[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Qual a melhor placa mãe para comprar com chip X570 com limite de uns 2 mil reais?
 
Galera, pelo mesmo preço, trident z rgb (eu não curto rgb), e Team Group T-Force Dark Pro, ambos 3200mhz cl14.
Qual valeria mais a pena?
Sei que trident z, é famosa, mais eu curti a T-Force Dark Pro. Sera que é uma boa memória?
 
Última edição:
Galera, pelo mesmo preço, trident z rgb (eu não curto rgb), e Team Group T-Force Dark Pro, ambos 3200mhz cl14.
Qual valeria mais a pena?
Sei que trident z, é famosa, mais eu curti a T-Force Dark Pro. Sera que é uma boa memória?

Cara, eu tava dando uma olhada nessa marca e achei a T-Force Xtreem DDR4 3600MHz baratinha lá na Amazon, inclusive deu até vontade comprar, pois ela lembra dms aquelas HyperX azul DDR3 de entusiasta:

fbc9ad9c2d423dd647e4e7b65fb054d5.jpg


kingston_ddr32000_5-260x173.jpg
 
Galera, pelo mesmo preço, trident z rgb (eu não curto rgb), e Team Group T-Force Dark Pro, ambos 3200mhz cl14.
Qual valeria mais a pena?
Sei que trident z, é famosa, mais eu curti a T-Force Dark Pro. Sera que é uma boa memória?
Duas memórias com os mesmos dies e com a mesma binagem, recomendaria pegar a mais barata, no mesmo preço não há absolutamente nenhuma diferença.

Cara, eu tava dando uma olhada nessa marca e achei a T-Force Xtreem DDR4 3600MHz baratinha lá na Amazon, inclusive deu até vontade comprar, pois ela lembra dms aquelas HyperX azul DDR3 de entusiasta:

fbc9ad9c2d423dd647e4e7b65fb054d5.jpg


kingston_ddr32000_5-260x173.jpg
Ah de uns 120 dols? O chip não é b-die, então vc não está falando da mesma categoria de produtos que ele, não dá pra comparar.
 
 
Meu conjunto 3600x + B450 Tomahawk + 2x8gb Ballistix 3000 CL15 chegou ontem. Ainda tinha um Gammaxx GT RGB comprado na Black Friday esperando :full:

IMG-20190720-133714.jpg


Tomahawk linda e bem construída. Os Heatsinks totalmente de metal e ótima construção.

DSC-6499.jpg


Passei um leve perrengue ao fazer o BIOS Flashback. O clássico problema da luz vermelha piscando só 3x e o processo não iniciando, e depois o debug CPU ficar acesa. Fiquei uns 40min nisso. Por minha sorte, testei num outro pendrive que achei aqui e logo depois que apertei o botão a luz continuou por uns 4min. O PC ligou sozinho durante o flashback e depois reiniciou já com cores diferentes no RGB do cooler, funcionou :allgoods:

DSC-6504.jpg


Instalei a última versão pra Tomahawk, a 19. Tudo certo até então, da BIOS até o funcionamento geral do PC. Nenhum engasgo ou bug. Temperaturas boas, mal passa de 60c rodando jogos :notbad:

Ainda não brinquei com over, tenho que dar uma aprendida no Ryzen Master. As memórias só ativei o perfil XMP 1 na BIOS e passaram a rodar a 3000 15 mesmo por hora :vinho:

HWinfo-Matisse.jpg



Saindo de um i5 4460 3.2 a diferença é imensa. A estabilidade em jogos melhorou tanto que nem parecem os mesmos :mr:

Overwatch, GTA 5 online, Planet Coaster, The Witcher 3, Shadow of the Tomb Raider, com uma RX 580 ganharam pelo menos uns 15 a 20 fps em média e uma melhora absurda nos 1% e 0,1% low, coisa de 40 ou 50 a mais. Basicamente não tem congelamento mais, o que era regra antes e até tinha me acostumado. GTA e Overwatch eram jogos que batiam 100% constantes durante o gameplay, ainda mais que possuo monitor de 240hz, agora mal usam 40% e as engasgadas acabaram.

Farei mais testes depois em jogos e overclock. Por hora, extremamente satisfeito com esse retorno para a AMD :joia:
 
Pessoal, tenho uma Taichi X370 atualizada com a versão Beta 5.61 com o AGESA 1.0.0.3 AB para o Ryzen 3000. Tenho um Ryzen 2700 e gostaria de migrar para o 3700X.
Vale a pena trocar a Taichi por uma Gigabyte X570?

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/X570-GAMING-X-rev-10#kf

Foi a placa mais em conta que eu achei para os novos Ryzen.

Ou é melhor manter a minha Taichi X370 atualizada mesmo e comprar só o processador?
 
Meu conjunto 3600x + B450 Tomahawk + 2x8gb Ballistix 3000 CL15 chegou ontem. Ainda tinha um Gammaxx GT RGB comprado na Black Friday esperando :full:

IMG-20190720-133714.jpg


Tomahawk linda e bem construída. Os Heatsinks totalmente de metal e ótima construção.

DSC-6499.jpg


Passei um leve perrengue ao fazer o BIOS Flashback. O clássico problema da luz vermelha piscando só 3x e o processo não iniciando, e depois o debug CPU ficar acesa. Fiquei uns 40min nisso. Por minha sorte, testei num outro pendrive que achei aqui e logo depois que apertei o botão a luz continuou por uns 4min. O PC ligou sozinho durante o flashback e depois reiniciou já com cores diferentes no RGB do cooler, funcionou :allgoods:

DSC-6504.jpg


Instalei a última versão pra Tomahawk, a 19. Tudo certo até então, da BIOS até o funcionamento geral do PC. Nenhum engasgo ou bug. Temperaturas boas, mal passa de 60c rodando jogos :notbad:

Ainda não brinquei com over, tenho que dar uma aprendida no Ryzen Master. As memórias só ativei o perfil XMP 1 na BIOS e passaram a rodar a 3000 15 mesmo por hora :vinho:

HWinfo-Matisse.jpg



Saindo de um i5 4460 3.2 a diferença é imensa. A estabilidade em jogos melhorou tanto que nem parecem os mesmos :mr:

Overwatch, GTA 5 online, Planet Coaster, The Witcher 3, Shadow of the Tomb Raider, com uma RX 580 ganharam pelo menos uns 15 a 20 fps em média e uma melhora absurda nos 1% e 0,1% low, coisa de 40 ou 50 a mais. Basicamente não tem congelamento mais, o que era regra antes e até tinha me acostumado. GTA e Overwatch eram jogos que batiam 100% constantes durante o gameplay, ainda mais que possuo monitor de 240hz, agora mal usam 40% e as engasgadas acabaram.

Farei mais testes depois em jogos e overclock. Por hora, extremamente satisfeito com esse retorno para a AMD :joia:
Cara,foge de ryzen master,tu terá que fazer over toda vez que o pc é incialiado,porque o over não é salvo,over mesmo tem que ser na bios.
Falo por experiência própria.
 
Pessoal, tenho uma Taichi X370 atualizada com a versão Beta 5.61 com o AGESA 1.0.0.3 AB para o Ryzen 3000. Tenho um Ryzen 2700 e gostaria de migrar para o 3700X.
Vale a pena trocar a Taichi por uma Gigabyte X570?

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/X570-GAMING-X-rev-10#kf

Foi a placa mais em conta que eu achei para os novos Ryzen.

Ou é melhor manter a minha Taichi X370 atualizada mesmo e comprar só o processador?

Necessidade nenhuma de trocar de MoBo
 
Galera, nem sabia que existia pré-venda de processadores tb e perdi a onda do 3900X. Em setembro vai lançar o 3950X, onde, como e quando saber sobre as pré-vendas?

PS: para quem tiver alguma dúvida sobre qual placa mãe escolher, ou saber tudo o que cada uma oferece e quiser compará-las, essa é uma ferramenta sensacional que um usuário do tomshardware fez:



Leiam as instruções no topo sobre como filtrar (link para o tópico do fórum também no topo da planilha).
 
Última edição:
Duas informações, dentro de uma grande lista: Para quem é da antiga, lembra que a AMD nomeava/numerava suas uArch com uma geração da kriptonita, onde a última lançada oficialmente com esse nome foi a uArch K10, mais conhecida como Stars (Phenom). De lá para cá a AMD adotou um nome hexadecimal para sua família de uArchs, onde a K10 virou F10h e o Zen, F17h. O que poucos sabem é que internamente a AMD nunca abandonou a numeração K, e é justamente ela que vim trazer aqui ;)

AMD K10 Stars
AMD K11 Llano
AMD K12 ARM APU [cancelado]
AMD K13 ?????
AMD K14 Bobcat
AMD K15 Bulldozer
AMD K15.0 Zambezi [CPU]
AMD K15.1 Vishera [CPU]
AMD K15.2 Trinity/Richland [APU]
AMD K15.3 Kaveri [APU]
AMD K15.4 Carrizo [APU]
AMD K15.5 BristolRidge [APU]
AMD K15.6 Delhi/Seoul/AbuDhabi [CPU]
AMD K15.7 Toronto [CPU]
AMD K15.8 Warsaw [CPU]
AMD K16 Jaguar/Puma
AMD K16.0 Kabini/Temash [APU]
AMD K16.1 Beema/Mullins [APU]
AMD K17 Zen
AMD K17.0 SummitRidge [CPU]
AMD K17.1 RavenRidge [APU]
AMD K17.2 RavenRidge 2 [APU]
AMD K17.3 Starship/Rome [CPU]
AMD K17.4 Ariel [APU]
AMD K17.5 15FF [APU]
AMD K17.6 Renoir [APU]
AMD K17.7 Matisse [CPU]
AMD K17.8 Arden [APU]
AMD K17.9 Dali [APU]
AMD K18 Hygon [CPU]
AMD K19 Zen3
AMD K19.0 Genesis [CPU]
AMD K19.1 Milan [CPU]
AMD K19.2 Vermeer [CPU]
AMD K20 ?????
AMD K21 Amur APU [cancelado]

Os números mais interessantes estão em negrito. O que é interessante nisso? De negativo temos a Dali, codinome das APUs que virão depois dos Renoir, ou seja, as APUs Ryzen 5000 que virão em 2021... serão Zen2, quando deveriam ser Zen3. Provavelmente serão um refresh de Zen2 com Navi, visto que os Renoir virão com Vega, mas essa última não é certeza, nada é certeza, exceto os números que apresentei. O positivo, e impressionante, é ver que o codinome Vermeer aparece como outra família, uma nova uArch. A K17 (F17h) compreende os chips Zen, Zen+ e Zen2, implicando que estas microarquiteturas são evoluções, e realmente são, onde a Zen+ não deveria ter existido e a Zen2 é uma maneira diferente e otimizada da Zen. Mas o Zen3 está listado como K19 (F19h), o que implica em ou uma microarquitetura nova, ou uma mudança radical na uArch. Nada mais sei além do Zen3 ter suporte a AVX512F, e que esses números não são fixos (seis meses atrás o Zen3 era K18, mas ainda sim era uma família nova). Unindo isso às datas previstas... Zen3 terá um novo socket? Teremos um refresh do Zen2 além das APUs? Em breve saberemos xD

PS: Para quem está se perguntando sobre os codinomes 15FF, Ariel e Arden, o primeiro é o chip semi-custom daquele console chinês (Zhongshan Subor Z+), o segundo é o codinome do chip do PS5 e o último o codinome do chip do novo Xbox (Scarlet).

Agradeçam ao Komachi pelo vazamento inicial, os demais codinomes são fontes/pesquisas próprias mesmo :)
 
Última edição:


D_ScUXDWsAAo-VG.jpg:large
 
Meu conjunto 3600x + B450 Tomahawk + 2x8gb Ballistix 3000 CL15 chegou ontem. Ainda tinha um Gammaxx GT RGB comprado na Black Friday esperando :full:

IMG-20190720-133714.jpg


Tomahawk linda e bem construída. Os Heatsinks totalmente de metal e ótima construção.

DSC-6499.jpg


Passei um leve perrengue ao fazer o BIOS Flashback. O clássico problema da luz vermelha piscando só 3x e o processo não iniciando, e depois o debug CPU ficar acesa. Fiquei uns 40min nisso. Por minha sorte, testei num outro pendrive que achei aqui e logo depois que apertei o botão a luz continuou por uns 4min. O PC ligou sozinho durante o flashback e depois reiniciou já com cores diferentes no RGB do cooler, funcionou :allgoods:

DSC-6504.jpg


Instalei a última versão pra Tomahawk, a 19. Tudo certo até então, da BIOS até o funcionamento geral do PC. Nenhum engasgo ou bug. Temperaturas boas, mal passa de 60c rodando jogos :notbad:

Ainda não brinquei com over, tenho que dar uma aprendida no Ryzen Master. As memórias só ativei o perfil XMP 1 na BIOS e passaram a rodar a 3000 15 mesmo por hora :vinho:

HWinfo-Matisse.jpg



Saindo de um i5 4460 3.2 a diferença é imensa. A estabilidade em jogos melhorou tanto que nem parecem os mesmos :mr:

Overwatch, GTA 5 online, Planet Coaster, The Witcher 3, Shadow of the Tomb Raider, com uma RX 580 ganharam pelo menos uns 15 a 20 fps em média e uma melhora absurda nos 1% e 0,1% low, coisa de 40 ou 50 a mais. Basicamente não tem congelamento mais, o que era regra antes e até tinha me acostumado. GTA e Overwatch eram jogos que batiam 100% constantes durante o gameplay, ainda mais que possuo monitor de 240hz, agora mal usam 40% e as engasgadas acabaram.

Farei mais testes depois em jogos e overclock. Por hora, extremamente satisfeito com esse retorno para a AMD :joia:
Show de bola o pc, como ficaram os clocks do 3600x stock em jogos?
 








AMD Ryzen 3000: Maior votação da nova geração de CPU desta década

WdfUBj_C-0X6DSEFH55M0wmrxBMRe-OwVxDugTzlsGU.png














 
Os R5 3600 estão subindo a quantos GHZ sem muito esforço?
 
Encontrei o 3700x por 1700. Acho que vou ficar! Ideia era pegar o 3900x, mas com os valores daqui, fica difícil!
 
Duas informações, dentro de uma grande lista: Para quem é da antiga, lembra que a AMD nomeava/numerava suas uArch com uma geração da kriptonita, onde a última lançada oficialmente com esse nome foi a uArch K10, mais conhecida como Stars (Phenom). De lá para cá a AMD adotou um nome hexadecimal para sua família de uArchs, onde a K10 virou F10h e o Zen, F17h. O que poucos sabem é que internamente a AMD nunca abandonou a numeração K, e é justamente ela que vim trazer aqui ;)

AMD K10 Stars
AMD K11 Llano
AMD K12 ARM APU [cancelado]
AMD K13 ?????
AMD K14 Bobcat
AMD K15 Bulldozer
AMD K15.0 Zambezi [CPU]
AMD K15.1 Vishera [CPU]
AMD K15.2 Trinity/Richland [APU]
AMD K15.3 Kaveri [APU]
AMD K15.4 Carrizo [APU]
AMD K15.5 BristolRidge [APU]
AMD K15.6 Delhi/Seoul/AbuDhabi [CPU]
AMD K15.7 Toronto [CPU]
AMD K15.8 Warsaw [CPU]
AMD K16 Jaguar/Puma
AMD K16.0 Kabini/Temash [APU]
AMD K16.1 Beema/Mullins [APU]
AMD K17 Zen
AMD K17.0 SummitRidge [CPU]
AMD K17.1 RavenRidge [APU]
AMD K17.2 RavenRidge 2 [APU]
AMD K17.3 Starship/Rome [CPU]
AMD K17.4 Ariel [APU]
AMD K17.5 15FF [APU]
AMD K17.6 Renoir [APU]
AMD K17.7 Matisse [CPU]
AMD K17.8 Arden [APU]
AMD K17.9 Dali [APU]
AMD K18 Hygon [CPU]
AMD K19 Zen3
AMD K19.0 Genesis [CPU]
AMD K19.1 Milan [CPU]
AMD K19.2 Vermeer [CPU]
AMD K20 ?????
AMD K21 Amur APU [cancelado]

Os números mais interessantes estão em negrito. O que é interessante nisso? De negativo temos a Dali, codinome das APUs que virão depois dos Renoir, ou seja, as APUs Ryzen 5000 que virão em 2021... serão Zen2, quando deveriam ser Zen3. Provavelmente serão um refresh de Zen2 com Navi, visto que os Renoir virão com Vega, mas essa última não é certeza, nada é certeza, exceto os números que apresentei. O positivo, e impressionante, é ver que o codinome Vermeer aparece como outra família, uma nova uArch. A K17 (F17h) compreende os chips Zen, Zen+ e Zen2, implicando que estas microarquiteturas são evoluções, e realmente são, onde a Zen+ não deveria ter existido e a Zen2 é uma maneira diferente e otimizada da Zen. Mas o Zen3 está listado como K19 (F19h), o que implica em ou uma microarquitetura nova, ou uma mudança radical na uArch. Nada mais sei além do Zen3 ter suporte a AVX512F, e que esses números não são fixos (seis meses atrás o Zen3 era K18, mas ainda sim era uma família nova). Unindo isso às datas previstas... Zen3 terá um novo socket? Teremos um refresh do Zen2 além das APUs? Em breve saberemos xD

PS: Para quem está se perguntando sobre os codinomes 15FF, Ariel e Arden, o primeiro é o chip semi-custom daquele console chinês (Zhongshan Subor Z+), o segundo é o codinome do chip do PS5 e o último o codinome do chip do novo Xbox (Scarlet).

Agradeçam ao Komachi pelo vazamento inicial, os demais codinomes são fontes/pesquisas próprias mesmo :)


2021 = socket novo AM5 + microarquitetura nova, ou uma mudança radical na uArch
 
2021 = socket novo AM5 + microarquitetura nova, ou uma mudança radical na uArch
Sim, isso é certo, mas o roadmap da AMD dá a entender que em 2021 veremos o Zen4, não Zen3, que deve aparecer em 2020.
A AMD também já disse que o Milan, Zen3 para DC/Server, será DDR4. Será que, por ter um die dedicado para I/O, teremos uma gama de CPUs com dois controladores (DDR4+DDR5), tal como os PhenomII/AthlonII?

Junte a isso o recente rumor falando que o Zen3 terá SMT4. Certeza desses detalhes não posso dar, mas uma coisa é fato: Melhor a Intel vir com vontade nos 7nm, porque nesse tempo que ela passará fazendo refresh dos 14nm no desktop a AMD não vai ficar dormindo não.
 
4.2 ta muito bom de over,eu usava meu 3770k a 4.2 diário,mas o show seria se chegasse a 4.5~4.7.
Nesse rítimo,já já a amd chega ao nível de overclock da intel.
 
4.2 ta muito bom de over,eu usava meu 3770k a 4.2 diário,mas o show seria se chegasse a 4.5~4.7.
Nesse rítimo,já já a amd chega ao nível de overclock da intel.

boost-clock-analysis.jpg


boost-clock-analysis.jpg

 
clock_analysis_compared.jpg
 

Pode chegar a 5Ghz,se for só em um núcleo = lixo,o que realmente importa é over em todos os núcleos,o que adianta tu fazer over fodão e for só em um núcleo?

Quem vai comprar uma placa top pra fazer over+processador de vários núcleos ,pra desativar 99% deles pra fazer over de 5Ghz em um núcleo e usar assim no uso diário e jogos?

Sou mais eu usar meu 2700 a 4.0 em todos os núcleos( e estou muito satisfeito),do que 5.0 em um só.

A não ser que eu tenha entendido errado esses gráficos,se for,perdão.
 
Show de bola o pc, como ficaram os clocks do 3600x stock em jogos?

Em stock que é como está aqui usualmente 4275 em todos os núcleos, com alguns núcleos pegando 4325mhz.

Ainda explorarei PBO + Auto OC, só esperando vir umas BIOS mais atualizadas, além do overclock separado por CCX que parece promissor.

Farei mais testes depois em jogos e overclock. Por hora, extremamente satisfeito com esse retorno para a AMD :joia:

Fiz alguns durante a tarde, resultados muito bons como pareciam durante o gameplay mesmo. A diferença de estabilidade bem grande no GTA 5:

i5 4460
14-07-2019, 16:15:20 GTA5.exe benchmark completed, 17464 frames rendered in 147.156 s
Average framerate : 128.1 FPS
Minimum framerate : 31.6 FPS
Maximum framerate : 266.7 FPS
1% low framerate : 5.2 FPS
0.1% low framerate : 1.4 FPS


3600x
21-07-2019, 15:19:56 GTA5.exe benchmark completed, 19905 frames rendered in 136.234 s
Average framerate : 135.2 FPS
Minimum framerate : 65.0 FPS
Maximum framerate : 267.1 FPS
1% low framerate : 65.6 FPS
0.1% low framerate : 64.1 FPS



Em AC: Odyssey o gráfico de Frametimes da pra ver bem a diferença monstro de estabilidade :rip:

i5 4460
ACOdyssey-2019-07-12-22-54-40-023.png


3600x
ACOdyssey-2019-07-21-16-25-34-425.png
 
Em stock que é como está aqui usualmente 4275 em todos os núcleos, com alguns núcleos pegando 4325mhz.

Ainda explorarei PBO + Auto OC, só esperando vir umas BIOS mais atualizadas.



Fiz alguns durante a tarde, resultados muito bons como pareciam durante o gameplay mesmo. A diferença de estabilidade bem grande:

i5 4460
14-07-2019, 16:15:20 GTA5.exe benchmark completed, 17464 frames rendered in 147.156 s
Average framerate : 128.1 FPS
Minimum framerate : 31.6 FPS
Maximum framerate : 266.7 FPS
1% low framerate : 5.2 FPS
0.1% low framerate : 1.4 FPS

3600x
21-07-2019, 15:19:56 GTA5.exe benchmark completed, 19905 frames rendered in 136.234 s
Average framerate : 135.2 FPS
Minimum framerate : 65.0 FPS
Maximum framerate : 267.1 FPS
1% low framerate : 65.6 FPS
0.1% low framerate : 64.1 FPS


Em AC: Odyssey o gráfico de Frametimes da pra ver bem a diferença monstro de estabilidade :rip:

i5 4460
ACOdyssey-2019-07-12-22-54-40-023.png


3600x
ACOdyssey-2019-07-21-16-25-34-425.png

to ansioso para saber o quanto meu i5 2500 segura minha gTx970 hoje em dia.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo