[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Pessoal, eu li tudo aqui sobre as RAM’s.
Meu nível não é tão advanced. Vocês estão em level muito acima de mim, mas tô aprendendo bastante.

Preciso comprar RAM’s para meu projeto de PC que estou montando do Zero.

Poderiam indicar uma excelente opção de RAM (32GB) já nessas circunstâncias de Rank e Die?
Pensei nas Corsair Vengeance Pro 3600 CL18 - CMW32GX4M4C3600C18. Está 2k hoje

Queria comprar já um KIT (de uma vez para ter todas as unidades iguais).

Valeu pessoal!
 
Pessoal, eu li tudo aqui sobre as RAM’s.
Meu nível não é tão advanced. Vocês estão em level muito acima de mim, mas tô aprendendo bastante.

Preciso comprar RAM’s para meu projeto de PC que estou montando do Zero.

Poderiam indicar uma excelente opção de RAM (32GB) já nessas circunstâncias de Rank e Die?
Pensei nas Corsair Vengeance Pro 3600 CL18 - CMW32GX4M4C3600C18. Está 2k hoje

Queria comprar já um KIT (de uma vez para ter todas as unidades iguais).

Valeu pessoal!

Qual o orçamento?
 
Pensei em até 2.5k.

tá no budget para o que eu quero ou tá pouco?
Obrigado amigo!

32GB (4 ranks) até R$2.5K dá tranquilo.

Sugiro ir de 3600 CL16 e subir os clocks o máximo que conseguir, a depender da qualidade do seu processador.

1 kit desse:

2 kits desse:

2 kits desse:

Edit: Eu particularmente não gosto de economizar e arriscar, existem usuários que compram memórias de 3000MHz ou 3200MHz (que são mais baratas) e conseguem excelentes resultados de frequência/timing/tensão. Prefiro gastar um pouquinho mais e ter a garantia do fabricante da memória que ela rodará já numa frequência maior (XMP).
 
Última edição:
Mas não vejo problema, nem sempre mais núcleos é mais desempenho em jogos, 3600 e 5600x são provas.
Não é mais núcleos, e sim mais threads. Seria algo como uma CPU 6c/24t. Pode não ser útil pra grande maioria dos consumidores, pra ser bem sincero, mas é uma tecnologia legal de se ver.
E raramente jogo, então né...

Se olharmos dessa maneira veremos que faz sentido esquecer do SMT4 (que traria mais problemas que soluções)
É só adicionar umas EUs a mais, dar um tapa no pipeline e tá tudo certo /s
 
Não é mais núcleos, e sim mais threads. Seria algo como uma CPU 6c/24t. Pode não ser útil pra grande maioria dos consumidores, pra ser bem sincero, mas é uma tecnologia legal de se ver.
E raramente jogo, então né...


É só adicionar umas EUs a mais, dar um tapa no pipeline e tá tudo certo /s
Não sabia que existia essa possibilidade da mesma quantidade de núcleos com mais threads.
 
Não sabia que existia essa possibilidade da mesma quantidade de núcleos com mais threads.

Num futuro não muito distante veremos um threadripper 128 cores / 512 threads.

Eu acredito!
 
  • Curtir
Reações: FGH
É só adicionar umas EUs a mais, dar um tapa no pipeline e tá tudo certo /s
Rapaz, seriam tantos tapas que a AMD seria acusada de violência eletrônica xD

Não sabia que existia essa possibilidade da mesma quantidade de núcleos com mais threads.
Hoje o mais comum é um núcleos e dois threads, mas não há um limite fixo, como exemplo a IBM tem dois processadores POWER9 que fazem quatro e oito threads por núcleos: O PowerNV tem 24 núcleos e 96 threads (SMT4), enquanto que o PowerVM tem 12 núcleos e 96 threads (SMT8). Como deu para perceber, a Intel e a AMD usam o padrão SMT2 para seus multithread.

Num futuro não muito distante veremos um threadripper 128 cores / 512 threads.

Eu acredito!
O Front-end vai precisar alargar bastante para tal, mas quem sabe... muito threads são ótimos para servidores focados em máquinas virtuais e banco de dados :3
 
Última edição:
Acho que estão confundindo as coisas e gerando confusão.
O que entendi do vídeo é que existe a performance base e ela pode ser melhorada usando-se de chips específicos.
Do jeito que estão falando aqui, pressupõe-se de que as pessoas vão perder "desempenho", quando na verdade essa comparação deveria ser como um overclock, existe a performance base que pode ser melhorada com configurações específicas.
Ninguém vai perder desempenho, sim ela pode "ganhar" desempenho se usar kit X ou Y.

Estão matando certos kits, por serem x ou Y, sendo que vão continuar entregando o mesmo ou parecido resultado.
 
Vão precisar investar um benchmark para esse processador.
Sim, Cinebench R20 está se tornando obsoleto. Um 3990x com overclock já bate 30.000 pontos e pode haver variação no resultado por causa da duração tão curta.
Pra ter uma ideia eu faço 7500 com meu 3900x e demora pouco mais de 30 segundos.

Provavelmente aumentando a complexidade da imagem resolve.

Edit: devo ter algum probleminha de cabeça, mas vídeos como esses dão um certo tesão prazer.

 
Última edição:
Postaram um die shot do Zen 3 com legenda bem legal no reddit:
pa9c5mu9y2y51.jpg
 
Num futuro não muito distante veremos um threadripper 128 cores / 512 threads.

O Front-end vai precisar alargar bastante para tal, mas quem sabe... muito threads são ótimos para servidores focados em máquinas virtuais e banco de dados :3

O pipeline da equipe de produção 3D agradecerá...e server proxmox também... ;-)
 
Última edição:
Postaram um die shot do Zen 3 com legenda bem legal no reddit:
pa9c5mu9y2y51.jpg
Amo quando o Fritzchens bate essas fotos por microscópio e o Locuza mapeia elas, é de fazer babar :wub:
O que dá para perceber de diferente, em relação ao Zen2, são as novas posições do uOP, L1I e BTBs, além de várias mudanças no design do L3, além é claro da largura maior do Zen3 (oficialmente o Zen2 é ~74mm², o Zen3 é ~80mm²).

Ah, o Fritz não conseguiu remover corretamente o chiplet do substrato e acabou estragando ele... deu até dó >.<


Mas vamos falar de algo bom? A AMD ultrapassou a Intel no seu principal "real world performance" benchmark...
Sim, pela primeira vez a AMD passou a Intel no SYSmark, a última sustentação da Intel!
 
Última edição:
Esse zen3 principalmente o 5600X (pra jogos) chegou chutando bundas lindamente... orando para que da 18 aconteça o mesmo nas GPUs.
 
Galera, queria a opinião de vcs. Tenho a config da assinatura e pretendo trocar a VGA pra uma 3070 ou 6800. Penso em fazer upgrade de cpu pra um Ryzen 7 3700X, vcs acham que ele daria conta de rodar tudo tranquilo sem gargalo? Jogo em 1440p. Digo isso pq teria que trocar a placa-mãe pra fazer upgrade pra nova geração, então a outra opção é ficar com esse Ryzen 7 1700 por mais um tempão ainda e depois fazer upgrade de Mobo + CPU, mas só pretendo fazer isso se realmente o 3700x for má ideia com uma 3070/6800.

E outra pergunta, atualmente uso a RAM a 3200MHz, a diferença de desempenho em 3600MHz é realmente muito significativa? Não penso em trocar tão cedo mas to pensando se to perdendo muito em ficar com essas.

Obrigado desde já.
 
Galera, queria a opinião de vcs. Tenho a config da assinatura e pretendo trocar a VGA pra uma 3070 ou 6800. Penso em fazer upgrade de cpu pra um Ryzen 7 3700X, vcs acham que ele daria conta de rodar tudo tranquilo sem gargalo? Jogo em 1440p. Digo isso pq teria que trocar a placa-mãe pra fazer upgrade pra nova geração, então a outra opção é ficar com esse Ryzen 7 1700 por mais um tempão ainda e depois fazer upgrade de Mobo + CPU, mas só pretendo fazer isso se realmente o 3700x for má ideia com uma 3070/6800.

E outra pergunta, atualmente uso a RAM a 3200MHz, a diferença de desempenho em 3600MHz é realmente muito significativa? Não penso em trocar tão cedo mas to pensando se to perdendo muito em ficar com essas.

Obrigado desde já.

Rapaz, o 3700X é um CPU monstrão ainda, com certeza ele vai tocar teus games em 1440p.

Acompanhe os preços na Black Friday e de preferência por uma placa mãe da série 500 para poder usar o PCIE 4.0!

Caso você não ache bons preços no processador 3700X uma opção a se analisar é o Ryzen 5 5600X juntando com a RX6800 faz o "combo" completo pra tu usar o Smart Access Memory (+5% desempenho).

A diferença de 3200 para 3600 não é significativa mas existe.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Recomendo assistir a quem estiver interessado no impacto de performance de memórias (clock e timings).

Zen 3 definitivamente é menos sensivel / menos dependente de memórias de alta velocidade.

Excelentes otimizações que foram feitos nos núcleos, muitos gargalos resolvidos :vish:

 
Última edição:
Rapaz, o 3700X é um CPU monstrão ainda, com certeza ele vai tocar teus games em 1440p.

Acompanhe os preços na Black Friday e de preferência por uma placa mãe da série 500 para poder usar o PCIE 4.0!

Caso você não ache bons preços no processador 3700X uma opção a se analisar é o Ryzen 5 5600X juntando com a RX6800 faz o "combo" completo pra tu usar o Smart Access Memory (+5% desempenho).

A diferença de 3200 para 3600 não é significativa mas existe.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Recomendo assistir a quem estiver interessado no impacto de performance de memórias (clock e timings).

Zen 3 definitivamente é menos sensivel / menos dependente de memórias de alta velocidade.

Excelentes otimizações que foram feitos nos núcleos, muitos gargalos resolvidos :vish:


Esse vídeo está apresentando o comportamento "esperado".
2x8 SR com altos clocks igualando 4x8 SR (ou seja, dual rank "prático") com clocks medianos, é o comportamento "esperado", o que ta muito estranho no vídeo do GN é o fato da diferença de desempenho estar tão acentuada, não é pra ser assim. SR x DR tem que ter uma diferença de no máximo uns 4% forçando muito a barra.
 
Esse vídeo está apresentando o comportamento "esperado".
2x8 SR com altos clocks igualando 4x8 SR (ou seja, dual rank "prático") com clocks medianos, é o comportamento "esperado", o que ta muito estranho no vídeo do GN é o fato da diferença de desempenho estar tão acentuada, não é pra ser assim. SR x DR tem que ter uma diferença de no máximo uns 4% forçando muito a barra.

Talvez não...

Ele testou dois kits:
Corsair 4X8GB 3200C14 (4 ranks)
G.Skill 2X8GB 4000C15 (2 ranks)

A diferença foi pequena porque o Zen 3 não é sensível a velocidade de memória como o Zen 2 era?

Ou

A diferença foi pequena pois o ganho dos 4000C15 foi amenizado pela perda de 2 ranks?

Obs: Não ficou claro se as memórias em 2666C16 eram 2 ranks ou 4 ranks, suspeito que ele usou 4 ranks (o kit da Corsair sem habilitar o perfil XMP).
 
Última edição:
Lá fora estarão barato, aqui não.
Quem foi o gênio que previu placa intermediária mais cara que high end? Não só o custo do pci ex 4.0 pode ter uma queda pequena como o custo final pra somar todas as peças necessárias para realmente desfrutar das maravilhas que o barramento oferece ainda estarão longe de oferecer um CxB razoável, mesmo no futuro.
Ssd está barato por causa do mercado chinês , mas ao mesmo tempo por ser nicho ainda não contempla uma queda tão grande.
Enquanto houverem hdds mecânicos no mercado e a questão deles representarem um degrau nesses nichos os preços dos ssds ainda se manterão altos, memória nand não é só pra ssd, mas também pra ddr e cache de outros hws. Enquanto tiver empresas procurando e concentrando esse mercado ele terá um controle e uma flutuação de preços, esse ano mesmo antes da pandemia os preços já tiveram um salto grande, tanto ssd quanto ram.
Você percebeu que no começo você concorda com o comentário anterior e e depois discorda ?

É simples, o custo de fabricação está diminuindo e isso está sendo passado para os consumidores

Só que no Brasil importamos isso a preço de dólar, não é certo dizer que os sdds não ficaram mais baratos só por que a moeda nacional desvalorizou diante ao dólar diminuindo o poder de compra de quem paga em real, e o que você falou do HD e o tal degrau e monopólio está errado também, se hoje lançar uma tecnologia nova que seja muito superior para armazenar arquivos e tenha taxa de leitura e armazenamento altíssima isso não impactados os preços do SSD e similares se o custo de produção fosse muito mais alto e trabalhoso
E o pci-e 4.0 não existe apenas para seu ssd




Quanto ao CxB a galera mais nova do fórum aprendeu uma mania feia de forçar o que acha ser seu CxB ideal em outras pessoas, é claro tem exageros e coisas que devem ser evitadas quanto está planejando um setup que vai durar x anos com o orçamento de y reais, mas nem sempre o que é um bom CxB para um é para todos
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo