[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Essa história dos 4 pentes vs 2 pentes já era conhecida a algum tempo, tem alguns videos mais antigos, não são só os Zen 3 que se beneficiam disso, os Zen 2 e até os Intel, também tem ganho de desempenho, o vídeo do outro Steve aqui, do inicio do ano, ele também fez esse teste.

 
Eu fico é triste, acabei de fazer um upgrade desde 2018 pra minha maquina da assinatura.
Agora já to com essa merda na cabeça de fazer um upgrande pra um 3700 pq já tem um ganho de 30 a 40fps dependendo do game e eu nem preciso, jogo a 75hz.
Será que a maquina da assinatura segura mais uns 3 anos ai?
 


Não gosto desses testes que comparam todas CPUs com OC, não é a situação que a maioria dos usuários vão ter.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Essa história dos 4 pentes vs 2 pentes já era conhecida a algum tempo, tem alguns videos mais antigos, não são só os Zen 3 que se beneficiam disso, os Zen 2 e até os Intel, também tem ganho de desempenho, o vídeo do outro Steve aqui, do inicio do ano, ele também fez esse teste.



Parece que houve alguma mudança nos Ryzen 5000 que fazem os mesmos se beneficiar mais dos ranks extras.

Não só 4 pentes é mais rápido, como só 2 pentes double rank também é mais rápido.

Em teoria:

4 pentes double rank > 2 pentes double rank > 4 pentes single rank > 2 pentes single rank.
 
Chegou o danado:

IMG-1169-Re.jpg

IMG-1168re.jpg

IMG-1177re.jpg


Combo novo finalizado, adeus 4790K, serviu muito bem, mas chegou a hora de descansar:
IMG-1172re.jpg
Que coisa mais linda! Máquina top @Bozz, já montou ela? 🤩
 
putz estava pesquisando e acho que minhas gskill 2x8gb de 3200mhz cl14 são single rank, ao menos foi a informação que encontrei em foruns gringos, mas que processador esquisito, nem botar em 1:1 tem feito diferença nos testes, over perde performance, que coisa doida
 
Guys,to fechando a compra de um Ryzen 7 3800x.a mobo mãe Asus tuf gaming plus b550 seria uma boa ?ou sugerem outra com + ou - preço?
 
Logo no começo em Advanced Frequency Settings se não me engano. Ontem tarde da noite consegui apertar um pouco mais, tá 16-19-14-14-36-58, agora já enjoei de cutucar, por enquanto
...
Na minha frente desde sempre, se fosse uma cobra tinha me mordido :haha:
Pra mim os 100 fica em 98,6MHz.
Os 4.4GHz do CPU são 4.34GHz real e 3733MHz da memoria são 3680MHZ.
Aumentei pra 101 que deu 99,4MHz e já não estabilizou mais, vou deixar como tá mesmo.
 
Um engenheiro com raiva por não ter sido promovido após 5 anos de trabalho decidiu soltar essas informações no reddit. Aconselho levar o que aqui está escrito com uma pirâmide de sal do lado:
- CCD em 5nm, cIOD em 7nm
- Zen4 em Q3'2022, sem chance de aparecer em 2021
- DDR5 6600MHz meta inicial, pode lançar com DDR5-7000
- Ganho de IPC será no mínimo de 30%, meta de chegar aos 40%
- Desse montante, 4% virá de mudanças nos núcleos e 26% de cache e IF
- IF3: FCLK meta de 3300MHz + Cache L4 (infinity cache, tal qual nas Radeon)
- 5 Chiplets no total, 32 núcleos poderá ser o teto para o consumidor comum
- Sem informações sobre o suporte ao PCIe 5.0
- Sem planos do SMT4 para agora, foco está na memória/cache

Premissa de sempre, então veremos até que ponto o dito é verdade. Sinceramente 90% do que ele disse já era sabido/esperado, a surpresa fica apenas pelo IPC informado e foco pesado no sistema de hierarquia de memória e IF.

 

Parece que o TPU usou memórias single rank então isso pode explicar a diferença dos resultados deles comparando com outros reviews que em sua maioria estão usando 2X16GB.

1604839337221nzj3b.png
 
Parece que o TPU usou memórias single rank então isso pode explicar a diferença dos resultados deles comparando com outros reviews que em sua maioria estão usando 2X16GB.

1604839337221nzj3b.png
se for essa a explicação então ferrou, muitos assim como eu optaram pela gskill trident 2x8gb 3200mhz cl14 pois era considerada um chip excelente, e com ela um 5800x e 5900x vai render igual um i5 10600k em jogos segundo o resultado do techpowerup por causa dessa babaquice, genial
 
IMPRESSIONANTE!



Reparem a opção de configuração na BIOS da placa mãe, que parece específica para esse modelo da Asus e que possibilita fazer over all cores sem perder o boost em single core, o que é o melhor dos mundos nos Ryzen.



Depois ele faz over com nitrogênio líquido com o Ryzen 9 5950X com 5.85GHz e 1.750V!
Vejam os resultados em multi e single core no Cinebench R20!





Viram isso?
Recomendo assistirem o vídeo.
Impressionante!
 
Um engenheiro com raiva por não ter sido promovido após 5 anos de trabalho decidiu soltar essas informações no reddit. Aconselho levar o que aqui está escrito com uma pirâmide de sal do lado:
- CCD em 5nm, cIOD em 7nm
- Zen4 em Q3'2022, sem chance de aparecer em 2021
- DDR5 6600MHz meta inicial, pode lançar com DDR5-7000
- Ganho de IPC será no mínimo de 30%, meta de chegar aos 40%
- Desse montante, 4% virá de mudanças nos núcleos e 26% de cache e IF
- IF3: FCLK meta de 3300MHz + Cache L4 (infinity cache, tal qual nas Radeon)
- 5 Chiplets no total, 32 núcleos poderá ser o teto para o consumidor comum
- Sem informações sobre o suporte ao PCIe 5.0
- Sem planos do SMT4 para agora, foco está na memória/cache

Premissa de sempre, então veremos até que ponto o dito é verdade. Sinceramente 90% do que ele disse já era sabido/esperado, a surpresa fica apenas pelo IPC informado e foco pesado no sistema de hierarquia de memória e IF.


No plan for 4 threads per core even for post-Zen 4 as of now.
Bummer :(
Acho que a AMD vai ficar presa com esse esquema de core por um longo tempo ainda. Tô mais animado pelo que a intel vai fazer na geração pós-Core (que será um design feito pelo Keller).
 
Bummer :(
Acho que a AMD vai ficar presa com esse esquema de core por um longo tempo ainda. Tô mais animado pelo que a intel vai fazer na geração pós-Core (que será um design feito pelo Keller).
Mas não vejo problema, nem sempre mais núcleos é mais desempenho em jogos, 3600 e 5600x são provas.
 

Que loucura isso. Assim a plataforma perde custo beneficio porque, primeiro: precisa 3600MHz ou 3200MHz com latência baixíssima, e segundo: precisa de 4 pentes ao invés de só 2.

E o pior de usar 4 pentes é que você precisa de chips de memória muito bons pra conseguir fazer o mesmo overclock que usando só 2 pentes.

Gostei não :confused:
 
Se você quer ter ideia de qual combinação de frequência e latência tem a melhor performance em jogos, sugiro usar a calculadora acima. O melhor kit que tem no mercado hoje para Ryzen 5000 seria o kit novo da G.Skill que é 3800C14, detalhe que esse kit roda a 1.50v pois já está puxando a memória no limite dela, não sei se esse kit 2x16GB tem 2 ou 4 ranks, se tiver 4 ranks entra o cenário testado!

Eu queria comprar esse Kit da G.Skill mas nao acho em lugar nenhum... Alguem sabe onde comprar as melhroes B-Die para 5800x hoje?
Agradeco a ajuda!
 
 
Que loucura isso. Assim a plataforma perde custo beneficio porque, primeiro: precisa 3600MHz ou 3200MHz com latência baixíssima, e segundo: precisa de 4 pentes ao invés de só 2.

E o pior de usar 4 pentes é que você precisa de chips de memória muito bons pra conseguir fazer o mesmo overclock que usando só 2 pentes.

Gostei não :confused:
Usa 2X16GB.
 
Eu queria comprar esse Kit da G.Skill mas nao acho em lugar nenhum... Alguem sabe onde comprar as melhroes B-Die para 5800x hoje?
Agradeco a ajuda!

Esse kit 3800C14 foi lançado esse mês, duvido que exista no Brasil antes de 2021.

@hexa mesmo com 2 ranks está empatando com o 10900k, detalhe que o 10900K esta nas mesma memórias.

A própria AMD testou com 2x8GB 3600MHz nos slides de 05/10.

O requisito não é usar 4 pentes, mas sim 4 ranks. O 2x16GB (2 pentes com 2Rx8) tem o mesmo efeito de 4x8gb (4 pentes com 1Rx8).

Obs 1: As placas mãe em sua maioria são daisy chain, os outros 2 slots tem trilhas diferentes ocasionando em maior latência.

Obs 2: @DiogoDX Cuidado, existem pentes 16GB single rank (1Rx16), até onde sei a Crucial Ballistix MAX é um dos pouco a possuir pentes de 16GB single rank. A imensa maioria dos pentes 16GB são dual rank.
 
Última edição:
Que coisa mais linda! Máquina top @Bozz, já montou ela? 🤩

Valeu! Vai demorar um pouco para montar, meu sistema necessita de WC pelo casemod que fiz, então estou esperando umas pecinhas da China.
 
Esse kit 3800C14 foi lançado esse mês, duvido que exista no Brasil antes de 2021.

@hexa mesmo com 2 ranks está empatando com o 10900k, detalhe que o 10900K esta nas mesma memórias.

A própria AMD testou com 2x8GB 3600MHz nos slides de 05/10.

O requisito não é usar 4 pentes, mas sim 4 ranks. O 2x16GB (2 pentes com 2Rx8) tem o mesmo efeito de 4x8gb (4 pentes com 1Rx8).

Motivo: As placas mãe em sua maioria são daisy chain, os outros 2 slots tem trilhas diferentes ocasionando em maior latência.

Observação: @DiogoDX Cuidado, existem pentes 16GB single rank (1Rx16), até onde sei a Crucial Ballistix MAX é um dos pouco a possuir pentes de 16GB single rank. A imensa maioria dos pentes 16GB são dual rank.
mas e o single rank e com 2 chips? está mesmo apanhando do i7 10700k como o techpowerup mostra?
 
mas e o single rank e com 2 chips? está mesmo apanhando do i7 10700k como o techpowerup mostra?

Pra mim os testes do TPU (2 ranks) continuam estranhos.

Outros reviews com 2 ranks colocaram os Ryzen 5000 na frente do 10900k (assim como os próprios da AMD e os reviews do Adrenaline).

Não quer dizer que estejam errados, mas a metodologia deles não mostrou o desempenho que a maioria mostrou.

Esse caso do TPU gerou um mi-mi-mi muito grande nas redes sobre eles serem parciais/comprados pela Intel.
 
Pra mim os testes do TPU (2 ranks) continuam estranhos.

Outros reviews com 2 ranks colocaram os Ryzen 5000 na frente do 10900k (assim como os próprios da AMD).

Não quer dizer que estejam errados, mas a metodologia deles não mostrou o desempenho que a maioria mostrou.

Esse caos do TPU gerou um mi-mi-mi muito grande nas redes sobre eles serem parciais/comprados pela Intel.
o guru3d usou um kit gskill 2x8gb 3600mhz cl16 que eu acho que é single rank cada um mas não tenho certeza e estou buscando a informação, e realmente ficou abaixo do i9 10900k por pouco mas resultado muito superior ao do techpowerup


achei essa tabelinha aqui que pode esclarecer ser single rank mas confiável 100% não é

 
o guru3d usou um kit gskill 2x8gb 3600mhz cl16 que eu acho que é single rank cada um mas não tenho certeza e estou buscando a informação, e realmente ficou abaixo do i9 10900k por pouco mas resultado muito superior ao do techpowerup


achei essa tabelinha aqui que pode esclarecer ser single rank mas confiável 100% não é

A regra é:
Pentes de 8GB são single rank.
Pentes de 16GB são double rank.

Pentes de 8GB double rank são antigos, não está a venda ou em produção (época que se usava pentes de 4GB lá em 2016/2017).

Pentes de 16GB single rank são recentes e caros, o único que conheço que usa esse tipo de pente são as Crucial Ballistix MAX. É o novo IC da Micron rev.B (B-Die da Micron).
 

No caso, essas seriam dual rank?

E se usassem 2x esse kit, ainda teria mais ganhos ainda?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo