[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

AMD deve transferir mais de seus negócios para a TSMC


Resumo

O Taiwan Economic Daily está indicando que a AMD está mudando cada vez mais seus negócios de fabricação de wafer para a TSMC.
Por que a AMD iria querer transferir mais produção para a TSMC, que já tem produção restrita? Este artigo explica o motivo.
A AMD começará a contar cada vez mais com a TSMC no futuro para chips incluindo CPUs, GPUs e dispositivos IO.


Essa ideia foi discutida com mais profundidade com os membros da minha comunidade de investimentos privados, Beyond The Hype. Comece hoje "

O Taiwan's Economic Daily publicou recentemente um artigo sobre o crescente negócio de Advanced Micro Devices ( AMD ) na TSMC ( TSM ). O que torna este artigo interessante é que o Economic Daily é um jornal influente e, ao contrário de quaisquer preocupações dos investidores, faz sentido para a AMD mover negócios incrementais da GlobalFoundries para a TSMC. Vemos isso como um resultado líquido positivo para AMD e TSMC.

A questão é o que faria com que a AMD desejasse transferir negócios da GlobalFoundries para a TSMC? Por que a AMD mudaria as partidas de wafer da GlobalFoundries para a TSMC quando a capacidade da TSMC já está apertada?

Existem várias boas razões para este movimento.

Compreendendo o Ciclo de Vida do Processo

Observe que a TSMC vem com um nó de ponta aproximadamente a cada dois anos. 7 nm em 2018; 5 nm em 2020; 3 nm em 2022 e assim por diante. Conforme o processo amadurece, o custo por wafer diminui rapidamente.
Para os clientes, isso funciona porque nem todos podem pagar por um processo de ponta e nem todos precisam do desempenho oferecido pela tecnologia mais recente. Os clientes mudam para um novo processo baseado na economia - para alguns, estar na vanguarda é uma obrigação e para outros só faz sentido quando os preços do wafer caem para um determinado nível. À medida que o tempo passa, a adoção cresce e o que antes era vanguarda torna-se o mainstream do desempenho, depois o mainstream e, por fim, um antigo processo de atraso.

O investimento da TSMC no processo não gera um ROI atraente, a menos que o processo passe por todo o ciclo de vida e a capacidade seja quase totalmente utilizada durante a vida do processo. Isso se torna um desafio quando um grande cliente como a Apple ( AAPL ) usa principalmente a capacidade de ponta e talvez um nó da ponta, mas não usa muito a tecnologia mais antiga. Por exemplo, a Apple usará o processo de 5 nm mais recente em modelos de 2020 e o processo de 7 nm em modelos mais antigos, mas pode não ter nenhum volume significativo em nós mais antigos. Quando a TSMC introduzir o nó de 3nm, muitas das necessidades de wafer da Apple estarão em 3nm / 5nm e os volumes de 7nm irão despencar.

Assim que a Apple desocupar um processo de ponta, a TSMC deve encontrar outros clientes que possam usar essa capacidade. Mas, dados os enormes volumes da Apple, essa capacidade é difícil de preencher. A TSMC precisa de alguns aplicativos de alto volume para preencher a bolha de capacidade. CPUs e GPUs, devido aos enormes volumes de PC, podem atender à demanda. Por exemplo, quando a Apple desocupa 7nm, a AMD pode usar essa capacidade para CPUs de gama média ou inferior. Quando a AMD desocupar essa capacidade, a Nvidia ( NVDA ) poderá usá-la para suas GPUs convencionais ou de baixo custo. Depois da Nvidia, um fabricante de dispositivo IOT poderia usar essa capacidade. Este é o ritmo constante de um fundidor como a TSMC.

Melhorar a utilização do nó mais antigo melhora a economia

Uma coisa que também ajuda a TSMC é que a Apple provavelmente está pagando um bom prêmio pela bolha de capacidade que deixa para trás. Nem todo mundo pode ter o tipo de poder econômico da Apple. Quando se trata de AMD, torna-se um desafio para a TSMC encontrar clientes para processos mais antigos se tudo que a AMD deseja é capacidade de ponta. Se a AMD puder trazer volume para o processo que desocupou para suas CPUs, então a economia melhora para a TSMC e também seria possível para a TSMC oferecer à AMD melhores preços para ajudar a melhorar a utilização do processo TSMC.

Observe que a AMD não precisa usar a capacidade de ponta para todos os seus dispositivos. Por exemplo, as CPUs mais baratas da empresa para laptops e Chromebooks de baixo custo não precisam de processos de ponta, pois o custo se torna um critério mais importante para esses chips do que o desempenho. O mesmo acontece com chips gráficos de baixo custo. Usando a bolha de capacidade que está criando ao mover chips de ponta para nós mais novos, fabricar esses chips de ponta pode ser atraente para a AMD.

A consolidação de mais e mais projetos na TSMC simplifica as operações da AMD e também reduz o esforço de engenharia. Os engenheiros da AMD terão que trabalhar com menos processos e isso também pode ajudar a empresa a otimizar seus projetos.


GlobalFoundries está lentamente caindo do gráfico de processos de ponta

Embora a GlobalFoundries tenha sido uma parceira competente no passado, ela descobriu que a corrida pela capacidade de ponta é cara e reduziu seu investimento em processos de ponta. Essa dinâmica, com o tempo, forçará a AMD a mover mais e mais designs para a TSMC, já que a GlobalFoundries pode não ser mais uma escolha viável para novos designs - mesmo no segmento inferior.

Pode ter chegado a hora de mover os chips IO da próxima geração para a TSMC

Observe também que mesmo quando se trata de HEDT de ponta e soluções de CPU de servidor, a AMD optou por usar o processo TSMC 7nm apenas para os chips de computação, mas não para os chips IO (veja a imagem abaixo).

9110881-15988385031212018.jpg


A matriz IO é fabricada no processo de 14 nm por dois motivos. O primeiro, e o mais conhecido, é que o chip IO não se beneficia muito do processo de 7nm e é muito mais econômico mantê-lo no processo GlobalFoundries de 14nm (há especulações de que a AMD também usa o processo TSMC de 14nm para um dos chips IO). O segundo, que é menos conhecido e não confirmado, é que a AMD provavelmente precisava licenciar projetos IO especiais que, na época em que a AMD estava projetando o Zen 2, estavam disponíveis em 14 nm, mas não em 7 nm.

Com o passar do tempo, é provável que os projetos IO de terceiros necessários se tornem disponíveis na tecnologia TSMC 7nm. Nesse caso, migrar o chip IO para 7 nm e usar a densidade aumentada do transistor para adicionar novas funcionalidades pode fazer sentido para a AMD para as futuras gerações de produtos.

Ter as matrizes de computação e IO feitas na TSMC provavelmente melhorará a eficiência operacional da AMD. Uma vez que a TSMC tem procurado expandir seus negócios de embalagens, uma mudança como a mencionada aqui também pode estar estabelecendo as bases para a TSMC ganhar parte ou todos os negócios de embalagens da AMD. Se for assim, isso também pode ajudar a reduzir o tempo do ciclo de fabricação da AMD para os dispositivos complexos de múltiplas matrizes.

Embrulhar

Considerando os fatores acima, mover negócios incrementais da GlobalFoundries para a TSMC é a progressão lógica das operações da AMD e provavelmente reduzirá os custos operacionais e de produto para a AMD ao longo do tempo.
O opex da AMD diminuirá e as margens aumentarão com o tempo.

Isso também é positivo para a TSMC, pois a TSMC continua a aumentar sua participação no mercado de fundição e aumentar as receitas no desejável negócio de processos de ponta.
 
Desculpe a qualidade das fotos galera, tô cansadão, no final de semana vou dar mais uma arrumada, mas pra serviço feito na correria no meio da semana acho que tá bom.

Montei a máquina com o Ryzen 3 3300X e a GTX 980.

Até fevereiro pretendo comprar um Zen 3, provavelmente o Ryzen 7 5800X e a RTX 3080.

20200925_021922.jpg


20200925_022000.jpg

Depois, se puder, faz um teste de resetar o PC dentro do Windows pra ver se os teus SSDs M.2 deixam de aparecer na BIOS.

Falouws :cool:
 
Depois, se puder, faz um teste de resetar o PC dentro do Windows pra ver se os teus SSDs M.2 deixam de aparecer na BIOS.

Falouws :cool:

Resetar o PC dentro do Windows?

Você quer dizer reiniciar o PC?
 
Resetar o PC dentro do Windows?

Você quer dizer reiniciar o PC?

Não, resetar mesmo, com o botão do gabinete. Tipo, simular que o PC congelou (que aconteceu algumas vezes durante a jogatina do Horizon Zero Dawn) e que você precisou reiniciar à força pelo botão reset do gabinete. Aqui, quando faço isso, meu M.2 desaparece da BIOS e isso acontece tanto no slot primário quanto no secundário e só desligando e religando o PC para ele voltar a aparecer...

Minha dúvida é se isso é problema da placa-mãe, da plataforma ou então desse ADATA que comprei na "promoção" em Maio desse do ano.

Nos contatos que fiz com a garantia, a Asus à princípio reconheceu que seria defeito na placa-mãe e me pediu para que eu a enviasse pra lá, mas infelizmente não tenho como fazer isso em virtude de não ter PC reserva que eu possa ficar usando até essa situação ser resolvida.

Falouws :cool:
 
Não, resetar mesmo, com o botão do gabinete. Tipo, simular que o PC congelou (que aconteceu algumas vezes durante a jogatina do Horizon Zero Dawn) e que você precisou reiniciar à força pelo botão reset do gabinete. Aqui, quando faço isso, meu M.2 desaparece da BIOS e isso acontece tanto no slot primário quanto no secundário e só desligando e religando o PC para ele voltar a aparecer...

Minha dúvida é se isso é problema da placa-mãe, da plataforma ou então desse ADATA que comprei na "promoção" em Maio desse do ano.

Nos contatos que fiz com a garantia, a Asus à princípio reconheceu que seria defeito na placa-mãe e me pediu para que eu a enviasse pra lá, mas infelizmente não tenho como fazer isso em virtude de não ter PC reserva que eu possa ficar usando até essa situação ser resolvida.

Falouws :cool:

Faz parte do pacote ryzen, vir com algum problema KKKKKK
 
Faz parte do pacote ryzen, vir com algum problema KKKKKK

Se você não sabe, esse problema também acontece com a Intel. Basta dar uma rápida pesquisa no Google pra descobrir :true:

Falouws :cool:
 
Se você não sabe, esse problema também acontece com a Intel. Basta dar uma rápida pesquisa no Google pra descobrir :true:

Falouws :cool:

Tive uns 15 pcs intel, e 1 ryzen, esse ryzen deu mais problemas que todos intel somados.
 
Tive uns 15 pcs intel, e 1 ryzen, esse ryzen deu mais problemas que todos intel somados.
Na minha empresa eu cuido de uns 20 PCs Intel, todo dia preciso resolver algum problema de um. Em casa uso Ryzen, overclock não IF, PBO 300/230/230, memórias 3800cl15, chipset blocado, etc... nunca tive problema.
Não ache que sua bolha representa a realidade.
Vlw flw.
 
Na minha empresa eu cuido de uns 20 PCs Intel, todo dia preciso resolver algum problema de um. Em casa uso Ryzen, overclock não IF, PBO 300/230/230, memórias 3800cl15, chipset blocado, etc... nunca tive problema.
Não ache que sua bolha representa a realidade.
Vlw flw.

"sua bolha não representa a realidade" , rapaz todo dia leio umas 10 topics de problemas aqui.... Os da NAVI nem comento, não tem uma pessoa que não tenha tido problema...
Agora ser fanboy de marca para mim é uma vergonha.. principalmente pela idade que você deve ter.
Aqui tive problemas, consegui resolver todos. Porém não recomendo a um "leigo" comprar um pc da AMD.
 
Infelizmente os tubos não são longos o suficiente, bate na placa de vídeo.

Eu vi essa recomendação no Gamer Nexus.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



O melhor resultado possível no Zen 2 é 3800CL16 (com if 1:1).

Mas nem todos if fazem 1900mhz, resultado muito bons também são 3733C16, 3600C15, 3200C14...

A diferença de frames entre uma memória padrão 3200C17 e um desses que citei acima chega a ser 10 fps em alguns jogos.

Mas 10fps vão fazer diferença pra você?

Memórias que rodam com timing reduzido são caras.

Sobre o comparativo 3600C16 e 3200C14, vou testar a noite e te dou a resposta depois, vi que minhas memórias tem um perfil XMP e com várias configurações, entre elas 3600C16 e 3200C14.
show..

o meu xmp padrao eh 3200@16.
estou rodando 24/7 em 3600@16 com 1.4V , e tentei 3733 sem sucesso, acredito que apena subindo latencia , porem dai nao sei se é algo compensatório.
esse 3600@15 tbm acho mto improvavel conseguir , pois pra afinar esse 3600@16 foi mto dificil, com 3533 foi bem tranquilo.
O que poderia tentar é este 3200@14 , parece interessante , mas tbm não vejo grandes chances com essa memoria.

respondendo a pergunta.. eu sou um player totalmente TryHard... sai da 1080ti para 2080ti , para ganhar - de 10 fps de médias. Pois jogo em 1080p@LOW.. e gosto do maior fps possivel.
Jogo apenas BFV , e da onde poder apertar mais, melhor..
Hoje meus numeros no game são aproxidamente...
MIN = 125-130
Media = 160-170
Máximas = 200+

Queria muito fazer essas MINIMAS serem 144, ou o mais próximo disto.
 
show..

o meu xmp padrao eh 3200@16.
estou rodando 24/7 em 3600@16 com 1.4V , e tentei 3733 sem sucesso, acredito que apena subindo latencia , porem dai nao sei se é algo compensatório.
esse 3600@15 tbm acho mto improvavel conseguir , pois pra afinar esse 3600@16 foi mto dificil, com 3533 foi bem tranquilo.
O que poderia tentar é este 3200@14 , parece interessante , mas tbm não vejo grandes chances com essa memoria.

respondendo a pergunta.. eu sou um player totalmente TryHard... sai da 1080ti para 2080ti , para ganhar - de 10 fps de médias. Pois jogo em 1080p@LOW.. e gosto do maior fps possivel.
Jogo apenas BFV , e da onde poder apertar mais, melhor..
Hoje meus numeros no game são aproxidamente...
MIN = 125-130
Media = 160-170
Máximas = 200+

Queria muito fazer essas MINIMAS serem 144, ou o mais próximo disto.

Se você tá nesse grau competitivo assim (1080p low), eu sinceramente não sei o que você tá fazendo com um Ryzen.
 
Última edição:
show..

o meu xmp padrao eh 3200@16.
estou rodando 24/7 em 3600@16 com 1.4V , e tentei 3733 sem sucesso, acredito que apena subindo latencia , porem dai nao sei se é algo compensatório.
esse 3600@15 tbm acho mto improvavel conseguir , pois pra afinar esse 3600@16 foi mto dificil, com 3533 foi bem tranquilo.
O que poderia tentar é este 3200@14 , parece interessante , mas tbm não vejo grandes chances com essa memoria.

respondendo a pergunta.. eu sou um player totalmente TryHard... sai da 1080ti para 2080ti , para ganhar - de 10 fps de médias. Pois jogo em 1080p@LOW.. e gosto do maior fps possivel.
Jogo apenas BFV , e da onde poder apertar mais, melhor..
Hoje meus numeros no game são aproxidamente...
MIN = 125-130
Media = 160-170
Máximas = 200+

Queria muito fazer essas MINIMAS serem 144, ou o mais próximo disto.

Não estressa com a memória não, as latências e performance em jogos vai melhorar muito com o Zen 3.

Enquanto o Zen 2 focou na performance multi thread, pode-se dizer que o Zen 3 vai focar na performance single thread.
 
Se você tá nesse grau competitivo assim (1080p low), eu sinceramente não sei o que você tá fazendo com um Ryzen.
CxB.
comprei em fevereiro MB+3800x por 2050.00
no dia em que boletei , só o 9700K estava 1.999.
com a grana que iria precisar gastar na MB , comprei as memorias.
 
desculpe cair de paraqueda no assunto rsrsrs..

acha que ingame, o 3200C14 vai ser mais eficaz do que 3600C16?

pergunto , pois as memórias que uso são "Genéricas" , parecem ser hynix , mas não da pra ter ctz.. No Zentiming aparecem como unknown rsrsrs.

o melhor que consegui tirar dela foi 3600@c16 , queria muito rodar em 3800 , porem acho que a latencia iria ser no minimo 18, dai não sei se eh é vantajoso.

dai tenho 2 testes pra tentar fazer.
ou 3800@18 ou os 3200C14 , ou então fico safe nos 3600@16. KKKK
Os reviews que tem por aí mostram que existem variações, dependendo do programa ou do jogo. Mas, via de regra, 3200C14 parece ser de forma geral uma das melhores configurações, embora em algumas situações 3600CL16 traga alguma vantagem em benchs. No mundo real, creio que a diferença será nula. Mas, pelo que tenho acompanhado no preço das memórias, acaba sendo mais barato pegar 3600CL16 do que 3200CL14, tendo em vista as memórias hoje disponíveis à venda. Isso considerando tudo em stock.

Por outro lado, penso que fazer overclock de memória, embora o pessoal discuta bastante esse assunto, é muito mais hobby do que buscar ganho real. Isso porque, a diferença de preço entre uma memória que que roda a 3200 e pode chegar a 3600, e uma que em stock já roda a 3600, é quase menos do que se gasta levando a namorada no cinema. Além disso, dizer que a memória "subiu" até X ou Y é fácil, difícil é comprovar que o sistema realmente está estável. Olhando tecnicamente o assunto, é comum pessoal relatar que rodou um programa de stress por 24 horas sem erro, e quando entra em outro dá erro em 10 minutos. Pra você dizer que a memória realmente está estável em overclock, precisa de muito teste, que podem não se tornarem válidos após uma atualização do sistema, de um driver, da bios, etc. Enfim, cada um tem seus sistema e suas necessidades, mas pra mim overclock em memória é algo que nem considero.
 
Eu até agora tô satisfeito com os módulos da Crucial, utilizam Micron E Die.

O kit que comprei é 2x16gb 3600 16-18-18-38 1.35v
 
Tive uns 15 pcs intel, e 1 ryzen, esse ryzen deu mais problemas que todos intel somados.
Sou usuário Linux desde sempre, e estou com um 3800XT há alguns dias. Aos poucos estou me familiarizando com o Ryzen, e analisando as questões que influem na performance, consumo de energia, etc., a fim de tirar o melhor proveito da máquina. Posso dizer que atualmente o Linux funciona bem com o ryzen geração 2, mas embora seja bem estável e tudo o mais, está tudo ainda muito longe de explorar em plenitude tudo o que o Ryzen oferece e a evolução que representa. Isso porque, desde o lançamento tivemos praticamente uma geração por ano, com sensíveis alterações no hardware, sendo impossível os desenvolvedores acompanharem essa evolução de plano. Assim, problemas existirão naturalmente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu até agora tô satisfeito com os módulos da Crucial, utilizam Micron E Die.

O kit que comprei é 2x16gb 3600 16-18-18-38 1.35v
Tenho acompanhado o preço dessa memória, e está na faixa de menos de 800 golpes sem LED, e 860 com luzes. Mas na cor preta com LED parece que sumiu do mercado.
 
Com a apresentação dos novos processadores para o dia 8, será que demora muito pra começar a ser vendido no Brasil?
 
Com a apresentação dos novos processadores para o dia 8, será que demora muito pra começar a ser vendido no Brasil?

Eu tô esperando ou um lançamento muito rápido (disponibilidade na semana seguinte) ou um lançamento demorado (lá pro fim de novembro ou pra dezembro).
 
  • Curtir
Reações: T3A
Eu tô esperando ou um lançamento muito rápido (disponibilidade na semana seguinte) ou um lançamento demorado (lá pro fim de novembro ou pra dezembro).
Ah vah
 
Finalmente passei 1h de Prime95 com FLCK em 1900 e PBO ligado (162-115-160).
2dcjt6.jpg


Os reviews que tem por aí mostram que existem variações, dependendo do programa ou do jogo. Mas, via de regra, 3200C14 parece ser de forma geral uma das melhores configurações, embora em algumas situações 3600CL16 traga alguma vantagem em benchs. No mundo real, creio que a diferença será nula. Mas, pelo que tenho acompanhado no preço das memórias, acaba sendo mais barato pegar 3600CL16 do que 3200CL14, tendo em vista as memórias hoje disponíveis à venda. Isso considerando tudo em stock.

Por outro lado, penso que fazer overclock de memória, embora o pessoal discuta bastante esse assunto, é muito mais hobby do que buscar ganho real. Isso porque, a diferença de preço entre uma memória que que roda a 3200 e pode chegar a 3600, e uma que em stock já roda a 3600, é quase menos do que se gasta levando a namorada no cinema. Além disso, dizer que a memória "subiu" até X ou Y é fácil, difícil é comprovar que o sistema realmente está estável. Olhando tecnicamente o assunto, é comum pessoal relatar que rodou um programa de stress por 24 horas sem erro, e quando entra em outro dá erro em 10 minutos. Pra você dizer que a memória realmente está estável em overclock, precisa de muito teste, que podem não se tornarem válidos após uma atualização do sistema, de um driver, da bios, etc. Enfim, cada um tem seus sistema e suas necessidades, mas pra mim overclock em memória é algo que nem considero.
Sobre o seu ponto de stress: concordo que testar num único programa não é ideal e pode ser um ponto de falha.
Pessoalmente, considero estável o suficiente pra trabalho se passar:
1. 1 hora de Prime95 Small FFTs
2. 6 vezes no Y-Cruncher
3. 2000%+ no memtest
Todas as vezes que consegui cumprir pelo menos isso, o sistema se mostrou 100% estável pra trabalho.

No fim, finalmente consigo manter 144+ fps constantes no Dota 2, salvo casos extremos.
 
Última edição:
Finalmente passei 1h de Prime95 com FLCK em 1900 e PBO (162-115-160).
2dcjt6.jpg



Sobre o seu ponto de stress: concordo que testar num único programa não é ideal e pode ser um ponto de falha.
Pessoalmente, considero estável o suficiente pra trabalho se passar:
1. 1 hora de Prime95 Small FFTs
2. 6 vezes no Y-Cruncher
3. 2000%+ no memtest
Todas as vezes que consegui cumprir pelo menos isso, o sistema se mostrou 100% estável pra trabalho.

No fim, finalmente consigo manter 144+ fps constantes no Dota 2, salvo casos extremos.

Aqui foi ez pizi, esse 3300X veio bombado

3800C18
3800C16_1.png
 
"sua bolha não representa a realidade" , rapaz todo dia leio umas 10 topics de problemas aqui.... Os da NAVI nem comento, não tem uma pessoa que não tenha tido problema...
Agora ser fanboy de marca para mim é uma vergonha.. principalmente pela idade que você deve ter.
Aqui tive problemas, consegui resolver todos. Porém não recomendo a um "leigo" comprar um pc da AMD.
Fanboy de intel querendo pagar pau de santo em tópico da AMD :haha: a cada dia fica melhor
 
Aqui foi ez pizi, esse 3300X veio bombado

3800C18
3800C16_1.png
Chegou a fazer algum teste de stress?
Aqui também bootava em 1900 / 3800 sem tanto drama, a dificuldade era não reiniciar/crashar em full load. hehe
Essa foto aí indica que está 3800C16, não? Tá ótimo, talvez tu consiga apertar um pouco mais os subtimings.
 
APU Van Gogh com Navi integrada e DDR5 basicamente confirmada já. Fonte.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo