[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Lembrando que o controlador de memória nos Ryzen fica no CPU, então as melhorias com maiores frequências DDR4 e estabilidade funcionam em qualquer MB.
Concordo que hoje qqer MoBo, seja 300 ou 400 , que tenha construção media, suporta o Ryxen300 na boa.. As melhores dessas linhas, suportam ate os 12 cores sem problemas...
E que devido á melhora dos controlador de memoria dos Ryzen 300, todas as linhas devem se beneficiar com isso

mas..

Mobo tb influencia qdo se trata de velocidades mais altas..
Isolamento do sinal entre o slot e o CPU e a topologia adotada pela fabricante influenciam na estabilidade sim...
Mas se bem que no Ryzen usar memoria acima de 3600Mhz é perigoso ter performance pior...
 
Boa tabela.

Tem até B450 e x370 dando conta de empurrar 3900X, não tem porque gastar com x570 nesse momento.

Lembrando que o controlador de memória nos Ryzen fica no CPU, então as melhorias com maiores frequências DDR4 e estabilidade funcionam em qualquer MB.
MSI b450 Tomahawk uma das melhores b450, se não a melhor :mr:.
 
Concordo que hoje qqer MoBo, seja 300 ou 400 , que tenha construção media, suporta o Ryxen300 na boa.. As melhores dessas linhas, suportam ate os 12 cores sem problemas...
E que devido á melhora dos controlador de memoria dos Ryzen 300, todas as linhas devem se beneficiar com isso

mas..

Mobo tb influencia qdo se trata de velocidades mais altas..
Isolamento do sinal entre o slot e o CPU e a topologia adotada pela fabricante influenciam na estabilidade sim...
Mas se bem que no Ryzen usar memoria acima de 3600Mhz é perigoso ter performance pior...

Claro que melhora, mas como até as x570 de entrada estão caras por causa do PCI-E 4.0, pegar uma top tier x370/B450/x470 você vai ter uma construção melhor que uma x570 de entrada por menos $$.

E como vc falou, Ryzen 3000 tá melhor já com as DDR4, mas nada de altas frequências ainda, e qualquer dessas placas que mencionei tocam 3600/3800Mhz de DDR4 sem maiores problemas.

MSI b450 Tomahawk uma das melhores b450, se não a melhor :mr:.

As B450 da MSI são as melhores disparado.

Chega a ser engraçado como a MSI é boa nesse chipset e em outros tem uma placas bem meia boca (na real todas as fabricantes tem disso).
 
Será que ainda vela a pena investir no r7 3700x? Depois dessas informações que ele não sobe a 4.4ghz?
Eu estava esperando por ele.
As placas mães x470 aceitam esse negócio de pbo+ ?
Estou meio desanimado, até pensando em partir pra intel.
 
Será que ainda vela a pena investir no r7 3700x? Depois dessas informações que ele não sobe a 4.4ghz?
Eu estava esperando por ele.
As placas mães x470 aceitam esse negócio de pbo+ ?
Estou meio desanimado, até pensando em partir pra intel.
Pro seu uso, duvido muito que sentirá diferença entre AMD ou Intel. Então vá naquele que irá oferecer o melhor CxB entre as possibilidades. Mas eu ficaria com a AMD, msm com esse problema do clock, ainda é um monstro.
 
3400g acho q não está compensando contra o 2400g. Aguardar pra reduzirem os preços. Queria ver os testes c/ o 3200g.
 
3400g acho q não está compensando contra o 2400g. Aguardar pra reduzirem os preços. Queria ver os testes c/ o 3200g.

Bem q a amd poderia lançar os 3200g e 3400g aproveitando os chips de 7nm já pra este ano q não passassem pelo controle de qualidade dos 6/8/12 cores, imagina o salto de desempenho em relação à 2ªg? Mas acredito q a qnt seja insuficiente ainda.
 
^^ Ryzen 3 apresentando problemas no Linux.
Ryzen 3 sendo atrapalhados por causa de BIOS e UEFI's incompletas...
Ainda assim achei os resultados muito bons, independente dos FPS, ainda tem a questão "streaming" que os advogados do FPS esquecem de citar, mas calmaí, o OC 5.0 ghz do 9900k pode vir a autenuar essa questão, mas pro pessoal que tá estufando o peito pra dizer que teve core i5 que bateu Ryzen 7 e Ryzen 9, tenho de lembrar a vocês que nenhum core 5 strema mano, pelamor, vamos com mais calma.
E pro pessoal que falou que foi uma "decepção" e o hype não compensou, ué? O outro lado tá prometendo os 10nm já faz uma pá de anos bem boa e, só poderá lançar em versão mobile, talvez lance ano que vem os 10nm, enquanto isso os preços ó, ultrapassando a estratosfera, não baixa nem com reza forte e praga maléfica!
Agora o que faz um "mature process" né? 3200g e 3400g rodando as jogatinas com médias de 50 FPS sem precisar colocar o CPU no limite! Esperando os drivers Vulkan pra melhorar o que já é ótimo.
como assim, nenhum core i5 nao streama? vc ta dizendo que eu não consigo streamar com meu i5 9600k? nao faz o menor sentido. de onde vc ta tirando isso?
 
Acho que foi o único review/comparação , teste ou chamem do que quiser do R5 3600x que para mim seria a compra nessa categoria. Não vou com a cara das versões non X ( kkkk legado intel onde nunca comprei um non K )


o i5 tá overcoclado estupidamente em 5ghz e o amd em stock. o uso no i5 ainda fica muito maior que o do ryzen tendo pouquissima diferença no desempenho. hoje, sem dúvida alguma, eu compraria esse ryzen no lugar do meu combo. ainda economizaria na mobo, dando mais grana pra outro upgrade.
 
como assim, nenhum core i5 nao streama? vc ta dizendo que eu não consigo streamar com meu i5 9600k? nao faz o menor sentido. de onde vc ta tirando isso?
 

o i5 tá overcoclado estupidamente em 5ghz e o amd em stock. o uso no i5 ainda fica muito maior que o do ryzen tendo pouquissima diferença no desempenho. hoje, sem dúvida alguma, eu compraria esse ryzen no lugar do meu combo. ainda economizaria na mobo, dando mais grana pra outro upgrade.
Consegue fazer stream sim
Acho que ele quis dizer em casos específicos
Tipo um BF V online com 64 players
Ai realmente tem chance do processador n aguentar e ficar dando stutterings
 
Bem q a amd poderia lançar os 3200g e 3400g aproveitando os chips de 7nm já pra este ano q não passassem pelo controle de qualidade dos 6/8/12 cores, imagina o salto de desempenho em relação à 2ªg? Mas acredito q a qnt seja insuficiente ainda.

ai perde o sentido de ser um processador de entrada pra quem não tem grana pra uma VGA.
 
ai perde o sentido de ser um processador de entrada pra quem não tem grana pra uma VGA.
Mas aí se aproveitariam todos os chips reprovados no controle de qualidade dos 7 nm, aqueles bem abaixo de serem considerados de 6 até 12 cores, s/ ter desperdício durante o processo.
 
Mas aí se aproveitariam todos os chips reprovados no controle de qualidade dos 7 nm, aqueles bem abaixo de serem considerados de 6 até 12 cores, s/ ter desperdício durante o processo.

Cara vc ta viajando demais, o custo vai ser alto do mesmo jeito, não tem sentido algum a AMD fazer isso, APU é pra quem não tem grana pra um Processador + VGA + Fonte boa, ponto. colocar 7nm em algo com esse objetivo vai ficar muito caro.
 
Infelizmente nossos youtubers são os donos de loja, que nao são lá mundo aprofundados no assunto tecnologia e apenas na promoção das vendas ou os mesmos cabocos que encontramos aqui no fórum discutindo possibilidades e teorias, pois nenhum de nós temos acesso a informação privilegiada.
O pior é que ao invés de tentar aprofundar a discussão e trazer algo de útil, tentam impor uma suposta superioridade de conhecimento pra uma plateia de fanboy de 12 anos que vai brigar nos comentários e peguntar sobre PC gamer barato.
Alguns, como o Baltar, viram que se ligar o modo "ataque", ofensa e deboches, consegue views e gera comentários e como consequência, o crescimento do canal e então foi nessa linha...

Eu gosto do Peperaio pq ele nao fica tentando fazer firula, ele usufrui do acesso privilegiado que ele conseguiu pra algumas peças de hardware e produz informação útil e direcionada pro nosso mercado.

O Peperaio é um dos únicos que bota os pés no chão e faz teste com 4K@30, vídeo integrado com memória dual channel ou single.
Teste de VRM com CPU forte em mobo simples (já que muitas pessoas optam por economizar na mobo e invetir depois num CPU melhor).
Entre outros testes combinando qualidade gráfica, placas mais acessíveis e CPU sem exagero e tentar extrair dali desempenho suficiente pra jogar.

Diferente de muitos que se o CPU, que faz 150 FPS, perde pra uma que faz 170, já é um lixo.
 
3400g acho q não está compensando contra o 2400g. Aguardar pra reduzirem os preços. Queria ver os testes c/ o 3200g.


Diferença de no máximo 5fps.
São em média +15%, praticamente o ganho do IPC do 1 -> 1+ (5%), somado à Vega 11, que não dá pra 'subir' tanto.
Quando se fala em 15% na faixa das 1060-1070->..., são 15 a 20 fps... aí a gente "vê" ganho. Tem de ponderar esses detalhes .

Agora, esse lance de chamar chip "2000" de "3000" é forçar a barra... e já vem de antes, chip '1000' de '2000'.. excavator de '1000'. Nesse ponto, concordo com o MArcus.

.
 
Boa tarde, possuo um i7 3770 non k no momento, pensando em ir para o Ryzen, agora que saiu a 3, mas penso em pegar a 2 geração, tenho duas perguntas, a tendencia será baixar os ryzen 2?! Baseado no meu i7, qual ryzen devo pegar para ter mais desempenho?! Pergunto para não trocar gato por lebre... Obrigado.
 
Boa tarde, possuo um i7 3770 non k no momento, pensando em ir para o Ryzen, agora que saiu a 3, mas penso em pegar a 2 geração, tenho duas perguntas, a tendencia será baixar os ryzen 2?! Baseado no meu i7, qual ryzen devo pegar para ter mais desempenho?! Pergunto para não trocar gato por lebre... Obrigado.
A tendência é os ryzen 2ªg baixarem + um pouco e estabilizarem nos preços. Se for só pra focar nos 60 fps, um r7 2700 já será o suficiente caso tenha mta pressa, e pensando a longo prazo. Se puder aguardar alguns meses até a "poeira" dos preços dos ryzen 3ªg baixar, melhor.
 
Diferença de no máximo 5fps.
Ainda bem, eu ia ficar muito puto se houvesse uma melhora de 50% na performance e uma Vega 22 nesse processador 3 meses depois de montar um PC com o Ryzen 5 2400G e pressionado ao upgrade. :haha:

EDIT: +5fps é quase nada quando se está rodando na casa dos 100 ou 144 mas é algo relevante quando se está na casa dos 30.
 
Última edição:
Ainda bem, eu ia ficar muito puto se houvesse uma melhora de 50% na performance e uma Vega 22 nesse processador 3 meses depois de montar um PC com o Ryzen 5 2400G e pressionado ao upgrade. :haha:
Eu quero ver mais na frente um "4400G", 6/12 4.0 + navi.. algo que rendesse perto de um 1500X + rx570. um desses, sim, faria a alegria do$ $em di$po$ição.

.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo