[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

@Atsushi
Qual o modelo da sua RAM? Eu acho que é identica a minha, sofri, mas consegui colocar a 2933 CL15 ou CL14, mas nada acima disso. Mas ainda to na gen 1 do Ryzen né. Por hora não tenho muita pretensão de trocar. Depois vou rodar o ryzen-kill pra saber se meu processador é defeituoso e mando pra RMA se o for o caso.

É a BLS8G4D30AESCK. No caso só ativei o perfil XMP1 automático até então pra ela ficar em 3000 CL15 que é a versão dela certificada. Não fiz over manual, porém outros usuários fazendo o personalizado com os timings certos estão conseguindo ótimos resultados com ela.
 
Boa noite, vcs sabem me dizer se essa placa mãe aguenta o 3700x ou o 3800x em stock sem problemas? É para um amigo, o motivo de ele querer pegar uma x570 basicamente é para ele não se estressar tendo que atualizar bios, ele quer montar e usar sem ter que se estressar com isso, e eu escolhi msi pela garantia de 3 anos. Será que essa memória vai funcionar sem problemas com essa placa mãe? Agradeço desde já quem puder me ajudar.

https://www.terabyteshop.com.br/pro...570-gaming-plus-chipset-x570-amd-am4-atx-ddr4

https://www.terabyteshop.com.br/pro...istix-sport-lt-red-8gb-3000mhz-bls8g4d30aesek
Essa loja faz att de bios, caso seu amigo opte por economizar uma grana em uma mobo intermediária. Mesmo uma b450 c/ bom dissipador atenderia bem. MSI b450 Tomahawk por ex. é um dos melhores modelos de mobo intermediária e vai rodar tranquilo esse cpu, até daria pra brincar um pouco de OC (eu economizaria no 3700x, dif de 70 trumps não vale o investimento). Essa memória vai rodar sem problemas :joia:.
 
Boa noite, vcs sabem me dizer se essa placa mãe aguenta o 3700x ou o 3800x em stock sem problemas? É para um amigo, o motivo de ele querer pegar uma x570 basicamente é para ele não se estressar tendo que atualizar bios, ele quer montar e usar sem ter que se estressar com isso, e eu escolhi msi pela garantia de 3 anos. Será que essa memória vai funcionar sem problemas com essa placa mãe? Agradeço desde já quem puder me ajudar.

https://www.terabyteshop.com.br/pro...570-gaming-plus-chipset-x570-amd-am4-atx-ddr4

https://www.terabyteshop.com.br/pro...istix-sport-lt-red-8gb-3000mhz-bls8g4d30aesek
Placa-mãe dá e sobra pra eles. Memórias compatíveis e bom CxB.
 
Boa noite, vcs sabem me dizer se essa placa mãe aguenta o 3700x ou o 3800x em stock sem problemas? É para um amigo, o motivo de ele querer pegar uma x570 basicamente é para ele não se estressar tendo que atualizar bios, ele quer montar e usar sem ter que se estressar com isso, e eu escolhi msi pela garantia de 3 anos. Será que essa memória vai funcionar sem problemas com essa placa mãe? Agradeço desde já quem puder me ajudar.

https://www.terabyteshop.com.br/pro...570-gaming-plus-chipset-x570-amd-am4-atx-ddr4

https://www.terabyteshop.com.br/pro...istix-sport-lt-red-8gb-3000mhz-bls8g4d30aesek

Qualquer coisa tem uma X570 da Colorful tmb na Tera por um preço legal: https://www.terabyteshop.com.br/pro...-gaming-pro-v14-chipset-x570-amd-am4-atx-ddr4
 
Outra coisa parceiro, 3800X não vale apena gastar mais por ele não, praticamente tentou ser um 3700X "gold", mas nos testes do Gamers Nexus deu pra ver nitidamente que é um 3700X renomeado pra vender um pouco a mais:

 
Dois processadores RYZEN que não valem a pena comprar por causa de 1% ou 2% a mais de desempenho

RYZEN 5 3600x
RYZEN 7 3800x
 
e cade o ryzen 3700 sem X, hein?

Tem um buraco no preço entre o 3600x e o 3700x
 
e cade o ryzen 3700 sem X, hein?

Tem um buraco no preço entre o 3600x e o 3700x
Na verdade o 3700x seria o sem x da geração passada.
 
quem diria, minha a320m vai ter suporte aos ryzen 3000, só não vou abusar, vou tentar pegar esse 3600/x quando rolar uma promoção bem boa
https://www.asrock.com/MB/AMD/A320M/index.br.asp#BIOS

Só tem que ficar ligado nas temperaturas do VRM. Como os VRM dessas A320 são bem simples, e normalmente não possuem dissipadores, colocar um CPU muito forte pode exigir demais, aumentar a temperatura acima da especificações e gerar throttling enorme pra não deixar o VRM fritar.

O recomendado seria você colocar uma fan adicional na parte superior do gabinete pra ajudar a ventilação e evitar over.
 
Dois processadores RYZEN que não valem a pena comprar por causa de 1% ou 2% a mais de desempenho

RYZEN 5 3600x
RYZEN 7 3800x

depende, a diferença entre o 3600 e 3600x no py era de 180(1000 e 1180), resolvi pegar o 3600X pq gosto de usar em stock, ele fica oscilando entre 4250~4350 jogando Apex(fica a maioria do tempo em 4300 allcores), assim posso deixar ele stock.
 
Última edição:
depende, a diferença entre o 3600 e 3600x no py era de 180(1000 e 1180), resolvi pegar o 3600X pq gosto de usar em stock, ele fica oscilando entre 4250~4350 jogando Apex fica a maioria do tempo em 4300 allcores, assim posso deixar ele stock.

Se eu entendi bem o último vídeo do Hardware Unboxed, no Zen2, o TDP é determinado pelo cooler, e não pelo processador. Se vc vai usar seu próprio cooler, não haverá absolutamente NENHUMA diferença entre os Ryzen da mesma família, pois eles são, literalmente, idênticos. Com o mesmo cooler, o 3600 e 3600X terão o mesmo TDP e mesmo clock, assim como o 3700X e o 3800X também.

Se for isso mesmo, o 3600X / 3800X valeriam a pena apenas para quem vai usar o cooler stock e está OK com os valores. Mas... mesmo assim... com a diferença entre o 3700X e o 3800X, dá pra pegar um BOM tower, ai colocaria os dois no mesmo nível.
 
Se eu entendi bem o último vídeo do Hardware Unboxed, no Zen2, o TDP é determinado pelo cooler, e não pelo processador. Se vc vai usar seu próprio cooler, não haverá absolutamente NENHUMA diferença entre os Ryzen da mesma família, pois eles são, literalmente, idênticos. Com o mesmo cooler, o 3600 e 3600X terão o mesmo TDP e mesmo clock, assim como o 3700X e o 3800X também.

Se for isso mesmo, o 3600X / 3800X valeriam a pena apenas para quem vai usar o cooler stock e está OK com os valores. Mas... mesmo assim... com a diferença entre o 3700X e o 3800X, dá pra pegar um BOM tower, ai colocaria os dois no mesmo nível.

Mesmo assim o desempenho é o mesmo.

 
Silicon lottery começou suas vendas. Como esperado, os 3800x em geral tem mais chance de subir um pouco, mas não justifica pra mim os 70 normalmente cobrados nele.
 
Silicon lottery começou suas vendas. Como esperado, os 3800x em geral tem mais chance de subir um pouco, mas não justifica pra mim os 70 normalmente cobrados nele.

Pra quem não tem cooler bom ainda vale mais pegar esses 70 dólares, juntar mais 20 e comprar um Noctua NH-D15.
 
Eu tô com uma baita dúvida se pego o 3600, 3600X ou o 3700X, também não faço ideia se mantenho o meu AIO ou uso o cooler original. Não tive tempo de acompanhar os últimos testes e pra mim ainda tá muito confuso.

Meu uso é jogos (60 Hz) e programação, não trabalho com edição de vídeo nem nada que exija os cores 100% por longos períodos. Acho que não teria nenhuma necessidade do AIO com qualquer um desses processadores, né?

O bom é que se não precisar mais dele eu vendo e troco o kit de memória pra um 3200...
 
Alguém sabe porque a escrita na memoria com os 3600, 3600x, 3700x estão tão ruins enquanto o 3900x está top?
 
Eu tô com uma baita dúvida se pego o 3600, 3600X ou o 3700X, também não faço ideia se mantenho o meu AIO ou uso o cooler original. Não tive tempo de acompanhar os últimos testes e pra mim ainda tá muito confuso.

Meu uso é jogos (60 Hz) e programação, não trabalho com edição de vídeo nem nada que exija os cores 100% por longos períodos. Acho que não teria nenhuma necessidade do AIO com qualquer um desses processadores, né?

O bom é que se não precisar mais dele eu vendo e troco o kit de memória pra um 3200...

Você pretende fazer upgrade para os RYZEN 4000 ?

Sim = Compre RYZEN 5 3600

Não = Compre RYZEN 7 3700x
 
Você pretende fazer upgrade para os RYZEN 4000 ?

Sim = Compre RYZEN 5 3600

Não = Compre RYZEN 7 3700x

Excelente maneira de analisar a situação. Não, eu não pretendo fazer upgrade pra série 4000 (eu sempre pulo uma geração).
 
Excelente maneira de analisar a situação. Não, eu não pretendo fazer upgrade pra série 4000 (eu sempre pulo uma geração).

Então é melhor pegar o RYZEN de 8 core / 16 threads do que 6 core / 12 threads
 
Pessoal, alguém sabe qual a BIOS está mais "estável" no momento para os ryzen 3000 ?
 
Pessoal, alguém sabe qual a BIOS está mais "estável" no momento para os ryzen 3000 ?

Geralmente as que implementam o AGESA 1.0.0.3AB (não ABA), mas depende também da fabricante da placa-mãe.
 
Geralmente as que implementam o AGESA 1.0.0.3AB (não ABA), mas depende também da fabricante da placa-mãe.

Então as mobos da Gigabyte estão mais "estáveis" aos ryzen 3000? Tem alguma outra fabricante que utiliza essa BIOS? Só me recordo da gigabait
 
Então as mobos da Gigabyte estão mais "estáveis" aos ryzen 3000? Tem alguma outra fabricante que utiliza essa BIOS? Só me recordo da gigabait

Acabei de ver aqui ASrock também utiliza
 
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo