[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,020
Também acho o 10700K pode ser mais interessante pra quem vai montar um kit high-end do zero, baseado no que sabemos até agora.
A vantagem do 5600X é que ele deve ser um pouco melhor em jogos com ambas as CPUs em stock.

A Intel já adiou os Rocket Lake, talvez seja um bom momento pra anunciar cortes de preço.
o que eu achei interessante é que a AMD manteve os 32mb de cache L3, isso pode dar uma diferençazinha tbm, além do PCIe 4.0. ( porém acho que não justifica pegar um 6/12 podendo pegar um 8/16 da intel no mesmo preço).
 
Tenho um I7 7700K e estou interessado em partir para um 5800x lá para abril do ano que vem, pelo que vi não irão sair novos modelos de placas mãe, então terei que comprar uma placa 500 e terei que atualizar a BIOS. É complicado fazer isso? Dá para fazer sem o processador (já que o processador que terei só irá funcionar após a atualização)?
 
O pessoal no Reddit também está desapontado com os preços.
2dqm4b.png
 
se chegar nesse preço, derrepente é + vantagem um 10700k que já apareceu por 2300 e é 8/16 do que o 5600x, unico foda é que não tem suporte a PCIE 4.0 .

Ao que tudo indica PCIE 4.0 é 1-2% de diferença, irrelevante. Tava querendo muito pegar essa geração de Ryzen mas acho que vou segurar, esperar vir o Cyberpunk e ver se meu processador dá bottleneck ou não.
 
Tenho um I7 7700K e estou interessado em partir para um 5800x lá para abril do ano que vem, pelo que vi não irão sair novos modelos de placas mãe, então terei que comprar uma placa 500 e terei que atualizar a BIOS. É complicado fazer isso? Dá para fazer sem o processador (já que o processador que terei só irá funcionar após a atualização)?

Sim, dá, desde que você pegue uma B550 ou X570 que tenha BIOS Flashback. Com essa feature, é possível atualizar a BIOS sem precisar de CPU, RAM e GPU instalados, mas é necessário ter um PC auxiliar para poder baixar o arquivo,. renomeá-lo pro padrão que a placa-mãe entenda e transferi-lo para o pendrive formatado em FAT32.

O pessoal no Reddit também está desapontado com os preços.
2dqm4b.png

De fato o que mais pesou negativamente nesse lançamento foi o preço mais alto e a ausência de coolers nos modelos de 8 e 12 cores, além de terem nerfado o cooler do 5600X.

Entretanto, não creio que o preço continuará nesse nível por muito tempo. Acho que a AMD fez assim para permitir que o estoque do Zen 2 pudesse ser desovado com mais facilidade, mas assim que esse estoque estiver mais baixo e/ou a Intel lançar o Rocket Lake ano que vem, eles vão fazer um corte nos preços.

Ao que tudo indica PCIE 4.0 é 1-2% de diferença, irrelevante. Tava querendo muito pegar essa geração de Ryzen mas acho que vou segurar, esperar vir o Cyberpunk e ver se meu processador dá bottleneck ou não.

Para a GPU, até pode ser que seja no presente momento, mas para SSD? Com certeza que será bem relevante, ainda mais sabendo que ambos os consoles da futura geração usarão SSDs PCI-E 4.0 e terão tecnologias para se beneficiar dessa maior banda disponível. Pode apostar que teremos sim jogos que terão SSD NVME como requisito mínimo para serem rodados num futuro não muito distante, então quem investir numa plataforma PCI-E 3.0 pensando apenas nos FPS numbers pode acabar quebrando a cara e gastando mais do que gostaria :true:

Falouws :cool:
 

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

 
O pessoal no Reddit também está desapontado com os preços.
2dqm4b.png

Normal, AMD sempre foi vista como a mais barata, quando ela aumenta os preços pessoal acha ruim, normal.
 
Normal, AMD sempre foi vista como a mais barata, quando ela aumenta os preços pessoal acha ruim, normal.

Alguém sabe quais eram os preços da AMD e Intel quando a AMD era líder de performance na época dos Pentium 2?
 
Alguém sabe quais eram os preços da AMD e Intel quando a AMD era líder de performance na época dos Pentium 2?

lembro na época do A64 FX AMD humilhava Intel era tipo Ryzen 3600X x FX 6300, AMD era mais cara, mas mesmo assim Intel vendia mais.
 
Nunca pensei que aconteceria isso, mas olhando os preços desses novos Ryzen 5000, tô feliz em ter pagado por volta de R$ 2K num 3700X uns meses atrás. Considerando o cenário atual aqui no BR, provavelmente o R5 5600X já vai vir na mesma faixa ou até mais caro do que eu paguei no meu R7 3700X. Se eu tivesse esperado, como era minha intenção, certamente teria me dado mal e desembolsaria mais pelo CPU.
 
Galera, um ryzen 5 3600, teria muita diferença de memórias 2666 para 3000 ou 3200?

A mobo é uma asus b450m gaming/br.

O pc que vou pegar já tem 8gb 2666, daí não sei se vale só adicionar mais 8gb ou vender essa e pegar 2x8gb de uma frequência maior.

Obrigado.
 
Quando o concorrente te alcança com 2 núcleos a menos... Hora de se preocupar Intel.

Pelo visto é real os boatos da 11ª geração Intel com 8 núcleos no máximo, vão fazer um bin ferrado e colocar o processador pra boostar em 5.5GHz all cores.

E ainda assim esse clock todo só vai diminuir o gap com Zen 3, na maioria dos jogos Zen 3 vai continuar na frente.

 
Quando o concorrente te alcança com 2 núcleos a menos... Hora de se preocupar Intel.

Pelo visto é real os boatos da 11ª geração Intel com 8 núcleos no máximo, vão fazer um bin ferrado e colocar o processador pra boostar em 5.5GHz all cores.

E ainda assim esse clock todo só vai diminuir o gap com Zen 3, na maioria dos jogos Zen 3 vai continuar na frente.


Sem contar o TDP desses processadores da Intel... Vão consumir uma energia do kcete....
 
Sem contar o TDP desses processadores da Intel... Vão consumir uma energia do kcete....

Veja só, vão pegar o 10900K, fazer OC pra 5.4/5.5all cores e vou alcançar o Zen 3 em alguns jogos!

Detalhe que o i9 fogão vai passar de 200W TDP pra fazer o que o Zen 3 faz com 105W TDP.

Torci o nariz pra análise do der8auer no microscópio por isso.

Ele comeu bola olhando o cache ao invés de olhar os núcleos da CPU.

Os 14nm Intel estão MUITO defasado em relação oas 7nm da TSMC.
 
Postaram no videocardz uma comparação da AMD do 5800X vs. I7 10700K

Esse produto não está bem posicionado... Acho que a AMD vai cortar 50USD do valor desse produto logo logo!

AMD-Ryzen-7-5800X.jpg
 
Sabe o que não entendi....

Tão comparando agora dizendo que AMD é mais caro..

10900k ($500) vs 5900x ($550)

Mas o 5900x já está em outro patamar a comparação certa é com o 5800x que custa $450.

Ou seja AMD é mais barato.

Mas aí estão dizendo que o 10900k é um 10/20 e o 5800x é um 8/16...

Nao entendi... Até ano passado a narrativa era:
"Não adianta a AMD colocar mil cores no processador se não dar mais fps que Intel"

Pois bem, agora a AMD está dando mais FPS que Intel e estão reclamando dos núcleos?

Fanboys Intel, escolham por favor!
10600k = $272
5600X = $299

:bat:
 
Alguma informação sobre até que clock as memórias farão 1:1 nessa gen com o IF???
 
Galera, um ryzen 5 3600, teria muita diferença de memórias 2666 para 3000 ou 3200?

A mobo é uma asus b450m gaming/br.

O pc que vou pegar já tem 8gb 2666, daí não sei se vale só adicionar mais 8gb ou vender essa e pegar 2x8gb de uma frequência maior.

Obrigado.

Sim, tem diferença notável.

Se você se importa com a performance, especialmente no FPS mínimo mais alto e estável, é bom pensar em vender esses 8GB 2667 MHz e pegar 2x8GB DDR4-3000 ou 3200. Você até pode tentar a sorte com overclocking, mas como citei, é sorte: você pode ou não ganhar nessa loteria, então se você não quiser arriscar, é melhor não trocar o certo pelo duvidoso :true:

10600k = $272
5600X = $299

:bat:

Só esqueceu de acrescentar o preço do cooler 3rd party, mobo Z490 e memórias para OC, a fim de tirar proveito da única vantagem que o 10600K vai ter frente o 5600X: overclocking.

Falouws :cool:
 
Sim, tem diferença notável.

Se você se importa com a performance, especialmente no FPS mínimo mais alto e estável, é bom pensar em vender esses 8GB 2667 MHz e pegar 2x8GB DDR4-3000 ou 3200. Você até pode tentar a sorte com overclocking, mas como citei, é sorte: você pode ou não ganhar nessa loteria, então se você não quiser arriscar, é melhor não trocar o certo pelo duvidoso :true:



Só esqueceu de acrescentar o preço do cooler 3rd party, mobo Z490 e memórias para OC, a fim de tirar proveito da única vantagem que o 10600K vai ter frente o 5600X: overclocking.

Falouws :cool:
Entendido.

Outro ponto, melhor 1x16gb ou 2x8gb?

Obrigado.
 
Minha nossa, como os fanboys são chatos.

Estão discutindo em cima de um anúncio de marketing, pelo menos esperem os reviews e benchmarks independentes, estão comparando algo que nem existe com algo que já tá no mercado.
 
Entendido.

Outro ponto, melhor 1x16gb ou 2x8gb?

Obrigado.

Só se você quiser por 32GB à curto prazo, pois do contrário é melhor focar em 2x8GB para ter a melhor performance possível com a ajuda do Dual Channel.

Falouws :cool:
 
Minha nossa, como os fanboys são chatos.

Estão discutindo em cima de um anúncio de marketing, pelo menos esperem os reviews e benchmarks independentes, estão comparando algo que nem existe com algo que já tá no mercado.
Já tem nego falando que o 5800x vai desbancar o 10900k (que custa quase o mesmo e tem ainda mais núcleos), sendo que nem mostrado foi o 5800x vs 10900k, esse 5800x vai igualar/ganhar do 10700k por pouca coisa, mas aí entra a questão que o 10700k custa 380 dólares e o 5800x vai custar 450 dólares
 
Só se você quiser por 32GB à curto prazo, pois do contrário é melhor focar em 2x8GB para ter a melhor performance possível com a ajuda do Dual Channel.

Falouws :cool:
Recomenda algum modelo/fabricante ou melhor...não recomenda algum modelo/fabricante? haha

Só pra eu estudar as possibilidades por aqui.

Duas dessas por exemplo:
 
Pra atualizar o firmware do SSD, é necessário apagar tudo? Se eu pedir pra atualizar, ele vai formatar?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo