[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Bem, tudo dentro do que eu esperava em todos quesitos, imaginei que o Zen 2 teria mais cara de Refresh do que de algo novo mesmo, as características dos Ryzen Zen 2 continuam iguais ao do Zen e Zen+ auxiliado ao ganho de litografia.

Acho que meu Hype foi bem na realidade, então não teve surpresas negativa pra mim.
Placa Mãe: Não tem relevância de hierarquia entre uma X370/X470/X570 (entre B350/B450), o que realmente continua relevante de fato e sempre foi é a construção da Placa Mãe. Apenas usuários entusiastas "que usa as tecnologias novas que é exceção da exceção" pode ter algum benefício de novo com a plataforma X570 senão for quesito construção, mas de fato não foge a regra tradicional do que vimos até aqui.

Ao contrário de muitos, esperava que os Clocks aumentariam pouco em relação ao Zen+, afinal, esse é mais um refresh do Zen que foi otimizado para 7nm, mas para mim isso nunca foi ruim, a característica do Ryzen é oferecer bom desempenho por um custo benefício extraordinário, e o que vemos aqui é um progressivo ganho de desempenho sempre por um custo benefício maravilhoso, o que satisfaz minha vontade.

"Ah, a AMD não consegue entregar 4.7Ghz,5.0Ghz com a arquitetura Ryzen"

Tinha que ter algum defeito para não ser perfeito né? :isquero:

Ainda assim, acho irrelevante vendo em consideração que os produtos da mesma são sempre excelente nos demais aspectos.

O IPC está excelente, só não consegue bater um Intel em todas operações porque o Clock ainda não é alto, mas talvez isso mude a longo prazo com AM5/AM4+, enfim.... A Média da AMD está sendo esses "150/200Mhz" por lançamento.

Memórias eu ainda preciso ver mais testes, mais parece que teve uma melhoria quanto a otimização para frequência, mas não parece ter tido ganhos no quesito latência... mas devemos aguardas novas BIOS, entre outros para a otimização do novo processador, ainda assim, não espero nada diferente demais do Zen ou Zen+.

Os Ryzen de 3° Geração é extremamente recomendável para qualquer um, mas não indispensável dependendo do usuário.

Eu tive um 1700, era um excelente processador, mas claramente limitado... não que seja ruim (Na época troquei um I7 3700K por um R7 1700 - Mesmo IPC com mais núcleos na AMD e temperatura mais baixa, fora a promessa do upgrade), então eu andava com um sorriso no rosto, aliás, recomendo ele até hoje em baixo preço , o fato é que nenhum processador da série Ryzen é ruim.

Depois tive a oportunidade de trocar ele por um 2700X com apenas 200 Reais de diferença, que foi o que eu fiz e é como meu sistema está atualmente.
Neste eu já tenho a sensação que a limitação é menor, Clocks mais altos, latência otimizada... e aliado ao meu par de memórias B-Die rende tão bem quanto um Intel melhor, aqui já não me sinto capado e sou bem satisfeito hoje.

Irei pular o up da série 3000 e ir direto pro Refresh, provavelmente os Ryzen 4700X/4900X chegarão próximos aos 4.5Ghz e com latência menor.

Na época, com 2020 sendo o último ano do AM4, quero pegar um processador de refresh 7nm+ de 12 núcleos ou mais, que será o ápice da plataforma e a última aquisição que farei da mesma.

Galera, o fato é que estou muito feliz com a AMD, em todos meus anos de Hardware eu nunca tive um custo benefício tão bom quanto com a série Zen e posteriores.

Comprei uma Taichi X370 em 2017 (Qualidade Top de linha até hoje) por 1200Reais e vou ter 3/4 anos de atualização (2020) mantendo meu sistema na mais alta qualidade.

Em 2022/2023 quero trocar de plataforma para continuar acompanhando o avanço, mas mesmo na época os Ryzen de hoje ainda darão bom desempenho.

Imagine você comprar uma placa mãe por 1200 Reais e ficar até 2022/2023 com um processador (Isso porque não ficarei até a última gota do desempenho), é basicamente 6/7 Anos gastando quase o mínimo tendo sempre o melhor.


Sério, é um dos melhores custos benefícios da história da informática, nunca se pôde ter tanto com tão baixo gasto, é histórico.

Quem teve a oportunidade de traçar essa rota que fiz está rindo atoa, e rindo muito mesmo.

Detalhe: Ryzen serve absolutamente para qualquer um, perfil de entrada, médio, alto, entusiasta, e todos conseguem ter custo benefício.

AMD está de parabéns, nunca poderei reclamar dessa empresa depois do revolucionário "Ryzen". Posso fazer críticas, mas reclamar a fundo, jamais.... :haha:

Opa, já existem testes circulando na internet comparando as X370 vs X470 vs X570 nos Ryzen 3000?
É que eu comprei uma Asus ROG Crosshair VI Extreme (X370) nova porque estava só 125 trumps (era para ter pego uma VI Hero que saía mais em conta, mas esgotou).
Pensei numa Asus ROG Strix X470-F GAMING antes, mas não estava querendo pagar 200 trumps.
Mais uma coisa: é sério que as X370 poderão suportar os Ryzen 4000?
 
Precisamos ver os testes da 3rd gen com várias memórias...fato é que houve uma melhora absurda no quesito suporte e controlador de memória em relação à primeira gen, coisa que a 2nd gen já havia melhorado consideravelmente.

achei esse agora
 
Bom gente, não acompanho o tópico, mas pretendo fazer upgrade pra AMD, podem ver o que tenho na assinatura... a dúvida é, se eu comprar um 3700X e aumentar o power limit dele pra 105w ele desempenha igual o 3800X ?
pois me parece que essa é a única diferença. Eu pretendo colocar um water cooler e deixar o precision boost trabalhar, não quero ficar mexendo com overclock manual então ajustar apenas esse parâmetro terei relativo sucesso ?
Ou eu teria que desembolsar e pegar um 3800X ? Se alguém puder dar uma orientação nesse sentido, ficaria muito agradecido.
 
OH NONONONO
fYDF6IJ.jpg
 
Sabem desde quando eu ouço esse papo de "na next gen os jogos virão utilizando melhor os recursos do sistema"? DESDE 2013!

:sefu:


Os anúncios de hoje foram muito bons para a AMD, depois de todos esses anos, mas esse é um argumento que não cola mais (nem para a INTEL, nem para a AMD).
 
Opa, já existem testes circulando na internet comparando as X370 vs X470 vs X570 nos Ryzen 3000?
É que eu comprei uma Asus ROG Crosshair VI Extreme (X370) nova porque estava só 125 trumps (era para ter pego uma VI Hero que saía mais em conta, mas esgotou).
Pensei numa Asus ROG Strix X470-F GAMING antes, mas não estava querendo pagar 200 trumps.
Mais uma coisa: é sério que as X370 poderão suportar os Ryzen 4000?

Ainda não, não pesquisei a fundo para saber na verdade, mas só pelo os resultados dos reviews que vi, já dá pra notar que não terá diferença( Latência se mantém semelhante, consumo idem, mesmo soquete, etc...).
Por exemplo, Da X370 Taichi e X470 Taichi e as Crosshair X370 e X470 não tem diferença de desempenho.
Aqui não será diferente...

O que determina o potencial dos Ryzen aqui é a construção da Mobo, mas essas atualização de chipset até agora não foi fator limitador.

Eu acredito que as X370 ainda peguem o refresh em 2020 (Será só uma otimização mesmo do atual Ryzen 3000 que já tem suporte), é garantido? Não, mas também não acho irreal, longe disso na verdade. A Asrock pelo menos continua mantendo as atualizações exatamente como na série 400, e isso até com as mobos de entrada.
 
Boa.

Aqui no TR 1st gen, eu usava 2400@2666 e saltei para 3200@3600, a diferença foi absurda.

Pelo visto os 3rd gen, por conta do IF 1:1, teoricamente o sweet spot também seria perto dos 3600MHz para as memórias.

qualquer coisa tento colocar ela no 3600 cl16 se 3733mhz cl17 se não render bem, esse kit é samsung b-die segundo aquela tabela b-die
 
Boa.

Aqui no TR 1st gen, eu usava 2400@2666 e saltei para 3200@3600, a diferença foi absurda.

Pelo visto os 3rd gen, por conta do IF 1:1, teoricamente o sweet spot também seria perto dos 3600MHz para as memórias.
Memória Ram dá mais ganho de desempenho que o próprio clock no Ryzen, com o meu R7 1700 e memória a 3400Mhz/3466Mhz CL 14, 120/144hz era bem real.
Com o 2700X não preciso nem fazer esforço para chegar nos 144hz, imagine os Ryzen 3000... :mj:
 
Bom gente, não acompanho o tópico, mas pretendo fazer upgrade pra AMD, podem ver o que tenho na assinatura... a dúvida é, se eu comprar um 3700X e aumentar o power limit dele pra 105w ele desempenha igual o 3800X ?
pois me parece que essa é a única diferença. Eu pretendo colocar um water cooler e deixar o precision boost trabalhar, não quero ficar mexendo com overclock manual então ajustar apenas esse parâmetro terei relativo sucesso ?
Ou eu teria que desembolsar e pegar um 3800X ? Se alguém puder dar uma orientação nesse sentido, ficaria muito agradecido.

Nessa nova gen, o melhor a se fazer para extrair a melhor performance é habilitar o PBO+Auto OC na BIOS e pronto, fica mais balanceado.

Pelos testes, o over manual no multiplier implica somente em desempenho pouca coisa melhor em multi thread....single core nesse modo acaba perdendo para PBO+Auto OC, este último consegue jogar clocks mais altos em menos núcleos, beneficiando o desempenho em aplicações mais single thread ou que demandem menos cores.

Eu iria de 3800x pelo clock mais alto, mas não sou referência de user.

 
Memória Ram dá mais ganho de desempenho que o próprio clock no Ryzen, com o meu R7 1700 e memória a 3400Mhz/3466Mhz CL 14, 120/144hz era bem real.
Com o 2700X não preciso nem fazer esforço para chegar nos 144hz, imagine os Ryzen 3000... :mj:

Nem me fale, estou louco pra ver se haverão os TR 3rd gen, no meu caso eu preciso do Quad Channel pras minhas aplicações, além das 64 PCIe lanes...mas nada de anúncio oficial...já cogito um 2950x a tempos, mas se essa 3rd gen já tá muito bruta na linha mainstrem, imagina na HEDT dos TRs.
 
Última edição:
Sabem desde quando eu ouço esse papo de "na next gen os jogos virão utilizando melhor os recursos do sistema"? DESDE 2013!

Os anúncios de hoje foram muito bons para a AMD, depois de todos esses anos, mas esse é um argumento que não cola mais (nem para a INTEL, nem para a AMD).

Vocês realmente querem comparar JAGUAR da AMD com RYZEN 3000 ?



8x núcleos Zen2 é aproximadamente 4x mais rápido que 8x Jaguar. Aproximadamente 2x IPC e aproximadamente 2x relógios (estimativa conservadora de 3,2 GHz). Também 8x mais rápido para as cargas de trabalho AVX (o Jag era 0,5 taxa AVX, o Zen2 é 2.0), como ISPC e Unity Burst.

É um passo significativamente maior do que passamos da última geração para a geração atual. As CPUs não avançam tão rápido quanto as GPUs.

Mas, novamente, o Zen 1 já tinha mais de 2x IPC da Jaguar, e o Zen 2 obteve um aumento notável do IPC. Portanto, deve ser 4x + no total com qualquer taxa de relógio razoável no código de uso geral. E, claro, maior no código AVX / AVX2. Portanto, prepare o compilador ISPC ou Burst.
 
Cara..mas a propria AMD mostrou que a melhor relacao preço vs performance em memorias seria 3600 CL16 e com 3200 CL14 praticamente empatado... e ainda sim 2933 bem perto das duas...
Qqer coisa acima disso nao te traria nenhum beneficio real..
Passando de 3733 o clock do IF eh cortado pela metade aumentando mto a latência

Sim, eu vi nas apresentações que a AMD considerou 3600 o ponto ótimo, mas sabe como é né, as vezes o consumismo fala mais alto, e vendo que até 3733 o IF ainda seria 1:1, acabei comprando por impulso sem nem ver reviews com mais detalhes. No momento da compra só pensei nos 3733 CL14 funcionando a todo vapor dando aqueles ganhos top nos FPS minimos, falo nos minimos porque eu jogo em 60fps e n me interesso pelo máximo de FPS que a CPU vai dar, o que não quero é ver algum jogo caindo abaixo de 60 ( se cair pra 55 até que dá pra levar se isso acontecer ocasionalmente ), mas foda é ficar tendo sttuter sempre, tu tá la num parte frenética do jogo e ai vem aquela travada, isso me estressa, especialmente se for com uma frequência considerável e ou sempre que realizo algum tipo de movimento.

E pelo que pude ver nem os fps mínimos tem ganhos consideráveis, coisa de 2-3 fps no melhor dos casos, e ai n vale pagar 500,00 por essa diferença. Também não vale pagar 800-900,00 por 2 x 16gb ddr4 3000/3200 para quem so vai jogar que nem eu, especialmente em 60 fps, não terá diferença pra 16gb, e considerando que até hoje 8gb não faz feio nem nos jogos mais recentes, muito difícil 16gb ficar ruim pra 60 fps nos proximos 4-5 anos, e até lá já terei juntando mais grana para o UP pra DDR5, que já vai estar mais em conta em 2023-24 e talvez comece a valer a pena ter 32gb pra jogar.

Bom, o que sei é que vou devolver mesmo essas memorias que comprei e pegar as Ballistix Sport LT 3000Mhz na próxima promoção que tiver, já que são muito boas e vão me entregar a performance que preciso por um preço justo, sem dizer que posso dar sorte e conseguir também os 3600 CL14 que o rapaz do link que postei conseguiu, sendo que se der pra 3600 cl16 já não seria nada mal.

Enfim, no fim economizo uns 500,00, que vai servir pra ajudar no UP de GPU no próximo ano. :D


3200 CL14, mais que isso é só pra alimentar o ego. Ou compra um kit @2400 bom e sobe pra @2933 CL14/16, que também vai perder muito pouco dependendo do uso.

De fato, não vou negar que comprei o kit 4133 CL19 muito mais pra dizer que tenho o melhor que há pro ryzen, do que necessariamente por ter certeza que o ganho de FPS é grande o suficiente pra valer a diferença de preço.

No fim é como vc falou, a diferença é pequena, e os 500,00 pode ser melhor gasto em outra coisa. Como falei acima, devo ir de Ballistix Sport LT 3000Mhz, que parece subir bem, e pode até chegar nos 3600 cl14. E pelo preço que elas custam vale a pena, mesmo que não consiga atingir 3600, mas 3466 cl14 pelo que vi nos reviews é certeza.

Precisamos ver os testes da 3rd gen com várias memórias...fato é que houve uma melhora absurda no quesito suporte e controlador de memória em relação à primeira gen, coisa que a 2nd gen já havia melhorado consideravelmente.

Sim, mas eu acho que não terá ganhos tão expressivos pra valer a pena gastar 500,00 a mais pra ter 3733 cl14, sendo que tem kit que pega até 3600 cl14 como esse Ballistix Sport LT 3000Mhz.
 
Fico imaginando a cara de quem pegou o pentium G alguma coisa ao invés do Ryzen lá atrás. Deve tá chorando de raiva.

Tem também os que pegaram um 8700k quase 2 anos atrás e estão bem tranquilos com mais frames que os ryzen 3000 na maioria dos jogos, isso Sem fazer overclock... :melior4::haha:
 
Nada a ver também. Vídeo do 3600X vs 8700k em 30 benchs e você postando review do 3700x e 3900x em um bench só.

O cara do optimum tech manja também. Conseguiu 4.35 e 4.4 no 3900x com 1.42 e 1.45, mas com diferenças mínimas.



Exatamente se o 3700x não ta dando conta imagine o 3600 Oo
 
achei esse agora


Bacana o video, mas dá pra ver que o ganho acima de 3200 nem é tão grande assim pra valer a diferença de preço, e por exemplo, pegando as Ballistix Sport LT 3000Mhz e conseguindo chegar nos 3466 CL14-16, a diferença pra 3600 vai ficar ainda menor.

Mas isso é pro meu caso que joga a 60, quem tem monitor 144hz pode ser que a diferença compense, apesar de ainda achar 5-10 fps pouca coisa, ainda mais se jogar a mais de 100 fps. ^^
 
Tem também os que pegaram um 8700k quase 2 anos atrás e estão bem tranquilos com mais frames que os ryzen 3000 na maioria dos jogos, isso Sem fazer overclock... :melior4::haha:
:bwahaha:
 
Sim, eu vi nas apresentações que a AMD considerou 3600 o ponto ótimo, mas sabe como é né, as vezes o consumismo fala mais alto, e vendo que até 3733 o IF ainda seria 1:1, acabei comprando por impulso sem nem ver reviews com mais detalhes. No momento da compra só pensei nos 3733 CL14 funcionando a todo vapor dando aqueles ganhos top nos FPS minimos, falo nos minimos porque eu jogo em 60fps e n me interesso pelo máximo de FPS que a CPU vai dar, o que não quero é ver algum jogo caindo abaixo de 60 ( se cair pra 55 até que dá pra levar se isso acontecer ocasionalmente ), mas foda é ficar tendo sttuter sempre, tu tá la num parte frenética do jogo e ai vem aquela travada, isso me estressa, especialmente se for com uma frequência considerável e ou sempre que realizo algum tipo de movimento.

E pelo que pude ver nem os fps mínimos tem ganhos consideráveis, coisa de 2-3 fps no melhor dos casos, e ai n vale pagar 500,00 por essa diferença. Também não vale pagar 800-900,00 por 2 x 16gb ddr4 3000/3200 para quem so vai jogar que nem eu, especialmente em 60 fps, não terá diferença pra 16gb, e considerando que até hoje 8gb não faz feio nem nos jogos mais recentes, muito difícil 16gb ficar ruim pra 60 fps nos proximos 4-5 anos, e até lá já terei juntando mais grana para o UP pra DDR5, que já vai estar mais em conta em 2023-24 e talvez comece a valer a pena ter 32gb pra jogar.

Bom, o que sei é que vou devolver mesmo essas memorias que comprei e pegar as Ballistix Sport LT 3000Mhz na próxima promoção que tiver, já que são muito boas e vão me entregar a performance que preciso por um preço justo, sem dizer que posso dar sorte e conseguir também os 3600 CL14 que o rapaz do link que postei conseguiu, sendo que se der pra 3600 cl16 já não seria nada mal.

Enfim, no fim economizo uns 500,00, que vai servir pra ajudar no UP de GPU no próximo ano. :D




De fato, não vou negar que comprei o kit 4133 CL19 muito mais pra dizer que tenho o melhor que há pro ryzen, do que necessariamente por ter certeza que o ganho de FPS é grande o suficiente pra valer a diferença de preço.

No fim é como vc falou, a diferença é pequena, e os 500,00 pode ser melhor gasto em outra coisa. Como falei acima, devo ir de Ballistix Sport LT 3000Mhz, que parece subir bem, e pode até chegar nos 3600 cl14. E pelo preço que elas custam vale a pena, mesmo que não consiga atingir 3600, mas 3466 cl14 pelo que vi nos reviews é certeza.



Sim, mas eu acho que não terá ganhos tão expressivos pra valer a pena gastar 500,00 a mais pra ter 3733 cl14, sendo que tem kit que pega até 3600 cl14 como esse Ballistix Sport LT 3000Mhz.
vale a pena sim pagar 800~1000 por 2X16GB
desabilita o arquivo de paginação ae que quero ver vc rodar jogos com 16gb e menos do que isso ate navegar fica inviável
muitos focam em desempenho e fala uma asneira dessa :facepalm:
falam que roda jogos atuais com 16gb mais na hora de provar ninguém volta por que sera
UgDorME.png

vai la desativa o arquivo de paginação e volta aqui pra falar que 16GB roda numa boa :risos::risos:
 
No site do ithardware,pl tem teste dois testes de blender, um deles o Ryzen se sai realmente terrível, no outro se sai bem. Um tanto bizarro.

Isso de energia não importa, isso só importa para empresas muito grandes e data center que tem contas de luz milionárias. Você vai gastar só 10 centavos a mais no mês;
 
No site do ithardware,pl tem teste dois testes de blender, um deles o Ryzen se sai realmente terrível, no outro se sai bem. Um tanto bizarro.

Isso de energia não importa, isso só importa para empresas muito grandes e data center que tem contas de luz milionárias. Você vai gastar só 10 centavos a mais no mês;
:chan: como assim consumo não importa e por que perderam nisso também ne agora não importa :bwahaha:
 
Nego ja esgotou os 3800x e 3900x na pre venda da pichau com os preços inflacionados.
O brasileiro merece ser extorquido sempre que possivel mesmo, puta merda.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo