[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

É galera, a BIOS mágica era papo furado mesmo.
 
Acabei de postar 3 páginas atrás sobre essa situação e a galera já decretou que problema na BIOS é papo furado, vou quotar novamente

Alguns tiveram problema na BIOS e outros utilizando a mesma placa não tiveram nada.

No caso do Gamers Nexus com a Gigabyte master dele não ocorreu nenhum problema, mas isso não significa que em outras placas Gigabyte master não ocorreram o problema na BIOS



É galera, a BIOS mágica era papo furado mesmo.

Apoie-nos na loja GN: https://store.gamersnexus.net/
Muitas pessoas gostam de ignorar o conteúdo e, em seguida, enviar spam para o reddit, por isso, ESTEJA REALMENTE CLARO: Isso NÃO significa que todas as revisões não serão afetadas. , mas nossa revisão do R5 3600 não é afetada pelo bugs do BIOS e nossa revisão do R9 3900X não é afetada pelas cargas de trabalho de produção de todos os núcleos e é minimamente afetada por alguns jogos levemente encadeados, o máximo que vimos é de 2%(abaixo de 2,7% após ainda mais reteste). E, novamente, como dito no final, isso está na AMD, então se você vir outros revisores com diferenças maiores, não faça comentários sobre a brigada. O aumento irá variar de unidade para unidade (nem mesmo por SKU) e por BIOS. Atualização: Na verdade, apenas testou novamente o GTA V no F5C e o mores corre para resultados médios na diferença de mudança do BIOS caindo para 0,9-1,1%, o que está dentro do erro. A primeira rodada pode ter soluçado em uma corrida, o que significa que a diferença é ainda menor no jogo em que parecia significativo
 
Última edição:
Eita, parece que quem esperou por bios milagrosas esperou de graça...

 
SSD PCIe Gen 4 mais rápidos que os atuais somente no final de 2020

Na verdade, nem os recursos nem as especificações do controlador PCIe 4x4 da SMI são confirmados pela Silicon Motion neste momento, mas há um plano claro para tornar as unidades habilitadas para PCIe 4.0 com tecnologia Silicon Motion disponíveis em algum momento do segundo trimestre de 2020.

https://www.anandtech.com/show/14433/silicon-motion-pcie-40-x4-ssd-controller-in-development

O PCIe 5.0 não virá para as placas de consumo. É uma tecnologia estritamente orientada ao servidor.
O problema é que mesmo o PCIe 4.0 está no limite do que é possível em configurações atuais de placa-mãe para o consumidor, já que o comprimento do sinal é de apenas 16 cm (6 polegadas) sem um repetidor. Para o PCIe 5.0 que é reduzido pela metade, você precisa de um repetidor com muita energia para cada 8 cm (3 polegadas).
Para tornar o PCIe 5.0 mais realista em placas de consumo, o atual padrão ATX terá que ser usado, e as placas-mãe terão que ter o soquete da CPU centralizado na placa com slots de expansão PCIe em ambos os lados, em vez da configuração atual com o soquete da CPU. fim do tabuleiro.

Devido à complexidade adicional da placa sobre PCI-e 4.0, necessidade de retimers, e custo eu não vejo a maioria dos consumidores vendo PCI-e 5.0 por muitos anos. PCI-e 5.0 Eu acho que será usado exclusivamente no lado da empresa / servidor, enquanto os consumidores usarão o PCI-e 4.0. O custo e a complexidade são muito grandes para abandonar o PCI-E tão rapidamente

Limitações do tamanho da ROM do BIOS Quase desestimulam a promessa de compatibilidade com versões anteriores do Zen2 da AMD


https://www.techpowerup.com/257201/...ail-amds-zen2-backwards-compatibility-promise

A AMD conseguiu cumprir sua promessa de compatibilidade retroativa para os processadores Ryzen de 3ª geração em placas-mães baseadas nos chipsets AMD série 300 e série 400. Esta promessa foi muito perto de ser descarrilado sugere um segmento da comunidade em fóruns da MSI. De acordo com representantes da MSI ativas no fórum, a capacidade do chip EEPROM flash da SPI que armazena o firmware UEFI da placa-mãe está lamentavelmente limitada a empinar no microcódigo AGAMAS ComboAM4 1.0.0.3a em muitas de suas placas-mãe.

A empresa teve que fazer várias alterações em seu pacote UEFI BIOS que está circulando atualmente como um "beta", para acomodar o suporte para processadores Ryzen de 3ª geração junto com o AGESA ComboAM4 1.0.0.3a. Primeiro, teve que dar suporte aos processadores da série A e Athlon baseados no silício "Bristol Ridge" de 28 nm. Segundo, tinha que [e este é um grande problema], chutar o módulo RAID, quebrando o SATA RAID em muitas de suas placas-mãe. Terceiro, ele teve que substituir seu programa de instalação Click BIOS 5, rico em recursos, por um programa BIOS Click "GSE Lite" barebones, que não possui muitos recursos do programa original, e vem com uma interface de usuário de baixa resolução. Este programa ainda inclui alguns recursos essenciais exclusivos da MSI, como o A-XMP (que traduz perfis do Intel XMP para configurações compatíveis com o AMD), Smart Fan e M-Flash.

fBHnxsC6DzJvjDCB.jpg


A parte assustadora? Muitas outras marcas de placas-mãe parecem estar usando EEPROMs de 16 megabytes em suas placas-mães soquete AM4 mais antigas. Essas empresas são obrigadas a ter problemas de capacidade de ROM semelhantes, a menos que mantenham seus programas de configuração UEFI leves. Placas-mãe baseadas no mais recente chipset X570 apresentam EEPROMs de 32 megabytes. O chipset AMD X570 não tem suporte não apenas para o "Bristol Ridge", mas também para os processadores Ryzen "Summit Ridge" e "Raven Ridge" da primeira geração.

Recomendamos que, a menos que você possua literalmente um processador Ryzen de terceira geração, não atualize o BIOS da sua antiga motherboard soquete AM4. Você pode se arriscar a perder recursos e quebrar seus volumes RAID. Descubra a versão mais recente do BIOS que tem o microcódigo clássico AGESA PinnaclePI 1.0.0.6 e use isso.



























Eita, parece que quem esperou por bios milagrosas esperou de graça...



Ele não obteve problema na BIOS e teve alguma melhoria de desempenho, agora resta esperar os review dos reviews daqueles que tiveram problema




 
Discussão interessante no reddit

SSD PCIe Gen 4 podem evoluir muito mais em questões de velocidade





 
Estou com o boleto do ryzen 2700 vencendo hoje, 916 ja por sedex, acho que irei deixar passar e esperar um 1600 ou 2600 que ja me atendem bem demais, mas o 1600 quria por menos de 600... aguardar
 
O problema das BIOS não poderia ser parcialmente resolvido oferecendo BIOS totalmente separadas por gerações? Assim teriam espaço talvez para versões não simplificadas.
 
Estou com o boleto do ryzen 2700 vencendo hoje, 916 ja por sedex, acho que irei deixar passar e esperar um 1600 ou 2600 que ja me atendem bem demais, mas o 1600 quria por menos de 600... aguardar

Se não quiser com garantia ( e nem o cooler), tem o Ryzen 5 1600 por R$ 377+ frete no Aliexpress, link.
 
A voltagem desses ryzen não esta alta dms?
 
isso ai é dor de cotovelo,ele está fazendo análise bravo por não ter recebido os processadores mais procurados,os 3600 pra cima,ele e o baltar desceram a lenha ,sera que não entra na cabeça desses caras que quem vai comprar esses processadores é que não tem de forma alguma dinheiro pra uma placa de vídeo no momento?quem compra esse integrados ficam de 6 meses a 1 ano sem gastar nenhum centavo a mais,poxa não dá,o argumento dele já cai quando ele mesmo prova que o processador é capaz de rodar qualquer jogo na casa dos 60 fps com um 2080ti,indicando que o cara pode colocar qualquer placa de video futuramente pra ter melhor desempenho(lógico que não uma 2080ti né??),que é o principal objetivo de quem monta um pc dessa maneira,ele deveria é descer a lenha nas lojas que vendem computadores novos com esse processador e placa de video junto,isso é um erro imperdoável,na verdade esses sim estão enganando o consumidor.em momento algum ele fala pra não comprar esse processador se ja tem placa de video,ai o cara vai lá compra o 2600 indicado por ele e vem sem vídeo integrado, chega na casa do cara o cara liga e cadê o video???
E tem público que apenas joga casualmente e a Vega 11 é mais que suficiente, para que diabos esse público que só quer jogar um Moba, Overwatch ou não se importa de setar em 720p alguma coisa mais exigente vai comprar fonte mais cara e placa de vídeo?
 
Boa sorte aos early adopters. Vou deixar mais uns dois meses de standby antes pra ver se valerá a pena embarcar nessa geração. Se tem uma coisa que prezo mais que performance é estabilidade.
Vou pular essa geração de processadores, a única coisa que está realmente me interessando é SSD PCI-e 4.0, quando amadurecer mais um pouco e se a diferença de performance for brutal talvez eu compre uma placa-mãe e um SSD e coloque meu 2400G nela.

Processamento e performance gráfica o 2400G está me atendendo muito bem por enquanto.
 
Vi que tem uma galera com dúvida entre pegar uma X470 top ou uma X570 de entrada, então vou deixar essas duas tabelas aqui:
Comparação de placas AM4
AM4 Vcore VRM Ratings
Putz, agora desanimei de vez.

MSI MPG x570 gaming plus e asrock x470 gaming 4k eram minhas escolhas por conta do valor e as duas são consideradas tier 3. Foda pagar caro por algo que não tem tanta qualidade quanto deveria.

Até queria uma x470 taichi, mas só está disponível na Pichau e o frete fica mais de 200 com o processador.
 
Sera que e mais vantagem então ir de taichi x 470 ou asus formula x 470 placas tops ao inves de uma das x 570 mais de entrada ???
 
Putz, agora desanimei de vez.

MSI MPG x570 gaming plus e asrock x470 gaming 4k eram minhas escolhas por conta do valor e as duas são consideradas tier 3. Foda pagar caro por algo que não tem tanta qualidade quanto deveria.

Até queria uma x470 taichi, mas só está disponível na Pichau e o frete fica mais de 200 com o processador.
X570 Gaming Plus é placa de entrada da linha.. por isso é Tier 3, mas se vc olhar, as X570 de entrada dão pau em construção da maioria das X470 top. ela é 3 comparada com as outras X570.. se comparar com X470 ela subiria muito.
Uma X570 Gaming Plus tem VRM 8+2 fases, 8 camadas do PCB ( o que deve garantir memoria ram mais estável).
 
Sera que e mais vantagem então ir de taichi x 470 ou asus formula x 470 placas tops ao inves de uma das x 570 mais de entrada ???
Pelo mesmo preço eu so nao iria numa X570 de entrada entrada, tipo X570-A X570-P que sao aquelas que economizaram ate na tinta do PCB....
mas uma X470, tipo a Taichi, estando mais barata, eu iria na mais barata.
 
Boa sorte aos early adopters. Vou deixar mais uns dois meses de standby antes pra ver se valerá a pena embarcar nessa geração. Se tem uma coisa que prezo mais que performance é estabilidade.
Até porque a galera que tá comprando agora só vai receber os processadores daqui a 15 ~ 30 dias...

Também vou esperar. Só compraria se o preço estivesse uns 200 ou 300 reais a menos do que estão vendendo
 
Putz, agora desanimei de vez.

MSI MPG x570 gaming plus e asrock x470 gaming 4k eram minhas escolhas por conta do valor e as duas são consideradas tier 3. Foda pagar caro por algo que não tem tanta qualidade quanto deveria.

Até queria uma x470 taichi, mas só está disponível na Pichau e o frete fica mais de 200 com o processador.

Boa tabela.

Tem até B450 e x370 dando conta de empurrar 3900X, não tem porque gastar com x570 nesse momento.

Lembrando que o controlador de memória nos Ryzen fica no CPU, então as melhorias com maiores frequências DDR4 e estabilidade funcionam em qualquer MB.
 
Alguém acha um salto considerável do R5 1600 pro 3600?
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo