cíclico.

- "chupa intel, enterrou a intel, se ferrou quem tem intel" é pensamento pequeno e mesquinho demais né? Porque vocês precisam se envolver emocionalmente com um PRODUTO e uma MARCA que tá nem aí pra vocês? De novo, pelo amor aos seus neurônios, parem com isso. Cada um tem direito a escolher o que bem entender / preferir, não tem porque um ficar querendo desmerecer ou diminuir a escolha do outro, que baita perda de tempo galera.

- "Ah mas odeio a Intel pq é tudo muito caro". Mermão, mérito deles, estiveram anos a frente do principal concorrente, queria que fizessem o que, ficassem com pena da gente? Esse é o mundo capitalista, c acha MESMO que se fosse ao contrário a AMD não faria a mesma coisa? De novo, são só empresas e produtos, e que bom pra todos nós que agora há concorrência parelha.

Tenho um 8700K, que comprei no lançamento (quando custavam bem menos que agora) e é um baita CPU que vai me atender por um bom tempo, e tô feliz pacas que os Ryzen 3000 chegaram com força pra fazer a Intel suar.
Nem por isso odeio a Intel, sem eles a AMD não teria investido pra finalmente melhorar e evoluir não é mesmo?

Obrigado de nada.
 
 
Decidi esperar mais um pouco, vou dar prioridade em um gabinete novo e comprar um ssd de 500gb, até novembro deve melhorar o preço, no geral.
 
Muda as décadas mas não muda a cabeça de algumas pessoas nessa história de ficar se xingando / ofendendo / defendendo marca, é impressionante.

Galera, ponham algumas coisas na cabeça de vocês de uma vez por todas:

- monopólio só é bom pra EXECUTIVO da empresa. Então é ótimo que a AMD finalmente esteja de volta no jogo pra fazer a Intel sair da zona de conforto. Todos nós ganhamos com isso.

- as empresas tão pouco se lixando pro seu fanboyzismo, tão nem aí pra vocês ficarem guerreando defendendo marca. Parem de ser ingênuos com essa história pelo amor aos seus neurônios. São só produtos que trabalhamos pacas pra poder comprar, e compramos o que geralmente nos trás o melhor CxB no momento que vamos efetuar a compra, e tudo isso é naturalmente cíclico.

- "chupa intel, enterrou a intel, se ferrou quem tem intel" é pensamento pequeno e mesquinho demais né? Porque vocês precisam se envolver emocionalmente com um PRODUTO e uma MARCA que tá nem aí pra vocês? De novo, pelo amor aos seus neurônios, parem com isso. Cada um tem direito a escolher o que bem entender / preferir, não tem porque um ficar querendo desmerecer ou diminuir a escolha do outro, que baita perda de tempo galera.

- "Ah mas odeio a Intel pq é tudo muito caro". Mermão, mérito deles, estiveram anos a frente do principal concorrente, queria que fizessem o que, ficassem com pena da gente? Esse é o mundo capitalista, c acha MESMO que se fosse ao contrário a AMD não faria a mesma coisa? De novo, são só empresas e produtos, e que bom pra todos nós que agora há concorrência parelha.

Tenho um 8700K, que comprei no lançamento (quando custavam bem menos que agora) e é um baita CPU que vai me atender por um bom tempo, e tô feliz pacas que os Ryzen 3000 chegaram com força pra fazer a Intel suar.
Nem por isso odeio a Intel, sem eles a AMD não teria investido pra finalmente melhorar e evoluir não é mesmo?

Obrigado de nada.
giphy.gif

A gente tem que ser fanboy apenas do nosso dinheiro só.
 
Decidi esperar mais um pouco, vou dar prioridade em um gabinete novo e comprar um ssd de 500gb, até novembro deve melhorar o preço, no geral.

Estou na mesma pegada, vendo os bencks e tal, vou segurar mais um pouco ate dar uma estabilizada nós preços.
 
Bem, tudo dentro do que eu esperava em todos quesitos, imaginei que o Zen 2 teria mais cara de Refresh do que de algo novo mesmo, as características dos Ryzen Zen 2 continuam iguais ao do Zen e Zen+ auxiliado ao ganho de litografia.

Acho que meu Hype foi bem na realidade, então não teve surpresas negativa pra mim.
Placa Mãe: Não tem relevância de hierarquia entre uma X370/X470/X570 (entre B350/B450), o que realmente continua relevante de fato e sempre foi é a construção da Placa Mãe. Apenas usuários entusiastas "que usa as tecnologias novas que é exceção da exceção" pode ter algum benefício de novo com a plataforma X570 senão for quesito construção, mas de fato não foge a regra tradicional do que vimos até aqui.

Ao contrário de muitos, esperava que os Clocks aumentariam pouco em relação ao Zen+, afinal, esse é mais um refresh do Zen que foi otimizado para 7nm, mas para mim isso nunca foi ruim, a característica do Ryzen é oferecer bom desempenho por um custo benefício extraordinário, e o que vemos aqui é um progressivo ganho de desempenho sempre por um custo benefício maravilhoso, o que satisfaz minha vontade.

"Ah, a AMD não consegue entregar 4.7Ghz,5.0Ghz com a arquitetura Ryzen"

Tinha que ter algum defeito para não ser perfeito né? :isquero:

Ainda assim, acho irrelevante vendo em consideração que os produtos da mesma são sempre excelente nos demais aspectos.

O IPC está excelente, só não consegue bater um Intel em todas operações porque o Clock ainda não é alto, mas talvez isso mude a longo prazo com AM5/AM4+, enfim.... A Média da AMD está sendo esses "150/200Mhz" por lançamento.

Memórias eu ainda preciso ver mais testes, mais parece que teve uma melhoria quanto a otimização para frequência, mas não parece ter tido ganhos relevantes no quesito latência... mas devemos aguarda as novas BIOS, entre outras otimizações do novo processador, ainda assim, não espero nada diferente demais do Zen ou Zen+.

Os Ryzen de 3° Geração é extremamente recomendável para qualquer um, mas não indispensável dependendo do usuário.

Eu tive um 1700, era um excelente processador, mas claramente limitado... não que seja ruim (Na época troquei um I7 3700K por um R7 1700 - Mesmo desempenho por núcleo( O IPC do Ryzen era superior, mas o clock ainda era inferior a 4.0Ghz, então isso igualava ambos) com mais núcleos na AMD e temperatura mais baixa, fora a promessa do upgrade - então eu andava com um sorriso no rosto, aliás, recomendo ele até hoje em baixo preço, o fato é que nenhum processador da série Ryzen é ruim de fato.

Depois tive a oportunidade de trocar ele por um 2700X com apenas 200 Reais de diferença, que foi o que eu fiz e é como meu sistema está atualmente.
Neste eu já tenho a sensação que a limitação é menor, Clocks mais altos, latência mais otimizada, controlador de memória mais otimizado que aliado ao meu par de memórias B-Die rende tão bem quanto um Intel melhor, enfim, aqui já não me sinto capado e sou bem satisfeito a produtividade dele hoje. (60hz/75hz/ 144hz - Sim, 144hz é realidade no Ryzen se tiver memória B-Die acima de 3200Mhz +)

Irei pular o up da série 3000 e ir direto pro Refresh, provavelmente os Ryzen 4700X/4900X chegarão próximos aos 4.5Ghz e com latência menor ainda.

No futuro, com 2020 sendo o último ano do AM4, quero pegar um processador de refresh 7nm+ de 12 núcleos ou mais, que será o ápice da plataforma e a última aquisição que farei da mesma.

Galera, o fato é que estou muito feliz com a AMD, em todos meus anos de Hardware eu nunca tive um custo benefício tão bom quanto com a série Zen e os produtos posteriores.

*Minha GTX 1070 é dó início de 2017, hoje já tem mais de 3 Anos e dependendo do jogo vai em 1440P 60Fps no Ultra, custo benefício excelente também - Devo planejar um Up nos 7nm na faixa de alto desempenho.

Dica: Joguem mais, e comprem menos, depois do Ryzen e de querer acompanhar menos os lançamentos de placa de vídeo por causa dos lançamentos ruins, estou jogando mais com uma qualidade boa ainda e sendo muito mais feliz. Quem é profissional da área com Ryzen nunca fica na mão... então aqui falo só de jogos.

Comprei uma Taichi X370 em 2017 (Qualidade Top de linha até hoje) por 1200 Reais e vou ter 3/4 anos de atualização (2020) mantendo meu sistema na mais alta qualidade.

Em 2022/2023 quero trocar de plataforma para continuar acompanhando o avanço, mas mesmo na época os Ryzen de hoje ainda darão bom desempenho.

Imagine você comprar uma placa mãe por 1200 Reais e ficar até 2022/2023 com um processador (Isso porque não ficarei até a última gota do desempenho), é basicamente 6/7 Anos gastando quase o mínimo tendo sempre o melhor, mas se você aceitar perdas... consegue uns 8/10 anos tranquilo.


Sério, é um dos melhores custos benefícios da história da informática, nunca se pôde ter tanto com um custo de manutenção tão baixo gasto, é histórico.

Quem teve a oportunidade de traçar essa rota que fiz está rindo atoa, e rindo muito mesmo.

Detalhe: Ryzen serve absolutamente para qualquer um, perfil de entrada, médio, alto, entusiasta, e todos conseguem ter custo benefício.

AMD está de parabéns, nunca poderei reclamar dessa empresa depois do revolucionário "Ryzen". Posso fazer críticas, mas reclamar a fundo, jamais.... :haha:


*RX 5700 com preço de RTX 2060 batendo a RTX 2060 S(RTX 2070) e RX 5700 RT por 400$ e próximo a RTX 2070 S (RTX 2080) é interessante também. AMD fez bons lançamentos hoje.
 
Última edição:
Apesar do desempenho ser menor que o esperado, eu não achei ruim, principalmente por ser lançamento,e ai as novas bios tendem a melhorar um pouco a estabilidade e performance, enfim, ainda da pra ter um ganho com o tempo ( n to falando que vai passar os Intel, mas deve encostar ainda mais nos games, que é o meu foco ). Além disso, com os preços se estabilizando daqui 2-3 meses, pegar esse 3700x por uns 1600 não tá ruim, especialmente pelo fato da plataforma ainda ter suporte pra novas CPUs ano que vem, onde acredito que os clocks devem subir mais um pouco, uns 200-300mhz quem sabe, além de outras melhorias, como a latência.

Bom, eu já tava decidido pelo 3700x frente ao 3800x, que apesar de não ter review, n deve trazer muito ganho sobre o 3700x pela diferença de preço. E com o 3700x já fico tranquilo até meados de 2021, que é quando devo pegar os ryzen 7nm+ 12/24 e ficar tranquilo em CPU até 2025, e com isso so vou focar nas GPUs, já que jogo em 1440p @60 e muito provavelmente n devo subir o FPS, mas sim upar a resolução daqui uns 3-4 anos com o 4k sendo possível para as próximas gerações de GPUs. Afinal, eu prezo pela qualidade de imagem, e não FPS, já que não sou competitivo em jogos online ( em outras palavras, sou ruim mesmo hehe ), então pra mim cravar em 60 é o que importa.
 
Não é questão de vantagem da AMD, mas jogos desenvolvidos para consoles com 8 core / 16 threads farão muito mais uso da CPU e isso irá refletir nos PC's.

Isso é um fato.

Processadores de 6 core / 6 threads e 8 core / 8 threads vão ter gargalo.

Por isso é bom ter 8 core / 16 threads.

Dependendo de quantos núcleos e threads serão alocados para o sistema operacional, o 6 core / 12 threads será o suficiente.



Só ressaltando que o RYZEN 7 3700x também foi 8% mais lento que o 9900K em média na resolução 1080p, custando 329 dólares

https://www.techspot.com/review/1869-amd-ryzen-3900x-ryzen-3700x/

Além disso, sob condições realistas de jogos, não há quase nenhuma chance de você conseguir diferenciar a 9900K, 3900X ou 3700X, já que a diferença em 1440p com um RTX 2080 Ti foi notavelmente pequena.

A 3900X foi 8% mais lenta do que a 9900K em média a 1080p, então a AMD reduziu pela metade o déficit para a Intel em jogos.



É isso que estou tentando dizer para os quad core.

RYZEN para ser excelente não precisa ser melhor que a INTEL ou DETONAR ela em jogos.

Basta entregar boa performance atrelado a um ótimo preço.

E isso a geração RYZEN 3000 entrega.

Melhores custo x benefício para jogos são RYZEN 3600 com 6 core / 12 threads e RYZEN 3700x com 8 core / 16 threads


Se é um fato mostre qual jogo em desenvolvimento que o dev afirmou isto? Jogos são feitos com o hardware mínimo em mente (exceto para jogos exclusivos de console), a grande maioria dos jogos em desenvolvimento hoje tem os consoles atuais como base. E para jogos no PC nas pesquisas steam mostram que a grande maioria tem computadores com 4 cores ou menos. A propria AMD tem o 3600 que é 6 cores e que pela faixa de preço tende a ser o mais procurado como vc mesmo aponta no seu post.

UNNnAf5.jpg

https://store.steampowered.com/hwsurvey/cpus/

Acho muito mais fácil a GPU ser gargalo do que um 6 core...
 
https://www.anandtech.com/show/14605/the-and-ryzen-3700x-3900x-review-raising-the-bar

https://ithardware.pl/testyirecenzje/premierowy_test_amd_ryzen_5_3600_zen_na_trzecim_biegu-9706.html

Estes dois links foram os únicos dois reviews sérios que li. Minha conclusão com base neses dois reviews é que ficou tudo muito confuso, não tem mais um vencedor absoluto em nenhum segmento da computação exceto pelo 9900k no single core e tem umas bizarrices do tipo Pentium G5400 se saindo melhor que 3700x e 3900x em alguns testes e uma bizarrice muito frequente é o 3700x se saindo melhor que o 3900x!! No mid range o 3600 é compra certa se a Intel não baixar o preço.

Se eu fosse comprar um processador hoje eu ia procurar testes especificos para o(s) software que eu uso, ou jogo(s).

Pra quem é desenvolvedor ou é sensível a erro na manipulação de dados Intel vai ser sempre a única escolha segura, não é devido a performance. Mas qualquer outra coisa só vendo o caso específico.
 
Última edição:
99% do salário desse cara é pago pela AMD e 1% pelo Youtube, não leve em consideração qualquer teste feito por ele.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ta precisando manerar men
 
paguei 799 reais no jogo 2x8GB 3733mhz CL17, voce acha uma compra ruim?

Rapaz, foi bom vc falar isso, fui na onda da AMD trazendo que agora garantem subir até 3733, e ai paguei 950,00 por 4133 CL19 ( F4-4133C19D-16GTZR ), e vi até agora poucos reviews trazendo diferença entre as frequências de ram, mas pelo que pude ver, 3200 CL14 pra 3600 CL16, praticamente n há ganho, e acredito que mesmo descendo pra 3600 CL14, a diferença deve ser bem pouca pelo preço a mais que você pagou por um kit com mais frequência, eu até chuto que se vc botar 3733 CL14, o ganho pra 3200 CL14/3600CL16 não vai ser mais que 5%, isso se chegar nisso mesmo, enquanto que diferença de preço de um bom kit 3000/3200 Cl15/16 chega até a 100% dependendo da marca.

Enfim, as memorias que comprei devem chegar terça ou quarta, e é praticamente certo que vou devolver, porque com esse valor que paguei consigo 2x16gb 3000/3200 cl15/16, e como meu objetivo é ficar 5 anos sem upar o kit para então partir para as ddr5, certeza q fico mais tranquilo ainda com 32gb, apesar que em games n deve trazer muito ganho. E ai é que entra as Ballistix Sport LT 3000Mhz (BLS8G4D30AESBK), que da pra pegar 2x8gb por menos de 500,00, em promo da pra pegar até por 400, e segundo reviews, elas sobem bem em over, nesse site aqui um cara postou que pegou 3600 CL14 com elas, ou seja, nada mal para um kit barato desse.

Eu to aguardando mais reviews com diferenças nas frenquencias de ram, mas to com quase 100% de certeza de que não vale pagar 950 por 4133 CL19 e nem mesmo os 800 por 3733 CL17. Mas o dinheiro é seu, isso é só minha opinião, e como quem costuma pegar AMD preza pelo cxb, n faz sentido gastar uma nota num kit de ram que nem trará tantos ganhos assim frente a outros kits mais baratos.
 
Última edição:
Rapaz, foi bom vc falar isso, fui na onda da AMD trazendo que agora garantem subir até 3733, e ai paguei 950,00 por 4133 CL19 ( F4-4133C19D-16GTZR ), e vi até agora poucos reviews trazendo diferença entre as frequências de ram, mas pelo que pude ver, 3200 CL14 pra 3600 CL16, praticamente n há ganho, e acredito que mesmo descendo pra 3600 CL14, a diferença deve ser bem pouca pelo preço a mais que você pagou por um kit com mais frequência, eu até chuto que se vc botar 3733 CL14, o ganho pra 3200 CL14/3600CL16 não vai ser mais que 5%, isso se chegar nisso mesmo, enquanto que diferença de preço de um bom kit 3000/3200 Cl15/16 chega até a 100% dependendo da marca.

Enfim, as memorias que comprei devem chegar terça ou quarta, e é praticamente certo que vou devolver, porque com esse valor que paguei consigo 2x16gb 3000/3200 cl15/16, e como meu objetivo é ficar 5 anos sem upar o kit para então partir para as ddr5, certeza q fico mais tranquilo ainda com 32gb, apesar que em games n deve trazer muito ganho. E ai é que entra as Ballistix Sport LT 3000Mhz (BLS8G4D30AESBK), que da pra pegar 2x8gb por menos de 500,00, em promo da pra pegar até por 400, e segundo reviews, elas sobem bem em over, nesse site aqui um cara postou que pegou 3600 CL14 com elas, ou seja, nada mal para um kit barato desse.

Eu to aguardando mais reviews com diferenças nas frenquencias de ram, mas to com quase 100% de certeza de que não vale pagar 950 por 4133 CL19 e nem mesmo os 800 por 3733 CL17. Mas o dinheiro é seu, isso é só minha opinião, e como quem costuma pegar AMD preza pelo cxb, n faz sentido gastar uma nota num kit de ram que nem trará tantos ganhos assim frente a outros kits mais baratos.
Cara..mas a propria AMD mostrou que a melhor relacao preço vs performance em memorias seria 3600 CL16 e com 3200 CL14 praticamente empatado... e ainda sim 2933 bem perto das duas...
Qqer coisa acima disso nao te traria nenhum beneficio real..
Passando de 3733 o clock do IF eh cortado pela metade aumentando mto a latência
 
agora cade os testes com as b350 ?
quero esse teste não apenas com mob de 3k
 
Cara..mas a propria AMD mostrou que a melhor relacao preço vs performance em memorias seria 3600 CL16 e com 3200 CL14 praticamente empatado... e ainda sim 2933 bem perto das duas...
Qqer coisa acima disso nao te traria nenhum beneficio real..
Passando de 3733 o clock do IF eh cortado pela metade aumentando mto a latência
3200 CL14, mais que isso é só pra alimentar o ego. Ou compra um kit @2400 bom e sobe pra @2933 CL14/16, que também vai perder muito pouco dependendo do uso.
 
Rapaz, foi bom vc falar isso, fui na onda da AMD trazendo que agora garantem subir até 3733, e ai paguei 950,00 por 4133 CL19 ( F4-4133C19D-16GTZR ), e vi até agora poucos reviews trazendo diferença entre as frequências de ram, mas pelo que pude ver, 3200 CL14 pra 3600 CL16, praticamente n há ganho, e acredito que mesmo descendo pra 3600 CL14, a diferença deve ser bem pouca pelo preço a mais que você pagou por um kit com mais frequência, eu até chuto que se vc botar 3733 CL14, o ganho pra 3200 CL14/3600CL16 não vai ser mais que 5%, isso se chegar nisso mesmo, enquanto que diferença de preço de um bom kit 3000/3200 Cl15/16 chega até a 100% dependendo da marca.

Enfim, as memorias que comprei devem chegar terça ou quarta, e é praticamente certo que vou devolver, porque com esse valor que paguei consigo 2x16gb 3000/3200 cl15/16, e como meu objetivo é ficar 5 anos sem upar o kit para então partir para as ddr5, certeza q fico mais tranquilo ainda com 32gb, apesar que em games n deve trazer muito ganho. E ai é que entra as Ballistix Sport LT 3000Mhz (BLS8G4D30AESBK), que da pra pegar 2x8gb por menos de 500,00, em promo da pra pegar até por 400, e segundo reviews, elas sobem bem em over, nesse site aqui um cara postou que pegou 3600 CL14 com elas, ou seja, nada mal para um kit barato desse.

Eu to aguardando mais reviews com diferenças nas frenquencias de ram, mas to com quase 100% de certeza de que não vale pagar 950 por 4133 CL19 e nem mesmo os 800 por 3733 CL17. Mas o dinheiro é seu, isso é só minha opinião, e como quem costuma pegar AMD preza pelo cxb, n faz sentido gastar uma nota num kit de ram que nem trará tantos ganhos assim frente a outros kits mais baratos.

Precisamos ver os testes da 3rd gen com várias memórias...fato é que houve uma melhora absurda no quesito suporte e controlador de memória em relação à primeira gen, coisa que a 2nd gen já havia melhorado consideravelmente.
 
Se é um fato mostre qual jogo em desenvolvimento que o dev afirmou isto? Jogos são feitos com o hardware mínimo em mente (exceto para jogos exclusivos de console), a grande maioria dos jogos em desenvolvimento hoje tem os consoles atuais como base. E para jogos no PC nas pesquisas steam mostram que a grande maioria tem computadores com 4 cores ou menos. A propria AMD tem o 3600 que é 6 cores e que pela faixa de preço tende a ser o mais procurado como vc mesmo aponta no seu post.

UNNnAf5.jpg

https://store.steampowered.com/hwsurvey/cpus/

Acho muito mais fácil a GPU ser gargalo do que um 6 core...

6 core e 8 core sem HT terão gargalo.

Agora com HT ativado eu também tenho minhas dúvidas, já que alguns cores e threads dos consoles irão para o sistema operacional.

a grande maioria dos jogos em desenvolvimento hoje tem os consoles atuais como base.

Exato, conforme os consoles next gen vão ganhando mercado mais jogos serão desenvolvidos tendo eles como base.
 
ainda acho que 3733mhz cl17 por 799 ta legal, quem sabe dá para apertar mais a latência, 3733mhz é o máximo do Infinity Fabric 1:1, dá para achar algum kit 3600mhz cl16 nativo por menos de 799 no BR?
 
ainda acho que 3733mhz cl17 por 799 ta legal, quem sabe dá para apertar mais a latência, 3733mhz é o máximo do Infinity Fabric 1:1, dá para achar algum kit 3600mhz cl16 nativo por menos de 799 no BR?

Tratando-se de Ryzen, quanto à latência e velocidade essa Dominator que vc comprou tá ótima. O que precisa ver mesmo é se vai dar "jogo" na MOBO que vc vai usar, checar a QVL list e na prática se vai rolar o clock de 3733Mhz de fato, espero que isto esteja mais sussa agora na gen 3 dos Ryzen.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo