• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Acho que está ok o aumento de preços.

Sim pra nós consumidores é ruim...

Mas o Zen 2 já é um excelente produto, Zen 2 só peca em 1080p/1440p com alta taxa de quadros.

Agora ela está oferecendo uma opção (Zen 3) para quem quer o melhor FPS possível sem compromisso algum, em qualquer resolução.

Vamos ser sinceros, pelo que explicaram, tiraram o "Core" (CCD) do Zen 2 e colocaram o Core do Zen 3.

Tem vários motivos que justificam o aumento do preço:

- AMD agora é a líder de performance do mercado, portanto como empresa, ela pode se dar ao luxo de cobrar mais, quem quer/precisa do melhor terá de comprar dela. A Intel fez isso por muitos anos, subindo o preço dos seus i7 quad core todo ano de 2012 até 2016/2017 e não vi essa reclamação toda!

- Deve ter sido um desenvolvimento complexo com muitas horas de engenharia envolvidas para substituir completamente o núcleo/CCD do Zen, aquele gráfico dos 19% mostra quantas coisas mudaram do Zen 2 Core pro Zen 3 Core.

- Nem todas as placas mãe vão suportar Zen 3, então o Zen 2 vai ficar no mercado por algum tempo, não faz sentido manter duas gerações com mesmo preço no mercado.

- É muito mais caro de fabricar um CCD de 8 cores em relação ao de 4 cores, a quantidade de chips descartados por waffer aumenta conforme o tamanho do chip, quantidade de cores, quantidade de transistores aumenta.
Só peca em 1080p/1440p que é a resolução usada por 95% ou mais dos pc gamers...
ele só não peca em 4k pq o gargalo é a gpu no caso...

Cara em alguns jogos e não são poucos em 1440p o 3700x deixa 10% de performance na mesa é MTA coisa.
 
O jogo virou

AMD estaria próxima de comprar a Xilinx por US$ 30 bilhões
Empresa deve começar a competir com a Intel também no mercado FPGA

 
Estou muito curioso com os novos Ryzen, 5800X tem especificações parecidas com o 3800XT, qual milagre a AMD fez para ter mais 30% de performance com o mesmo clock ?

Eles fizeram um novo core, um novo CCD, a estrutura de chiplets é feita "em partes", basicamente jogaram fora o CCD do Zen 2 e colocaram o CCD do Zen 3. Não houve mudanças no I/O Die.

Foram +19% de IPC e +20% de performance/watt.

Em jogos subiu em média 26% 5900X vs. 3900XT pois existem gargalos no Zen 2 (latência) que impedem o núcleos de entregar todo seu IPC neste cenário. Por isso apesar de ser +19% IPC a performance em jogos subiu mais, subiu +26%.

Os +26% são justificados pelos +19% de IPC e pelos gargalos que foram reduzidos.

Os +20% de performance/watt são justificados pelas melhorias no core e pela migração do node N7 (7nm) para N7P (7nm+).

Segue o gráfico explicando as mudanças no core (+19% IPC):

1%20Slide%206.jpg
 
Última edição:
Postaram no videocardz uma comparação da AMD do 5800X vs. I7 10700K

Esse produto não está bem posicionado... Acho que a AMD vai cortar 50USD do valor desse produto logo logo!

AMD-Ryzen-7-5800X.jpg


Um ponto que chama atenção nesses gráficos da AMD e talvez alguns não tenham percebido, é que quando tu olha ali o TIE em performance nos jogos, dá a entender que ele tem a mesma performance do 10700k, mas ali na legenda fala em performance por dólar, ou seja, se esses dados forem verdade, o 5800x deve ser aproximadamente 10% mais rápido que o 10700k(stock) em jogos.

Isso muda um pouco a leitura do posicionamento dele no mercado, mas ainda acho que temos que temos que aguardar testes reais e reviews para chegar a alguma conclusão.
 
 
Comprei o meu 3800XT há poucas semanas. Vou fica na minha com essa geração 5000, pois eventual troca trará na prática aumento mínimo na performance no uso diário. Quando se popularizar a nova geração baseada em DDR5, daqui a uns 4 ou 5 anos, aí vou pensar no upgrade.
besteira trocar , o meu 3600 ja me rende fps com folga , mesmo que faça upgrade de vga atendera tranquilamente é CPU pra 144fps tranquilo , os ryzen 5000 chegaram pra desentalar essa sina de que intel é melhor em games.
 
Off:
Galera possuo uma mono Asus A320mkbr e fui tentar fazer hackintosh nela via opencore, porém cliquei sem querer na opção (clean nvram) e agora a BIOS do PC não aparece mais. E monitor, mouse e teclado não funcionam. Retirei a bateria da mobo porém o problema persiste.
Alguém sabe de algo que possa me ajudar ou a minha mobo foi pro saco? :bua:
 

Estou achando este preço de $549 no 5900x bem tranquilo. Ele é melhor em single do que o 10900k e ainda têm mais 4 cores. Acho de boa este aumento. o 10900k é quase 500 thrumps com 4 cores a menos.
 
Estou achando este preço de $549 no 5900x bem tranquilo. Ele é melhor em single do que o 10900k e ainda têm mais 4 cores. Acho de boa este aumento. o 10900k é quase 500 thrumps com 4 cores a menos.

O preço do core da AMD é levemente mais barato.

10900k: $488 / 10 = $48.8 por core.
5900x: $549 / 12 = $45.75 por core.
 
Os números que a AMD apresentou para os Zen 1, Zen +, Zen 2 bateram... Baseado no histórico acredito que serão bem próximos do que os reviews independentes vão mostrar.

Eles até mostraram os -3% no BF V em relação ao 10900K, honestidade é uma boa qualidade se você quer adquirir a confiança do consumidor.
Excelente. Agora a Intel cria mesmo vergonha na cara!
 
Eles fizeram um novo core, um novo CCD, a estrutura de chiplets é feita "em partes", basicamente jogaram fora o CCD do Zen 2 e colocaram o CCD do Zen 3. Não houve mudanças no I/O Die.

Foram +19% de IPC e +20% de performance/watt.

Em jogos subiu em média 26% 5900X vs. 3900XT pois existem gargalos no Zen 2 (latência) que impedem o núcleos de entregar todo seu IPC neste cenário. Por isso apesar de ser +19% IPC a performance em jogos subiu mais, subiu +26%.

Os +26% são justificados pelos +19% de IPC e pelos gargalos que foram reduzidos.

Os +20% de performance/watt são justificados pelas melhorias no core e pela migração do node N7 (7nm) para N7P (7nm+).

Segue o gráfico explicando as mudanças no core (+19% IPC):

1%20Slide%206.jpg


Aumento de mais de 20% na performance por watt foi em relação ao Zen "1".
Em relação ao Zen 2, o Zen 3 teve aumento de 0,4%.

NCjMdsj.jpg
 
Aumento de mais de 20% na performance por watt foi em relação ao Zen "1".
Em relação ao Zen 2, o Zen 3 teve aumento de 0,4%.

NCjMdsj.jpg

Creio que você inverteu..

Se colocar em escala, referência no Zen 2 fica mais fácil de entender...

Zen 1: 0.5x
Zen 2: 1.0x
Zen 3: 1.2x

Logo, Zen 3 é 20% mais eficiente que Zen 2.

Não sei porque eles colocaram o Zen 1 na história, só pra confundir com a matemática.

Mas o salto do Zen 1 pro Zen 2 foi de 100%, especialmente pela transição de 14nm para 7nm.
 
Creio que você inverteu..

Se colocar em escala, referência no Zen 2 fica mais fácil de entender...

Zen 1: 0.5x
Zen 2: 1.0x
Zen 3: 1.2x

Logo, Zen 3 é 20% mais eficiente que Zen 3.

Verdade.
Confundi o sinal de "x" com "%".
Zen 3 é 20% mais eficiente que Zen 2.
Valeu!
 
Alguma dica de como fazer isso?

No mercado livre tem uns anúncios de bios...

Mas você vai precisar tirar a solda e remover tua rom (BIOS apagada) e soldar a nova rom com a bios gravada.
 


iqk0oz3hi0s51.jpg


Me fez lembrar de quando ela comprou a ATI:jornal:

Eles já têm uma joint venture com eles, na verdade. Diferenciação de fluxos de receita, bem como sinergia tecnológica, há muitos benefícios em combinar a tecnologia AMD e a tecnologia zillennex de uma maneira que impulsionaria ambas as tecnologias ainda mais do ponto de vista do desenvolvimento. Pense em chips programáveis com field gates ou FPGAs que também contêm GPU programável dentro dele. Não é como a arm, onde você pode apenas obter uma licença e desenvolver o que deseja.

Xilinx é uma boa empresa. FPGA é um acréscimo decente ao portfólio da AMD, especialmente para unidades semipersonalizadas e de datacenter, mas não acho que acrescente muito para desktop / GPU / móvel. A Xilinx é de longe o fabricante de FPGA mais forte com o melhor IP disponível, portanto, uma boa escolha. não fez pesquisas financeiras, mas o hickup da Huawei pode ser uma boa oportunidade de compra. As ações da AMD também estão bem mais fortes do que há 6 meses.

Vou argumentar que o Xilinx quer ser comprado pela AMD, muito mais do que a AMD quer comprar o Xilinx.

Computação heterogênea e chips são a grande tendência. Intel, AMD e Xilinx sabem disso. Assumindo que a maioria dos clientes de FPGA desejam que o FPGA esteja no pacote da CPU, a Intel pode naturalmente oferecer essa solução, mas a Xilinx não tem escolha a não ser fazer parceria com a AMD. A AMD se tornará então o principal cliente da Xilinx e tem um enorme poder de barganha sobre a Xilinx. Para Xilinx é uma questão de sobrevivência.

Enquanto isso, a AMD realmente não precisa do Xilinx no momento porque a solução FPGA + CPU é apenas um subconjunto menor do mercado.

Sim, claro, não há problema, é uma grande mudança, porque não apenas xilinx é o líder da indústria de FPGA e catapulta a AMD em mais de uma dúzia e meia de indústrias diferentes, em uma posição de liderança. Isso não apenas permite a sinergia de produtos FPGA com os próprios produtos de computação da AMD, mas também permite soluções e economias de escala ... etc.

Do ponto de vista da tecnologia, os FPGAs são programáveis e fluidos do ponto de vista do hardware. Essencialmente, o hardware é reconfigurável com base em sua programação, até certo ponto, é claro. Isso seria essencialmente uma divisão semicustomizada da AMD, eu imagino que se isso fosse aprovado e fosse válido; em seguida, envie-me o costume torna-se sua própria divisão dentro da estrutura de relatórios com um xilinx em seu centro.

 
- É muito mais caro de fabricar um CCD de 8 cores em relação ao de 4 cores, a quantidade de chips descartados por waffer aumenta conforme o tamanho do chip, quantidade de cores, quantidade de transistores aumenta.

Você está parcialmente correto, Zen 3 em 2019 teria sido muito mais caro de fabricar, porém o processo "amadureceu" e o aproveitamento atual é muito melhor, esse é um dos motivos da AMD lançar ambos Zen 3 e Navi 2x nesse node, além de não precisar do node mais avançado pra enterrar a Intel, não duvido que esteja mais barato produzir Zen 3 agora que Zen 2 em 2019.
 


iqk0oz3hi0s51.jpg




Eles já têm uma joint venture com eles, na verdade. Diferenciação de fluxos de receita, bem como sinergia tecnológica, há muitos benefícios em combinar a tecnologia AMD e a tecnologia zillennex de uma maneira que impulsionaria ambas as tecnologias ainda mais do ponto de vista do desenvolvimento. Pense em chips programáveis com field gates ou FPGAs que também contêm GPU programável dentro dele. Não é como a arm, onde você pode apenas obter uma licença e desenvolver o que deseja.

Xilinx é uma boa empresa. FPGA é um acréscimo decente ao portfólio da AMD, especialmente para unidades semipersonalizadas e de datacenter, mas não acho que acrescente muito para desktop / GPU / móvel. A Xilinx é de longe o fabricante de FPGA mais forte com o melhor IP disponível, portanto, uma boa escolha. não fez pesquisas financeiras, mas o hickup da Huawei pode ser uma boa oportunidade de compra. As ações da AMD também estão bem mais fortes do que há 6 meses.

Vou argumentar que o Xilinx quer ser comprado pela AMD, muito mais do que a AMD quer comprar o Xilinx.

Computação heterogênea e chips são a grande tendência. Intel, AMD e Xilinx sabem disso. Assumindo que a maioria dos clientes de FPGA desejam que o FPGA esteja no pacote da CPU, a Intel pode naturalmente oferecer essa solução, mas a Xilinx não tem escolha a não ser fazer parceria com a AMD. A AMD se tornará então o principal cliente da Xilinx e tem um enorme poder de barganha sobre a Xilinx. Para Xilinx é uma questão de sobrevivência.

Enquanto isso, a AMD realmente não precisa do Xilinx no momento porque a solução FPGA + CPU é apenas um subconjunto menor do mercado.

Sim, claro, não há problema, é uma grande mudança, porque não apenas xilinx é o líder da indústria de FPGA e catapulta a AMD em mais de uma dúzia e meia de indústrias diferentes, em uma posição de liderança. Isso não apenas permite a sinergia de produtos FPGA com os próprios produtos de computação da AMD, mas também permite soluções e economias de escala ... etc.

Do ponto de vista da tecnologia, os FPGAs são programáveis e fluidos do ponto de vista do hardware. Essencialmente, o hardware é reconfigurável com base em sua programação, até certo ponto, é claro. Isso seria essencialmente uma divisão semicustomizada da AMD, eu imagino que se isso fosse aprovado e fosse válido; em seguida, envie-me o costume torna-se sua própria divisão dentro da estrutura de relatórios com um xilinx em seu centro.


Sim, conheço essa empresa, na época da mineração saíram umas fpga´s que mineravam alguns algoritmos(uma placa consumindo 250W tinha o hash de umas 4~6 1080ti´s). fogo é que vc tinha que pagar pela placa e pelo miner.
 
Você está parcialmente correto, Zen 3 em 2019 teria sido muito mais caro de fabricar, porém o processo "amadureceu" e o aproveitamento atual é muito melhor, esse é um dos motivos da AMD lançar ambos Zen 3 e Navi 2x nesse node, além de não precisar do node mais avançado pra enterrar a Intel, não duvido que esteja mais barato produzir Zen 3 agora que Zen 2 em 2019.

Não conheço os custos de produção de waffer nestes detalhes pra afirmar se um CCD de 8 cores em N7P é mais barato que dois CCX de 4 cores em N7.

Sei que o custo por waffer do N7P é mais caro que no N7.
 
Eles fizeram um novo core, um novo CCD, a estrutura de chiplets é feita "em partes", basicamente jogaram fora o CCD do Zen 2 e colocaram o CCD do Zen 3. Não houve mudanças no I/O Die.

Foram +19% de IPC e +20% de performance/watt.

Em jogos subiu em média 26% 5900X vs. 3900XT pois existem gargalos no Zen 2 (latência) que impedem o núcleos de entregar todo seu IPC neste cenário. Por isso apesar de ser +19% IPC a performance em jogos subiu mais, subiu +26%.

Os +26% são justificados pelos +19% de IPC e pelos gargalos que foram reduzidos.

Os +20% de performance/watt são justificados pelas melhorias no core e pela migração do node N7 (7nm) para N7P (7nm+).

Segue o gráfico explicando as mudanças no core (+19% IPC):

1%20Slide%206.jpg

Certeza que a AMD passou a fabricar o Zen 3 nos 7nm+? :hmm:

Não lembro deles terem mencionado isso na apresentação, tanto que o slide comparando as características do Zen 1, 2 e 3 mostravam tanto o Zen 2 quanto o Zen 3 em 7nm, não tendo o plus nele.

Falouws :cool:
 
Certeza que a AMD passou a fabricar o Zen 3 nos 7nm+? :hmm:

Não lembro deles terem mencionado isso na apresentação, tanto que o slide comparando as características do Zen 1, 2 e 3 mostravam tanto o Zen 2 quanto o Zen 3 em 7nm, não tendo o plus nele.

Falouws :cool:

A AMD não costuma especificar o node nos produtos, só a família do node, isso foi discutido há algum tempo no começo do ano.


Existem três variantes dos 7nm da TSMC

N7 (7nm)
N7P (7nm+)
N7+ (7nm++ ou 7nm EUV).

Zen 2 usa o node N7.
Zen 3 usa o node N7P.

RDNA1 (5700XT) usa o N7, não tenho certeza, se alguém puder confirmar...

RDNA2 vai usar N7P ou N7+, ainda não sabemos.

É especulado que o Zen 3+ (refresh 2021) vai usar o N7+, acho bem provável.

No N7+ é possível ver um "5900XT" com boost 5GHz.

Seria aquele gás extra e apelo de marketing que os 5GHz têm.

É uma estratégia da AMD para 2021, mostra que ela poderia ter lançado um Zen 3 mais forte (e mais caro de produzir), mas optou por guardar essa carta na manga para responder a 11ª geração da Intel.

Parece que a AMD realmente tem uma estratégia e intenção de se manter como líder de performance respondendo aos movimentos da Intel.

Edit/Update:

O colega @dayllann esclareceu que RDNA1 e RDNA2 usam N7P.

Ele também esclareceu que Zen 3 usa N7, iria usar o N7P mas a AMD voltou atrás e manteve o N7.
 
Última edição:
Aumento de mais de 20% na performance por watt foi em relação ao Zen "1".
Em relação ao Zen 2, o Zen 3 teve aumento de 0,4%.

NCjMdsj.jpg
Presta atenção que nesse gráfico é X aumento e não porcentagem.

2 pra 2,4 é 20% de aumento.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo