[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,022
O meu chegou ontem , só coloquei e setei o xmp e o clock em jogos chega a 4.175 em alguns momentos na maioria do tempo se mantem em 4100-4150, to usando perfil de energia ryzen performance , e o cooler spire do r7 1700 não passando de 70 graus , achei muito bom ja que não fiz nenhum refinamento.
o meu chegou ontem também, foi da pichau?
aqui tb ta bem frio, chegou a bater 4200 aqui em gaming agora
 
A AMD de Lisa Su está voando alto, enquanto a Intel, fabricante de chips rival, tropeça


Os chips AMD estão agora em cerca de 19,2% dos novos computadores pessoais, acima dos 7,3% em 2015, segundo a Mercury Research, e os analistas esperam que ela ganhe mais participação de mercado. Seu preço das ações subiu mais de 80% este ano, classificando-o entre as grandes empresas de tecnologia com melhor desempenho, enquanto a Intel caiu quase 20%. Durante o mandato de Su, o valor de mercado da AMD subiu de cerca de US $ 2,5 bilhões para os US $ 100 bilhões nesta semana pela primeira vez.
Nada disso torna os desafios futuros da AMD menos assustadores, disse Su em uma entrevista recente.

"Você pensaria que as decisões ficam mais fáceis porque você tem mais recursos, mas na verdade não, porque você tem um conjunto de oportunidades muito mais amplo", disse ela. “Em certo sentido, quando você está mais restrito, é 'OK, eu tenho duas apostas'. Mas agora eu posso fazer 10 apostas. ”
Uma engenheira que já foi assistente técnica do renomado CEO da International Business Machines Inc. Louis Gerstner, Su, de 50 anos, é creditada com várias decisões que colocam a AMD em posição de vencer a corrida pela computação em alta velocidade. Ela mudou sua estratégia de terceirizar a fabricação de semicondutores e adotou uma reformulação radical de seus chips.
A AMD estava se debatendo quando Su foi nomeada CEO em 2014. As más escolhas no design de chips e os atrasos na fabricação haviam apagado uma forte corrida em meados dos anos 2000.

"Costumava ter conversas com investidores em ativos em dificuldades sobre o valor da empresa em uma dissolução da liquidação", disse Stacy Rasgon, analista da Sanford Bernstein & Co. "É para lá que muita gente pensava naquela época".
Ao assumir, Su enfrentou uma opção de alto risco. A sabedoria convencional na indústria de chips dizia que os computadores de mesa e os processadores que os alimentam estavam se tornando um mercado menos importante. O futuro, segundo o pensamento, pertencia a itens importantes, como telefones celulares e chromebooks.

A AMD começou a investir em chips otimizados para esses dispositivos, mas sua força estava na fabricação de unidades centrais de processamento, ou CPUs, que executam computadores e laptops e laptops, bem como processadores gráficos que lidam com exibições de imagens em computadores e consoles de jogos como a Microsoft Xbox da Corp.


Su optou por dobrar esses produtos essenciais. Outros, como chips para celulares e tablets, sentaram-se no banco de trás.

Suas decisões valeram a pena - especialmente ultimamente. A receita da AMD com CPUs e processadores gráficos subiu para US $ 4,71 bilhões no ano passado, contra US $ 1,81 bilhão em 2015. Durante a pandemia, a demanda por servidores e laptops cresceu enquanto as remessas de smartphones neste ano caíram.
Esse resultado deve muito a outra aposta que Su fez há cinco anos, quando ela assinou um novo design, e alinhou a fabricação para incorporá-lo em chips com os transistores mais minúsculos e eficientes, numa tentativa de torná-los mais rápidos que os da Intel .

Houve um problema, no entanto. A AMD tinha um acordo exigindo que fosse fabricada com a Globalfoundries Inc., fabricante de chips contratada pela AMD em 2009. Su queria mais opções.

Apesar das dificuldades financeiras da AMD, ela concordou em 2016 em pagar à Globalfoundries US $ 325 milhões para sair do acordo com os fornecedores. Isso liberou a AMD da Taiwan Semiconductor Manufacturing Co., a maior e mais avançada fabricante de chips contratada do mundo, que nos últimos anos saltou à frente da Intel em sua capacidade de reduzir o circuito dos chips.
"Portanto, a estratégia era: vamos obter a flexibilidade necessária para usar a melhor tecnologia existente", disse Su.

Os novos chips estão vendendo rapidamente, em grande parte porque mediram o desempenho e a promessa de preço, e foram entregues no prazo.

Em uma indústria de geeks orgulhosos, Su se encaixa bem, ganhando bacharelado, mestrado e doutorado em engenharia elétrica no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Ela ingressou na Texas Instruments Inc. antes de se mudar para a IBM, onde teve uma amostra do papel de CEO enquanto atuava brevemente sob o Sr. Gerstner.

"Queríamos intencionalmente que ela visse como um CEO sênior pensa", disse John Kelly, executivo sênior da IBM que foi mentor de Su.

Para se concentrar nos semicondutores, Su deixou a Big Blue em 2007 para se tornar diretora de tecnologia da fabricante de chips Freescale Semiconductor Inc., antes de ingressar na AMD em 2012. Quando foi nomeada CEO dois anos depois, tornou-se uma das mulheres mais poderosas em a indústria de tecnologia dominada por homens. Ela também atua no conselho da gigante de redes Cisco Systems Inc.

O sucesso da AMD sob a Sra. Su foi auxiliado pelas recentes lutas da Intel. A gigante da fabricação de chips que domina o mercado há décadas encontrou vários contratempos e, no mês passado, abalou sua equipe de engenharia após seu último passo em falso.

"Obviamente, este ano foi um ano incrivelmente desafiador em várias frentes", disse o CEO da Intel, Bob Swan, no mês passado.

O ressurgimento da AMD não tem sido sem desafios. No mercado de servidores - os computadores que entram em grandes centros de dados administrados por empresas como Amazon.com Inc. e Microsoft - ganhou terreno, mas não tão rápido quanto alguns analistas esperavam. Os compradores desses chips normalmente fazem apostas de longo prazo e, segundo autoridades do setor, a AMD ainda precisa convencer muitos de que sua força atual não é um acaso. A AMD capturou apenas 5,8% desse mercado a partir do segundo trimestre deste ano, segundo a Mercury Research.

O mercado quente de chips gráficos também tem sido difícil. A AMD está enfrentando outro concorrente, a Nvidia Corp. Em meio à intensa rivalidade, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, que já trabalhou na AMD, credita a Sra. Su pela recuperação da empresa.

"Durante seu mandato, o foco intenso na execução do produto foi fabless." ele disse em uma entrevista.

E a Intel ainda é muito maior, com US $ 72 bilhões em receita anual, em comparação com os US $ 6,73 bilhões da AMD.

Su, enquanto isso, diz que o próximo passo da empresa terá como alvo o crescente mercado de hardware especializado para lidar com cálculos complexos de inteligência artificial - uma área com concorrentes difíceis, incluindo a Nvidia, e incerteza sobre retornos de longo prazo.
"Eu sempre disse a ela que corresse em direção a problemas", disse Kelly, da IBM, recordando sua reação quando ela foi nomeada CEO. “Meu segundo pensamento depois de dizer 'vai Lisa!' foi: 'Oh garoto, ela aceitou esse conselho' ”.
 
Fala rapaziada!
To com a config da minha assinatura (3700x + x370 Taichi + 2xTridentZ 3200mhz 8gb + 2080 Super) e to com algumas oscilações fortes no PUBG as vezes.
Sei que o jogo não é dos mais bem renderizados, porém queria saber se tem algo que eu possa tentar fazer pra aliviar ao máximo isso.
Aqui o clock não passa dos 4250, fora que a placa de vídeo durante o jogo, com o streamlabs obs aberto (rodando pela GPU) não chega nos 70% da GPU.

Já setei as opções de energia para desempenho máximo, porém rodo meu processador no stock e as memórias no xmp cravado em 3200
 
Fala rapaziada!
To com a config da minha assinatura (3700x + x370 Taichi + 2xTridentZ 3200mhz 8gb + 2080 Super) e to com algumas oscilações fortes no PUBG as vezes.
Sei que o jogo não é dos mais bem renderizados, porém queria saber se tem algo que eu possa tentar fazer pra aliviar ao máximo isso.
Aqui o clock não passa dos 4250, fora que a placa de vídeo durante o jogo, com o streamlabs obs aberto (rodando pela GPU) não chega nos 70% da GPU.

Já setei as opções de energia para desempenho máximo, porém rodo meu processador no stock e as memórias no xmp cravado em 3200

Cara você já fez algumas reclamações similares utilizando essa bosta de jogo mal programado como base, então é complicado achar uma solução, pois acho que não tem. Os Korea lá basicamente fizeram esse jogo pra rodar decentemente em Intel e Nvidia e mesmo assim você vê nego com CPU socado nos 5Ghz com constante oscilação de frames. Eu tenho quase 3000 horas desse jogo, sempre gostei muito, mas num update eles arrumam algo e no próximo cagam alguma outra coisa. É um vício eterno. Só lançando outro do zero.
 
Última edição:
Já tentou atualizar a BIOS?

Tente desinstalar e reinstalar o driver de chipset também.

Quanto está o preço? O pente da Crucial Ballistix 3200MHz na loja que explode está custando 269,90 cada. Se não me engano, o chip é Micron e-die - geralmente sobe bem com overclock.

Provavelmente a nova linha de APUs da AMD irá levar alguns meses ainda para chegar ao Brasil.

Ao meu ver, vale mais a pena comprar um R5 1600 por 700 reais e usar uma placa de vídeo do nível da GT710 apenas para dar vídeo, enquanto uma placa mais parruda não for comprada.
Então vi q o preço dessa memoria já com frete sedex iria sair por 680 reais o kit dessa marca, eu tava pensando nisso tbm mas ai já me vem a dúvida compensa pegar esse 1600AF+VGA graca ou o 3200G por 850 a vista, tipo ele quer pegar uma vga off boa mais pra frente mas disse pra mim q iria ficar por enquanto nos mobas e eu não sei se daria conta esse 3200G, aiii lá pro ano q vem pegar um processador da serie 4000 e uma vga boa seja uma radeon ou nvidia dos modelos novos mid pq a grana ta mto curta, a sorte dele é q ele já tem fonte boa, teclado, mouse, ssd e monitor.
 
Fala rapaziada!
To com a config da minha assinatura (3700x + x370 Taichi + 2xTridentZ 3200mhz 8gb + 2080 Super) e to com algumas oscilações fortes no PUBG as vezes.
Sei que o jogo não é dos mais bem renderizados, porém queria saber se tem algo que eu possa tentar fazer pra aliviar ao máximo isso.
Aqui o clock não passa dos 4250, fora que a placa de vídeo durante o jogo, com o streamlabs obs aberto (rodando pela GPU) não chega nos 70% da GPU.

Já setei as opções de energia para desempenho máximo, porém rodo meu processador no stock e as memórias no xmp cravado em 3200
Nunca joguei PUBG, você tentou fazer um over nas memórias?
Escuto que esse jogo tem performance muito ruim em tudo.
 
A AMD com Zen3 ainda quebra a barreira dos 5 GHz? Ainda mais rápida amostra de engenharia Vermeer dos 16 núcleos com 4,9 GHz apareceu, a AMD implementa mais instruções X86 da Intel

Zen 3 engineering sample at 4.9GHz boost


Às vezes, você não consegue acompanhar as notícias, porque mais duas amostras de engenharia (ES) foram exibidas, cujo OPN contém detalhes interessantes sobre as taxas de clock direcionadas. Esses dois OPNs também representam as novas CPUs de 16 núcleos das já conhecidas B0-Stepping. Se o mais rápido dos dois será chamado Ryzen 9 4950X ou 5950X (ou algo completamente diferente), a fim de estar em pé de igualdade com as APUs na nomenclatura, ainda está em aberto.

100-000000065-04_ 46/36 _Y
100-000000061-06_ 49/37 _Y
A mais rápida das duas amostras agora aumenta para 4,9 GHz, enquanto o clock base está definido para 3,7 GHz. Em contraste com o ES anterior, esse é outro aumento visível e mostra que você provavelmente também luta lentamente em direção à marca de 5 GHz no boost clock. Ainda está em aberto se essa marca psicológica e, especialmente para o marketing, tão importante será quebrada. Mas pelo menos com este ES, o próximo passo foi dado. De um dos ES mais lentos, talvez também pudesse surgir o Ryzen 9 4950/5950 sem X, o que certamente é necessário no portfólio.

 
Foda q a AMD é mais mentirosa que homem safado, mas dessa vez eu até tô botando fé kkkk
 
Se for como o Zen 2, deve chegar nesse clock aí por meio segundo, uma vez a cada 6 meses.
 
[Review] 2x8GB Gloway Type Alpha 2666 CL19

gloway_2666_1.jpg
 


Intel, ARM, IBM, AMD Processors Vulnerable to New Side-Channel Attacks

 
Acabou de sair BIOS versão 2602.
Alguém atualizou? Se sim, notou alguma diferença?
 
Pessoal, é normal um Ryzen 5 3600 chegar a 1.500 V em stock? Primeira vez que vejo meu Ryzen com essa voltagem. Apenas joguei normal e gravei um vídeo de 15 segundos .Segue o print:
HWINFO64.png
 
Pessoal, é normal um Ryzen 5 3600 chegar a 1.500 V em stock? Primeira vez que vejo meu Ryzen com essa voltagem. Apenas joguei normal e gravei um vídeo de 15 segundos .Segue o print:
HWINFO64.png

Caramba, tbm e a primeira vez que vejo um Ryzem se comporta de tal forma.
Muito estranho. Esta usando o cooler normal dele ?

Fala rapaziada!
To com a config da minha assinatura (3700x + x370 Taichi + 2xTridentZ 3200mhz 8gb + 2080 Super) e to com algumas oscilações fortes no PUBG as vezes.
Sei que o jogo não é dos mais bem renderizados, porém queria saber se tem algo que eu possa tentar fazer pra aliviar ao máximo isso.
Aqui o clock não passa dos 4250, fora que a placa de vídeo durante o jogo, com o streamlabs obs aberto (rodando pela GPU) não chega nos 70% da GPU.

Já setei as opções de energia para desempenho máximo, porém rodo meu processador no stock e as memórias no xmp cravado em 3200

Como fica as temps no jogo ? Já tentou da uma apertada nos timings da sua memoria ?
 
Pessoal, é normal um Ryzen 5 3600 chegar a 1.500 V em stock? Primeira vez que vejo meu Ryzen com essa voltagem. Apenas joguei normal e gravei um vídeo de 15 segundos .Segue o print:
HWINFO64.png
Desativa o PBO e gg. Aqui não chegou nesse numero, mas chegou perto. Ficava o tempo todo no casa do 1.3, 1.4.
Com PBO desativado meu processador continuou chegando em 4.25 GHZ no turbo em jogos com voltagem entre 1.2 e 1.3, De quebra, eu não tenho mais aqueles saltos na temperatura. Antes ficava oscilando entre 38° e 50, 52° em idle, agora fica oscilando entre 38° e 42°. Eu só perdi mesmo 100 MHZ em tarefas que usam 100% da CPU em todos os núcleos, como Cinebench por exemplo.

Fica ai a dica para quem tem problema de temperatura e voltagem alta nos Ryzens.
 
Pessoal atualizou a X570 TUF para a 2603 aí ?
 








TToB1QU.png
 
M
Se for como o Zen 2, deve chegar nesse clock aí por meio segundo, uma vez a cada 6 meses.
Meu 3600 pegou 4.5 em todos os núcleos com 1.4v sem dificuldades , olha que minha placa mae é bem meia boca , ultimas fornadas do ryzen estão bem eficientes .
 
Alguém sabe como desligar o PBO na B350 Gigabyte? não achei em lugar nenhum
 
Existe uma diferença muito grande entre registrar uma patente e colocar em prática

Útil para notebooks e afins

Patente mostra que a AMD está trabalhando em designs de CPU híbrida "Big-Little"





Este grande e pequeno pedido de patente poderia ter sido feito apenas para o caso de eles seguirem nessa direção.

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo