[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Galera, fui ver um video do HarwareCanucks sobre otmizar os Ryzen 3000, uma coisa que eu não tinha feito antes era ter instalado o chipset da AMD, isso habilitou o plano balanceado de energia, as temperaturas em idle melhoraram um pouco, o vcore agora ficam em 0.975, isso também ajudou a acertar os clocks em boost, estou atingindo os 4.4ghz agora em metade dos cores os outros ficam em 4350-4375mhz
 
BIOSTAR habilita formalmente o PCIe Gen 4 em suas placas-mãe AMD série 400

https://www.techpowerup.com/257515/...pcie-gen-4-on-its-amd-400-series-motherboards

A BIOSTAR formalmente (oficialmente) habilitou o suporte PCI-Express gen 4.0 para quatro dos seus modelos de placa-mãe soquete AM4 baseados nos chipsets AMD X470 e B450, através de atualizações do BIOS. O BIOS atualizado permite que você use placas gráficas PCI-Express gen 4.0 no slot PCI-Express x16 mais alto e o slot M.2 NVMe diretamente ligado ao SoC AM4. Os slots de expansão conectados ao chipset ainda estão restritos ao PCIe gen 2.0. Você precisará de um processador Ryzen "Matisse" de terceira geração para o PCI-Express gen 4.0. Entre as placas-mãe que recebem suporte a PCIe gen 4.0 através de atualizações de BIOS estão a AB45C-M4S (B450MH) , a AB35G-M4S (B45M2) , a AX47A-A4T (X470GT8) e a AX47A-I4S (X470GTN). Os links levam aos arquivos de imagem do BIOS no site do BIOSTAR, que você usa por sua conta e risco.
 




 
Então a ordem seria a xtrreme >Master>Elite >Pro mais ou menos isso ?E pq na loja onde costumo comprar chegou o modelo eLITE NA FAIXA DE 1500,00a vista

o line-up completo da gigabyte, da mais equipada para a menos:

GIGABYTE X570 Aorus Xtreme
GIGABYTE X570 Aorus Master
GIGABYTE X570 Aorus Ultra
GIGABYTE X570 Aorus Pro WIFI
GIGABYTE X570 Aorus Pro
GIGABYTE X570 Aorus Elite WIFI
GIGABYTE X570 Aorus Elite
GIGABYTE X570 I Aorus Pro WIFI (Micro ITX)
GIGABYTE X570 Gaming X

Fora o modelo micro ITX, a ELITE é a Aorus mais simples.
 
Galera RESOLVIDO!

Voltei a 7C02v17 e funcionou tudo normal!

Essas BIOS novas ainda são muito instaveis, ainda mais pra que tem o R 2xxx, provavelmente se usasse os novos Ryzen, tudo teria funcionado de primeira..

OBS: Tive uns 5 mini ataque do coração, mas to bem hehe
 
o line-up completo da gigabyte, da mais equipada para a menos:

GIGABYTE X570 Aorus Xtreme
GIGABYTE X570 Aorus Master
GIGABYTE X570 Aorus Ultra
GIGABYTE X570 Aorus Pro WIFI
GIGABYTE X570 Aorus Pro
GIGABYTE X570 Aorus Elite WIFI
GIGABYTE X570 Aorus Elite
GIGABYTE X570 I Aorus Pro WIFI (Micro ITX)
GIGABYTE X570 Gaming X

Fora o modelo micro ITX, a ELITE é a Aorus mais simples.

Entendi e a com menos recurso entao nesse valor dela eu consigo uma taichi x470 seria mais vantagem do que pegar essa aorus de entrada ne?
 
Pessoal que tá sofrendo por causa de falta de mobo's no mercado, aqui no RJ via boa dica tem Asus B450m gaming br por mais de 400 dinheiros, pelo que parece esse estoque ainda não vem com UEFi de fábrica compatível com a 3gen.
 
Entendi e a com menos recurso entao nesse valor dela eu consigo uma taichi x470 seria mais vantagem do que pegar essa aorus de entrada ne?

Comparando assim eu não sei te responder... Só comparando item por item como som, wifi, entradas usb... Quis apenas mostrar toda line-up pq percebi que estava faltando a ULTRA e estava havendo alguma confusão, afinal são muitas placas. Mas acho que todas X570 são caprichadas, ainda assim, se tu consegue mudar a bios numa boa, pensando no valor envolvido, acho que uma X470 top é sim mais negócio. :)
 
Galera, fui ver um video do HarwareCanucks sobre otmizar os Ryzen 3000, uma coisa que eu não tinha feito antes era ter instalado o chipset da AMD, isso habilitou o plano balanceado de energia, as temperaturas em idle melhoraram um pouco, o vcore agora ficam em 0.975, isso também ajudou a acertar os clocks em boost, estou atingindo os 4.4ghz agora em metade dos cores os outros ficam em 4350-4375mhz

Como está se saindo o 3700x na x470 Taichi? A bios está legal? Estou montando o mesmo setup aqui. Mobo já chegou, falta só o CPU! As RAMs ainda vou manter, tenho um kit 2400 que roda 2666. Mas estava pensando em pegar um kit 3600 c17 da Kingston.
 
Introdução

https://www.pugetsystems.com/labs/a...adripper-2-Intel-9th-Gen-Intel-X-series-1529/

"As novas CPUs da terceira geração da Ryzen são ótimas para o Photoshop" - resumo da CPU do Photoshop da Puget Systems





Por um bom tempo, a Intel tem sido a escolha de CPU dominante para muitas aplicações - especialmente aquelas como o Photoshop, que não se adaptam bem a um grande número de núcleos de CPU. Isso ficou evidente até mesmo em nossa própria linha de produtos de estação de trabalho, que tem sido predominantemente baseada na Intel há anos, com opções baseadas em AMD listadas apenas para cargas de trabalho muito específicas.

No entanto, com os novos processadores de 3ª geração da Ryzen, a AMD investiu esforços consideráveis para melhorar o desempenho de aplicativos moderadamente encadeados como o Photoshop. Em grande parte, isso é realmente o que torna os novos processadores da AMD muito interessantes. O aumento na contagem de núcleos é certamente bom, mas a maioria dos aplicativos simplesmente não verá um benefício das maiores contagens de núcleo que tanto a Intel quanto a AMD estão tendendo. Em vez disso, são as melhorias do IPC (instruções por relógio) que serão mais significativas para a maioria dos usuários - mesmo que isso não apareça nas especificações de marketing.

pic_disp.php


Neste artigo, veremos exatamente como os novos Ryzen 3600, 3700X, 3800X e 3900X funcionam no Photoshop. Como esperamos que esses processadores sacudam bastante o mercado, também aproveitamos essa oportunidade para fazer um resumo completo da CPU. Não só incluiremos os resultados para os CPUs Ryzen da geração anterior, mas também os mais recentes processadores AMD Threadripper, Intel 9thG e Intel X-series. E, por uma boa medida, vamos lançar um iMac Pro de 14 núcleos e um atual Mac Macel 12-core de 2013 (também no momento).

pic_disp.php


Normalmente, não perdemos muito em termos de desempenho, já que os preços estão constantemente em um estado de fluxo, mas não há argumento de que os novos processadores Ryzen 5 e Ryzen 7 em particular sejam excelentes para o Photoshop. Com o atual preço do MSRP, o AMD Ryzen 7 3800X é US $ 100 mais barato que o Intel Core i9 9900K, mas executa quase exatamente o mesmo. Na extremidade inferior da pilha de produtos, o Ryzen 5 3600 é US $ 60 a menos que o Intel Core i5 9600K, mas acabou sendo um pequeno ~ 4% mais rápido no geral.

Outra coisa que queremos destacar é quão grande é o gap de desempenho entre os novos processadores Ryzen e a geração anterior. A comparação mais direta é entre o Ryzen 7 2700X e o novo Ryzen 7 3700X, onde vimos um ótimo ganho de 19% no desempenho. Depois de anos vendo pequenos ganhos de desempenho de 5-10% de uma geração de CPUs para a próxima, isso é um feito muito impressionante e um indicador de que a AMD está definitivamente no caminho certo.

As CPUs da terceira geração do Ryzen são boas para o Photoshop?


No geral, os novos processadores AMD Ryzen são uma ótima opção para uma estação de trabalho do Photoshop. Pode não haver muita razão para usar o mais caro Ryzen 9 3900X sobre o Ryzen 7 3800X, mas os processadores Ryzen 5 e Ryzen 7 devem ser um pouco mais rápidos do que os similares da Intel.

Para a AMD, a plataforma X570 é muito nova e haverá um período de tempo em que os bugs precisarão ser resolvidos. No entanto, a AMD é muito melhor em permitir que você use CPUs mais novas em placas-mãe mais antigas, então se a atualização do seu processador for algo que você provavelmente fará nos próximos anos, a AMD é a escolha mais forte. Além disso, o X570 é atualmente a única plataforma com suporte para PCI-E 4.0. Isso não afeta diretamente o desempenho na maioria dos casos, mas abre a opção de usar unidades de armazenamento incrivelmente rápidas à medida que elas se tornam disponíveis.
 
Última edição:
Como está se saindo o 3700x na x470 Taichi? A bios está legal? Estou montando o mesmo setup aqui. Mobo já chegou, falta só o CPU! As RAMs ainda vou manter, tenho um kit 2400 que roda 2666. Mas estava pensando em pegar um kit 3600 c17 da Kingston.
Particularmente não tenho problemas, to usando a ultima bios 3.43, depois de ter instalado o chipset as coisas melhoraram como eu tinha mencionado, não ta chegando mais a 80 graus em stress teste apesar de ainda bater uns 78, os boosts agora tão corretos, não tenho o que reclamar.
 
Particularmente não tenho problemas, to usando a ultima bios 3.43, depois de ter instalado o chipset as coisas melhoraram como eu tinha mencionado, não ta chegando mais a 80 graus em stress teste apesar de ainda bater uns 78, os boosts agora tão corretos, não tenho o que reclamar.
Legal, essa bios ainda é a 1.0.0.1 né? Meio alta as temperaturas mesmo, qual cooler está usando, o box?
 
Legal, essa bios ainda é a 1.0.0.1 né? Meio alta as temperaturas mesmo, qual cooler está usando, o box?
Essa bios ainda é, mas a 3.46 já é o AGESA 1.0.0.3
 
Galera, fui ver um video do HarwareCanucks sobre otmizar os Ryzen 3000, uma coisa que eu não tinha feito antes era ter instalado o chipset da AMD, isso habilitou o plano balanceado de energia, as temperaturas em idle melhoraram um pouco, o vcore agora ficam em 0.975, isso também ajudou a acertar os clocks em boost, estou atingindo os 4.4ghz agora em metade dos cores os outros ficam em 4350-4375mhz

É tanta coisa para configurar que acaba-se esquecendo do básico. Ao menos fica o aviso/lembrete aos demais que também possam ter esquecido deste detalhe, obrigado por informar :)
 
Creio que ficou evidente para alguns, mas a própria AMD disse que o ComboAM4 1.0.0.3ABA está bugado, recomendação é não usar/instalar/atualizar.
"A versão mais recente do microcódigo AGESA ComboAM4, que permite a terceira geração de suporte Ryzen nas placas-mãe dos chipsets AMD série 400, foi considerada problemática e retirada dos fornecedores de placas-mãe. AGESA ComboAM4 1.0.0.3ABA (não deve ser confundido com 1.0.0.3AB que está sendo amplamente distribuído), foi originalmente lançado para corrigir um acidente de aplicativo notado com "Destiny 2." O microcódigo desestabiliza inadvertidamente o PCI-Express nas placas-mãe, com usuários de placas-mãe ASUS reclamando de problemas de estabilidade com as atualizações mais recentes do BIOS, que incluem 1.0.0.3ABA."
https://www.techpowerup.com/257514/...ggy-company-pulls-it-from-motherboard-vendors
 
Tinha reclamado das minhas temps do 3900X. Resolvi recolocar a pasta termina (Já que na hora de colocar o cooler, tive umas dificuldades, com este bracket da amd) e parece que melhorou. Agora está entre 37~39, dando uns saltos para 42 e raramente para 47, isso no windows é claro.
 
Tinha reclamado das minhas temps do 3900X. Resolvi recolocar a pasta termina (Já que na hora de colocar o cooler, tive umas dificuldades, com este bracket da amd) e parece que melhorou. Agora está entre 37~39, dando uns saltos para 42 e raramente para 47, isso no windows é claro.


https://www.kabum.com.br/produto/80...-master-gel-maker-mgz-ndsg-n15m-r1/?tag=maker

Condutividade térmica: > 11 W / mK


Baixou mais de 20 graus no meu 4790k, em vista da minha pasta genérica...srs
 
Sabem dizer se a Biostar X370GT7 com AGESA ComboAM4 PI 1.0.0.1 já é compatível com um 3000?
 
Não vi no site da Asrock ainda. Será que lança logo?
De fato, é que essa Bios 3.46 é beta e vazada por um funcionário, mas geralmente quando sai a versão beta, logo saí uma versão final ou a própria Beta no site da Asrock.

Você pode baixar por aí, geralmente eu baixo mais por esse site do que no da Asrock, aqui sai primeiro.

[/QUOTE]
 
Última edição:
LU3dxRc.png


Tô boletando essa placa galera, já caiu de preço. Quem quiser uma boa X570 recomendo pensar nessa da Colorful.
É realmente boa? Nem me preocupo com a construção, mas o BO é BIOS imatura.
 
LU3dxRc.png


Tô boletando essa placa galera, já caiu de preço. Quem quiser uma boa X570 recomendo pensar nessa da Colorful.

Só fiquei com a pulga atrás da orelha em relação a posição do Fan do chipset, está na mesma posição das x570 Taichi que estão sobreaquecendo, a VGA tampa a área do Fan e acaba sufocando o fluxo de ar. Fico na dúvida se essa placa vai apresentar o mesmo problema.
 
A TSMC fala mais sobre o que está acontecendo na progressão do Node ... 5nm

http://tsmc.hievent.hinet.net/vod?ve_id=1628

Eu não sei quantos de vocês leram ou ouviram TSMC $ TSM trimestre de hoje, o aumento de algum interesse de como 5nm está começando a rampa agora, mas também tem mais interesse mais forte pelos clientes do que o nó 7mn. Eles também mencionaram que eles vêem 5nm nó mais duradouro do que outros. Se você escutá-los entre as linhas, eles estão muito confiantes em seus nós avançados (7+, 6 e 5) do que seus concorrentes. Eles estão à frente no nó e os pedidos para 2h19 são fortes, portanto, o aumento de estoque dos fornecedores de peças ($ AMAT, $ ASML) ajuda também da ASML. Se você quiser ouvir ou assistir ao relatório da TSMC: http://tsmc.hievent.hinet.net/vod?ve_id=1628



HPC cresceu 23% no 2º trimestre

 
Última edição:
LU3dxRc.png


Tô boletando essa placa galera, já caiu de preço. Quem quiser uma boa X570 recomendo pensar nessa da Colorful.
Aparentemente o VRM dela é 4+4 (doublers) para a CPU e 2 para o chipset, sem mais informações sobre o RDS e mais nada, não vi ninguém tirando esses dissipadores para olhar o que tem em baixo e olhando por cima é o máximo que dá para especular, mas isso deve ser o suficiente para um 3900X.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo