[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Tem um cupom de $50 para novas contas... Aí fica quase igual o MRSP o 5800x... Se eu conseguir dar o balão no Aliexpress capaz de eu pegar o 5800x, vendendo meu 3700x superfaturado no ML (paguei 1200 no ali na BF passada, devo vender por uns 1800 ou um pouco menos :haha:), aí vou pagar uns 800 de diferença, valor considerável, mas é um valor que representa menos de 7% do valor total da minha build pra ter mais de 7% de ganho... Pensando nesse ponto é ok, só quero ver essa parada aí dos ranks de memória certinho, pq tô com zero motivação pra gastar mais com memória pra ter mais desempenho, até pq, como eu disse não acho que em 3-4 anos (que é quando eu devo migrar pro am5) vamos ter chegado aos 16gb de uso de ram...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Quem compra no Ali geralmente pega a versão com ou sem cooler?
Digo, pelo que vi comentando por aqui, é raro taxar processador do Ali, mas isso é valido tb para compras que vem com o cooler?

Exemplo:
https://pt.aliexpress.com/item/4001025523255.html (só o processador)
https://pt.aliexpress.com/item/4001025513314.html (processador com cooler)
Peguei o meu no blister, mas na época que eu era ativo nos grupos de importação (ano passado) passava tudo referente a processador com e ser cooler.
 
Não tem. Fornecedor que alimenta 90% das lojas de CDL está com dificuldades de passar mercadoria para o Paraguay. A Visão Vip conseguiu 30 unidades de RTX3080 ilegalmente e estava vendendo a 1000 dólares... 500 no depósito e 500 na retirada. Todas esgotaram em minutos. Essa semana conseguiram 3090 por fora e estão pedindo 2000 dólares, tudo empacado. Os Ryzen 5000 nem sinal. Pessoal da LaiLai estava falando que a partir de 15/nov vai chegar coisa nova, mas duvido que venha os Ryzen, e se vier... Preço na lua. Eles estão tentando tirar o atrasado do ano agora, não está compensando pegar nada lá, subiu TUDO.

Exatamente.
Vou pra lá no início de dezembro. Estou pesquisando os preços faz 2 meses.
Até o momento a única coisa que iria levar era uma Mobo Rog Crosshair VIII Hero. Esta semana o preço dela foi pro espaço.
O resto do hardware parece estar bem defasado. Acho que as RTX só pro ano que vem. Nem vou falar da placa da AMD...
 
Última edição:
Fiz a mesma coisa que você, só tô pensando se devolvo ou não o 3600x que eu peguei, já que eu não pretendo fazer um outro upgrade por uns 4 ~ 5 anos.

Você atualizou a BIOS ou ainda está com a versão que veio na mobo?

Retornei hoje de viagem, então fiz atualização da BIOS pelo aplicativo da ASUS, Armoury Crate, inclusive está com um bug no RGB do slot A1 da memória Ram, ele não sincroniza com o Aura e fica piscando aleatório.
Então Coloquei hoje um Watercooler só para finalizar o Rig e manter as temperaturas mais baixas por precaução já que aqui na minha região calor é o que não falta. Essa semana irei testar o 3600X no seu máximo de desempenho. Quanto a fazer upgrade somente daqui 4 - 5 Anos também tenho esse pensamento mas a verdade é que não acho que seja o momento para se preocupar com isso, que leve 2 anos para o 6/12 começar a estar já usando 100% da capacidade, é muito tempo para você ficar queimando a cabeça sempre pensando se vai ou não pegar agora um 6/12. Caso aconteça isso você pode pular para um 5800X que estará com um valor Muuuito melhor que hoje, às vezes o mesmo valor do 3600X de hoje.
 
Fui olhar o Ali pra ver como ficou a combinação 11.11 + Biden presidente e achei um 3600X numa loja boa por R$ 1050... Com cupom de primeira compra + aquela quedinha que tem na conversão do dólar quando paga no boleto, ficou R$ 980. Nem pensei 2x, já tá pago... Agora já tenho uma folga melhor pra esperar passar essa insanidade de preços que temos hoje.
E pensar que peguei o meu 3600 por 750 ano passado no 11.11. Nem cheguei a usar ele e vendi por 1250 reais.
Alguém tem um macete pra baratear no ali? Quero fechar um 5600x meio logo, vendedor falou que o estoque é pouco. Não acho que esse 11.11 vai fazer tanta diferença assim...
Vai ter uns cupons do Ali no 11.11, fora alguns outros que sempre saem, pois os cupons são limitados. Alguns deles são:
  • ONZE3: US$ 3 de desconto a cada US$ 30 em compras;
  • ONZE15: US$ 15 de desconto a cada US$ 120 em compras;
  • MEGA1111: US$ 50 de desconto a cada US$ 499 em compras.
 
Será que me precipitei em trocar a minha b350m?
Se bem que vou usar algumas funções da minha b550m tuf que não tenho na minha atual, tipo a saída de áudio óptica, mais portas USB e vrm melhores.

Se vc pegou uma B550 acho valido, pois além dos recurso os dissipadores são bem mais parrudos permitindo uma boa margem no OC.
 
Tem um cupom de $50 para novas contas... Aí fica quase igual o MRSP o 5800x... Se eu conseguir dar o balão no Aliexpress capaz de eu pegar o 5800x, vendendo meu 3700x superfaturado no ML (paguei 1200 no ali na BF passada, devo vender por uns 1800 ou um pouco menos :haha:), aí vou pagar uns 800 de diferença, valor considerável, mas é um valor que representa menos de 7% do valor total da minha build pra ter mais de 7% de ganho... Pensando nesse ponto é ok, só quero ver essa parada aí dos ranks de memória certinho, pq tô com zero motivação pra gastar mais com memória pra ter mais desempenho, até pq, como eu disse não acho que em 3-4 anos (que é quando eu devo migrar pro am5) vamos ter chegado aos 16gb de uso de ram...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Peguei o meu no blister, mas na época que eu era ativo nos grupos de importação (ano passado) passava tudo referente a processador com e ser cooler.
Opa, poderia me dizer que cupom de 50 é esse pra novas compras.
 
Lembro de alguém falar que a amd não iria lançar processadores sem o X, alguém lembra desse post?
 
Lembro de alguém falar que a amd não iria lançar processadores sem o X, alguém lembra desse post?

Eu lembro, até postei aqui respondendo alguém. Mas procurei e tem rumor que sairia começo do ano que vem também por $220, com desempenho bem inferior, porém:

Though we're sure AMD would have preferred we use the 3600X or 3600XT, we'll stick to the more popular vanilla 3600. As a side note, the rumor mill has been churning out reports of a Ryzen 5 5600, a non-X version which might arrive at around $220, just 10% more than the beloved 3600. But we won't know until we know.

 
Depois de quase 20 anos apenas com builds Intel, optei por montar um setup mini-ITX com um Ryzen 3600 para começar a me familiarizar com a plataforma.

Por enquanto estou gostando bastante. Já fiz alguns testes rodando a 1440p no meu monitor 5K e a performance esta bastante razoável em jogos como Anno1800, F12020 e Civilization 6.

Ao que parece, meu PC principal vai ficar apenas para alguns títulos de simulação mais pesados como DCS e Flight Simulator.
 
Muito bom esse vídeo aqui pra galera não torrar dinheiro com upgrade de memória ram igual doido achando que vai ter mais performance, são só em casos extremos que isso acontece, por exemplo quando ele coloca uma RTX 3090 em 1080p, quando passa pra 1440p a diferença entre as memórias é praticamente inexistente, isso que ele ta usando uma rtx 3090, com placas mais fracas não tem diferença mesmo, ele testou com uma RTX 2070s e não teve diferença nenhuma.

 
Muito bom esse vídeo aqui pra galera não torrar dinheiro com upgrade de memória ram igual doido achando que vai ter mais performance, são só em casos extremos que isso acontece, por exemplo quando ele coloca uma RTX 3090 em 1080p, quando passa pra 1440p a diferença entre as memórias é praticamente inexistente, isso que ele ta usando uma rtx 3090, com placas mais fracas não tem diferença mesmo, ele testou com uma RTX 2070s e não teve diferença nenhuma.



3800C16 ficou melhor que 4000C16 :melior:
 
Última edição:
Muito bom esse vídeo aqui pra galera não torrar dinheiro com upgrade de memória ram igual doido achando que vai ter mais performance, são só em casos extremos que isso acontece, por exemplo quando ele coloca uma RTX 3090 em 1080p, quando passa pra 1440p a diferença entre as memórias é praticamente inexistente, isso que ele ta usando uma rtx 3090, com placas mais fracas não tem diferença mesmo, ele testou com uma RTX 2070s e não teve diferença nenhuma.


Resumindo, jesus tech cagou no pau no vídeo dele...
 
3800C16 ficou melhor que 4000C16 :melior:

Ele citou que o Infinity fabric dele não estabilizou em 2000mhz.

Portanto rodou 4000mhz em decoupled mode com penalidade em latência.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Muito bom esse vídeo aqui pra galera não torrar dinheiro com upgrade de memória ram igual doido achando que vai ter mais performance, são só em casos extremos que isso acontece, por exemplo quando ele coloca uma RTX 3090 em 1080p, quando passa pra 1440p a diferença entre as memórias é praticamente inexistente, isso que ele ta usando uma rtx 3090, com placas mais fracas não tem diferença mesmo, ele testou com uma RTX 2070s e não teve diferença nenhuma.



Conclui que a diferença só é significativa em situações que se está limitado pela CPU.

Face a redução de diferença ao usar a RTX 2070, uma placa mais fraca.

Para a galera do 1440p e 4K, o que tendem a estar GPU bound, a diferença de dual rank e single rank é desprezível.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Resumindo, jesus tech cagou no pau no vídeo dele...

Acredito que ele não errou, leia minha conclusão acima e veja o que acha.
 
Ele citou que o Infinity fabric dele não estabilizou em 2000mhz.

Portanto rodou 4000mhz em decoupled mode com penalidade em latência.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Conclui que a diferença só é significativa em situações que se está limitado pela CPU.

Face a redução de diferença ao usar a RTX 2070, uma placa mais fraca.

Para a galera do 1440p e 4K, o que tendem a estar GPU bound, a diferença de dual rank e single rank é desprezível.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Acredito que ele não errou, leia minha conclusão acima e veja o que acha.
Ele não errou, mas ele colocou um vídeo super polêmico no ar sem fazer os devidos testes, pode ver, o vídeo dele não tem nenhum "se".
Ele mesmo fala na conclusão que o começo ficou meio estranho pq o vídeo não era pra ser sobre aquilo, pourra, se vc ta fazendo um teste e uma coisa estranha acontece vc testa mais em vez de soltar o vídeo, muita polêmica a toa pra falar bem a verdade.

Sobre o IF, reza a lenda que na próxima AGESA vai aparecer novas opções que vão ajudar a estabilizar o 2000mhz.

Alias, eu sei que é meio foda eu falar isso do cara do Hardware Unboxing, mas ele deu uma noobada nesse vídeo, ele falou que não testou o dual ranked tuned pq não tinha 4 pentes... o kit dele 3200cl14 provavelmente faz 3800cl16 e com toda certeza faz 3600cl16, dava pra ele ter testado tranquilamente...

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como conseguir esse cupom? Quero conseguir o desconto, manda o passo a passo por favor
Olha o post do @Alberth-OC um pouco acima do seu, mas pelo que eu vi esse cupom é de primeira compra, então se pá tem que criar outra conta.
 
Com OC de CPU e RAM nos dois, o i9 10900k abriu vantagem grande...





 
Com OC de CPU e RAM nos dois, o i9 10900k abriu vantagem grande...







Mas 5.3 no 10900K é foda de conseguir, vc vai gastar uma nota em cooler.

E a memória é 4500 Mhz CL17 no I9. Acho que seria mais coerente colocar uma 4000 CL16 no Ryzen, com FLCK à 2000 (que precisa de updates de bios que devem vir logo mais), já que é pra comparar extreme overclocking.
 
diferença do ali pra loja que explode ta sendo de 395 reais...

Esse cupom de $50 dolares q tao falando q vai ser usado só vale se vc comprar $499...o procesador não custa isso... por 400 reais eu n vejo mta vantagem em pegar de fora e correr risco de garantia/taxa/demora pra chegar
 
Mas 5.3 no 10900K é foda de conseguir, vc vai gastar uma nota em cooler.

E a memória é 4500 Mhz CL17 no I9. Acho que seria mais coerente colocar uma 4000 CL16 no Ryzen, com FLCK à 2000 (que precisa de updates de bios que devem vir logo mais), já que é pra comparar extreme overclocking.

Canal com 500 inscritos que ninguém conhece virou fonte. Intel shills everywhere ainda chorando no banho pq agora existe concorrência até em competitivo.

Teste dos russos do i2Hard que existe desde 2012 e assim como outros canais sérios mostram o hardware que tá sendo testado, diferente de vários canais lixos de youtube que só colocam informações na tela e acredite quem quiser

shill.jpg
 
Última edição:
Lembro de alguém falar que a amd não iria lançar processadores sem o X, alguém lembra desse post?
Eu falei sobre isso, pois li num fórum e no twitter algo acerca da AMD querer simplificar sua linha. Foi nesse Post aqui:
Exatamente, terá um hexa e um octa de entrada, eles podem ser o 5600 e 5700X, mas provavelmente não existirá modelos sem o X, pois a AMD quer reduzir os SKUs, além de que quem vem da Intel pensa que os modelos com X são equivalentes aos modelos com K, então é marketing gratuito. Do 5400 para baixo creio que serão apenas APUs, não imagino um Ryzen 5 5400(X), pois um CCD com meio CCX funcional seria "estranho" (da mesma maneira que não existe Athlon baseado em Zen2, porque eles são dual-core, e deixar meio CCX funcionando é... "estranho").

Vou ver se acho onde li ou alguma informação mais concreta sobre isso.
 
Mas 5.3 no 10900K é foda de conseguir, vc vai gastar uma nota em cooler.

E a memória é 4500 Mhz CL17 no I9. Acho que seria mais coerente colocar uma 4000 CL16 no Ryzen, com FLCK à 2000 (que precisa de updates de bios que devem vir logo mais), já que é pra comparar extreme overclocking.
Podia ser 5.0 ou 5.1Ghz, não iria mudar muito, mas da memória eu concordo contigo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Canal com 500 inscritos que ninguém conhece virou fonte. Intel shills everywhere ainda chorando no banho pq agora existe concorrência até em competitivo.

Teste dos russos do i2Hard que existe desde 2012 e assim como outros canais sérios mostram o hardware que tá sendo testado, diferente de vários canais lixos de youtube que só colocam informações na tela e acredite quem quiser

shill.jpg
Cara o canal do cara é real e é aquele hardware mesmo, até então eu tava vendo o 10900k perder no SOTTR e ganhar em outros em stock, mas quando bota OC a parada muda de conversa.
 
Com OC de CPU e RAM nos dois, o i9 10900k abriu vantagem grande...







Os processadores de 9ª e 10ª geração Intel, particularmente os "K" são muito competentes em jogos devido ao clock elevado.

Considero a comparação válida, embora não muito prática pois a maioria dos usuários não fazem OC.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@Keiji Kawamori

Meu pedido mudou para produção, será que enviam antes ou fica nessa até o dia 13?
 
Última edição:
Os processadores de 9ª e 10ª geração Intel, particularmente os "K" são muito competentes em jogos devido ao clock elevado.

Considero a comparação válida, embora não muito prática pois a maioria dos usuários não fazem OC.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@Keiji Kawamori

Meu pedido mudou para produção, será que enviam antes ou fica nessa até o dia 13?
Vai ficar assim até dia 13. Segura a ansiedade aí. :bwahaha::bwahaha:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo