[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,022
Eu não estou otimista, a AMD tem que começar a captar recursos para pagar os subsídios que ela deu para a área de CPU.

Não é barato usar o melhor node do planeta (7nm TSMC).
Não é barato desenvolver uma arquitetura do zero (Zen).
Não é barato trazer upgrades substanciais todo ano (Zen 2, Zen 3).
Não é barato desenvolver e fabricar um I/O por conta própria (X570) com tecnologias inovadoras (PCIE 4.0) e robusto (8 SATA / 10 USB 3.1/3.2).
Não é barato destronar o líder do segmento (Intel).

Ryzen 7 5800X deve vir $429 e Ryzen 9 5900X $549

No Brasil devem chegar por R$4.000 e 5.300 respectivamente.

Não vou ter peito pra pagar R$4.000 em um processador se for assim que vai chegar. Caso chegue à este preço, vou de ryzen 7 desta geração mesmo.
 
Não vou ter peito pra pagar R$4.000 em um processador se for assim que vai chegar. Caso chegue à este preço, vou de ryzen 7 desta geração mesmo.

Vou além, é bem possível que os modelos X venham sem cooler box.
 
Vou além, é bem possível que os modelos X venham sem cooler box.
Esse fator específico não vai ser tão relevante pra mim, que já comprou um cooler pro CPU, mas eu já gastei R$7.300 em um PC que ainda não tá com CPU e GPU. Pretendo no máximo gastar mais uns 7.500~8.000 (pra RTX 3080 e o resto pra um processador). Se não houver uma possibilidade boa de bater de frente com um Zen 3 por uns R$2.000~2.700, vou de zen 2 mesmo
 
Não nao é urgente, e de fogo mesmo.

pq eu estava mais jogando death stranding e valorant

Eu acho melhor aguardar o lançamento do Zen 3, ai você faz o upgrade todo de uma vez, CPU e MOBO.

esse diagnostico deve ser feito com o pc full stock ??
sem oc em cpu , memoria , sem undervolt e etc??

Em tese, sim, mas eu fiz inicialmente sem alterar nada do que o criador do app pediu (basicamente setup em stock, mas com o CPB desativado, o que faz com que meu 3600 trave em 3600 MHz), matendo o OC da minha memória (que está estável) e consegui esse resultado. Com o Ryzen Master instalado, o programa dele se encarrega de alterar os parâmetros e faz com que a CPU rode fixo nos atributos que ele configurou de forma automática, mas a partir do momento que você fecha o app, o que você configurou na BIOS e Windows voltam a reinar sobre a CPU.

Testou cinebench antes e depois?
Tava lendo uns posts no reddit falando q esses perfis do CTR melhora o multi core mas piora o single core.
Pra games num sei se ajuda.

Não, porque não sabia o que esperar do app. Eu até tinha desligado os HDs e botei um SSD antigo que tinha uma instalação do Windows limpa somente pra testar isso. Só testei o CB20 quando o próprio programa rodou o dito teste, mas aparentemente consegui 4125 MHz no CCX1, 4150 MHz no CCX2, com 1175mV (Vdroop em 2%, então deve estar no Level 1 ou 2) e tive aumento de clock, de performance e redução no consumo. O problema foi que o resultado obtido no CB20 ficou inferior ao 3600 que consta no resultado dele, e ficou abaixo até mesmo do resultado que havia obtido no passado, que girou em torno dos 3400 e alguma coisa. Achei estranho, mas acabei me ocupando com outras coisas e não testei depois de obter esse resultado.

Para o clock base, consegui por 975mV de tensão, mas acabei perdendo pontos no CB20. Até tentei por abaixo disso, mas o programa alega que o valor setado é muito baixo e não permite a alteração.

No caso dos relatos de perda de performance no single, faz sentido porque o 3600 tem boost single core maior do que o clock que iria setar para todos os núcleos, então você acaba realmente perdendo algum percentual de performance no processo. Testei mais pra saber se a ferramente realmente funcionava, e funciona, só que ela, ao menos pro que eu queria (undervolting com o clock base), entregou aquilo que já experimentei no passado: redução no aquecimento/consumo, mas perda de performance quando fazia undervolting, e quanto mais agressivo era, maior era essa perda :feelbad:

Falouws :cool:
 
Última edição:
Tava lendo uns posts no reddit falando q esses perfis do CTR melhora o multi core mas piora o single core.
Pra games num sei se ajuda.
Acho que tende a melhorar. Aqui tenho desempenho levemente melhor no Dota 2 com overclock por CCX do que com o PBO/stock, apesar dos picos de clock serem menores.
Jogo 100% single core hoje em dia acho que só os feitos em GMS, mas costumam rodar a 3000+ fps então ninguém liga. A maioria costuma usar de 2 a 4.
Vou além, é bem possível que os modelos X venham sem cooler box.
Penso o mesmo. Vi o lançamento dos XT como uma forma de acostumar o consumidor a pagar o mesmo valor pela CPU sem cooler.

No caso dos relatos de perda de performance no single, faz sentido porque o 3600 tem boost single core maior do que o clock que iria setar para todos os núcleos, então você acaba realmente perdendo algum percental de performance no processo. Testei mais pra saber se a ferramente realmente funcionava, e funciona, só que ela, ao menos pro que eu queria (undervolting com o clock base), entregou aquilo que já experimentei no passado: redução no aquecimento/consumo, mas perda de performance quando fazia undervolting, e quanto mais agressivo era, maior era essa perda :feelbad:

Falouws :cool:
Eu vi que tem alguns 3600 conseguindo frequências maiores que o boost single core, mas costumam ser de fabricação mais recente.
 
Eu vi que tem alguns 3600 conseguindo frequências maiores que o boost single core, mas costumam ser de fabricação mais recente.

Processo mais refinado e maduro gera isso mesmo, mas não é o caso do meu 3600, que tem fabricação de 2019, senão me falhe à memória, da 20ª semana do dito ano.

Falouws :cool:
 
Tá rolando uma imagem na internet do 5900X vs 3700X no CPU-Z.


Single core
5900X vs 3700X: 27% melhor
5900X vs 3900X: 25% melhor

Multi core
5900X vs 3700X: 75% melhor (se escalar por núcleo dá em torno de 17% melhor por núcleo no multi core).
5900X vs 3900X: 15% melhor


AMD-Ryzen-7-5800X-8-Core-Zen-3-CPU-vs-AMD-Ryzen-7-3800X-8-Core-Zen-2-CPU.png
 
Última edição:
Tá rolando uma imagem na internet do 5900X vs 3700X no CPU-Z.


5900X vs 3700X: 5900X é 27% melhor no single core.
5900X vs 3700X: 5900X é 25% melhor no multi core.
ue?? comparar 3700 com 5900???? entendi nada.
 
ue?? comparar 3700 com 5900???? entendi nada.

Corrigi, eles compararam com o 3700X e o 3900X.

As for performance, the chip scored 652.8 points in the single-core test which is 27% faster than the AMD Ryzen 7 3700X and up to 25% faster than the Ryzen 9 3900X

Coming to the multi-threaded performance test, the alleged AMD Ryzen 9 5900X CPU scored a total of 9481 points which is a massive 75% improvement over the Ryzen 7 3700X & a 15% improvement over the Ryzen 9 3900X.

b133b64225f6d861583a8a87ac532d5097f75e40faba2194e5ffbf2de389be6e.jpg
 
Última edição:
Tá rolando uma imagem na internet do 5900X vs 3700X no CPU-Z.


Single core
5900X vs 3700X: 27% melhor
5900X vs 3900X: 25% melhor

Multi core
5900X vs 3700X: 75% melhor (se escalar por núcleo dá em torno de 17% melhor por núcleo no multi core).
5900X vs 3900X: 15% melhor


AMD-Ryzen-7-5800X-8-Core-Zen-3-CPU-vs-AMD-Ryzen-7-3800X-8-Core-Zen-2-CPU.png

Esse Single do vazamento é bem promissor, nem um 10900k a 5.3ghz ou até mesmo o meu 3900x no over da assinatura a 4.625 conseguem isso.
 
ASUS atualiza a série de placas-mãe AMD B450
As placas-mãe ASUS B450 atualizadas aumentam a rentabilidade da sua construção com ROG Strix, TUF Gaming e Prime


A plataforma Socket AM4 da AMD acomoda fabricantes de PC de todos os tipos. Aqueles que precisam de conectividade e recursos mais recentes podem escolher uma placa-mãe X570 ou B550 para habilitar a próxima geração de interconexão PCI Express 4.0 para placas gráficas e dispositivos de armazenamento. Porém, nem todo construtor de PC precisa estar na vanguarda, e a plataforma B450 atingível é feita sob medida para sistemas onde o valor é a consideração mais importante. Estamos aumentando o retorno do investimento desta plataforma com uma família renovada de placas-mãe ASUS B450.

Usar uma de nossas placas B450 atualizadas para a base de sua construção dá a você mais flexibilidade em como alocar recursos em seu próximo sistema Ryzen. Você pode escolher um processador mais rápido, uma placa de vídeo otimizada, uma fonte de alimentação maior e preparada para o futuro ou um resfriamento de CPU mais silencioso e robusto. Os mais recentes processadores da série Ryzen 3000 ficarão em casa em nossas placas B450 aprimoradas, e você ainda pode instalar CPUs Ryzen de primeira e segunda geração nessas placas, se necessário.

Cada placa B450 atualizada agora inclui nosso prático recurso BIOS FlashBack ™ para atualizações de firmware fáceis sem uma CPU, e usamos chips de firmware de alta capacidade em toda a linha para o suporte mais amplo possível da CPU Ryzen. A maioria de nossas placas atualizadas foram equipadas com fornecimento de energia e resfriamento atualizados, slots M.2 extras e uma seleção aprimorada de portas USB 3.2 Gen 2 de 10 Gbps, conectores USB-C e conectores de painel frontal USB 3.2 Gen 1.

A conectividade moderna combina com o estilo moderno nesta linha, graças aos conectores LED RGB extras em modelos selecionados, incluindo conectores endereçáveis Gen 2. Os modelos da linha Strix e TUF Gaming podem implantar nosso utilitário de microfone com cancelamento de ruído AI para comunicações de voz claras e nítidas durante chamadas de vídeo, streaming e gravação. Nossa ferramenta de gerenciamento de sistema Armory Crate está disponível em toda a linha e permite que você configure a iluminação Aura Sync e os parâmetros do sistema em um utilitário prático.

De ROG Strix a Prime, há uma nova placa B450 certa para cada construção. Esta atualização beneficia quase todos os membros de nossa linha B450 existente. Descrevemos as atualizações e destaques para os novatos do B450 abaixo.
 
Agora falta uma semana para apresentarem as novas cpus. Espero que sejam tudo isso que estão falando mesmo.
Quero comprar um 5900x no dia do lançamento.
 
ASUS atualiza a série de placas-mãe AMD B450
As placas-mãe ASUS B450 atualizadas aumentam a rentabilidade da sua construção com ROG Strix, TUF Gaming e Prime


A plataforma Socket AM4 da AMD acomoda fabricantes de PC de todos os tipos. Aqueles que precisam de conectividade e recursos mais recentes podem escolher uma placa-mãe X570 ou B550 para habilitar a próxima geração de interconexão PCI Express 4.0 para placas gráficas e dispositivos de armazenamento. Porém, nem todo construtor de PC precisa estar na vanguarda, e a plataforma B450 atingível é feita sob medida para sistemas onde o valor é a consideração mais importante. Estamos aumentando o retorno do investimento desta plataforma com uma família renovada de placas-mãe ASUS B450.

Usar uma de nossas placas B450 atualizadas para a base de sua construção dá a você mais flexibilidade em como alocar recursos em seu próximo sistema Ryzen. Você pode escolher um processador mais rápido, uma placa de vídeo otimizada, uma fonte de alimentação maior e preparada para o futuro ou um resfriamento de CPU mais silencioso e robusto. Os mais recentes processadores da série Ryzen 3000 ficarão em casa em nossas placas B450 aprimoradas, e você ainda pode instalar CPUs Ryzen de primeira e segunda geração nessas placas, se necessário.

Cada placa B450 atualizada agora inclui nosso prático recurso BIOS FlashBack ™ para atualizações de firmware fáceis sem uma CPU, e usamos chips de firmware de alta capacidade em toda a linha para o suporte mais amplo possível da CPU Ryzen. A maioria de nossas placas atualizadas foram equipadas com fornecimento de energia e resfriamento atualizados, slots M.2 extras e uma seleção aprimorada de portas USB 3.2 Gen 2 de 10 Gbps, conectores USB-C e conectores de painel frontal USB 3.2 Gen 1.

A conectividade moderna combina com o estilo moderno nesta linha, graças aos conectores LED RGB extras em modelos selecionados, incluindo conectores endereçáveis Gen 2. Os modelos da linha Strix e TUF Gaming podem implantar nosso utilitário de microfone com cancelamento de ruído AI para comunicações de voz claras e nítidas durante chamadas de vídeo, streaming e gravação. Nossa ferramenta de gerenciamento de sistema Armory Crate está disponível em toda a linha e permite que você configure a iluminação Aura Sync e os parâmetros do sistema em um utilitário prático.

De ROG Strix a Prime, há uma nova placa B450 certa para cada construção. Esta atualização beneficia quase todos os membros de nossa linha B450 existente. Descrevemos as atualizações e destaques para os novatos do B450 abaixo.
mas so apresentaram as placas ne?
tenho uma tuf b450m pro e to esperando se ela vai receber ou nao atualização pros zen3
 
Galera, estou com uma dúvida. Entre a B550M AORUS Pro e a B550 AORUS Elite, qual vocês pegariam?



A diferença entre elas é coisa de 250,00.

(Sim, uma é Micro ATX e outra é ATX).
 
Eu não estou otimista, a AMD tem que começar a captar recursos para pagar os subsídios que ela deu para a área de CPU.

Não é barato usar o melhor node do planeta (7nm TSMC).
Não é barato desenvolver uma arquitetura do zero (Zen).
Não é barato trazer upgrades substanciais todo ano (Zen 2, Zen 3).
Não é barato desenvolver e fabricar um I/O por conta própria (X570) com tecnologias inovadoras (PCIE 4.0) e robusto (8 SATA / 10 USB 3.1/3.2).
Não é barato destronar o líder do segmento (Intel).

Ryzen 7 5800X deve vir $429 e Ryzen 9 5900X $549

No Brasil devem chegar por R$4.000 e 5.300 respectivamente.
Por mais caro que sejam a produção dos zen 3, não faz sentido lançar-los com preço acima dos intel. Pro consumidor não faz nenhuma diferença se a empresa escolhe X ou Y do processo de litografia, o que todos procuram é performance por dólar.

Os i7 10700k já estão abaixo dos U$380. Se a Amd quiser continuar com a fama do CxB, ela vai ter que trazer preços menores para a 5800x. Caso contrário vai ser mais uma VEGA 56 no mercado...
 
Última edição:
Por mais caro que sejam a produção dos zen 3, não faz sentido lançar-los com preço acima dos intel. Pro consumidor não faz nenhuma diferença se a empresa escolhe X ou Y do processo de litografia, o que todos procuram é performance por dólar.

Os i7 10700k já estão abaixo dos U$380. Se a Amd quiser continuar com a fama do CxB, ela vai ter que trazer preços menores para a 5800x. Caso contrário vai ser mais uma VEGA 56 no mercado...

Eu não disse que vai vir mais caro que Intel.

Mas se a opção da AMD que custa $399 é superior a opção da Intel que custa $499...

Se...

Se for verdade, tem $100 de margem que a AMD pode subir o produto.
 
Galera, estou com uma dúvida. Entre a B550M AORUS Pro e a B550 AORUS Elite, qual vocês pegariam?



A diferença entre elas é coisa de 250,00.

(Sim, uma é Micro ATX e outra é ATX).

Pegaria a Aorus Elite por causa da rede 2.5 Gbit. Se você não precisa disso, e não liga pro formato mais compacto, então dá pra pegar a Aorus Pro caso ela seja mais em conta.

Falouws :cool:
 
Pegaria a Aorus Elite por causa da rede 2.5 Gbit. Se você não precisa disso, e não liga pro formato mais compacto, então dá pra pegar a Aorus Pro caso ela seja mais em conta.

Falouws :cool:
Obrigado!!
Acabei pegando a B550M Pro. Não tenho necessidade de tantas entradas PCI-e, e dei preferência pela USB-C.
 
Corrigi, eles compararam com o 3700X e o 3900X.

As for performance, the chip scored 652.8 points in the single-core test which is 27% faster than the AMD Ryzen 7 3700X and up to 25% faster than the Ryzen 9 3900X

Coming to the multi-threaded performance test, the alleged AMD Ryzen 9 5900X CPU scored a total of 9481 points which is a massive 75% improvement over the Ryzen 7 3700X & a 15% improvement over the Ryzen 9 3900X.
15% em cima de um 3900X com over bem agressivo, se não errei nas contas. A maioria dos 3900X fica na casa dos 7000 e poucos pontos, enquanto esse fez ~8244.
Passou meu 3950X com PBO ligado e encostou nele com over por CCX. Se não tiver pegadinha nesse score, parece promissor.

Edit: me enganei, achei que era pontuação de Cinebench.
 
Última edição:
Rapaz, se o 5900x for isso tudo mesmo. Vai ser "shut up! and take my money!" Sem pensar duas vezes.

C6FecV2.png

 
Rapaz, se o 5900x for isso tudo mesmo. Vai ser "shut up! and take my money!" Sem pensar duas vezes.

C6FecV2.png


Já sabe como os fanboy da Intel estão né?

Performance single thread não importa.
Performance multi thread não importa.
Quantidade de núcleos não importa.
Preço não importa.
Consumo não importa.
Temperatura não importa.
Litografia não importa.
FPS não importa.
A única coisa que importa é a latência da memória.

Tá cada vez mais engraçado :bwahaha:
 
Se o foco são games acho que o 5800X será bem mais interessante do que esse 5900X. Um 3900X possui zero vantagem contra um 3700X/3800X nesse aspecto. Imagino que 8C/16T será um padrão referência de custo/performance por muitos anos.
 
Última edição:
Rapaz, se o 5900x for isso tudo mesmo. Vai ser "shut up! and take my money!" Sem pensar duas vezes.

C6FecV2.png

Top demais
Com isso acredito que novamente um processador de gama abaixo superando a gama acima da gen passada .
Não via ter mais desculpas em que o ryzen não será eficiente.
 
Se o foco são games acho que o 5800X será bem mais interessante do que esse 5900X. Um 3900X possui zero vantagem contra um 3700X/3800X nesse aspecto. Imagino que 8C/16T será um padrão referência de custo/performance por muitos anos.

Concordo que em custo performance o 5800X ou talvez até o 5600 ou 5700 sejam os melhores.

Mas performance em jogos (ignore o custo), será que o 5900X supera o 5800X?

Basicamente, 8+0 ou 6+6 vai ter performance superior em jogos?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo