[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Chegou a fazer algum teste de stress?
Aqui também bootava em 1900 / 3800 sem tanto drama, a dificuldade era não reiniciar/crashar em full load. hehe
Essa foto aí indica que está 3800C16, não? Tá ótimo, talvez tu consiga apertar um pouco mais os subtimings.

Tem isso tb, entre subir e estável de fato, tenho um abismo tb. Aqui estável em 1900 IF não rola :feelbad: mas eu cheguei tão perto subindo o BCLK que talvez seja mais culpa da mobo podre que do CPU. O resultado aqui tb foi bem ligeiramente melhor que isso, deu 64ns, provavelmente dá pra melhorar subtimings msm.
 
Tem isso tb, entre subir e estável de fato, tenho um abismo tb. Aqui estável em 1900 IF não rola :feelbad: mas eu cheguei tão perto subindo o BCLK que talvez seja mais culpa da mobo podre que do CPU. O resultado aqui tb foi bem ligeiramente melhor que isso, deu 64ns, provavelmente dá pra melhorar subtimings msm.
Você testou com o PBO desligado?
 
Desculpe a qualidade das fotos galera, tô cansadão, no final de semana vou dar mais uma arrumada, mas pra serviço feito na correria no meio da semana acho que tá bom.

Montei a máquina com o Ryzen 3 3300X e a GTX 980.

Até fevereiro pretendo comprar um Zen 3, provavelmente o Ryzen 7 5800X e a RTX 3080.

20200925_021922.jpg


20200925_022000.jpg
Acho muito estranho estas parafusos da trava do WC ficarem tortos na montem em socket AMD.

Quando montei o meu que usa sistema similar fui apertado e trava ficando torta, fiquei muito assustado.
 
Acho muito estranho estas parafusos da trava do WC ficarem tortos na montem em socket AMD.

Quando montei o meu que usa sistema similar fui apertado e trava ficando torta, fiquei muito assustado.

Também me assustei, primeiro amd que eu monto.

Mas nos vídeos que vi tbm estava assim.
 
Jogando alguns games, o modo automático do precision boost overdrive tá colocando o 3300X em 4.35GHz (todos os núcleos) com 1.345v, carga moderada (tá gerando em torno de 42W), CPU tá ficando em torno de 49ºC.

Temperatura ok pelo que conheço, e voltagem está normal ou voltagem um pouco alta?

Também notei que mesmo em Idle o clock, voltagem da CPU não desce muito.

Só navegando/uso leve do PC, tem uns picos de 1.45v em single core.

Estou usando o power plan balanceado da AMD. Não mechi no Vcore ou clock/boost.

Só ajustei as tensões que eu conheço e as memórias por enquanto.

Realmente muito diferente da Intel, meu 4790K costuma estacionar idle com 0.8v~0.9v entre 0.80GHz~1.0GHz.
 
Fanboy de intel querendo pagar pau de santo em tópico da AMD :haha: a cada dia fica melhor

" Fanboy da intel " por isso meu setup é todo da AMD é cada random que não sabe o que fala. :haha:
 
Jogando alguns games, o modo automático do precision boost overdrive tá colocando o 3300X em 4.35GHz (todos os núcleos) com 1.345v, carga moderada (tá gerando em torno de 42W), CPU tá ficando em torno de 49ºC.

Temperatura ok pelo que conheço, e voltagem está normal ou voltagem um pouco alta?

Também notei que mesmo em Idle o clock, voltagem da CPU não desce muito.

Só navegando/uso leve do PC, tem uns picos de 1.45v em single core.

Estou usando o power plan balanceado da AMD. Não mechi no Vcore ou clock/boost.

Só ajustei as tensões que eu conheço e as memórias por enquanto.

Realmente muito diferente da Intel, meu 4790K costuma estacionar idle com 0.8v~0.9v entre 0.80GHz~1.0GHz.

Tensão normal, ao meu ver.

Em idle, fica assim mesmo, mas para contornar esse "problema", você pode limitar a porcentagem de potência mínima e máxima no perfil de energia. Aqui eu limito em 5% cada um deles e o clock sobe normalmente quando vou jogar. Mesmo assim, o menor valor que consigo trabalhar são 2200 MHz, com vcore abaixo de 1V (0.925V senão me falhe à memória). Só tem alguma ou outra aplicação que parece não funcionar nesse regime e acaba mantendo o clock da CPU travada em 2200 MHz, ai você é obrigado a modificar o padrão de performance máximo para 100%, mas nos jogos ele sempre sobe o clock para o que você tiver setado na BIOS (isto é, se desativou o Core Performance Boost, limitado ao base clock, caso contrário, atinge o que o PBO verifica como permitido naquele instante).

E aquele teste do reset, chegasse a fazer? :hmm:

Falouws :cool:
 
Tensão normal, ao meu ver.

Em idle, fica assim mesmo, mas para contornar esse "problema", você pode limitar a porcentagem de potência mínima e máxima no perfil de energia. Aqui eu limito em 5% cada um deles e o clock sobe normalmente quando vou jogar. Mesmo assim, o menor valor que consigo trabalhar são 2200 MHz, com vcore abaixo de 1V (0.925V senão me falhe à memória). Só tem alguma ou outra aplicação que parece não funcionar nesse regime e acaba mantendo o clock da CPU travada em 2200 MHz, ai você é obrigado a modificar o padrão de performance máximo para 100%, mas nos jogos ele sempre sobe o clock para o que você tiver setado na BIOS (isto é, se desativou o Core Performance Boost, limitado ao base clock, caso contrário, atinge o que o PBO verifica como permitido naquele instante).

E aquele teste do reset, chegasse a fazer? :hmm:

Falouws :cool:

Acabei de fazer o teste.

Apertei o botão reset do gabinete, o computador foi reiniciado a força, a bios identificou o drive nvme (m2_1) normalmente e deu boot no windows pelo windows boot manager.
 
Acabei de fazer o teste.

Apertei o botão reset do gabinete, a bios identificou o drive nvme (m2_1) normalmente e deu boot no windows pelo windows boot manager.

Certo, e tu está usando a última BIOS, correto?

É, pelo visto só pode ser zica com a minha placa-mãe ou então com meu SSD. Resta saber quem é o culpado nessa história...

Falouws :cool:
 
Acho que o Windows e o HWInfo não leem corretamente os clocks quando o sistema está ocioso.

Instalei o Ryzen master e ele mostra uma leitura totalmente diferente, com as tensões e clocks abaixando bem mais, um core chega a dormir e a tensão vi chegar em 1.04v

 
Acho que o Windows e o HWInfo não leem corretamente os clocks quando o sistema está ocioso.

Instalei o Ryzen master e ele mostra uma leitura totalmente diferente, com as tensões e clocks abaixando bem mais, um core chega a dormir e a tensão vi chegar em 1.04v


Tem diferença entre o "clock real" e o "clock efetivo". O HWinfo64 mostra ambos:

CvimPSf.png


Já o Windows só lê o "clock real".

Falouws :cool:
 
Chegou a fazer algum teste de stress?
Aqui também bootava em 1900 / 3800 sem tanto drama, a dificuldade era não reiniciar/crashar em full load. hehe
Essa foto aí indica que está 3800C16, não? Tá ótimo, talvez tu consiga apertar um pouco mais os subtimings.

Consegui reduzir mais 1.0 ns, batendo 66.4ns :)

Só subi a frequência de 3600 para 3800, mantive os timings primários e secundários, mantive a tensão em 1.35v.

Ajustei as outras tensões e timing terciários de acordo com o Ryzen memory calculator.

3800C16_3.png
 
Consegui reduzir mais 1.0 ns, batendo 66.4ns :)

Só subi a frequência de 3600 para 3800, mantive os timings primários e secundários, mantive a tensão em 1.35v.

Ajustei as outras tensões e timing terciários de acordo com o Ryzen memory calculator.

3800C16_3.png
Top. As Crucial são uma delicinha mesmo hehehe.
 
Consegui reduzir mais 1.0 ns, batendo 66.4ns :)

Só subi a frequência de 3600 para 3800, mantive os timings primários e secundários, mantive a tensão em 1.35v.

Ajustei as outras tensões e timing terciários de acordo com o Ryzen memory calculator.

3800C16_3.png
Show de bola.
 
Você testou com o PBO desligado?

Tentei, mas não mudou nada, mal sobe já crasha. Do jeito que está ficou em 1885MHz 100% estável, tecnicamente são 0,79% de diferença, não devo estar perdendo nada, é só o TOC
 
Tentei, mas não mudou nada, mal sobe já crasha. Do jeito que está ficou em 1885MHz 100% estável, tecnicamente são 0,79% de diferença, não devo estar perdendo nada, é só o TOC
Te entendo. O TOC é mais doloroso que qualquer perda de desempenho.
Você chegou a setar os valores de VDDG, VDDP e VSOC?
 
Tentei, mas não mudou nada, mal sobe já crasha. Do jeito que está ficou em 1885MHz 100% estável, tecnicamente são 0,79% de diferença, não devo estar perdendo nada, é só o TOC
Te entendo. O TOC é mais doloroso que qualquer perda de desempenho.
Você chegou a setar os valores de VDDG, VDDP e VSOC?
Não sou o único que sofre com isso então...kkkkkkk

Tô na luta aqui pq no HWInfo não aparece 4.0Ghz, só no CPU-Z
 
Jogando alguns games, o modo automático do precision boost overdrive tá colocando o 3300X em 4.35GHz (todos os núcleos) com 1.345v, carga moderada (tá gerando em torno de 42W), CPU tá ficando em torno de 49ºC.

Temperatura ok pelo que conheço, e voltagem está normal ou voltagem um pouco alta?

Também notei que mesmo em Idle o clock, voltagem da CPU não desce muito.

Só navegando/uso leve do PC, tem uns picos de 1.45v em single core.

Estou usando o power plan balanceado da AMD. Não mechi no Vcore ou clock/boost.

Só ajustei as tensões que eu conheço e as memórias por enquanto.

Realmente muito diferente da Intel, meu 4790K costuma estacionar idle com 0.8v~0.9v entre 0.80GHz~1.0GHz.
Tá normal. Essa tensão aí só vai cair em cargas pesadas ou se tu as temperaturas subirem muito (improvável no seu WC).
Edit: eu também entrava em pânico quando via 1.4V+ direto no chip no começo.
 
Última edição:
Te entendo. O TOC é mais doloroso que qualquer perda de desempenho.
Você chegou a setar os valores de VDDG, VDDP e VSOC?

Sim, se não mudar eles, não chega nem em 3733MHz 100% estável, tá realmente 100% cutucado. Deixei de lado real, pq eu não pretendo manter nem MB nem CPU por muito tempo, então qualquer esforço aqui é perda de tempo, tô de olho em Zen 3 + X570, acho que no final do Q1 do ano que vem já está desbugado o bastante (já tô contando com o padrão AMD de lançamento), e os valores do mercado vão voltar mais pra próximo do que é só o dólar elevado, e não esses extras de frete aéreo + baixa disponibilidade + margem extra de instabilidade econômica + taxa de roubo do vendedor se aproveitando dos três primeiros pra cobrar mais um café com leite extra.
 
Sim, se não mudar eles, não chega nem em 3733MHz 100% estável, tá realmente 100% cutucado. Deixei de lado real, pq eu não pretendo manter nem MB nem CPU por muito tempo, então qualquer esforço aqui é perda de tempo, tô de olho em Zen 3 + X570, acho que no final do Q1 do ano que vem já está desbugado o bastante (já tô contando com o padrão AMD de lançamento), e os valores do mercado vão voltar mais pra próximo do que é só o dólar elevado, e não esses extras de frete aéreo + baixa disponibilidade + margem extra de instabilidade econômica + taxa de roubo do vendedor se aproveitando dos três primeiros pra cobrar mais um café com leite extra.
Entendi, assumo então que tu já deve ter usado os valores de CAD_BUS do DRAM Calculator também.
Agora é aproveitar o kit, custo x benefício imbatível.
 
Entendi, assumo então que tu já deve ter usado os valores de CAD_BUS do DRAM Calculator também.
Agora é aproveitar o kit, custo x benefício imbatível.

Já tentei até esses msm KKKK. Realmente pelo que eu paguei não dava pra ser melhor. De início eu estava com um 1600AF, e 2 semanas depois lançaram o 3300X :fuu: Porém chegou aqui a 950, também não era lá grandes coisa. Um belo dia fui olhar o Boadica (site aqui do RJ) sem motivo algum, nem queria comprar nada, e apareceu um 3300X por 840, o restante estava 1100,e eu tinha acabado de receber, raridade eu ter dinheiro kkkk. Fui lá e acabei levando o penúltimo, dps vendi rápido o 1600AF, no fim gastei uns 150. Pra 144Hz ele é muito melhor que o 1600, valeu mt a pena.
 
Sim, se não mudar eles, não chega nem em 3733MHz 100% estável, tá realmente 100% cutucado. Deixei de lado real, pq eu não pretendo manter nem MB nem CPU por muito tempo, então qualquer esforço aqui é perda de tempo, tô de olho em Zen 3 + X570, acho que no final do Q1 do ano que vem já está desbugado o bastante (já tô contando com o padrão AMD de lançamento), e os valores do mercado vão voltar mais pra próximo do que é só o dólar elevado, e não esses extras de frete aéreo + baixa disponibilidade + margem extra de instabilidade econômica + taxa de roubo do vendedor se aproveitando dos três primeiros pra cobrar mais um café com leite extra.

Como eu tinha intenção de fazer OC na memória e alterar timings, uma coisa que pesou na escolha da placa mãe foi isso o tal do "OPTIMEM III"


ddr4-bar.png


Diz que é uma tecnologia proprietária deles que comparando com outras placas mãe, a mesma memória na mesma voltagem consegue aumentar o clock / diminuir latências.

Eu não sei se é real ou se é só marketing, mas enfim, como você tá cogitando X570 e parece envolvido em OC de RAM...

Falando nisso, qual a sua memória exatamente? A minha é esta aqui:

 
Acho que o Windows e o HWInfo não leem corretamente os clocks quando o sistema está ocioso.

Instalei o Ryzen master e ele mostra uma leitura totalmente diferente, com as tensões e clocks abaixando bem mais, um core chega a dormir e a tensão vi chegar em 1.04v


Não sei se esse problema ocorre com o WHInfo64, mas a diferença de leitura pode estar relacionado a isso: https://www.techpowerup.com/257312/...age-exaggerated-a-case-of-the-observer-effect
 
Como eu tinha intenção de fazer OC na memória e alterar timings, uma coisa que pesou na escolha da placa mãe foi isso o tal do "OPTIMEM III"


ddr4-bar.png


Diz que é uma tecnologia proprietária deles que comparando com outras placas mãe, a mesma memória na mesma voltagem consegue aumentar o clock / diminuir latências.

Eu não sei se é real ou se é só marketing, mas enfim, como você tá cogitando X570 e parece envolvido em OC de RAM...

Falando nisso, qual a sua memória exatamente? A minha é esta aqui:



Não deve fazer milagre mas provavelmente ajuda em algo. As minhas são as Ballistix 3000MHz comum, sem RGB nem nada, do modelo com dissipador novo.
 
possuo 3900x tem algum problema deixar ele em stock? pois a voltagem fica variando e chega a dar 1,5 em stock
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo