[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Quanto tempo será ate pintar uma promoção do 3600x por 999?

1 mês será q já rola?
 


Lá pelos 22:20 ele fala que pra ter o PCI-EX a MB precisa de mais layers/camadas pra "evitar interferencias nas linhas PCI-EX".....Com isso o preço sobe

Lá na virada do 775 pro 1156, lembro que as "Deluxe da vida" cobravam mais caro por ter esse "diferencial" de mais layers
 
Tem um video da Adrenaline que o Ryzen 3600 fica engasgando em um jogo, achei triste. Na faixa de preço do i5 era para aguentar de boa.
Acho que foi no AC Odyssey. Como usa 100% da cpu, ele tava entre 4000 e 3970 acho. Também acho que era pra bater 4.1 - 4.2 direto, mas fazer o quê. Por R$1100 tá caro mesmo. CPU de U$200 tem que ser R$850 no caro.
 
Cara, não sei se tu tá ligado nos preços, mas lá fora a diferença entre os dois é 250 trumps, com isso em mente essa diferença é plenamente aceitável, a loja tem um total de 0 culpa. O preço sugerido que é uma piada, 50% a mais no preço pra 1/3 a mais dos cores, isso só seria aceitável se o clock "prometido" fosse de fato os 4.7, mas como vimos aí nos review a AMD enganou todo mundo nos clocks.

A AMD sempre engana nos clocks. Comprei um Ryzen 2700 e o máximo q ele alcança de clock é 3400mhz. Nenhum core passa destes 3400mhz. Perguntei pra galera e falaram que está normal. Mas não era para alcançar 4100 pelo menos em um dos cores? E mesmo se este 1 core alcançasse os 4100, todos os outros ficariam somente com 3400mhz? Pura enganação.
Tem que fazer overclock para alcançar maiores frequências. Assim é sacanagem, né?
Por isso que fico com um pé atrás de trocar meu 4790k pelos Ryzen. Prometem um clock e entregam algo muito inferior a isso.
 
A AMD sempre engana nos clocks. Comprei um Ryzen 2700 e o máximo q ele alcança de clock é 3400mhz. Nenhum core passa destes 3400mhz. Perguntei pra galera e falaram que está normal. Mas não era para alcançar 4100 pelo menos em um dos cores? E mesmo se este 1 core alcançasse os 4100, todos os outros ficariam somente com 3400mhz? Pura enganação.
Tem que fazer overclock para alcançar maiores frequências. Assim é sacanagem, né?
Por isso que fico com um pé atrás de trocar meu 4790k pelos Ryzen. Prometem um clock e entregam algo muito inferior a isso.
Não tem nada normal ai não men
pra começar a frequência base é 3.2 e não 3.4, então sem turbo ele deveria ficar permanentemente em 3.2
se eu não me engano é 4.1 em um nucleo. 4.0 em 2 nucleos
mas qualquer 2700 pode ser colocado no minimo a 4.0 24/7
 
E isso não é exclusividade da AMD. Os boosts clocks são sempre referenciados assim
o 8700k por exemplo também entrega os 4.7 Ghz somente em 1 nucleo
 
Não tem nada normal ai não men
pra começar a frequência base é 3.2 e não 3.4, então sem turbo ele deveria ficar permanentemente em 3.2
se eu não me engano é 4.1 em um nucleo. 4.0 em 2 nucleos
mas qualquer 2700 pode ser colocado no minimo a 4.0 24/7
 
E isso não é exclusividade da AMD. Os boosts clocks são sempre referenciados assim
o 8700k por exemplo também entrega os 4.7 Ghz somente em 1 nucleo

No over ele sobe sim. O problema é no uso em stock. Fica variando até no máximo os 3400mhz.
Achei muita sacanagem.
 
No over ele sobe sim. O problema é no uso em stock. Fica variando até no máximo os 3400mhz.
Achei muita sacanagem.
Pra vc ter uma ideia de como ele tem que escalonar em Stock


Seu sistema tem algum problema
 
Acho que foi no AC Odyssey. Como usa 100% da cpu, ele tava entre 4000 e 3970 acho. Também acho que era pra bater 4.1 - 4.2 direto, mas fazer o quê. Por R$1100 tá caro mesmo. CPU de U$200 tem que ser R$850 no caro.
"850 no caro" é impossível, pelo - no :br:. Conversão direta, o 3600 sairia uns 800 p/ consumidor final s/ taxas c/ dólar cotado a 4 conto arrendondando. Sei que p/ os lojistas o custo é diferente. Mas "850 no caro" aí complica.
 
No over ele sobe sim. O problema é no uso em stock. Fica variando até no máximo os 3400mhz.
Achei muita sacanagem.
Pra isso que existem os modelos X, sobem mais em stock, por isso tem soluções de resfriamento superior. Você escolheu o produto, está tendo o que comprou.
 
No over ele sobe sim. O problema é no uso em stock. Fica variando até no máximo os 3400mhz.
Achei muita sacanagem.
Mas se isso te incomoda não sei por que não jogar a 4.0
(lembrando q ele n ficará a 4.0 Ghz o tempo todo, apenas quando for exigido)
 
Pra isso que existem os modelos X, sobem mais em stock, por isso tem soluções de resfriamento superior. Você escolheu o produto, está tendo o que comprou.

Aí é q está o problema. Comprei um Ryzen 2700 q fala q chega a 4100 e recebi um 2700 q chega no máximo a 3400mhz.
 
Pra vc ter uma ideia de como ele tem que escalonar em Stock


Seu sistema tem algum problema

Mas este é 2700x.
 
Mas se isso te incomoda não sei por que não jogar a 4.0
(lembrando q ele n ficará a 4.0 Ghz o tempo todo, apenas quando for exigido)

Não coloco ele em over pq vai ser usado em uma empresa e a prioridade é a estabilidade. Não posso ficar arriscando com over.
E só estou expondo a enganação da AMD com relação aos clocks. Achei que deveria subir bem acima disso visto que promete isso.
 
Aí é q está o problema. Comprei um Ryzen 2700 q fala q chega a 4100 e recebi um 2700 q chega no máximo a 3400mhz.
Esqueceu de ler como o Precision Boost funciona... O seu 2700 está bom até, o meu pega 3.30-3.35 no máximo, mas já sabia disso antes de comprar, não usei sequer 30 minutos em stock, já desabilitei tudo e meti over pra @3.80, hoje pra @3.90Ghz. Enquanto em @3.35Ghz usava 1.38V nos 8 Cores, em 3.90 uso 1.21~1.22V, quem sabe até uns @4.00Ghz com 1.25V (mas aí falta cooler).
 
Mas este é 2700x.
foi apenas pra dar um exemplo de como funciona
mas 1 nucleo tem que chegar sim em 4.1
 
Aparentemente a AMD mexeu na arquitetura de comunicação das memórias
Provavelmente visando diminuir as latências e aumentar o desempenho, mas por enquanto parece que isso ta causando o efeito contrário (provavelmente devido a problemas com BIOS)
memory-aida-latency.png


Outro BUG q o pessoal tem relato é baixa performance de escrita de memória
 
A AMD sempre engana nos clocks. Comprei um Ryzen 2700 e o máximo q ele alcança de clock é 3400mhz. Nenhum core passa destes 3400mhz. Perguntei pra galera e falaram que está normal. Mas não era para alcançar 4100 pelo menos em um dos cores? E mesmo se este 1 core alcançasse os 4100, todos os outros ficariam somente com 3400mhz? Pura enganação.
Tem que fazer overclock para alcançar maiores frequências. Assim é sacanagem, né?
Por isso que fico com um pé atrás de trocar meu 4790k pelos Ryzen. Prometem um clock e entregam algo muito inferior a isso.

Algo de errado não está certo ai...
Tenho o 2700x e ele fica em 4.1~4.2GHz em todos os cores jogando e mesmo rodando teste de stress nunca vi nenhum core ficar no clock base, é sempre acima.
 
Algo de errado não está certo ai...
Tenho o 2700x e ele fica em 4.1~4.2GHz em todos os cores jogando e mesmo rodando teste de stress nunca vi nenhum core ficar no clock base, é sempre acima.
tem que ver se a bios esta atualizada e se as opções estão ativadas na bios e qual cooler ta usando
 
Sabe o que eu acho engraçado?

São os fanboys da Intel virem aqui para ficar de mimimi que não superou a Intel,m que a AMD prometeu mas não cumpriu, etc...mas: o salto de desempenho do Ryzen 2000 pro Ryzen 3000 foi de 15 a 20% em jogos, as vezes até mais...mas se esquecem que o ganho de IPC de um i5 de segunda geração para um i5 de sétima geração(já que a quinta geração não foi lançada no mainstream são 5 gerações no entanto) o ganho foi de no máximo de 10-15% a mais de desempenho bruto, porque em games não se vê lá muito isso não:



E se na oitava geração colocaram i5 com 6 núcleos graças a concorrência dos Ryzen...senão fosse eles estariamos no quad-core até hoje.

Mas eu entendo eles: a longevidade para quem comprou um i5 2500 em 2012(se não me engano) foi bem grande...mas já pra quem pegou um i5 7400 tomou no nariz...além do CPU ter ficado defasado se quiser upar tem 2 opções: ou pega um i7 7700 a 1500 conto ou troca o conjunto inteiro.

Por fim a AMD está de parabéns, esse R5 3600 encostando no i7 8700k pela metade do preço e ainda estão reclamando.



E finalmente parece que resolveram o problema com as memórias: uma de 3000-3200MHz já vai levar o sistema muito bem.
 
O fim do scaling de ram aumentando bastante performance?

relative-performance-cpu.png


relative-performance-games-1920-1080.png


Se se confirmar, um kit simples 3000Mhz CL15 que tanto vendem por aí vai ser mais que o suficiente.

Estou feliz e puto. Feliz pq agora posso comprar um kit dual channel 32gb (2x 16) e ter performance boa. Puto pq vou ter que arranjar de vender meu kit B-die kkkkkkkk

Ainda bem que é o fim disso, que nunca foi uma "feature" mas na real uma má performance do controlador de memória dos Ryzen anteriores, que precisava de altas frequencias pra compensar o problema.

Felizmente no Ryzen 3000 a AMD conseguiu otimizar isso, e como o controlador é diretamente no CPU, a melhoria independe da placa mãe que está sendo usada, não é só pra X570.

Ah, vi gente insinuando aqui no tópico que 16GB de RAM já é pouco pra jogo, espero que ninguém tenha caído nessa lorota.
Quer ter mais memória e tem $$$, não tem problema alguma.
Mas absolutamente não é nem um pouco mandatório / necessário.

Galera tem 32GB de ram, abre o Task Manager e vê quase 50% de uso com apenas browser aberto e acha "viu só??".

Não é assim que funciona.

Abs.
 
16GB de ram é obrigatório?kkkk

Eu tinha 12gb com meu antigo 3770k,agora só tenho 1x8gb,e estou rodando todos os jogos sem problema algum,jogos como:

Kingdom Come Deliverance,AC Odyssey,Darksiders 3,Bayonetta,Dota2,Lords of the Fallen,Quantum Break,Deus Ex Mankind Devided,Dishonored 2,shadow of the tomb raider(todos no max,mas com vsync ligado,né,não curto tearing)...

E em nenhum game sofri por falta de memória,o jogo+S.O administram bem a memória que vc tem,se vc tem pouca,ele sabe usar,se vc tem muita,ele esbanja.

Lembro quando eu tinha 12gb de ram,e um jogo usou 10gb de ram,foi o Far Cry 5,achei um absurdo.

Peguei logo 1x8 porque pretendo pegar mais 3 pentes de 8gb cada pra ficar show,para não precisar dar upgrade de ram por um boomm tempo,mas não é obrigatório não.
 
Se eu comprar uma mobo B450, tenho que me preocupar dele vir com a bios atualizada pro ryzen 3xxx funcionar de cara?
 
16GB de ram é obrigatório?kkkk
Eu tinha 12gb com meu antigo 3770k,agora só tenho 1x8gb,e estou rodando todos os jogos sem problema algum,jogos como:
Kingdom Come Deliverance,AC Odyssey,Darksiders 3,Bayonetta,Dota2,Lords of the Fallen,Quantum Break,Deus Ex Mankind Devided,Dishonored 2,shadow of the tomb raider...
E em nenhum game sofri por falta de memória,o jogo+S.O administram bem a memória que vc tem,se vc tem pouca,ele sabe usar,se vc tem muita,ele esbanja.
Lembro quando eu tinha 12gb de ram,e um jogo usou 10gb de ram.


Verdade.

O Windows aloca a memória conforme a quantidade que você tem...por exemplo ao inicializar o Windows recém formatado se você tem 2gb ele aloca ~800, se tem 4gb ele aloca ~1,2GB, se você tem 8gb ele aloca ~1,8GB e se você tem 16 ele aloca ~2,4GB..isso somente com todos os drivers instalados.

Isso no Windows 7, no Windows 10 não sei bem como se comporta pois não tive paciência o suficiente para mexer nele por causa daquele visual de "Windows 7 no modo de segurança" que ele tem...sem contar o tanto de relatos de bug que ele possui nas suas atualizações...mas isso é outro assunto.
 
Sabe o que eu acho engraçado?

São os fanboys da Intel virem aqui para ficar de mimimi que não superou a Intel,m que a AMD prometeu mas não cumpriu, etc...mas: o salto de desempenho do Ryzen 2000 pro Ryzen 3000 foi de 15 a 20% em jogos, as vezes até mais...mas se esquecem que o ganho de IPC de um i5 de segunda geração para um i5 de sétima geração(já que a quinta geração não foi lançada no mainstream são 5 gerações no entanto) o ganho foi de no máximo de 10-15% a mais de desempenho bruto, porque em games não se vê lá muito isso não:



E se na oitava geração colocaram i5 com 6 núcleos graças a concorrência dos Ryzen...senão fosse eles estariamos no quad-core até hoje.

Mas eu entendo eles: a longevidade para quem comprou um i5 2500 em 2012(se não me engano) foi bem grande...mas já pra quem pegou um i5 7400 tomou no nariz...além do CPU ter ficado defasado se quiser upar tem 2 opções: ou pega um i7 7700 a 1500 conto ou troca o conjunto inteiro.

Por fim a AMD está de parabéns, esse R5 3600 encostando no i7 8700k pela metade do preço e ainda estão reclamando.



E finalmente parece que resolveram o problema com as memórias: uma de 3000-3200MHz já vai levar o sistema muito bem.


Coloque esses intel no mesmo clock e veremos o "salto" de ipc!

no mais alguém desmerecer os Ryzen só pode ser brincadeira!
 
16GB de ram é obrigatório?kkkk

Eu tinha 12gb com meu antigo 3770k,agora só tenho 1x8gb,e estou rodando todos os jogos sem problema algum,jogos como:

Kingdom Come Deliverance,AC Odyssey,Darksiders 3,Bayonetta,Dota2,Lords of the Fallen,Quantum Break,Deus Ex Mankind Devided,Dishonored 2,shadow of the tomb raider(todos no max,mas com vsync ligado,né,não curto tearing)...

E em nenhum game sofri por falta de memória,o jogo+S.O administram bem a memória que vc tem,se vc tem pouca,ele sabe usar,se vc tem muita,ele esbanja.

Lembro quando eu tinha 12gb de ram,e um jogo usou 10gb de ram,foi o Far Cry 5,achei um absurdo.

Peguei logo 1x8 porque pretendo pegar mais 3 pentes de 8gb cada pra ficar show,para não precisar dar upgrade de ram por um boomm tempo,mas não é obrigatório não.
Ainda bem que é o fim disso, que nunca foi uma "feature" mas na real uma má performance do controlador de memória dos Ryzen anteriores, que precisava de altas frequencias pra compensar o problema.

Felizmente no Ryzen 3000 a AMD conseguiu otimizar isso, e como o controlador é diretamente no CPU, a melhoria independe da placa mãe que está sendo usada, não é só pra X570.

Ah, vi gente insinuando aqui no tópico que 16GB de RAM já é pouco pra jogo, espero que ninguém tenha caído nessa lorota.
Quer ter mais memória e tem $$$, não tem problema alguma.
Mas absolutamente não é nem um pouco mandatório / necessário.

Galera tem 32GB de ram, abre o Task Manager e vê quase 50% de uso com apenas browser aberto e acha "viu só??".

Não é assim que funciona.

Abs.
certo agora desabilita o arquivo de pagina e mostra um bf5 ou titanfall 2 rodando ae
problema e que muito so tem conhecimento de youtube eu tive o pratico quando estava no fx 8350 e no r5 1400/r7 1800x antes de colocar mais 1 pente de 16gb
vai achando mesmo que 16gb hoje da da com arquivo de paginação roda no ssd que vc não sente nada ou via hd e ganha as travadas de brinde.
quem não pode ou quer usar alta frequência que so tem em pentes de 1X8GB ate entendo mais falar que roda de boa não roda fod@ e que falam mais e os testes ninguém faz
 
Se eu comprar uma mobo B450, tenho que me preocupar dele vir com a bios atualizada pro ryzen 3xxx funcionar de cara?
Sim, ou então alguma que tenha recurso de atualizar a bios sem cpu no socket, ultimamente várias Mobos estão saindo com esse recurso.

A MSI B450 tomahawk por exemplo tem:

Flash BIOS Button: Simply use a USB key to flash any BIOS within seconds, without installing a CPU, memory or graphics card.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo