[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

possuo 3900x tem algum problema deixar ele em stock? pois a voltagem esta dando 1,5 em stock
Não tem problema nenhum, essa tensão é normal.
Você pode fazer undervolt/configurar o boost pra ter valores que te agradem mais.
 
Não deve fazer milagre mas provavelmente ajuda em algo. As minhas são as Ballistix 3000MHz comum, sem RGB nem nada, do modelo com dissipador novo.

Entendi...

Ao que parece os ICs Micron E-Die são comercializados da seguinte forma nas memórias da Crucial:

Tier 1: 5100Mhz (Ballistix MAX)
Tier 2: 4000MHz e 4400MHz (Ballistix MAX e Ballistix MAX RGB)
Tier 3: 3600MHz (Ballistix e Ballistix RGB)
Tier 4: 3000MHz e 3200MHz (Ballistix e Ballistix RGB)
Tier 5: 2400MHz e 2666MHz (Ballistix)

Então tua memória se encaixaria no tier 4, dá pra rodar ela tranquilamente em 3200MHz, muito acima disso talvez tenha que aumentar tensão/relaxar os timings.

Primeiro sugiro você descobrir o máximo de clock que teu IF faz (1800.... 1833...1866.... 1900.....), dai você tem um norte de qual frequência você vai buscar na memória, começa com os timings padrão das memórias de 3600 da Micron (16-18-18-18-38), coloca uma voltagem mais alta no começo, tipo 1.45v na memória e 1.10v no Vsoc...

Se ficar estável, ótimo, aí tu vai reduzindo a voltagem até ver o mínimo de tensão necessária pra ficar estável.

Quando tu souber essa tensão você vai ajustando os timings aos poucos, normalmente o pessoal ignora o command rate, mas se ficar estável com 1T é muito bom.
 
Última edição:
Entendi...

Ao que parece os ICs Micron E-Die são comercializados da seguinte forma nas memórias da Crucial:

Tier 1: 5100Mhz (Ballistix MAX)
Tier 2: 4000MHz e 4400MHz (Ballistix MAX e Ballistix MAX RGB)
Tier 3: 3600MHz (Ballistix e Ballistix RGB)
Tier 4: 3000MHz e 3200MHz (Ballistix e Ballistix RGB)
Tier 5: 2400MHz e 2666MHz (Ballistix)

Então tua memória se encaixaria no tier 4, dá pra rodar ela tranquilamente em 3200MHz, muito acima disso talvez tenha que aumentar tensão/relaxar os timings.

Primeiro sugiro você descobrir o máximo de clock que teu IF faz (1800.... 1833...1866.... 1900.....), dai você tem um norte de qual frequência você vai buscar na memória, começa com os timings padrão das memórias de 3600 da Micron (16-18-18-18-38), coloca uma voltagem mais alta no começo, tipo 1.45v na memória e 1.10v no Vsoc...

Se ficar estável, ótimo, aí tu vai reduzindo a voltagem até ver o mínimo de tensão necessária pra ficar estável.

Quando tu souber essa tensão você vai ajustando os timings aos poucos, normalmente o pessoal ignora o command rate, mas se ficar estável com 1T é muito bom.


Então, eu até pensei em voltar tudo pra testar o limite do IF, mas deu preguiça, tô aproveitando o tempo livre pra jogar kkkk


Acabei deixando assim (1.4V):


micron-oc-final.png




A diferença prática maior é nas quedas, no BF se não tiver assim até o talo, quando acontece algo cabuloso na tela despenca tudo... Com esse OC resolveu, segura bem melhor.

EDIT: essa Max de 5100MHz eu nunca nem ouvi falar, deve ser um monstro sagrado em breve, quando sair os Zen 3. Vi gente com 4133MHz nessa Micron que eu uso no 4700G, então ';e sinal que quando eu trocar de config, tem mais OC pra fazer :haha:
 
existia um rumor de meses atrás de que o zen3 teria IF aumentado pra 2000mhz, alguma chance disso ser verdade? um IF em 2000mhz rodando em 1:1 ou seja com ram de 4ghz e com 1ccx aí dá pra acreditar nesse ganho de 10 a 15% de ipc hein
 
existia um rumor de meses atrás de que o zen3 teria IF aumentado pra 2000mhz, alguma chance disso ser verdade? um IF em 2000mhz rodando em 1:1 ou seja com ram de 4ghz e com 1ccx aí dá pra acreditar nesse ganho de 10 a 15% de ipc hein

O documento vazado informa que o suporte oficial a DDR4 mantém-se em 3200.

Não quer dizer que o IF não tenha sido melhorado, mas pelo que me inteirei não é o foco do Zen 3.

Pelo que li, o foco do Zen é IPC e Latencia, ou seja, single core performance. Pare a nós isso se traduz em melhor performance em jogos.
 
Testando a estabilidade, to com 3800C15 com 1.39v

3800C15_3-best.png
 
Pessoal, uma dúvida por gentileza, placa mãe para um Ryzen 7 2700 até 500 reais, quais vocês indicam?

Tava de olho nessas duas, e gostaria de opiniões




Eu sei o que vão falar sobre mobo do aliexpress, mas eu tive uma experiência positiva, uso uma Asus P7P55D atualmente comprada lá e chegou 100%, tudo funcionando e sem ser taxado.


O que acham?
 
As B550 têm suporte aos Ryzen anteriores à 3ª geração?
Nunca entendi direito isso.

Não, segue tabela de suporte oficial da AMD, qualquer coisa diferente disso é por conta do fabricante da placa mãe.

2020-05-11-image-13.jpg
 
Mas que coisa!
No início de tudo, lá em 2017, parecia que tudo seria mais simples

Deu muita confusão, VRM fraco nas primeiras placas, BIOS com 16mb...

São limitações físicas.

As B550 são caras pois já superaram essas limitações além de possuir 6 camadas no PCB para suportar PCIE 4.0.

Quem quiser longevidade com AMD não vai poder optar por placas mães baratas, ficou provado que o "barato" são recursos que não estão presentes na placa e lá na frente podem fazer diferença.
 
Deu muita confusão, VRM fraco nas primeiras placas, BIOS com 16mb...

São limitações físicas.

As B550 são caras pois já superaram essas limitações além de possuir 6 camadas no PCB para suportar PCIE 4.0.

Quem quiser longevidade com AMD não vai poder optar por placas mães baratas, ficou provado que o "barato" são recursos que não estão presentes na placa e lá na frente podem fazer diferença.

E eu fico aqui só aguardando lançar os zen3 pra saber qual placa mãe comprar, visto que não vai ser possível pra mim inserir um zen2 pra atualizar a BIOS. Vou ter que depender de encontrar uma placa mãe boa (que já venha com o firmware atualizado pra zen3) ou escolher uma não tão boa, mas com bios flashback.
 
E eu fico aqui só aguardando lançar os zen3 pra saber qual placa mãe comprar, visto que não vai ser possível pra mim inserir um zen2 pra atualizar a BIOS. Vou ter que depender de encontrar uma placa mãe boa (que já venha com o firmware atualizado pra zen3) ou escolher uma não tão boa, mas com bios flashback.

Não entendi. Sua atual é B450?
 
Testando a estabilidade, to com 3800C15 com 1.39v

3800C15_3-best.png
Tá ótimo, lembra de testar com vários programas.
Aqui eu achei que estava estável porque passou por 1h de Prime95, mas falhou no neste do Aida64 (que é pra ser mais leve). Um undervolt de 0,01V parece ter resolvido.
 
Não entendi. Sua atual é B450?
Não, eu estou montando uma nova build pra mim, o meu pc atual é um i5 da segunda geração, e estou comprando as peças aos poucos.
Ainda falta comprar placa mãe/memória/processador/placa de vídeo, e antes de eu comprar isso, vou esperar sair o zen3 pra ver se vale a pena no lugar de comprar um zen2.
O problema da placa mãe é que não sei mesmo qual abaixo de 2k eu poderia pegar, vide o problema que falei logo acima
 
Testando a estabilidade, to com 3800C15 com 1.39v

3800C15_3-best.png

As vezes fico tentado em investir em memórias com chip melhor, 3800 CAS 15, mas ai vejo que o desempenho não é tão superior o suficiente que me faça pagar o que se pede num B-Die ou até mesmo num E-Die.

Analisando apenas os resultados de memory (já que não faz sentido analisar o restante por serem processadores diferentes), me surpreendeu eu ter uma escrita melhor com um 3200 Cas15


free html hosting
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Desculpe a qualidade das fotos galera, tô cansadão, no final de semana vou dar mais uma arrumada, mas pra serviço feito na correria no meio da semana acho que tá bom.

Montei a máquina com o Ryzen 3 3300X e a GTX 980.

Até fevereiro pretendo comprar um Zen 3, provavelmente o Ryzen 7 5800X e a RTX 3080.

20200925_021922.jpg


20200925_022000.jpg

Que tanto de HD mecânico mano!

Ainda bem que estou liberto deles!
 
Última edição:
As vezes fico tentado em investir em memórias com chip melhor, 3800 CAS 15, mas ai vejo que o desempenho não é tão superior o suficiente que me faça pagar o que se pede num B-Die ou até mesmo num E-Die.

Analisando apenas os resultados de memory (já que não faz sentido analisar o restante por serem processadores diferentes), me surpreendeu eu ter uma escrita melhor com um 3200 Cas15


free html hosting
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Que tanto de HD mecânico mano!

Ainda bem que estou liberto deles!

O 3900X são 2 CCD e 4 CCX com 3 núcleos habilitado por CCX, logo 2 CCD tem mais banda de comunicação com infinity fabric que os modelos com 1 CCD

3950X = 2 CCD 4 CCX com 4 núcleos por CCX habilitado
3900X = 2 CCD 4 CCX com 3 núcleos por CCX habilitado
//
3700/3800X = 1 CCD 2 CCX com 4 núcleos por CCX habilitado
3600X = 1 CCD 2 CCX com 3 núcleos por CCX habilitado
//
3300X = 1 CCD 1 CCX com 4 núcleos habilitado

quanto mais CCD maior a banda de transferência, logo maior taxa de escrita no teste do AIDA64...
porém, 1 CCD tem latency interna geralmente menor e é mais fácil acertar na loteria do silício com 1 CCD, ainda mais fácil com 1 CCX, por isso os 3300X são tão interessantes...

Minha expectativa para os zen3 é 8 núcleos single-CCD/CCX
existem rumores que o modelo final x700X será 8/16 single CCX com 32mb de cache em um único CCX e o final x800X será 10/20 (8+2??? ou 6+4???)
Se próxima gen tiver um 8/16 single-CCX será minha escolha com certeza...
imagens abaixo explica melhor...

 
Última edição:
As vezes fico tentado em investir em memórias com chip melhor, 3800 CAS 15, mas ai vejo que o desempenho não é tão superior o suficiente que me faça pagar o que se pede num B-Die ou até mesmo num E-Die.

Analisando apenas os resultados de memory (já que não faz sentido analisar o restante por serem processadores diferentes), me surpreendeu eu ter uma escrita melhor com um 3200 Cas15


free html hosting
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Que tanto de HD mecânico mano!

Ainda bem que estou liberto deles!

Minhas memórias são 2x16GB (double rank), quem tiver 2x8GB (single rank) consegue latência menor ainda.

Eu uso muito storage mesmo, são 2xM.2, 2x3.5" e 2x2.5".

No futuro vou migrar os 2 HDD de 2.5" para SSD de 2.5".

Os HD de 3.5" estão em RAID-1 (2 de 4tb cada).
 
Os 3900X já caíram pra U$400. Acho que o menor preço em promoção foi U$380.
Considero uma CPU bem interessante se continuar caindo de preço com o lançamento dos Zen 2. Destrói quase qualquer estação de trabalho montada antes de 2019 por um bom preço.
 
Minhas memórias são 2x16GB (double rank), quem tiver 2x8GB (single rank) consegue latência menor ainda.

Eu uso muito storage mesmo, são 2xM.2, 2x3.5" e 2x2.5".

No futuro vou migrar os 2 HDD de 2.5" para SSD de 2.5".

Os HD de 3.5" estão em RAID-1 (2 de 4tb cada).

Eu aboli de vez HD mecânico. Quero isso mais não!

Iria comprar um HD mecânico, pelo menos 4 Teras, 256 de cache e 7200 RPM, só que o modelo que eu queria é 1800 Reais na roça iluminada.


Assinei o Gdrive Business por 45 por mês, configurei o HD e configurei meus serviços de nuvem (Emby, Kodi, Infuse) para acessar tudo direto da nuvem e está resolvendo meu problema.

Pelo valor, não vi solução melhor. Tenho espaço "infinito", poupo espaço/cabos no meu PC, acesso onde quer que eu esteja e até chegar no custo que eu teria ao comprar um HD físico, já enchi de arquivos o suficiente para que esse HD físico ficasse sem espaço...

Aquela lentidão em acessar/manusear arquivos gigantes e o barulho da agulha me tiraram do sério.

Peguei só um NVME de 1 Tera da XPG S40G para arquivos e um Sammy 970 Plus 500 para sistema e boa!
 
Eu aboli de vez HD mecânico. Quero isso mais não!

Iria comprar um HD mecânico, pelo menos 4 Teras, 256 de cache e 7200 RPM, só que o modelo que eu queria é 1800 Reais na roça iluminada.


Assinei o Gdrive Business por 45 por mês, configurei o HD e configurei meus serviços de nuvem (Emby, Kodi, Infuse) para acessar tudo direto da nuvem e está resolvendo meu problema.

Pelo valor, não vi solução melhor. Tenho espaço "infinito", poupo espaço/cabos no meu PC, acesso onde quer que eu esteja e até chegar no custo que eu teria ao comprar um HD físico, já enchi de arquivos o suficiente para que esse HD físico ficasse sem espaço...

Aquela lentidão em acessar/manusear arquivos gigantes e o barulho da agulha me tiraram do sério.

Peguei só um NVME de 1 Tera da XPG S40G para arquivos e um Sammy 970 Plus 500 para sistema e boa!
Esse modelo estava por ~R$1100 na Kabum até 1 mês atrás, quando deu um salto repentino de preço.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo