[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Isso é um comportamento normal/padrão dos Ryzen. É o chamado Turbo Boost, função que tem o intuito de entregar o maior desempenho possível, mesmo em tarefas simples como navegar na Internet, por isso o clock vai ao máximo e depois reduz em seguida, o que faz com que a voltagem, a rotação do cooler e a temperatura tenham alguns picos em questão de segundos. Com isso, o cooler do CPU fica acelerando e desacelerando o tempo todo para acompanhar as variações drásticas de temperatura, gerando um ruído um pouco incômodo.

Aqui, a solução mais simples que encontrei para evitar essas variações drásticas de temperatura foi desativar o Turbo Boost dele (função Core Performance Boost na BIOS da Steel Legend (Advanced -> AMD CBS -> CPU Common Options)).

Com isso, como o meu aqui é o Ryzen 5 3600x, ele passou a ficar o tempo todo no clock base (3,8 ghz) e as constantes variações de temperaturas e rotação do cooler reduziram em 95%. No seu caso, se fizesse isso ficaria em 3,6 ghz por ser o 5 3600.

Entao, tem algum problema definir pelo Ryzen Master? Pois foi mais prático pra mim, e na BIOS nao achei. Uso um ASUS B450. Pra minha realidade 3.6 tá aceitável nos jogos, depois posso ir me aprofundando e arriscando subir pra uns 4.0ghz fixo com um temp bacana.

Os Ryzen 3000 com vcore em AUTO e com PBO ele joga até 1.5v no single thread ou carga baixa para empurrar clocks mais altos possíveis, já em multi-thread ele trabalha com vcores mais, porém gera essa bagunça de temperatura e etc..

3800x aqui, com PBO +200mhz da pico de 4.55ghz em single-thread e baixa demanda porém em teste de stress passa de 127w de TDP e de 80º de temperatura...
no CPU-Z que uso como parâmetro faz 534pts single e 5600 multi
já com OC de 4.3ghz 1.30v LLC4 (meu exemplar é péssimo para overclock) 521 single e 5800 em multi só que 108w de TDP e 70º e mais FPS em todos os benchmark de jogos, principalmente os que usa mais CPU

off tópico
já até pensei em pegar um XT para 4.5ghz fixo mas essa altura do campeonato ryzen 4000 batendo na porta melhor me contentar com este processador mesmo... mas como queria trocar memória e CPU para 4.5ghz ou mais e memória 3733 ou mais...

Entao...vou querer evitar esse comportamento louco, pois moro em lugar quente, e meu gabinete nao é dos melhores. Setei 3.6 no Ryzen master com ovcore padrao do sistema mesmo (1,2 aprox)
 
Entao, tem algum problema definir pelo Ryzen Master? Pois foi mais prático pra mim, e na BIOS nao achei. Uso um ASUS B450. Pra minha realidade 3.6 tá aceitável nos jogos, depois posso ir me aprofundando e arriscando subir pra uns 4.0ghz fixo com um temp bacana.



Entao...vou querer evitar esse comportamento louco, pois moro em lugar quente, e meu gabinete nao é dos melhores. Setei 3.6 no Ryzen master com ovcore padrao do sistema mesmo (1,2 aprox)
Não vi qual sua CPU... mas dependendo do modelo 3.6ghz é muito baixo... se for 3700x~3800x este vcore é para 4.1~4.2ghz no mínimo.
Oq vai ditar temperatura é vcore e não clock, então pode subir o clock sem medo...
Não gosto de solução via software, Bios é mais seguro, deve ter vários vídeos no youtube de como fazer na sua mobo
 
Não vi qual sua CPU... mas dependendo do modelo 3.6ghz é muito baixo... se for 3700x~3800x este vcore é para 4.1~4.2ghz no mínimo.
Oq vai ditar temperatura é vcore e não clock, então pode subir o clock sem medo...
Não gosto de solução via software, Bios é mais seguro, deve ter vários vídeos no youtube de como fazer na sua mobo

Entao...é um Ryzen R5 3600. Tá batendo 61 graus quando to jogando alguma coisa. 40 graus sem rodar nada, só navegando.
 
Entao, tem algum problema definir pelo Ryzen Master? Pois foi mais prático pra mim, e na BIOS nao achei. Uso um ASUS B450. Pra minha realidade 3.6 tá aceitável nos jogos, depois posso ir me aprofundando e arriscando subir pra uns 4.0ghz fixo com um temp bacana.



Entao...vou querer evitar esse comportamento louco, pois moro em lugar quente, e meu gabinete nao é dos melhores. Setei 3.6 no Ryzen master com ovcore padrao do sistema mesmo (1,2 aprox)

Acredito que não tenha problema fazer via Ryzen Master, mas acho que seria melhor você fazer na BIOS da sua placa mãe.

Sempre há tutoriais como o do vídeo abaixo ensinando como fazer nas mais diversas MBs. Só dar uma pesquisada pelo modelo exato da sua placa mãe.

 
Pessoal que comprou o DeepCool Gammaxx GTE V2 para colocar em seus Ryzen, sabem o nome daqueles "ferrinhos" que servem para prender o cooler no dissipador?
 
Última edição:
Até onde sei, a ASUS TUF X570 não permite downgrade simplesmente utilizando os arquivos da versão anterior, infelizmente.

Não creio muito nisso não.
Minha x570 hero faço downgrade normalmente.
Não acredito que na TUF seja diferente.
Tive dificuldade de voltar a última bios também. Só consegui tentando várias bios anteriores até achar uma que rodou.
 
Isso é um comportamento normal/padrão dos Ryzen. É o chamado Turbo Boost, função que tem por intuito entregar o maior desempenho possível, mesmo em tarefas simples como navegar na Internet, por isso o clock do processador fica variando bastante, vai ao máximo e depois reduz em seguida, o que faz com que a voltagem, a rotação do cooler e a temperatura tenham alguns picos em questão de segundos. Com isso, o cooler do CPU fica acelerando e desacelerando o tempo todo para acompanhar as variações drásticas de temperatura, gerando um ruído um pouco incômodo.

Aqui, a solução mais simples que encontrei para evitar essas variações drásticas de temperatura foi desativar o Turbo Boost dele (função Core Performance Boost na BIOS da Steel Legend (Advanced -> AMD CBS -> CPU Common Options)).

Feito isso, como o meu aqui é o Ryzen 5 3600x, ele passou a ficar o tempo todo no clock base (3,8 ghz) e as constantes variações de temperaturas e rotação do cooler reduziram em 95%. No seu caso, se fizesse isso ficaria em 3,6 ghz por ser o 5 3600.
Mas aí fica sempre em 3,8 ou sobe quando exigido?
 
Não creio muito nisso não.
Minha x570 hero faço downgrade normalmente.
Não acredito que na TUF seja diferente.
Tive dificuldade de voltar a última bios também. Só consegui tentando várias bios anteriores até achar uma que rodou.
Na sua rola o downgrade provavelmente pelo fato de suportar bios flashback, coisa que a Asus TUF não tem.
Pelo que eu pesquisei, downgrade so via DOS ou EFI shell por comando de linha.
 
Mas aí fica sempre em 3,8 ou sobe quando exigido?

Como o Turbo Boost foi 100% desativado na BIOS, fica sempre em 3,8 ghz, independentemente de estar só com um navegador aberto ou rodando um jogo pesado.

Para o meu uso por enquanto está tranquilo, mesmo ficando sempre limitado a 3,8 ghz não senti falta de mais desempenho em nenhuma ocasião ainda.
 
Acredito que seja essa tabela:



Código:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1DiIS6MEfbWohuULg_thcqTVAkBGR4SMS9ujN0yFEEjw/edit#gid=519615420

Ou essa:

2iwdy5wrrly31.png

Como melhorou os VRMs das mobos hein, antes era difícil encontrar um decente que suportasse todos os cpus com OC de boa
 
Como o Turbo Boost foi 100% desativado na BIOS, fica sempre em 3,8 ghz, independentemente de estar só com um navegador aberto ou rodando um jogo pesado.

Para o meu uso por enquanto está tranquilo, mesmo ficando sempre limitado a 3,8 ghz não senti falta de mais desempenho em nenhuma ocasião ainda.

Essa alternativa é muito viável pra praticamente todo mundo que não quer ou não curte OC. Até em jogos que rodam com fps mais soltos, desativar o turbo boost não impacta absurdamente no desempenho médio. O ganho de temperaturas na minha opinião compensa mais do que a baixa perda de frames. Não sei como é o impacto em produtividade, acredito ser em torno de 10 a 15%.
 
Essa alternativa é muito viável pra praticamente todo mundo que não quer ou não curte OC. Até em jogos que rodam com fps mais soltos, desativar o turbo boost não impacta absurdamente no desempenho médio. O ganho de temperaturas na minha opinião compensa mais do que a baixa perda de frames. Não sei como é o impacto em produtividade, acredito ser em torno de 10 a 15%.

Pois é, aqui eu não senti diferença em termos de desempenho, mesmo fazendo o teste rodando jogos pesados, 2 ~ 3 VMs simultaneamente etc, mas a diferença em termos de temperatura e de ruído do cooler foi gritante, pois, além de eliminar as frequentes variações de temperatura, eliminei também o ruído incômodo da constante aceleração/desaceleração do cooler que ficava "louco" tentando acompanhar as inúmeras variações drásticas de temperatura em questão de segundos.
 
Última edição:
Essa alternativa é muito viável pra praticamente todo mundo que não quer ou não curte OC. Até em jogos que rodam com fps mais soltos, desativar o turbo boost não impacta absurdamente no desempenho médio. O ganho de temperaturas na minha opinião compensa mais do que a baixa perda de frames. Não sei como é o impacto em produtividade, acredito ser em torno de 10 a 15%.

Recentemente estava monitorando o cpu e estava incomodado que em idle meu 3700x chegava as vezes em 4.2 ghz com vcore de até 1.47v! Desativei ontem o turbo boost depois que vi aonde desativar na minha mobo após uns posts atrás.
Só fiz uns testes por enquanto no Cinebench e a perda do cpu foi de menos de 10%. E no 3dmark menos de 2% no score geral.
Devia ter visto e feito isso antes...
 
Como melhorou os VRMs das mobos hein, antes era difícil encontrar um decente que suportasse todos os cpus com OC de boa

Certamente mais por causa de RMA do que pra agradar os clientes, mas o importante é que melhorou kkkk
 
Recentemente estava monitorando o cpu e estava incomodado que em idle meu 3700x chegava as vezes em 4.2 ghz com vcore de até 1.47v! Desativei ontem o turbo boost depois que vi aonde desativar na minha mobo após uns posts atrás.
Só fiz uns testes por enquanto no Cinebench e a perda do cpu foi de menos de 10%. E no 3dmark menos de 2% no score geral.
Devia ter visto e feito isso antes...

Pois é, a perda em termos de desempenho é muito pequena (até praticamente imperceptível na prática em alguns casos) para compensar os frequentes picos de voltagem, rotação do cooler e temperatura.

O que mais me incomodava era o ruído do cooler acelerando e desacelerando toda hora, mesmo o Gammaxx GTE tendo um ruído bem menor que o cooler box da AMD. Com o cooler box da AMD era ainda pior, porque a cada aceleração parecia que a máquina ia levantar voo.
 
Recentemente estava monitorando o cpu e estava incomodado que em idle meu 3700x chegava as vezes em 4.2 ghz com vcore de até 1.47v! Desativei ontem o turbo boost depois que vi aonde desativar na minha mobo após uns posts atrás.
Só fiz uns testes por enquanto no Cinebench e a perda do cpu foi de menos de 10%. E no 3dmark menos de 2% no score geral.
Devia ter visto e feito isso antes...

com PBO em para impulsionar o clock do núcleo único ele joga até 1.5v em single-thread ou tarefas que demandam pouco do processador, mas em multiuu-thread ele não jogo todo este vcore não.
é como se o algoritimo trabalhasse encima do consumo total, então usando poucos núcloes eles tacam vcore para impulssionar o clock
mas de fato as temperaturas ficam bem exóticas
se você tiver um bom cooler pode fazer 4300mhz fixo, no caso do 3700x você vai ter ganhos expressivos! vai depender mto da sorte ou azar que teve com seu processador, ele pode pedir 1.3v de core como pode pedir menos..
agora 4100mhz~4200mhz é SAFE, com certeza deve conseguir um ótimo vcore e ótimas temperaturas e um ganho em desempenho... O vcore padrão também é bastante alto, nada como você ajustar manualmente...
 
Galera, sei que esse assunto já é bem batido, mas nao consegui encontrar nada a respeito e nao queria fazer nada antes de buscar opnioes.

A temperatura do meu Ryzen 5 3600 tá oscilando demais, sempre para mais. Nos jogos chega a bater picos de 81 graus, enquanto a placa de video fica mais estável.

Pode ser bios? Pois estou usando a versao 1820 da ASUS TUF (B450). A rotacao do cooler da CPU tá em torno de 1500RPM, acredito que esteja ok.

OBS: uso um gamemaxxx deepcool que a maioria daqui recomenda.

A temperatura limite de operação do Ryzen 5 3600 é de 95°C. Esses picos de temperatura são normais como os colegas do fórum disseram, não é nada para se preocupar se seu processador estiver com essa temperatura de 81°C. Este processador foi feito para trabalhar nesses parâmetros de voltagem e temperatura então está seguro. Por curiosidade seu gabinete tem bom fluxo de ar?
 
A temperatura limite de operação do Ryzen 5 3600 é de 95°C. Esses picos de temperatura são normais como os colegas do fórum disseram, não é nada para se preocupar se seu processador estiver com essa temperatura de 81°C. Este processador foi feito para trabalhar nesses parâmetros de voltagem e temperatura então está seguro. Por curiosidade seu gabinete tem bom fluxo de ar?

Entao, vim da intel e fiquei um pouco assustado. Fiquei um pouco mais aliviado agora. No entanto, é sempre bom procurar uma estabilidade na temperatura, né? Quanto menor, melhor!

Meu gabinete é meio duvidoso em relacao a fluxo de ar.

gabinete-nox-infinity-atom-painel-lateral-em-vidro-temperado-1-fan-rgb-controlador-de-rgb-usb-3-0-nxinfintyatom_1542648593_g.jpg


Ele tem tres fans na parte frontal, mas o luxar por onde eles puxam o ar é muito pequeno, e nem sei na verdade como eles conseguem puxar ar pra dentro. Tenho mais um fan atrás retirando o ar quente, e o cooler da CPU tá posicionando para puxar o ar frontal, e resfriar o dissipador. Porém, ele tem um espaco em cima para colocar um fan exaustor, mas o fan nao encaixa, nao tem espaco. Entao acredito que isso ta prejudicando um pouco o fluxo do ar. To até pensando em comprar outro gabinete.
 
Fala galera!

Minha mobo é topologia Daisy Chain, e possuo 4 módulos de memória chip Hynix CJR PCB A0

A soma dos fatores, 4 módulos em um mobo topologia Daisy Chain, memorias Hynix cJR PCB A0 não é tão bom quanto a outros PCB.... O XMP da minha memória é 3000mhz, logo não deve ser um chip "binado" então tenho muita dificuldade em atingir clock alto e baixas lantencias tendo como referencia Dram calculator e outros usuários com chip CJR.
Não é só uma questão de clock elevado, também não consigo reduzir latencias, se eu conseguisse 3600 C18 ou 3200 C14 já me daria por safisfeito.
Atualmente rodo 3400 16-20-20, TRFC, procODT, RRT_nom, Cad_bus e etc devidamente configurados, não é uma questão de ajustes, já tentei absolutamente tudo!


Porém não quero abrir mão dos 32GB e não quero pagar mais de 2mil em memórias (leia-se B-die)
Estava de olho no kit 2x16gb HyperX 3733 19-23-23 1.636,00 R$

Vem com 2 XMP na verdade 1# 3600 17-21-21 e 2# 3733 19-23-23
Este kit muito provável que seja Hynix CJR PCB A1 ou Micron-e, as lantencias em todas as memórias HyperX são folgadas em relação aos concorrentes, mas muito provável que consiga 3600 16-20-20 ou 3733 18-22-22

Minha dúvida maior é 2x16 (dual-rank) vs 4x8gb (single-rank) em uma mobo topologia Daisy Chain, será que compensa?

part number das hyperX a nível de pesquisa.
HX437C19FB3AK2/32
 
Última edição:
Fala galera!

Minha mobo é topologia Daisy Chain, e possuo 4 módulos de memória chip Hynix CJR PCB A0

A soma dos fatores, 4 módulos em um mobo topologia Daisy Chain, memorias Hynix cJR PCB A0 não é tão bom quanto a outros PCB.... O XMP da minha memória é 3000mhz, logo não deve ser um chip "binado" então tenho muita dificuldade em atingir clock alto e baixas lantencias tendo como referencia Dram calculator e outros usuários com chip CJR.
Não é só uma questão de clock elevado, também não consigo reduzir latencias, se eu conseguisse 3600 C18 ou 3200 C14 já me daria por safisfeito.
Atualmente rodo 3400 16-20-20, TRFC, procODT, RRT_nom, Cad_bus e etc devidamente configurados, não é uma questão de ajustes, já tentei absolutamente tudo!


Porém não quero abrir mão dos 32GB e não quero pagar mais de 2mil em memórias (leia-se B-die)
Estava de olho no kit 2x16gb HyperX 3733 19-23-23 1.636,00 R$

Vem com 2 XMP na verdade 1# 3600 17-21-21 e 2# 3733 19-23-23
Este kit muito provável que seja Hynix CJR PCB A1 ou Micron-e, as lantencias em todas as memórias HyperX são folgadas em relação aos concorrentes, mas muito provável que consiga 3600 16-20-20 ou 3733 18-22-22

Minha dúvida maior é 2x16 (dual-rank) vs 4x8gb (single-rank) em uma mobo topologia Daisy Chain, será que compensa?

part number das hyperX a nível de pesquisa.
HX437C19FB3AK2/32

Para essa topologia, é melhor 2 pentes, mesmo sendo dual rank. Porém tem outros fatores que influenciam, como a qualidade do sinal. nessa página tem a explicação disso...


Recomendo ver testes com a sua placa mãe, ou do pessoal aqui do grupo que já testou das duas formas. Mas teoricamente, 2 pentes é para se comportar melhor.
 
Na sua rola o downgrade provavelmente pelo fato de suportar bios flashback, coisa que a Asus TUF não tem.
Pelo que eu pesquisei, downgrade so via DOS ou EFI shell por comando de linha.

Mas eu faço os updates e downgrades direto na bios ou pelo windows. Só uso o flashback quando dá algum problema.
 
Troy: A Total War Saga posta à prova: faz até 16 núcleos suarem


Os benchmarks do processador mostram escalonamento mesmo com 16 núcleos

Uma coisa precisa ser deixada para Troy: A Total War Saga: O jogo está tecnicamente longe de ser perfeito, mas o escalonamento do núcleo é incrivelmente bom. Mesmo 16 núcleos trazem outro pequeno aumento de desempenho, algo nunca antes visto em nenhum jogo da redação. Se você quiser brincar com o máximo de detalhes gráficos, não precisa de 16 núcleos imediatamente, mas 4 núcleos não são suficientes, mesmo incluindo SMT. Para obter todos os detalhes, deve ter pelo menos 6 núcleos com SMT, todo o resto treme demais. Não importa se a CPU é da Intel ou AMD.

O fato de ainda haver muito potencial inexplorado acima de 6 núcleos pode ser visto maravilhosamente na série Ryzen 3000 da AMD, que se diferencia principalmente pelo número de núcleos e não pelas taxas de clock. O Ryzen 5 3600 é 47 por cento mais rápido no FPS médio do que o Ryzen 3 3300X, no FPS de 0,2% é até 58 por cento. Lá, os 12 em vez de 8 fios são convertidos em 100 por cento mais energia. Mas o dimensionamento continua até em 8 núcleos. O Ryzen 7 3700X é 29 e 31 por cento mais rápido do que o modelo menor.

zE96bBC.png


Mesmo com 16 núcleos, ainda há espaço para melhorias
E sim, realmente continua. O Ryzen 9 3900XT funciona com seus 12 em vez de 8 núcleos de CPU 32 e 35 por cento mais rápido. Aqui, a escala começa a diminuir de acordo, mas ainda permanece muito forte. E mesmo 16 núcleos trazem outro impulso. O Ryzen 9 3950X oferece apenas 1 por cento mais FPS do que o Ryzen 9 3900XT, mas pelo menos 5 por cento melhor FPS de percentil. E como o Ryzen 9 3900XT é virtualmente um processador ajustado para jogos, a diferença para o Ryzen 9 3900X normal certamente seria um pouco maior. A propósito, o Ryzen 9 3950X não chegou ao fim do mastro. O Ryzen 9 3900XT com memória DDR4-3600 otimizada usada pela ComputerBase para os benchmarks da placa de vídeo funciona 9 e 8 por cento mais rápido,
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo