5600CL22 não seria tão ruim. Segundo este site, seria mais rápido que 4000CL16, por exemplo.Começando a partir de CAS 22!
kkkkkkk
Primeiras levas de nova RAM são sempre mais lentas que as top da gen anterior.Só não vale colocarem as latências lá na casa do krl
5600CL22 não seria tão ruim. Segundo este site, seria mais rápido que 4000CL16, por exemplo.
5600CL20 dá um valor menor que 3800CL14.
O anuncio é em dois dias, mas o lançamento só mais pro fim do mês, não?Dois dias para lançarem os novos Ryzens, ansioso aqui. Espero que o 5900x da vida, já esteja disponível no lançamento.
Isso mesmo. Quando falei lançamento, quero dizer no dia que começar a venda.O anuncio é em dois dias, mas o lançamento só mais pro fim do mês, não?
Espero que eu consiga um R7
Pelo menos a série 3000, estava disponível no dia que começou as vendas por aqui. Comprei o meu 3900 no mesmo dia. Espero conseguir está façanha novamente.Acho que só vão aparecer no Brasil daqui a uns 40 dias.
Torcendo pra ter um bom aumento de IPC como os rumores indicam.
Dois dias para lançarem os novos Ryzens, ansioso aqui. Espero que o 5900x da vida, já esteja disponível no lançamento.
O anuncio é em dois dias, mas o lançamento só mais pro fim do mês, não?
Espero que eu consiga um R7
Acho que só vão aparecer no Brasil daqui a uns 40 dias.
Torcendo pra ter um bom aumento de IPC como os rumores indicam.
Só acredito vendo, este game mode. Fizeram isso nos Threadripper e nunca teve um ganho expressivo... Mas como estão rolando os rumores aí. Espero que todos os rumores sejam verdades, mais estou no grupo dos "só acredito vendo".Fiquem tranquilos, anúncio dia 08 e o 1usmus vazou que o lançamento vai ser dia 20.
No lançamento vai ter 2 modelos disponíveis Ryzen 7 5800X (8/16) e o Ryzen 9 5900X (12/24).
Vai ter um bom banho de IPC e Single core.
Vamos torcer para isso escalar corretamente nos jogos, esse papinhp de Ryzen não presta pra jogos já deu né?
@brender
Li em fórum gringo que o 5800X vai ser o top para jogos por conta dos 8 cores no mesmo ccd e não tem mais de um ccd.
Disseram que o Ryzen 9 (12 e 16 cores) terá uma opção de game mode que desativaria o segundo ccd! Transformando o Ryzen 9 num Ryzen 7 com clock mais alto, pois os Ryzen 9 são chips binados.
Será que essa vai ser a jogada da AMD? Ryzen 9 5900X/5950X em game mode vira um 8/16 com boost clock lá nas alturas?
Só acredito vendo, este game mode. Fizeram isso nos Threadripper e nunca teve um ganho expressivo... Mas como estão rolando os rumores aí. Espero que todos os rumores sejam verdades, mais estou no grupo dos "só acredito vendo".
Não acho difícil de ser feito.
No meu i7 4790k já tinha opção de desabilitar núcleos.
A questão nesse exemplo seria desabilitar núcleos específicos (do mesmo ccd, do ccd com desempenho inferior).
E pensando mais, só faz sentido no Ryzen 9 5900X se ele for 8+4 cores. Se for 6+6 cores não sei se esse game mode seria uma boa...
Já saiu alguma lista com MBs compatíveis com a nova gen dos ryzen? Tenho uma Steel Legend b450m com um 1600 e quero muito comprar um ryzen 4600 (ou outro) como upgrade... Alguém sabe dizer se essa informação existe?
Mesmo que tenha, envolverá sempre reiniciar o PC para que a alteração seja definida. Imagina você fazer isso sempre que for jogar e acabar não usando todos os núcleos pelo qual pagou só pra ver os núcleos de um único CCD rodarem num clock maior que pode ou não pode trazer ganhos significativos?
Não sei, mas sinto que esse "game mode" não é uma boa ideia na prática por causa dessa exigência de sempre reiniciar o PC.
Falouws![]()
Já saiu alguma lista com MBs compatíveis com a nova gen dos ryzen? Tenho uma Steel Legend b450m com um 1600 e quero muito comprar um ryzen 4600 (ou outro) como upgrade... Alguém sabe dizer se essa informação existe?
Ainda não. O que se sabe é que as A520/B450/B550/X470/X570 suportarão os Ryzen Zen 3, mas no caso das B450/X470, esse suporte se dará por BIOS beta e será uma via de mão única, isto é, uma vez feito o update ele não poderá ser desfeito e o suporte para as gerações antigas será removido por falta de espaço na BIOS para comportar tantos modelos.
Além disso, tendo a disponibilidade desse update (que vai depender da boa vontade do fabricante liberar ou não), ele com certeza deve chegar depois do suporte liberado para as A520/B550/X570 por questões de prioridades.
Falouws![]()
Mas vai valer para todas ou só as mequetrefes de 16mb?Ainda não. O que se sabe é que as A520/B450/B550/X470/X570 suportarão os Ryzen Zen 3, mas no caso das B450/X470, esse suporte se dará por BIOS beta e será uma via de mão única, isto é, uma vez feito o update ele não poderá ser desfeito e o suporte para as gerações antigas será removido por falta de espaço na BIOS para comportar tantos modelos.
Além disso, tendo a disponibilidade desse update (que vai depender da boa vontade do fabricante liberar ou não), ele com certeza deve chegar depois do suporte liberado para as A520/B550/X570 por questões de prioridades.
Falouws![]()
Será que a gente vai ver a CPU de 10 núcleos nesse anúncio?
Mas vai valer para todas ou só as mequetrefes de 16mb?
Será que a gente vai ver a CPU de 10 núcleos nesse anúncio?
Vai saber o que a AMD aprontou Nesses Zen 3... Os núcleos podem entrar em modo "sleep" um, C-state forçado...
Tem vários esquemas pra se pensar, integra isso no Ryzen power plan e quando o Windows 10 entrar em game mode, coloca 1 ccd pra dormir.
Enfim, só pensei alto agora kkkk
Mais provável que a AMD segmente sua linha, 5800X para jogadores, 5900X para entusiastas e o 5950X flagship faria mais sentido ter o game mode por ser um 8+8 binado.
Eu acho que os fabricantes farão uma bios de transição para quem tem Zen e Zen+ que são os mais antigos.
Tenho o Ryzen 7 5800X (Zen) e quero Zen 3.
Vou por a bios de transição Original Zen para Zen 3 (sem o mcirocodigo do Zen+ e Zen 2).
A partir daí todas as bios terão suporte exclusivo ao mcirocodigo do Zen 2 ou mais novo.
Mas vai valer para todas ou só as mequetrefes de 16mb?

Anuncio dia 8 deve ser do lineup completo , vendas dia 20 pouco menos de 2 semanas para distribuição e logística dos produtos ,
5800/5900x AMD deve focar nos 2 produtos primeiro de gama alta que chama mais atenção muito parecido com oque Nvidia fez , só espero que AMD tenha um volume satisfatório de fornecimento. 1 mês ou 2 depois após ter um volume muito maior de chips para suprir o mercado ela libera os 5600x, 3600 ja vende igual agua imagino quando vendera esse 5600x que promete ser bom em tudo.
AMD deixou essa pica com as fabricantes , ela deu o aval podem dar suporte , agora quais CPUs ficaram de fora dependera de como a fabricante ira agir , podem tirar recursos visuais da bios , remover suporte a primeiras e segunda gen , tem muitas possibilidades , a única certeza e que as bios receberam selo beta, não quer dizer que vai ser ruim nem nada , é só uma forme da empresa tirar o deles da reta caso ocorra algum bug;Talvez sim, mas nada concreto até o momento.
Se é possível fazer dessa forma, sem envolver restart da máquina, desconheço, mas desde o meu PC anterior que se eu quisesse simular CPUs single e dual core, eu tinha que ir na BIOS e desativar parcialmente os núcleos para só então carregar o sistema. Aqui, nesse Ryzen, é do mesmo jeito: tanto para desativar o SMT como para usar menos cores, preciso reiniciar, ir na BIOS e desativar o que eu precisar para realizar tal simulação.
De todo modo, caso seja possível desativar os cores sem reiniciar, e de fato isso trouxesse ganhos significativos de performance, seria uma feature bem vinda, mas não aos olhos dos fanboys da Intel: "olha lá, pagou caro numa CPU com 12-16 núcleos, mas precisa desativar núcleos pra poder rodar mais rápido!'
Não sei como farão na prática, mas tudo que envolve BIOS, ao menos pro usuário leigo, dificulta e muito o processo.
O que eu sei é que, segundo a própria AMD, uma vez feito o upgrade, não é mais possível revertê-lo e, por falta de espaço na BIOS, não será possível dar suporte para as CPUs de gerações anteriores ao Zen 2. Se o cara já usava um Zen 2 antes, não vai ter problema, mas se ele inventar de revender essa placa para alguém que tenha uma CPU Zen ou Zen+, vai dar merda...
Aí vai depender da vontade dos fabricantes, mas acredito que essa limitação se dará apenas nos modelos que possuem BIOS com 16MB, onde se engloba a grande maioria dos modelos.
Mesmo assim, tem A520 e B550 ainda com BIOS de 16MB. As A520 eu até dou desconto, pois elas tem foco no custo x benefício, mas fazer isso nas B550 é muita sacanagem
Sim, Gigabyte, eu estou falando de você
Falouws![]()
AMD deixou essa pica com as fabricantes , ela deu o aval podem dar suporte , agora quais CPUs ficaram de fora dependera de como a fabricante ira agir , podem tirar recursos visuais da bios , remover suporte a primeiras e segunda gen , tem muitas possibilidades , a única certeza e que as bios receberam selo beta, não quer dizer que vai ser ruim nem nada , é só uma forme da empresa tirar o deles da reta caso ocorra algum bug;