[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Eu to na mesma dúvida brother, tentando colocar na balança entre pegar o 3600x por 1250 ou pagar 1800 no 3700x. É aquela né, vale a pena pagar 550 reais a mais pra ter os 2 cores e 4 threads a mais? Esses cores a mais vão fazer diferença nas atividades que vc vai desempenhar no dia a dia?

O negócio é que nem eu consigo responder pra mim mesmo essas perguntas! Hahahahah

Eu to pensando até em economizar um pouco mais e pegar o 3600 por 1100, me parece que pensando mais em jogos seria o mais sensato.
Mas provavelmente o 3700x seria melhor pra quem pensa em não trocar novamente tão cedo.
Estou até pensando em aguentar mais 1 ou 2 semanas pra ver se aparecem em outros lugares e dá uma abaixada no preço.

Placa mãe já comprou ou vai comprar também? Estou pensando em pegar a B450 Tomahawk, acho que na faixa de preço é a melhorzinha.
 
As CPU sim, mas o preço das placas-mãe não.

Para quem enchia a boca para falar mal das placas-mãe Intel, a mais pirenta X570 não sai por menos de R$1.350.

Até aquela Tomahawk B450 que tem VRM 4+2 meia boca agora não sai por menos de R$750.
As placa mães no geral estão num valor absurdo, tanto AMD quanto Intel, tá complicado viu
 
Sobre o problema no Linux, parece que é com o systemd, com uma versão antiga (como a do Ubuntu 18,04 LTS) funciona normal, fonte.

O problema não seria o "kernel+systemd"? A sorte é que ainda não lançaram o Linux 5 LTS, o Ubuntu rodou gloriosamente na versão 18.04.
Será que fazendo testes com distros sem o systemD funfaria de boas? Vai demorar a surgir já que essas comunidades são bem modestas, tomara que o Michael L. do Phoronix teste com distros que não sejam systemD, embora o testsuite dele talvez não satisfaça a dependência de init's alternativos, temo eu.
 
O problema na BIOS era verdade

Agora precisa esperar muitas atualizações de BIOS para que tudo seja corrigido

D-8fA7DXUAAmQUf.png:large







:full:

Eu fico um um pé atras na Bios que vieram nessas placas mães, talvez fizeram nas coxas ou um Bug proposital, sei lá evitando que as APUS 3200G e 3400G Ultrapassem o Clock de 4.2 ~ 4.3ghz.
:hmm:
Pode ser uma hipótese...

Quando eu ver a nova remessa de teste entre 4.5 ~ 4.6Ghz (apesar de nem tudo ser clock como a Intel) é a unica coisa que foi prometido pela AMD que ainda não foi o padrão nos testes (Boost Clock).:vinho:
 
Eu to na mesma dúvida brother, tentando colocar na balança entre pegar o 3600x por 1250 ou pagar 1800 no 3700x. É aquela né, vale a pena pagar 550 reais a mais pra ter os 2 cores e 4 threads a mais? Esses cores a mais vão fazer diferença nas atividades que vc vai desempenhar no dia a dia?

O negócio é que nem eu consigo responder pra mim mesmo essas perguntas! Hahahahah
Se não for usar para workload vá de 3600x. use essa diferença pra pegar memórias mais rápidas(que dão diferença) ou um ssd.
 
Eu to pensando até em economizar um pouco mais e pegar o 3600 por 1100, me parece que pensando mais em jogos seria o mais sensato.
Mas provavelmente o 3700x seria melhor pra quem pensa em não trocar novamente tão cedo.
Estou até pensando em aguentar mais 1 ou 2 semanas pra ver se aparecem em outros lugares e dá uma abaixada no preço.

Placa mãe já comprou ou vai comprar também? Estou pensando em pegar a B450 Tomahawk, acho que na faixa de preço é a melhorzinha.

Então, no meu caso eu não me importaria de pagar 150 reais a mais pra pegar o 3600x, acho que 150 vale a pena pra pegar um processador com frequencia e tdp maior, provavelmente um chip de qualidade maior que pode subir mais em over. Já a diferença de 550 reais pro 3700x é um caso bem diferente a se pensar.

Quanto a MB, eu to numa noia de montar um pc ITX mano, to de saco cheio de gabinete grande e pesado, ruim de levar para os lugares e ocupando espaço aqui na mesa, e como minha sogra mora do lado do paraguai, to pensando em pegar uma Asus B450-I Strix (700 reais) ou uma Gigabyte Aorus B450-I PRO WIFI (550 reais). Mas se eu fosse de ATX sem dúvida alguma compraria essa Tomahawk sem pensar duas vezes, CxB dela é imbatível aqui no Brasil.

Se não for usar para workload vá de 3600x. use essa diferença pra pegar memórias mais rápidas(que dão diferença) ou um ssd.

É que o orçamento que eu montei aqui eu já coloquei um SSD m2 bem bacana (3500 de leitura e 2300 de escrita), umas memorias 3200mhz CL15, que acho que pegar frequencias maiores aumentaria muito o preço a custo de uma performance pequena. Então tipo a dúvida ta só no seguinte mesmo: gastar 550 reais a mais ou não? Não vou deslocar esses 550 pra outra peça do pc.
 
As CPU sim, mas o preço das placas-mãe não.

Para quem enchia a boca para falar mal das placas-mãe Intel, a mais pirenta X570 não sai por menos de R$1.350.

Até aquela Tomahawk B450 que tem VRM 4+2 meia boca agora não sai por menos de R$750.

Nao da pra comprar X570 com B450 e X470.
O tal do PCI-E 4.0 e a promessa de RAM mais rápida fez com que o preço de produção da placa crescesse bastante. Somado á isso temos em toda linha X570 VRMs bem mais sólidos.
Mas qer X570, mesmo as mais de entrada são overkill qdo se trata de VRM

O fato do VRM ter 4 fases, desde que ele seja bem refrigerado ecom compenentes OK, nao vai afetar nem mesmo se for fazer overclock num octa-core. Nao da pra exigir de uma placa de U$115 porjeto de uma de U$250,00
 
Torcendo para estes updates de BIOS alcançarem 4.6ghz all cores. :mr::full:
 
:full:

Eu fico um um pé atras na Bios que vieram nessas placas mães, talvez fizeram nas coxas ou um Bug proposital, sei lá evitando que as APUS 3200G e 3400G Ultrapassem o Clock de 4.2 ~ 4.3ghz.
:hmm:
Pode ser uma hipótese...

Quando eu ver a nova remessa de teste entre 4.5 ~ 4.6Ghz (apesar de nem tudo ser clock como a Intel) é a unica coisa que foi prometido pela AMD que ainda não foi o padrão nos testes (Boost Clock).:vinho:

Não tem sentido, já que as APUs são Ryzen 2000, o clock máximo deles estável é esse mesmo.
 
Com esses preços de lançamento, não tendo placa mãe compatível com Ryzen, pensando em jogos, sendo que tenho um bom watercooler, certeza que eu iria no i5 9600k.
Mas vou aguentar mais um pouco o gargalo do meu i5 3570k, para ver como estará a situação no fim do ano. Quem sabe sai um R7 3700(non x) por um bom preço.

A decepção é que o meu i5 22nn, faz 4.5 GHZ à 1.17v, e os ryzen 7nm tem que ir a 1.4v para 4.3 GHZ.
Se esses ryzen 5 pegassem 5 GHZ em todos os core, ia ser o inferno na intel.
 
Mais fácil você mandar um email pra ambas as lojas amanhã, pra saber se já tem a pronta entrega ou se vai ter que esperar.
Liguei para a Pichau, nem atendem para perguntar quando vão começar a postar (previsão).. vou de TBS mesmo.
 
O problema na BIOS era verdade

Agora precisa esperar muitas atualizações de BIOS para que tudo seja corrigido

D-8fA7DXUAAmQUf.png:large






Pois é, até o Tom's hardware comentava sobre a possibilidade de refazer o review. E todos comentando também desse boost estranhamente fraco e o gráfico do Anandtech testando já prova que o Ryzen 3Gen vai mais longe (veja no link abaixo). E muito interessante relembrar o comentário atribuído à TSMC de que 5GHz seria possível nos 7nm.

ANANDTECH: Atualização da metodologia de testes de artigos (8 de julho):

Nós rodamos nossos números de revisão originais com o firmware mais recente disponível para a placa-mãe MSI MEG X570 ACE na semana passada (Versão 7C35v11). No sábado, dia 6, MSI compartilhou conosco um aviso sobre uma nova versão, que ficou disponível para download no domingo, dia 7, data de lançamento e publicação da revisão.

Tivemos mais tempo para investigar o novo firmware e descobrimos alterações extremamente grandes no comportamento do algoritmo de aumento de frequência. O novo firmware (versão 7C35v12) para a placa-mãe contém o novo firmware ComboPI1.0.0.3.a (AGESA) da AMD.

Descobrimos os seguintes efeitos diretos mensuráveis entre as duas versões de firmware:

AMD-MSI-firmware-update-boost-changes.png

(Observação: este é um teste personalizado que usa uma cadeia de instrução fixa com temporização de looping de granulação fina para derivar a frequência; ela exibe a frequência de um único núcleo)

Observamos uma mudança significativa no comportamento de aumento da CPU, agora aumentando para frequências mais altas e, particularmente, em um ritmo mais rápido, de modo ocioso, correspondendo mais corretamente à latência e ao comportamento de resposta do produto da AMD.

No momento, estamos reexecutando todos os números de nossas suítes e atualizando o artigo quando necessário para refletir o novo comportamento de frequência.
fonte https://www.anandtech.com/show/14605/the-and-ryzen-3700x-3900x-review-raising-the-bar/5

e provavelmente tem muito mais trabalho pela frente, parece que fizeram um grande esforço para evitar vazamentos de desempenho, o que é aceitável considerando que a Intel tem uma capacidade de responder a uma possível performance superior da concorrência em um prazo de tempo menor do que a AMD (como vemos no caso das VGAs onde a AMD foi obrigada a baixar o preço antes de lançar oficialmente, e isto gera um prejuízo considerável). No caso do Ryzen 3Gen, vai ter revanche em muitos games ainda.
 
Com esses preços de lançamento, não tendo placa mãe compatível com Ryzen, pensando em jogos, sendo que tenho um bom watercooler, certeza que eu iria no i5 9600k.
Mas vou aguentar mais um pouco o gargalo do meu i5 3570k, para ver como estará a situação no fim do ano. Quem sabe sai um R7 3700(non x) por um bom preço.

A decepção é que o meu i5 22nn, faz 4.5 GHZ à 1.17v, e os ryzen 7nm tem que ir a 1.4v para 4.3 GHZ.
Se esses ryzen 5 pegassem 5 GHZ em todos os core, ia ser o inferno na intel.

Se vc ler antes de postar vai descobrir o pq dos Ryzen não estarem overclocando
 
Com esses preços de lançamento, não tendo placa mãe compatível com Ryzen, pensando em jogos, sendo que tenho um bom watercooler, certeza que eu iria no i5 9600k.
Mas vou aguentar mais um pouco o gargalo do meu i5 3570k, para ver como estará a situação no fim do ano. Quem sabe sai um R7 3700(non x) por um bom preço.

A decepção é que o meu i5 22nn, faz 4.5 GHZ à 1.17v, e os ryzen 7nm tem que ir a 1.4v para 4.3 GHZ.
Se esses ryzen 5 pegassem 5 GHZ em todos os core, ia ser o inferno na intel.
vc leu as postagens sobre o problema que foi encontrado no BIOS e que estão corrigindo?
 
Pois é, até o Tom's hardware comentava sobre a possibilidade de refazer o review. E todos comentando também desse boost estranhamente fraco e o gráfico do Anandtech testando já prova que o Ryzen 3Gen vai mais longe (veja no link abaixo). E muito interessante relembrar o comentário atribuído à TSMC de que 5GHz seria possível nos 7nm.


fonte https://www.anandtech.com/show/14605/the-and-ryzen-3700x-3900x-review-raising-the-bar/5

e provavelmente tem muito mais trabalho pela frente, parece que fizeram um grande esforço para evitar vazamentos de desempenho, o que é aceitável considerando que a Intel tem uma capacidade de responder a uma possível performance superior da concorrência em um prazo de tempo menor do que a AMD (como vemos no caso das VGAs onde a AMD foi obrigada a baixar o preço antes de lançar oficialmente, e isto gera um prejuízo considerável). No caso do Ryzen 3Gen, vai ter revanche em muitos games ainda.


Os drives e bios vão maturar ainda, daqui a 2 meses já deveremos ver um desempenho muito maior por conta dos Updates, como o cara da AMD comentou, eles correram para lançar bios para todas as placas conseguirem usar, mas não significa que vão neste momento conseguir retirar 100% do desempenho do Ryzen 3
 

Ele tá bem c/ o pé atrás desses reviews doq já estávamos desconfiando da baixa freq. dos ryzens (4.3 ghz hã?) nos testes devido a problemas de bios.
 
vc leu as postagens sobre o problema que foi encontrado no BIOS e que estão corrigindo?

Se vc ler antes de postar vai descobrir o pq dos Ryzen não estarem overclocando

É uma esperança. Torço muito que isso aconteça, vai ser bom para todo mundo.

Mas eu não gastaria dinheiro enquanto não estiver concretizado. Já até estou com grana separada para fazer um upgrade no processador/placa mãe/memória. Tenho um monitor 144 HZ, GTX 1080, e sei que o meu i5 4 core está gargalando monstro. Porém estou segurando a ansiedade para não me arrepender depois.
 

Ele tá bem c/ o pé atrás desses reviews doq já estávamos desconfiando da baixa freq. dos ryzens (4.3 ghz hã?) nos testes devido a problemas de bios.


C7kOaTN.png
 

Ele tá bem c/ o pé atrás desses reviews doq já estávamos desconfiando da baixa freq. dos ryzens (4.3 ghz hã?) nos testes devido a problemas de bios.

Pra variar esse maluco aí vem correndo pra expressar a arrogância dele sem saber o que de fato está acontecendo kkkkk Deveria mudar o nome do canal pra PC Farpas e em vez de Facts.
 
É uma esperança. Torço muito que isso aconteça, vai ser bom para todo mundo.

Mas eu não gastaria dinheiro enquanto não estiver concretizado. Já até estou com grana separada para fazer um upgrade no processador/placa mãe/memória. Tenho um monitor 144 HZ, GTX 1080, e sei que o meu i5 4 core está gargalando monstro. Porém estou segurando a ansiedade para não me arrepender depois.
Não tenho como discordar de vc, essa historia do consumidor ser beta tester da AMD pelo terceiro lançamento consecutivo é foda. É uma historia de ter que esperar diver maturar, BIOS ser corrigida, fabricante fazer sei lá oq... é chato mesmo.

Pra variar esse maluco aí vem correndo pra expressar a arrogância dele sem saber o que de fato está acontecendo kkkkk Deveria mudar o nome do canal pra PC Farpas e em vez de Facts.

Antipatia enorme desse cara. Acho legal ele ficar admirado que não tem inscrito.. que o canal não cresce.. pq pra ele a qualidade da informação que ele passa vc nao encontra em lugar nenhum. Ele recicla as informações e suposições encontradas no reddit como se fosse verdade absoluta saída da mente brilhante dele e fala com a voz empostada de quem entende do assunto pra ver se engana... Chato demais isso...
 


















 
Tomara que lancem bios para as placas B450 com esse problema resolvido, acredito que sim, mas vai saber né.

Então, no meu caso eu não me importaria de pagar 150 reais a mais pra pegar o 3600x, acho que 150 vale a pena pra pegar um processador com frequencia e tdp maior, provavelmente um chip de qualidade maior que pode subir mais em over. Já a diferença de 550 reais pro 3700x é um caso bem diferente a se pensar.

Quanto a MB, eu to numa noia de montar um pc ITX mano, to de saco cheio de gabinete grande e pesado, ruim de levar para os lugares e ocupando espaço aqui na mesa, e como minha sogra mora do lado do paraguai, to pensando em pegar uma Asus B450-I Strix (700 reais) ou uma Gigabyte Aorus B450-I PRO WIFI (550 reais). Mas se eu fosse de ATX sem dúvida alguma compraria essa Tomahawk sem pensar duas vezes, CxB dela é imbatível aqui no Brasil.

É que o orçamento que eu montei aqui eu já coloquei um SSD m2 bem bacana (3500 de leitura e 2300 de escrita), umas memorias 3200mhz CL15, que acho que pegar frequencias maiores aumentaria muito o preço a custo de uma performance pequena. Então tipo a dúvida ta só no seguinte mesmo: gastar 550 reais a mais ou não? Não vou deslocar esses 550 pra outra peça do pc.

Qual a vantagem dele ter tdp maior? Provavelmente sobe mais em over?

Nesse valor de hoje, acho que o 3700x não está valendo tanto a pena pensando em usar para jogos.

Vamos ver quando aparecer na Kabum o que vai acontecer, por enquanto 1799 num 3700x acho caro, 2700 reais no 3900x então...
To nessa espera também. Alguém tem notícias sobre o porque a Kabum não começou as vendas ainda? As outras lojas vão mandar depois do dia 10 ou 17, será que eles nem estoque tem ainda e por isso está aguardando?
 
Ryzen só vai estar bom mesmo no Age 1.0.0.4, as fabricantes de placa mãe teve que lançar bios desde a B350 até as novas X570, não deram conta, AMD pelo visto demorou pra liberar agesa beta, jeito é esperar pra saber a verdade, mas não vou cancelar minha compra por nada.
 


zrpizz9pl2931.jpg
















f9b171a6ix831.jpg


 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo