[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Concordo que em custo performance o 5800X ou talvez até o 5600 ou 5700 sejam os melhores.

Mas performance em jogos (ignore o custo), será que o 5900X supera o 5800X?

Basicamente, 8+0 ou 6+6 vai ter performance superior em jogos?

Não faço ideia. :haha:

Mas logo saberemos. :freddy:
 
Concordo que em custo performance o 5800X ou talvez até o 5600 ou 5700 sejam os melhores.

Mas performance em jogos (ignore o custo), será que o 5900X supera o 5800X?

Basicamente, 8+0 ou 6+6 vai ter performance superior em jogos?
Na teoria os 2 andando no mesmo clock o 5800 por utilizar apenas 1ccd se sairia levemente melhor, jogos é um dos piores parametros de comparação , varia muito game pra game , mesmo utilizando mesma engine varia demais as implementações. .
 
Não faço ideia. :haha:

Mas logo saberemos. :freddy:

Se a latência entre os CCX ainda for significativa, suspeito que o 8+0 vai ser melhor que 6+6 ou até mesmo o 8+8.
 
Pessoal estou um pouco Off ultimamente, sabem se tem alguma chance das Asrock X370 receberem atualização para a nova família de CPUs AMD?
 
Pessoal estou um pouco Off ultimamente, sabem se tem alguma chance das Asrock X370 receberem atualização para a nova família de CPUs AMD?
Oficialmente não. Talvez as fabricantes ofereçam suporte por conta própria, do mesmo jeito que as B550 suportam os Zen 1.
 
Oficialmente não. Talvez as fabricantes ofereçam suporte por conta própria, do mesmo jeito que as B550 suportam os Zen 1.

Pra ter 100% de certeza acesse o site da Asrock sempre


Mas fiz isso por você e sim, recebeu BIOS atualizada e ta recebendo até os novos Ryzen XT no momento
Mas não vai receber os Ryzen novos 4000 e 5000
A AMD diz que só das B450 pra cima que vão funcionar
 
Rapaz, se o 5900x for isso tudo mesmo. Vai ser "shut up! and take my money!" Sem pensar duas vezes.

C6FecV2.png


Imagina o ganho de performance no ZEN 4
 
Imagina o ganho de performance no ZEN 4
Não podemos se acostumar que toda nova gen terá um salto assim, sabemos que a cada nova gen do zen AMD vai corrigindo os pontos fracos e com isso trazendo grandes melhoras , mas esses detalhes podem estarem se estreitando e não ter muito pra onde evoluir, eu apostaria no zen 4 a AMD trará um novo crescimento na contagem de núcleos com um ganho de ipc um pouco menor.
 
Se não me engano, um daqueles slides antigos indicava mais núcleos nos Zen 4/5nm.

A suposição era de SMT 4, vulgo 1 core / 4 threads



zen-4-leaks-ownsnap.com-ryzen-5000.png
 
Última edição:
Imagina o ganho de performance no ZEN 4
Um passo de cada vez. Vamos primeiro pensar no Zen 3, comprar, usar e só depois.... Muito depois a gente pensa no Zen 4.:haha::bwahaha::bwahaha:
 
Zen 4 vai demorar, início de 2022 apenas, porém o pulo vai ser Maior que Zen 2 -> Zen 3 devido ao I.F 3.0 e as memórias DDR5. Unico produto 5nm da AMD ano q vem vai ser RDNA 3 que já saiu do forno.
 
A suposição era de SMT 4, vulgo 1 core / 4 threads



zen-4-leaks-ownsnap.com-ryzen-5000.png
Lembro desse rumor também. Me referia a uma informação que apareceu num slide da AMD pra investidores.
Não tenho ele em mãos e posso estar lembrando errado.
 
Testando o ClockTuner, pena que o meu processador é bronze :sei:
unknown.png
Aqui, estou numa situação bem conflitante, apos atualizar a Bios da minha Asus X370-Pro, e estando tudo em default, (PBO Auto na Bios, tudo em auto praticamente), estava horrível o desempenho no CB, no meu R7 3700X, dando 4660, algo assim...fiz o processo e ocorreu o seguinte, o app setou 4100 de maximo, (com LLC 4 na Bios) o chip foi classificado como bronze, nos valores padrão que ele encontrou apos terminar todos os testes, e no CB20 foi pra 4870 o resultado, porém ocorre que agora esse é o valor máximo dos cores durante todo o tempo, aí no CPUZ (no single core, caiu de 520 para 500) e no 3d Mark, houve queda também...não curti o lance do clock ficar fixo durante todo o tempo, aquela função que nem sei o nome atual mas age como o antigo "cool and quiet", que ficava derrubando a maioria do clock dos cores para 2200, ou quando você colocava em modo de economia de energia no esquema de energia do Windows, que ficava fixo em 2200 durante todo o tempo, agora não dá mais para usar...ainda por um outro lado, desde há muito eu tinha problemas de blu screens e crashs ocasionais, principalmente na área de trabalho, e era comum ver que o Vcore as vezes chegava a 1,51 v de maxima durante alguns momentos, agora fica nesse teto de 1,26v definido pelo programa...vou tentar editar o perfil tal qual vc fez, mas manter acima de 1,26 v durante todo o tempo, contra antes que caia abaixo de1v quando no destop, não sei se será muito produtivo...
EDIT: Antes desse app, sempre usei PBO em auto, e tudo em auto, portanto nem sei se é padrão de qualquer modo de overclock, desabilitar a redução automatica de vcore em situações de baixa demanda...
 
Última edição:
Imagina o ganho de performance no ZEN 4
Não podemos se acostumar que toda nova gen terá um salto assim, sabemos que a cada nova gen do zen AMD vai corrigindo os pontos fracos e com isso trazendo grandes melhoras , mas esses detalhes podem estarem se estreitando e não ter muito pra onde evoluir, eu apostaria no zen 4 a AMD trará um novo crescimento na contagem de núcleos com um ganho de ipc um pouco menor.

Performance single core é difícil de melhorar, só com mudanças drásticas de arquitetura ou aumento significativo de clock.

Performance multi core é bem mais fácil, melhorando as formas de comunicação entre os núcleos (ex: cache), aumentando a quantidade de núcleos, etc.

Particularmente prevejo um aumento considerável no multi core do Zen 4, devido a possibilidade de mais de 2 threads por core e pelo aumento de núcleos físicos. Como AMD estará em posição dominante no mercado, imagino que vai haver segmentação na quantidade de threads.

Por exemplo:

Ryzen 9: 3 ou 4 threads por core
Ryzen 3/5/7: 2 threads por core.

Mas acredito que haverá um aumento de 2 cores por segmento devido ao processo de 5nm, ficando da seguinte forma:

Ryzen 3: Opções 4/8 e 6/12.
Ryzen 5: Opções 6/12 e 8/16.
Ryzen 7: Opções 8/16, 10/20 e 12/24.
Ryzen 9: Opções 16/48 ou 16/64 e 24/72 ou 24/96.

Sobre a performance single core, creio que vai ser incremental, algo de 5% a 10% no máximo, majoritariamente devido ao clock que a eficiência do processo de 5nm trará.
 
será que é besteira sair do 3700x pra um 5800x que vai sair?
 
será que é besteira sair do 3700x pra um 5800x que vai sair?
Depende o ganho que terá no que você usa, do seu bolso, do desempenho geral...
E da coceira do upgrade. :haha:

Mas sério: não há resposta certa nessa altura do campeonato. Meu palpite é que se você busca o fps mais alto possível com as placas mais tops, provavelmente valerá a pena.
 
Curioso e torcendo para cair o valor dos 3xxx..

Se tudo der certo trocarei (finalmente) pelo Zen 3 "7", caso não, estarei muito satisfeito com um 3700x/3800x..
 
Curioso e torcendo para cair o valor dos 3xxx..

Se tudo der certo trocarei (finalmente) pelo Zen 3 "7", caso não, estarei muito satisfeito com um 3700x/3800x..
To na mesma. Tenho entre 2500 a 3000 pra por num zen3, se não der, vou no 3700x mesmo
 
To na mesma. Tenho entre 2500 a 3000 pra por num zen3, se não der, vou no 3700x mesmo
To mais na miúda, meu teto é 2.5K.. Dependendo do salto que for o Zen3.

Mas como penso (em breve) em subir de resolução, acho q um 3700X ta ótimo, já será um belo salto comparado ao que tenho hoje.
 
To mais na miúda, meu teto é 2.5K.. Dependendo do salto que for o Zen3.

Mas como penso (em breve) em subir de resolução, acho q um 3700X ta ótimo, já será um belo salto comparado ao que tenho hoje.

Estou na mesma, sempre uma casa a baixo da geração top de linha.
Se conseguir pegar um 3800x mais em conta após o lançamento da nova geração, pra mim vai ser vantagem.
 
Já me preparar para vender meu 3900x. Acho que vou colocar por 2,5~2,7k o valor.
 
Estou na mesma, sempre uma casa a baixo da geração top de linha.
Se conseguir pegar um 3800x mais em conta após o lançamento da nova geração, pra mim vai ser vantagem.
O 3700x e o 3800x não são praticamente iguais? a diferença entre os dois pelo que li (posso estar errado) é mínima para o investimento a mais
 
O 3700x e o 3800x não são praticamente iguais? a diferença entre os dois pelo que li (posso estar errado) é mínima para o investimento a mais

Ai vai entrar o que estiver mais em conta.
:full: :full:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo