Informação importante:
Isso significa duas coisas:
1) Só existirão os modelos com X, e estes serão tanto 65W quanto 105W;
2) Logo o 5500X será o hexa-core de entrada e o 3700X o octa-core de entrada (caso ambos lancem).
Para quem não lembra, os modelos X existem para serem as versões com XFR e com foco em overclock.
Meu palpite é que teremos menos SKUs por lineup no Zen 3.
Provavelmente veremos um hexa core de entrada (5600) e um octa core de entrada (5700x ou 5800).
Não boto fé em um Zen 3 quad core (Ryzen 3 5100 ou 5300) por conta do alto rendimento do N7 e custo de produção do CCD de 8 cores.
O 5800X tem os 8 cores ativos no mesmo CCD, e todo o calor é concentrado ali. O 5600 tem 2 cores desativados no CCD, por isso roda mais frio. A mesma coisa o 5950 vs o 5900, o que tem 2 cores desabilitados por CCD roda mais frio pois tem menos núcleos gerando calor na mesma área. É uma questão de física.
Você está tecnicamente correto, mas na prática o motivo do TDP do 5800X (105W) ser maior que o 5600X (65W) não são os 2 cores desativados. O motivo é o boost clock all-core.
Veja a imagem abaixo, do review do GamerNexus, o 5800X mantém o boost all core bem próximo dos 4.6GHz durante todo teste, enquanto os outros modelos ficaram cerca de 200MHz atrás.
Este assunto me lembrou algo, gostaria de comentar sobre uma informação li no Twitter do 1usmus, o
@dayllann deve saber comentar sobre:
Os cores desabilitados em alguns casos são funcionais, estes núcleos não recebem instruções / não se comunicam e mesmo assim operam em 500MHz, ou seja, núcleo desabilitado tecnicamente gera calor no Die.
Pessoal desculpe o off e a polêmica, mas pra galerinha que tá "pofretizando" ssd barato pci ex 4.0 a rodo daqui a alguns anos, vou aproveitar a deixa que não faz tanto tempo um certo secretário prometeu que em 2016 uma certa cidade teria trens com padrão de serviço europeu... Hoje essa cidade está perdendo a cada dia a qualidade do transporte e o mesmo esta a ponto de colapsar, e lembrem que um trem é estrangeiro e a reposição de peças é toda baseada em moeda estrangeira...
Nem é preciso ser mandrake pra voltar em 2018 e o pessoal viajando com mundos e fundos, voltando pra Disneylândia a cada dois meses, até a esner corp teve que abrir concordata nesses tempos, obrigado.
Preço de memória está em queda, tanto RAM quanto SSD tem caído os preços (pelo menos fora do Brasil), até março é esperado que continue em queda.
Fiquei animado com esta notícia:
A Silicon Motion anunciou um novo portfólio de controladores PCIe 4.0 NVMe 1.4 que prometem as maiores velocidades de leitura e gravação do mundo até
adrenaline.com.br
Esse controlador SM2264 da Silicon Motion provavelmente vai entregar um dos SSDs mais rápidos do mercado, senão o mais rápido. Assim que tivermos SSDs de 2TB usando este controlador disponível no Brasil, pretendo adquirir um.
Os modelos atualmente disponíveis no Brasil (5.000MB/s) não me animam. O Samsung 980 Pro também não me animou. Preço de PRO com TLC foi um vacilo grande da Samsung, tradicionalmente os "PRO" são MLC para sustentar workload profissionais.