Quase certeza que a Kabum e Pichau terão os Zen3 no lançamento, mas o preço vai ser daquele jeitinho.
Na minha opinião, como você joga em 1080p a uma frequência tão alta, mais vale esquecer as Samsung B-die (como bem dito pelo
@RHBH ) e partir para a Intel que esperar essa próxima geração da AMD, pois vais ter que comprar um CPU no lançamento (baixa disponibilidade, alto preço) e provavelmente ter algum incômodo com BIOS no caso das X570 (mas não nas B550), enquanto que mesmo consumindo/esquentando muito a décima geração da Intel hoje está mais acessível, com placas-mãe que suportam a 11ª geração, mais estável e permite um overclock acima dos 5GHz para segurar bem esse seu monitor.
Quanto ao retorno pífio, ao meu ver, fica nos CPUs acima do Core i7. O Core i5 10600K lhe atenderá muito bem, com altas freqências será muito bom para jogos, mas um i7 10700(K) é mais futuro pois tem oito núcleos MAS caso você queira fazer um upgrade para a 11ªgen da Intel é melhor não gastar tanto com processador. Quanto à memória, de forma simplificada, a arquitetura da Intel consegue ter baixas latências sem necessitar de memórias muito rápidas, enquanto que a da AMD não e por isso recorre mais à memória RAM, precisando que sua frequência seja alta (timmings apertados) para entregar bom desempenho.