[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Acabei de testar um 3700x e não funcionou tambem, acho que a Taichi x370 simplesmente nao aceita mais a serie 3000 no meu caso :(, da sempre code b6
Pessoal para quem passou por esse problema de entrar em loop com essa sequencia 33, 7b, 6a, 66, eu estava com a BIOS 6.20 da Taichi e fiz rollback pra 5.80 e funcionou :D
 








 
Pessoal saiu a bios agesa 1006 para asus b350 plus..... tenho ryzen 1700 vale atualizar?
PRIME B350-PLUS BIOS 5602
"Improve system performance
Improve DRAM stability
Improve system stability
Improve system compatibility
Fixed AI suite 3 issue
Update AM4 AGESA to 1006
Fixed HDMI and DP sound issue"
 
Estou com tudo setado manual, absolutamente tudo, mas CL14 não da nem boot...
Então não é apenas uma questão de afinar, é o limite do chip das memórias mesmo, melhor que consigo aqui no AIDA é 71ns...

CL 14 ele pega qual frequência?
 
Aqui rolou a mesma coisa, porém to tendo tela azul direto e só consigo usar as memórias em default.
Aqui está a mesma coisa de antes. Minhas memorias são de 3000 e continuam segurando over de 3400.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Agora estou vendo a minha 1070 trabalhando pra valer, está ficando sempre acima de 90% de uso com o R5 3600 (e pelo que vi nos vídeos do Adrena seria porque o CPU está exigindo bastante da GPU).




Valeu ! Por enquanto não vou mexer em frequência e timings, vou deixar o padrão de fábrica até eu conhecer melhor as opções. Uma coisa que eu deveria ter feito uma instalação limpa do Windows, mas acabei removendo os drivers da plataforma antiga e instalando os novos. Bom... está funcionando hahahaha (Vou deixar para fazer uma instalação limpa quando achar um preço bom em um SSD M.2).




O que seria este GG ? (Cheguei agora nessa plataforma hahaha) Desativei o PBO mas a voltagem permanece em 1.4V (Seria o Precision Boot Overdrive certo ?) .
Mas fica em 1.4v sempre ou tem picos? Aqui ficava sempre na casa dos 1.3, 1.4v em idle e chegava perto do 1.5v em load. Com PBO desativado eu fico agora entre 1.0 e 1.2v em idle, 1.2 e 1.4 em load. Sim, PBO é precision boost overdrive.

Talvez não seja a mesma coisa com todos os processadores ou poder algo na placa mãe, enfim. Estou usando um Ryzen 7 3700X.
 
Última edição:
Pessoal saiu a bios agesa 1006 para asus b350 plus..... tenho ryzen 1700 vale atualizar?
PRIME B350-PLUS BIOS 5602
"Improve system performance
Improve DRAM stability
Improve system stability
Improve system compatibility
Fixed AI suite 3 issue
Update AM4 AGESA to 1006
Fixed HDMI and DP sound issue"
Eu gosto de manter sempre meu sistema atualizado , apesar de que essas correções devem afetar mais os ryzen 3000 nao deve mudar algo na primeira gen.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Deve ter algum motivo muito forte pra AMD prolongar tanto a arquitetura GCN vega nas APUS, acredito que um dos motivos é falta de concorrência nesse segmento e fora isso exista um custo de projeto muito elevado para implementar rdna nas APUS.
 
Última edição:
iTWire - AMD superando a inércia da Intel, afirma MD: "As vendas estão crescendo a taxas de dois dígitos em todos os setores"


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Isso também significa que o processo de fabricação avançado da TSMC no próximo ano também deve estar totalmente carregado. A indústria disse que a maior parte da atual capacidade de produção de 5 nm foi reservada para a Apple e AMD.



 
iTWire - AMD superando a inércia da Intel, afirma MD: "As vendas estão crescendo a taxas de dois dígitos em todos os setores"


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Isso também significa que o processo de fabricação avançado da TSMC no próximo ano também deve estar totalmente carregado. A indústria disse que a maior parte da atual capacidade de produção de 5 nm foi reservada para a Apple e AMD.




Se AMD continuar nesse ritmo a briga pelo pela fatia de waffers da tsmc sera ferrenha entre AMD x Apple
 
Alguém que possui as b450 tuf gaming fizeram a atualização da bios nova ? Se fizeram como ficou o sistema ?
 
Pessoal que tem um DEEPCOOL GAMMAXX GTE V2 RGB + Ryzen 3600 o cooler se saí bem com esse processador? Vi que o cooler é grande, chegou a entortar a placa de alguma forma?
 
Pessoal que tem um DEEPCOOL GAMMAXX GTE V2 RGB + Ryzen 3600 o cooler se saí bem com esse processador? Vi que o cooler é grande, chegou a entortar a placa de alguma forma?

Eu tenho exatamente essa confi e aqui e bem tranquilo, cooler bem encaixado não entorta em nada.
 
Pessoal que tem um DEEPCOOL GAMMAXX GTE V2 RGB + Ryzen 3600 o cooler se saí bem com esse processador? Vi que o cooler é grande, chegou a entortar a placa de alguma forma?
Entorna nada , isso ai é conversa fiada do duende do oc na época que representava a corsair ,pra justificar a compra desses WC que ta na moda e passar pano pra intel ,que os CPUS da epoca usavam pcb muito fina e empenava , usei por muitos anos o cooler master v8 gts era um monstro , só vendi porque não encontrei adaptador pra AM4.
sobre o gammax GTE ele nem é grande bem ok tamanho dele , estou pra pegar o gte white , desempenho é bem satisfatório pelo custo , bem melhor que os cooler box..
 
@nykot, conseguiu finalizar a troca do seu processador?
 
Eu tenho exatamente essa confi e aqui e bem tranquilo, cooler bem encaixado não entorta em nada.

Sempre usei cooler box e vi uns vídeos na internet do pessoal reclamando de dar uma pequena empenada na placa, da um receio até.

Entorna nada , isso ai é conversa fiada do duende do oc na época que representava a corsair ,pra justificar a compra desses WC que ta na moda e passar pano pra intel ,que os CPUS da epoca usavam pcb muito fina e empenava , usei por muitos anos o cooler master v8 gts era um monstro , só vendi porque não encontrei adaptador pra AM4.
sobre o gammax GTE ele nem é grande bem ok tamanho dele , estou pra pegar o gte white , desempenho é bem satisfatório pelo custo , bem melhor que os cooler box..

Será que o PCB dessa nossa GA-AB350-Gaming 3 aquenta esse CPU cooler? Aqueles PCB da Intel que apresentavam problemas eram de 2017, mas nosso modelo de placa também é do ano de 2017.
 
Sempre usei cooler box e vi uns vídeos na internet do pessoal reclamando de dar uma pequena empenada na placa, da um receio até.



Será que o PCB dessa nossa GA-AB350-Gaming 3 aquenta esse CPU cooler? Aqueles PCB da Intel que apresentavam problemas eram de 2017, mas nosso modelo de placa também é do ano de 2017.
era o pcb do CPU da intel o problema era fino e empenava o processador e nao a placa mae.
 
era o pcb do CPU da intel o problema era fino e empenava o processador e nao a placa mae.

Entendi, assim fico um pouco mais tranquilo. Sempre utilizei Cooler Box, mas como 3600 to sentindo necessidade de algo melhor. Você comentou que quer um cooler novo, está em promoção na Pichau: https://www.pichau.com.br/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-gte-v2-rgb-dp-mch4-gmx-gtev2

Olhando nas especificações do Wraith Prism (Peso: 580 gramas) e do GAMMAXX GTE V2 (Peso: 748g). Realmente a diferença é pequena, essas placas são projetas para aguentar esse Cooler Box, então GAMMAXX GTE V2 não é problemas.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/AMD_Wraith#:~:text=Weight: 372 grams.,Weight: 580 grams.
https://deepcool.com/pt/product/cpucooler/2018-08/971_9422.shtml
 
Última edição:
Entendi, assim fico um pouco mais tranquilo. Sempre utilizei Cooler Box, mas como 3600 to sentindo necessidade de algo melhor. Você comentou que quer um cooler novo, está em promoção na Pichau: https://www.pichau.com.br/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-gte-v2-rgb-dp-mch4-gmx-gtev2

Olhando nas especificações do Wraith Prism (Peso: 580 gramas) e do GAMMAXX GTE V2 (Peso: 748g). Realmente a diferença é pequena, essas placas são projetas para aguentar esse Cooler Box, então GAMMAXX GTE V2 não é problemas.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/AMD_Wraith#:~:text=Weight: 372 grams.,Weight: 580 grams.
https://deepcool.com/pt/product/cpucooler/2018-08/971_9422.shtml
To querendo pegar esse daqui que combina com meu setup , mas vou deixar pro mês que vem quando receber o extorno do RMA do meu 1700 ,to usando o cooler do r7 1700 temperatura ta bem ok nao vi passar de 75° jogando se mantem em 60 , mas o ruido da ventoinha acelerado só de abrir uma aba do chrome ta chato.
 
To querendo pegar esse daqui que combina com meu setup , mas vou deixar pro mês que vem quando receber o extorno do RMA do meu 1700 ,to usando o cooler do r7 1700 temperatura ta bem ok nao vi passar de 75° jogando se mantem em 60 , mas o ruido da ventoinha acelerado só de abrir uma aba do chrome ta chato.

Nossa situação é bem parecida, também fiz uma troca da primeira geração para terceira mantendo o cooler box, no meu caso é o Cooler Wraith Spire (cobre) do Ryzen 1600. Da mesma forma que você notei o cooler box fazendo muito ruido em tarefas simples. A temperatura máxima que registrei jogando foi 88°C e o cooler a 2800 RPM, ao fazer tarefas simples como navegar na internet o cooler bate picos de 2600 RPM e temperaturas de 60°C, é um baita CPU mas com essa turbina ao lado torna seu uso cansativo. Fora que da pena de ver esse CPU pegando temperatura alta de forma tão desnecessária com tarefas tão simples.
 
Nossa situação é bem parecida, também fiz uma troca da primeira geração para terceira mantendo o cooler box, no meu caso é o Cooler Wraith Spire (cobre) do Ryzen 1600. Da mesma forma que você notei o cooler box fazendo muito ruido em tarefas simples. A temperatura máxima que registrei jogando foi 88°C e o cooler a 2800 RPM, ao fazer tarefas simples como navegar na internet o cooler bate picos de 2600 RPM e temperaturas de 60°C, é um baita CPU mas com essa turbina ao lado torna seu uso cansativo. Fora que da pena de ver esse CPU pegando temperatura alta de forma tão desnecessária com tarefas tão simples.
Trava o clock do cpu que ele não vai variar tanto a temperatura.
 
Eu gosto de manter sempre meu sistema atualizado , apesar de que essas correções devem afetar mais os ryzen 3000 nao deve mudar algo na primeira gen.

To meio que um pé atras de atualizar e as memorias depois nao chegar mais em 2933 kkkk
to com a penultima bios, e com ela vi que piorou a latencia na mesma frenquencia srrs ,
tipo com essa atual as latencias ficam em 85 ou 84 e antes ficava em 82 e 81, sei q a diferenca eh muito pequena, mas piorou kkkk
 
Boa noite a todos
Chegou meu Akasa Venom Medusa e já fui fazer testes aqui com o meu R5 3600, consegui deixar ele a 4,15ghz, com vcore offset -0,072 (que por algum motivo não sobe mais que 1,080v), e o resto da config na descrição
Totalmente estavel no Cinebench e stress, maxima de 51 graus
totalmente satisfeito com o cooler e a binagem do R5 3600 que é do inicio de julho.
 
Boa noite a todos
Chegou meu Akasa Venom Medusa e já fui fazer testes aqui com o meu R5 3600, consegui deixar ele a 4,15ghz, com vcore offset -0,072 (que por algum motivo não sobe mais que 1,080v), e o resto da config na descrição
Totalmente estavel no Cinebench e stress, maxima de 51 graus
totalmente satisfeito com o cooler e a binagem do R5 3600 que é do inicio de julho.

Tenho o WC da Akasa e gosto muito dele, difícil achar alguém que use Akasa por aqui. hehehe Binagem ótima mesmo...
 
Boa noite a todos
Chegou meu Akasa Venom Medusa e já fui fazer testes aqui com o meu R5 3600, consegui deixar ele a 4,15ghz, com vcore offset -0,072 (que por algum motivo não sobe mais que 1,080v), e o resto da config na descrição
Totalmente estavel no Cinebench e stress, maxima de 51 graus
totalmente satisfeito com o cooler e a binagem do R5 3600 que é do inicio de julho.

51° em stress e realmente de se comemorar, cooler prometendo e cumprindo o que se fala.
No meu off set boto 0.015 a 4.2 65° no Cinebench.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo