[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

[Review] ASUS PRIME B550M-A (WI-FI)
b550m_a_2.jpg
b550m_a_vrm_2.jpg
desculpe a ignorância no assunto, mas comprei uma placa mãe dessa para AMD e no site diz que foi feita para processadores AMD Ryzen™ de 3a Geração e AMD Ryzen™ com Radeon™ Graphics de 3a Geração, ou seja, ela vai aceitar os de próxima geração de boa mas foi feita pensando na terceira geração. mas minha duvida é a seguinte: qual processador ryzen de geração 3 eu posso usar nela se eu quiser usar as saidas de video da placa mãe? digo, usar somente o DHMI da placa mãe por exemplo!... lembrando que no site da asus diz que ela não é compatível com o Ryzen 5 3400G e nem com o 3 3200G... rs rs ou seja, eu que não manjo nada fico pensando que nao faz sentido dizer que a placa é para Ryzen terceira geração se ela nao funciona inteira para essa geração!.. por gentileza, caso eu tenha entendido tudo errado ou simplesmente não tenha entendido nada pode me explicar?
 
Do futuro Ryzen Zen 3 que, segundo rumores, será chamado Ryzen 5000. A previsão é que sejam anunciados no próximo dia 8 (talvez não todos os modelos), mas deve demorar umas 2-3 semanas até que tenhamos estoques; entretanto, preço pode ser divulgado numa eventual pré-venda, e eu realmente não espero que o futuro 5600 custe igual ou menos que esses R$ 1300 do 3600.

Se você está precisando, gostou do preço e pode comprar, então compre. O 5600 vai ser mais rápido, é verdade, mas será mais caro também, e ele só deve estar disponível lá pro final de Outubro/início de Novembro. Ou, caso os Ryzen 5000 realmente te interessem, você pode pegar uma CPU mais fraca e barata (como o 3300X que o @RHBH adquiriu para montar o novo setup dele) e fazer a permuta futuramente quando os estoques e preços estiverem mais atrativos.

Falouws :cool:
Fala Eaglezão,

Quase mandei DM para você sobre isso, mas como já tinha uma aula sua, só ficou a definir.
Mas pensei na mesma coisa. O preço talvez não melhor, ou melhore pouca coisa, mas não acredito mesmo que eles venham custando mais barato.
Parece que as promoções vão até quarta, mas estou pensando mais em comprar do que não comprar, até porque conforme você me falou, é um baita processador.
Não teria grana mesmo para comprar algo tão novo e claro, melhor, mas ainda sim teria um grande poder.
Dinheiro noiz num tem né, o que noiz tem é cartão e dívida.
 
desculpe a ignorância no assunto, mas comprei uma placa mãe dessa para AMD e no site diz que foi feita para processadores AMD Ryzen™ de 3a Geração e AMD Ryzen™ com Radeon™ Graphics de 3a Geração, ou seja, ela vai aceitar os de próxima geração de boa mas foi feita pensando na terceira geração. mas minha duvida é a seguinte: qual processador ryzen de geração 3 eu posso usar nela se eu quiser usar as saidas de video da placa mãe? digo, usar somente o DHMI da placa mãe por exemplo!... lembrando que no site da asus diz que ela não é compatível com o Ryzen 5 3400G e nem com o 3 3200G... rs rs ou seja, eu que não manjo nada fico pensando que nao faz sentido dizer que a placa é para Ryzen terceira geração se ela nao funciona inteira para essa geração!.. por gentileza, caso eu tenha entendido tudo errado ou simplesmente não tenha entendido nada pode me explicar?

3200 e 3400 não é 3º geração, é baseado nos Ryzen 2000, por isso não suporta, única APU que essa placa mãe suporta são os Ryzen 4000G, mas não sei se eles tem a venda, pois por enquanto era disponível apenas para OEMs (HP, Dell , Acer para maquinas prontas etc).
 
Pessoal, estou em busca de uma placa mãe nova por aqui, e estou em duvida entre dois modelos.
Bom, primeiramente, meu pc atual é de 2011 e estou montando um novo. Já tenho o dinheiro separado aqui pros Zen3 que vão lançar, mas não tenho acesso à nenhum processador Zen2, logo, preciso de uma placa mãe que tenha a função flashback.
Andei lendo coisas muito boas entre dois modelos mas não sei no fim das contas como é o mercado de placa mãe hoje, suporte rápido na atualização de bios quando sair as zen 3...
Alguém pode me dar uma ajuda aí na escolha? Pretendo usar uma RTX 3080 também.

MSI MAG B550 Tomahawk

ASUS ROG Strix B550-E Gaming
 
Meu Ryzen 5 3600 em Stock (PBO ativado) com o Air Cooler Gammaxx GTE V2 jogando a temperatura máxima que registrei foi de 71ºC, em testes de stress foi de 73°C. Fica tranquilo que 58°C é muito bom sim.

O 3300x tem 65w de TDP.

O 3600 também tem TDP de 65w?

Se o TDP do 3600 for maior é natural que o 3600 esquente mais.

Boa tarde. Possuo atualmente uma placa mãe B350 gaming da gigabyte, uma placa de video Gtx 1070 e um 1600x, gosto bastante de jogos fps, costumo jogar cs go. E em servidores de tickrate 128 venho percebendo uma queda de FPS, conforme vão saindo as novas atualizações do cs go. A minha media de FPS tem ficado na casa dos 180 a 230, chegando a cair para 120, como possuo um monitor de 240Hz gostaria de aproveitar melhor ele e ter mais fps.
Sinceramente estou satisfeito com meu pc para meu uso, mas gostaria da opinião dos usuários do forum se seria valido migrar pra um processador 3300x ou 3600, valeria a pena o investimento? Sinceramente estava pensando no 3300x que esta na casa dos R$850,00.

Sai de um i7 4790k pro 3300x, a folga que o 3300x tem é perceptível.

Algumas atividades que saturavam o 4790k (100%) no 3300x alcançam no máximo 70%.

Se for fazer upgrade pro Zen 3 no fim do ano ou Zen 3+ no ano que vem, compre o 3300x que é mais barato.

Pessoal, estou em busca de uma placa mãe nova por aqui, e estou em duvida entre dois modelos.
Bom, primeiramente, meu pc atual é de 2011 e estou montando um novo. Já tenho o dinheiro separado aqui pros Zen3 que vão lançar, mas não tenho acesso à nenhum processador Zen2, logo, preciso de uma placa mãe que tenha a função flashback.
Andei lendo coisas muito boas entre dois modelos mas não sei no fim das contas como é o mercado de placa mãe hoje, suporte rápido na atualização de bios quando sair as zen 3...
Alguém pode me dar uma ajuda aí na escolha? Pretendo usar uma RTX 3080 também.

MSI MAG B550 Tomahawk

ASUS ROG Strix B550-E Gaming

Placas mãe MSI tem 3 anos de garantia contra 1 ano da Asus.

Mas a estética das placas da Asus é imbatível pra mim.

Em questão de recursos, veja qual te atende melhor, quantidade de slots M2, portas sata, portas USB, saída de vídeo se você usa on-board, dual Lan, wifi e Bluetooth...

Se for fazer overclock escolha o melhor VRM.
 
Última edição:
O 3300x tem 65w de TDP.

O 3600 também tem TDP de 65w?

Se o TDP do 3600 for maior é natural que o 3600 esquente mais.



Sai de um i7 4790k pro 3300x, a folga que o 3300x tem é perceptível.

Algumas atividades que saturavam o 4790k (100%) no 3300x alcançam no máximo 70%.

Se for fazer upgrade pro Zen 3 no fim do ano ou Zen 3+ no ano que vem, compre o 3300x que é mais barato.



Placas mãe MSI tem 3 anos de garantia contra 1 ano da Asus.

Mas a estética das placas da Asus é imbatível pra mim.

Em questão de recursos, veja qual te atende melhor, quantidade de slots M2, portas sata, portas USB, saída de vídeo se você usa on-board, dual Lan, wifi e Bluetooth...

Se for fazer overclock escolha o melhor VRM.

Também é 65w de TDP.
 
Chegaram as minhas memórias Corsair Vengeance RGB Pro 2X16GB 3000Mhz. O Thaiphoon indicou que são memórias Samsung B-die.

Estou usando em stock, e já fiz o primeiro bench comparando com a configuração anterior, que usava memórias 2400 (com um over para 2666mhz), mas módulo único de 8GB. O primeiro teste foi a compilação de um kernel customizado do Linux. Eis os resultados, considerando o tempo total para a compilação terminar:

- 8GB de RAM 2666CL16: 14 minutos e 30 segundos
- 32GB de RAM 3000CL15-17-17: 10 minutos e 56 segundos

Nada mal!
 
Placas mãe MSI tem 3 anos de garantia contra 1 ano da Asus.

Mas a estética das placas da Asus é imbatível pra mim.

Em questão de recursos, veja qual te atende melhor, quantidade de slots M2, portas sata, portas USB, saída de vídeo se você usa on-board, dual Lan, wifi e Bluetooth...

Se for fazer overclock escolha o melhor VRM.

Acredito ser melhor ir pra Asus devido aos recursos melhores, no meu caso a MSI tem uma porta USB a menos do que eu preciso.
Acho que vou boletar a Asus ROG Strix B550-E Gaming mesmo. Espero não me arrepender!
Acha uma boa aproveitar e comprar o kit de memória já? Gostaria de um kit 2x16GB pra essa build, que vai ter zen3 + rtx 3080.
Não ligo tanto pra RGB, na real a preferencia é de que não tenha, mas caso tenha e eu puder desativar, vai ser bom também (e se em ultimo caso não consiga desativar, eu aprendo a viver com isso)
Tem alguma boa recomendação pra um kit 2x16GB? lembrando que não planejo fazer overclock no zen3 nem nada do tipo.
Obrigado
 



Eu já me inteirei no assunto.

Deixar em voltarem fixa degrada a performance, você "estrangula" a CPU.

Deixar em offset negativo pode trazer ganhos de temperatura sem degradar a performance, mas tem que testar certinho na sua placa e CPU com benchmarks para achar o valor certo.

Bom saber que não estou com problemas, é que eu sai de. Um i7 4790k que não passava de 1.22v em stock e ficava idle com 0.8v. Ver a CPU bater 1.45v em picos é novidade pra mim.

Complementando com minha experiência aqui.
Offset negativo trouxe ganhos de performance visíveis, porém, recomendo sempre testar a estabilidade. Tem sistemas que não ficam estáveis com undervolt igual ou acima de 0,05V. Aqui a CPU falha no P95 após uns 35 minutos com undervolt de 0,05V, mesmo com temperaturas e consumo baixos.
Também tenho a impressão que o resultado costuma ser melhor nas CPUs com 2 CCDs.

Por mim, acho que, mesmo com perda de performance, o procedimento vale a pena. Se a pessoa joga a 60 FPS, é possível esfriar bem a CPU sem perdas visíveis.
O 3300x tem 65w de TDP.
O 3600 também tem TDP de 65w?
Se o TDP do 3600 for maior é natural que o 3600 esquente mais.
No papel, é "igual". Na prática, acho que a AMD mentiu na cara dura sobre o TDP dele, pois a CPU consome mais que isso quando coloca todos os núcleos pra trabalhar e o cooler stock não aguenta ele com boas temperaturas (porque deve ser um cooler pra 65W).
Quando o 3950X lançou, era comum dizer que ele tinha o TDP igual ao do 3900X por ter núcleos melhores. Na prática, o que acontece é que a frequência é derrubada se tu puxar todos os núcleos, pra manter o TDP dentro do especificado. No Prime95 ele não consegue segurar o clock stock dele (3.5Ghz) por causa do limite de consumo. Acaba ficando em 3.2, 3.3.

Galera, o clock boost do Zen 2 é normalmente válido só pra 1 core, o boost em todos cores tende a ser mais baixo, correto?

O meu 3300X oficialmente dá boost até 4.3GHz.

Eu tô com umas temperaturas e voltagens que considero altas, considerando que tô com o H150i (radiador de 360mm c/ 3 fans de 4mm de pressão).

Jogando, mais ou menos 1.35v jogando e em torno de 58ºC (pelo Ryzen Master), ontem com temperatura ambiente em 32ºC a temperatura do líquido do radiador bateu 37ºC.

Pelo que li isso é por conta do processador estar usando a margem de refrigeração que o H150i proporciona para dar boost mais alto, eu tô vendo direto ele em 1.35~1.40 volts com clock de 4.3GHz em todos os núcleos ao mesmo tempo.

Por precaução reinstalei o pump e reapliquei pasta térmica (Artic Silver 5) mas não senti mudanças.

Também tenho pasta térmica da Thermal Grizzly Kyronaut (dizem ser uma das melhores), mas só tenho 2 gramas e estava guardando pro Zen 3.

Meu relato é normal ou devo investigar?
Tudo 100% normal.
Quanto mais recente for a CPU, maior é a chance dela alcançar o boost em mais de um núcleo, porque a qualidade melhorou com o tempo.
O processador pode pedir mais de 1.4V de tensão, mas só vai fazer isso quando for seguro.
O meu já deu um pico de 1.51V aqui, imagina o medo quando não conhecia bem o funcionamento dessas CPUs.
 
Última edição:
Complementando com minha experiência aqui.
Offset negativo trouxe ganhos de performance visíveis, porém, recomendo sempre testar a estabilidade. Tem sistemas que não ficam estáveis com undervolt igual ou acima de 0,05V. Aqui a CPU falha no P95 após uns 35 minutos com undervolt de 0,05V, mesmo com temperaturas e consumo baixos.
Também tenho a impressão que o resultado costuma ser melhor nas CPUs com 2 CCDs.

Por mim, acho que, mesmo com perda de performance, o procedimento vale a pena. Se a pessoa joga a 60 FPS, é possível esfriar bem a CPU sem perdas visíveis.

No papel, é "igual". Na prática, acho que a AMD mentiu na cara dura sobre o TDP dele, pois a CPU consome mais que isso quando coloca todos os núcleos pra trabalhar e o cooler stock não aguenta ele com boas temperaturas (porque deve ser um cooler pra 65W).
Quando o 3950X lançou, era comum dizer que ele tinha o TDP igual ao do 3900X por ter núcleos melhores. Na prática, o que acontece é que a frequência é derrubada se tu puxar todos os núcleos, pra manter o TDP dentro do especificado. No Prime95 ele não consegue segurar o clock stock dele (3.5Ghz) por causa do limite de consumo. Acaba ficando em 3.2, 3.3.

Cooler da AMD suporta tranquilamente eles com temperatura aceitável... mas a diferença fica grande quando o gabinete é podre em ventilação ou onde vc mora é mto quente.
 
Fala Eaglezão,

Quase mandei DM para você sobre isso, mas como já tinha uma aula sua, só ficou a definir.
Mas pensei na mesma coisa. O preço talvez não melhor, ou melhore pouca coisa, mas não acredito mesmo que eles venham custando mais barato.
Parece que as promoções vão até quarta, mas estou pensando mais em comprar do que não comprar, até porque conforme você me falou, é um baita processador.
Não teria grana mesmo para comprar algo tão novo e claro, melhor, mas ainda sim teria um grande poder.
Dinheiro noiz num tem né, o que noiz tem é cartão e dívida.

Fala Bruno, blz? Quanto à mensagem, tem bronca não, o importante é você receber a informação correta seja por minha pessoa ou por outro membro do fórum :joia:

Também tenho o mesmo pensamento: à princípio queria pegar o 3700X para dar maior longevidade ao meu investimento inicial, mas infelizmente não rolou. Acabei ficando com o 3600 e posso dizer com todas as letras que estou extremamente satisfeito com a escolha. É sério: eu sabia que meu antigo i5 não dava conta de acompanhar minha atual GPU, mas eu não tinha noção do quanto a minha RX 480 era gargalada! :mdr2:

E assim, o mais importante ao meu ver é a flexibilidade que a plataforma permite: hoje você pega o 3600, que é um excelente processador, mas amanhã pode surgir a oportunidade de colocar um 5600 ou quem sabe mesmo um 5700X, e você fará essa troca para aumentar a performance, mas sem se desfazer completamente do miolo do teu setup. Tendo escolhas para upgrade é o que importa :true:

Graças à Deus meu PC eu terminei de pagar; ainda falta o SSD M.2, mas esse adquiri depois de ter comprado as peças principais, então não conta :haha:

Complementando com minha experiência aqui.
Offset negativo trouxe ganhos de performance visíveis, porém, recomendo sempre testar a estabilidade. Tem sistemas que não ficam estáveis com undervolt igual ou acima de 0,05V. Aqui a CPU falha no P95 após uns 35 minutos com undervolt de 0,05V, mesmo com temperaturas e consumo baixos.
Também tenho a impressão que o resultado costuma ser melhor nas CPUs com 2 CCDs.

Por mim, acho que, mesmo com perda de performance, o procedimento vale a pena. Se a pessoa joga a 60 FPS, é possível esfriar bem a CPU sem perdas visíveis.

No papel, é "igual". Na prática, acho que a AMD mentiu na cara dura sobre o TDP dele, pois a CPU consome mais que isso quando coloca todos os núcleos pra trabalhar e o cooler stock não aguenta ele com boas temperaturas (porque deve ser um cooler pra 65W).
Quando o 3950X lançou, era comum dizer que ele tinha o TDP igual ao do 3900X por ter núcleos melhores. Na prática, o que acontece é que a frequência é derrubada se tu puxar todos os núcleos, pra manter o TDP dentro do especificado. No Prime95 ele não consegue segurar o clock stock dele (3.5Ghz) por causa do limite de consumo. Acaba ficando em 3.2, 3.3.

Offset negativo, ao menos pra mim, reduziu o aquecimento, mas reduziu também a performance. Tudo bem que só aferi nos testes sintéticos, pois eram de execução rápida, mas a perda foi bem significativa e aumentava à medida que eu fazia mais e mais undervolting, que cheguei a por 200 mV, mas realmente não lembro se ficou instável.

Desde esse teste que "resolvi" o problema do aquecimento desligando o Core Performance Boost. Perco performance? Só se eu quisesse jogar acima dos 60 FPS, o que hoje não é o caso.

De fato o "TDP" do 3600 é maior que o anunciado, pois em stock (PB ativado), full load, ele passa os 80W de consumo. Porém, da forma como eu o utilizo, ele fica pouco acima dos 40W, o que é um valor excelente para a performance que entrega. E sim, o cooler BOX dele não é dos melhores, mas no Prime95 ele segura o clock base do 3600 mesmo batendo os 95°C e eu teria usado o mesmo se não fosse pelo barulho chato que o mesmo faz quando está em repouso (preciso até abrir a RMA da AMD para trocá-lo, inclusive).

Pessoal, estou em busca de uma placa mãe nova por aqui, e estou em duvida entre dois modelos.
Bom, primeiramente, meu pc atual é de 2011 e estou montando um novo. Já tenho o dinheiro separado aqui pros Zen3 que vão lançar, mas não tenho acesso à nenhum processador Zen2, logo, preciso de uma placa mãe que tenha a função flashback.
Andei lendo coisas muito boas entre dois modelos mas não sei no fim das contas como é o mercado de placa mãe hoje, suporte rápido na atualização de bios quando sair as zen 3...
Alguém pode me dar uma ajuda aí na escolha? Pretendo usar uma RTX 3080 também.

MSI MAG B550 Tomahawk

ASUS ROG Strix B550-E Gaming

Eu escolheria baseado em 2 fatores: features e garantia. A placa que tem o que eu preciso, e oferece mais garantia, ganha a disputa. Entretanto, ficaria de olho no preço as X570, pois talvez exista alguma com preço similar ao das placas citadas.

Falouws :cool:
 
no Prime95 ele segura o clock base do 3600 mesmo batendo os 95°C e eu teria usado o mesmo se não fosse pelo barulho chato que o mesmo faz quando está em repouso (preciso até abrir a RMA da AMD para trocá-lo, inclusive).
Só observei esse comportamento de abaixar o clock abaixo do valor "mínimo" no 3950X.
Nunca vi ninguém mencionar esse comportamento pra outro Zen 2.
 
R7 5800X VS i9-10900K



Repare que o intel ta com 16gb de ram e o ryzen 32gb.. apesar de que mais GB não deve fazer diferença nessa comparação, mas se tem mais memória, queria saber as frequências também. De qualquer forma se for real a gente também vai ter um R7 5700x equivalente ou muito próximo de um 10900k. Se for isso, rip intel.
 
Repare que o intel ta com 16gb de ram e o ryzen 32gb.. apesar de que mais GB não deve fazer diferença nessa comparação, mas se tem mais memória, queria saber as frequências também. De qualquer forma se for real a gente também vai ter um R7 5700x equivalente ou muito próximo de um 10900k. Se for isso, rip intel.
É superior olhas os Cpu Framerates.
O bagulho é 27% melhor que os Zen 2 e 15%melhor que o Comet-Lake.
Dia 8 o Monstro sairá da Jaula e terminará o Reinado Azul.
 
Última edição:
Repare que o intel ta com 16gb de ram e o ryzen 32gb.. apesar de que mais GB não deve fazer diferença nessa comparação, mas se tem mais memória, queria saber as frequências também. De qualquer forma se for real a gente também vai ter um R7 5700x equivalente ou muito próximo de um 10900k. Se for isso, rip intel.

Tecnicamente o Intel está está com a memória mais rápida.32gb é mais lento que 16gb.

32gb é 4x8gb ou 2x16gb, nas duas situações 32gb tem latência superior a 16gb (2x8gb).

Passou em 1080p também.


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Repare que o intel ta com 16gb de ram e o ryzen 32gb.. apesar de que mais GB não deve fazer diferença nessa comparação, mas se tem mais memória, queria saber as frequências também. De qualquer forma se for real a gente também vai ter um R7 5700x equivalente ou muito próximo de um 10900k. Se for isso, rip intel.

Detalhe que quando sair a 11ª geração Intel a AMD vai ter Zen 3+ (Warhol).

A AMD não está de brincadeira!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Chegaram as minhas memórias Corsair Vengeance RGB Pro 2X16GB 3000Mhz. O Thaiphoon indicou que são memórias Samsung B-die.

Estou usando em stock, e já fiz o primeiro bench comparando com a configuração anterior, que usava memórias 2400 (com um over para 2666mhz), mas módulo único de 8GB. O primeiro teste foi a compilação de um kernel customizado do Linux. Eis os resultados, considerando o tempo total para a compilação terminar:

- 8GB de RAM 2666CL16: 14 minutos e 30 segundos
- 32GB de RAM 3000CL15-17-17: 10 minutos e 56 segundos

Nada mal!

Já testa um OC pra 3600 16-16-16-36...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acredito ser melhor ir pra Asus devido aos recursos melhores, no meu caso a MSI tem uma porta USB a menos do que eu preciso.
Acho que vou boletar a Asus ROG Strix B550-E Gaming mesmo. Espero não me arrepender!
Acha uma boa aproveitar e comprar o kit de memória já? Gostaria de um kit 2x16GB pra essa build, que vai ter zen3 + rtx 3080.
Não ligo tanto pra RGB, na real a preferencia é de que não tenha, mas caso tenha e eu puder desativar, vai ser bom também (e se em ultimo caso não consiga desativar, eu aprendo a viver com isso)
Tem alguma boa recomendação pra um kit 2x16GB? lembrando que não planejo fazer overclock no zen3 nem nada do tipo.
Obrigado

Depende mais do orçamento, se tu tiver uma ideia do quanto quer gastar nas memórias diga aí que apontamos os melhores kits nessa faixa.
 
Última edição:
Última edição:
É superior olhas os Cpu Framerates.
O bagulho é 27% melhor que os Zen 2 e 15%melhor que o Comet-Lake.
Dia 8 o Monstro sairá da Jaula e terminará o Reinado Azul.
O mais impressionante é que os ryzen vão muito mal nesse benchmark , eu não esperava que um cpu de 8 nucleos batesse o 10900k em um teste como esse , zen 3 vai ser muito mais forte que imaginávamos.
 
Fala Bruno, blz? Quanto à mensagem, tem bronca não, o importante é você receber a informação correta seja por minha pessoa ou por outro membro do fórum :joia:

Também tenho o mesmo pensamento: à princípio queria pegar o 3700X para dar maior longevidade ao meu investimento inicial, mas infelizmente não rolou. Acabei ficando com o 3600 e posso dizer com todas as letras que estou extremamente satisfeito com a escolha. É sério: eu sabia que meu antigo i5 não dava conta de acompanhar minha atual GPU, mas eu não tinha noção do quanto a minha RX 480 era gargalada! :mdr2:

E assim, o mais importante ao meu ver é a flexibilidade que a plataforma permite: hoje você pega o 3600, que é um excelente processador, mas amanhã pode surgir a oportunidade de colocar um 5600 ou quem sabe mesmo um 5700X, e você fará essa troca para aumentar a performance, mas sem se desfazer completamente do miolo do teu setup. Tendo escolhas para upgrade é o que importa :true:

Graças à Deus meu PC eu terminei de pagar; ainda falta o SSD M.2, mas esse adquiri depois de ter comprado as peças principais, então não conta :haha:



Offset negativo, ao menos pra mim, reduziu o aquecimento, mas reduziu também a performance. Tudo bem que só aferi nos testes sintéticos, pois eram de execução rápida, mas a perda foi bem significativa e aumentava à medida que eu fazia mais e mais undervolting, que cheguei a por 200 mV, mas realmente não lembro se ficou instável.

Desde esse teste que "resolvi" o problema do aquecimento desligando o Core Performance Boost. Perco performance? Só se eu quisesse jogar acima dos 60 FPS, o que hoje não é o caso.

De fato o "TDP" do 3600 é maior que o anunciado, pois em stock (PB ativado), full load, ele passa os 80W de consumo. Porém, da forma como eu o utilizo, ele fica pouco acima dos 40W, o que é um valor excelente para a performance que entrega. E sim, o cooler BOX dele não é dos melhores, mas no Prime95 ele segura o clock base do 3600 mesmo batendo os 95°C e eu teria usado o mesmo se não fosse pelo barulho chato que o mesmo faz quando está em repouso (preciso até abrir a RMA da AMD para trocá-lo, inclusive).



Eu escolheria baseado em 2 fatores: features e garantia. A placa que tem o que eu preciso, e oferece mais garantia, ganha a disputa. Entretanto, ficaria de olho no preço as X570, pois talvez exista alguma com preço similar ao das placas citadas.

Falouws :cool:
Valew manolo.
Gerei outro boleto, pois os vencimentos estão sempre para o dia seguinte.
As promoções parecem ir até quarta deste valor.
Percebi também que algumas daquelas RAMs que você me indicou abaixaram o preço. Mas estou de olho até a metade do mês pelo menos, pois a MOBO que você indicou encareceu muito.
Como sou Amazon Prime, vou tentar pegar por lá, assim é entregue direto por eles, e consigo 10x sem juros, diferentemente dos sites especializados.
Ah, e eu finalmente vou trocar de gabinete. Falta só um tempo para escolher melhor, mas acredito que essa semana eu defino.
Meu radiador virado pra cima embaixo da mesa não está dando certo. Esquenta tanto que não dá nem para colocar a mão, fora uma das fans que acredito ter estourado.
 
Não sei, Rick...

E mesmo se o teste for real, colocaram 32gb no Ryzen e 16gb no i9, quem garante que a memo usada no i9 não é horrorosa e no Ryzen uma foderosa overclockada no talo? Muito cedo pra conclusões...
 
Já tentei até esses msm KKKK. Realmente pelo que eu paguei não dava pra ser melhor. De início eu estava com um 1600AF, e 2 semanas depois lançaram o 3300X :fuu: Porém chegou aqui a 950, também não era lá grandes coisa. Um belo dia fui olhar o Boadica (site aqui do RJ) sem motivo algum, nem queria comprar nada, e apareceu um 3300X por 840, o restante estava 1100,e eu tinha acabado de receber, raridade eu ter dinheiro kkkk. Fui lá e acabei levando o penúltimo, dps vendi rápido o 1600AF, no fim gastei uns 150. Pra 144Hz ele é muito melhor que o 1600, valeu mt a pena.
Eu n trocaria o 1600 pro 3300x,eh mais um sidegrade do que upgrade
 
Não sei, Rick...

E mesmo se o teste for real, colocaram 32gb no Ryzen e 16gb no i9, quem garante que a memo usada no i9 não é horrorosa e no Ryzen uma foderosa overclockada no talo? Muito cedo pra conclusões...
O problema desses testes e que não da pra saber nada sobre a config , clock de memorias , CPUS , clock da vga , basta alguns ajustes para prejudicar muito a performance do processador .
 
Última edição:
Fala Bruno, blz? Quanto à mensagem, tem bronca não, o importante é você receber a informação correta seja por minha pessoa ou por outro membro do fórum :joia:

Também tenho o mesmo pensamento: à princípio queria pegar o 3700X para dar maior longevidade ao meu investimento inicial, mas infelizmente não rolou. Acabei ficando com o 3600 e posso dizer com todas as letras que estou extremamente satisfeito com a escolha. É sério: eu sabia que meu antigo i5 não dava conta de acompanhar minha atual GPU, mas eu não tinha noção do quanto a minha RX 480 era gargalada! :mdr2:

E assim, o mais importante ao meu ver é a flexibilidade que a plataforma permite: hoje você pega o 3600, que é um excelente processador, mas amanhã pode surgir a oportunidade de colocar um 5600 ou quem sabe mesmo um 5700X, e você fará essa troca para aumentar a performance, mas sem se desfazer completamente do miolo do teu setup. Tendo escolhas para upgrade é o que importa :true:

Graças à Deus meu PC eu terminei de pagar; ainda falta o SSD M.2, mas esse adquiri depois de ter comprado as peças principais, então não conta :haha:



Offset negativo, ao menos pra mim, reduziu o aquecimento, mas reduziu também a performance. Tudo bem que só aferi nos testes sintéticos, pois eram de execução rápida, mas a perda foi bem significativa e aumentava à medida que eu fazia mais e mais undervolting, que cheguei a por 200 mV, mas realmente não lembro se ficou instável.

Desde esse teste que "resolvi" o problema do aquecimento desligando o Core Performance Boost. Perco performance? Só se eu quisesse jogar acima dos 60 FPS, o que hoje não é o caso.

De fato o "TDP" do 3600 é maior que o anunciado, pois em stock (PB ativado), full load, ele passa os 80W de consumo. Porém, da forma como eu o utilizo, ele fica pouco acima dos 40W, o que é um valor excelente para a performance que entrega. E sim, o cooler BOX dele não é dos melhores, mas no Prime95 ele segura o clock base do 3600 mesmo batendo os 95°C e eu teria usado o mesmo se não fosse pelo barulho chato que o mesmo faz quando está em repouso (preciso até abrir a RMA da AMD para trocá-lo, inclusive).



Eu escolheria baseado em 2 fatores: features e garantia. A placa que tem o que eu preciso, e oferece mais garantia, ganha a disputa. Entretanto, ficaria de olho no preço as X570, pois talvez exista alguma com preço similar ao das placas citadas.

Falouws :cool:
falando sobre cooler box
ganhei um cooler box do 2700 aqui parado(wraith spire),sera que ele da uma diferença razoavel pro 3600?ou ja eh melhor partir pra um cooler melhor e n passar dor de cabeça?
 
falando sobre cooler box
ganhei um cooler box do 2700 aqui parado(wraith spire),sera que ele da uma diferença razoavel pro 3600?ou ja eh melhor partir pra um cooler melhor e n passar dor de cabeça?
Eu usei ele por uns dias , melhora sim as temperaturas , mas se puder compra um gammax 400 ou gte que fica perfeito nessa CPU.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo