[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Galera, lembro que no lançamento dos ryzen 3000 eles estavam esquentando muito
As bios de placas antigas tinham acabado de serem lançadas e não estavam otimizadas
Como está isso hj em dia?A bios melhorou e a temperatura dos ryzen 3000 deminuiu com o tempo?
Alguém teve e solucionou esse problema usando placas da primeira geração?
Valeu

Nunca ouvi ninguém reclamar de alta temperatura nos Ryzen, só qdo era mal instalado ou case sem circulação de ar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Na kabum ta 2300 agora, esse preço é o preço médio dele mesmo ou aumentaram pra BF e tals?


é o preço
 
Essas memórias sobem tranquilo 3800 cl16

Sério? Vou deixar como está nos 3600Mhz estável então obrigado! Fiquei com medo de estar forçando a memória pq não entendo nada de timing e a falta de sensor de temperatura me deixou desorientado aqui.o_O
 
Recebi o meu 5600X na sexta passada e andei mexendo no bicho no fds. Incrível mesmo o processador, deu pra sentir um salto enorme em relação ao meu antigo 6700K nos jogos e até nas tarefas mais simples do Windows! Fiz um undervolt de -0.05 e a temperatura costuma ficar entre 36-85. Só quando eu jogo Serious Sam 4 chegava a bater 90° no pico. Esse jogo utiliza CPU bem mais do que imaginava!

Meu Setup:
5600X c/ Gammaxx 400 V2
Asus TUF GAMING X570-PLUS/BR
32GB (4x8GB) Crucial Ballistix Sport LT 3000MHz CL15 @ 3600Mhz CL16
RTX 2700S
EVGA Supernova 1000G+
Gabinete NZXT H2 Silent

No Cinebench R20 consegui no single 599 stock e 613 ativando OC Auto +200mhz (PBO off). Não sei pq mas o score caia pra 580 quando PBO tava ativado. O teste multi nem lembro de cabeça sorry. O clock máximo do processador que ví foi 4850Mhz com OC Auto +200 ou PBO ON (Ativando ambos também não adiantou), sem mexer nada manualmente, esse é o máximo que posso conseguir no stock?

E por último fiz pela primeira vez OC com as memórias Ballistix seguindo os timings do DRAM Calculator. Eu deixei DRAM Voltage em 1.35 mas fiquei com medo de mexer nas outras voltagens e acabei deixando em auto. É melhor deixar como sugere no recomendado? E tem alguma coisa que pode ser melhorado sem forçar as memórias?

FyWFtmI.png
EUSUz6j.png

Faz um teste com 3600 16-18-18-38. Eu esperava uma latência um pouco menor, talvez estes timing não estejam 100%.
 
Nunca ouvi ninguém reclamar de alta temperatura nos Ryzen, só qdo era mal instalado ou case sem circulação de ar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---




é o preço
issso sempre foi MIMIMI de fanboy Intel..

3800x aqui nunca passou de 60c ( e olha que minha city tem feito 35c diariamente )
uso o WC em modo silent, e no BFV, que é onde mais uso o cpu ( 55-60% ) nao chega a 55-56c

uso undervolt 1.18v e clock stock fixo 4.200..

digamos que o chip é um "gold"

vou upar pro 5800x por FRESCURA.
 
@Keiji Kawamori

Resposta da Pichau sobre o envio do 5900X:

"Acabamos tendo um atraso no recebimento do produto e o lote atrasou.

Estaremos enviando um brinde juntamente com o seu pedido."

Se deu bem a galera que comprou o 5800X no Kabum e recebeu upgrade gratuito pro 5900X.

O "brinde" vai ser um mousepad do pombo ou um travesseiro, fica vendo kkkkkkk
Mas este atraso, quer dizer que não vai começar o envio amanhã? Se for, não têm previsão?
O brinde tinha que ser um upgrade pro 5950X :bwahaha::bwahaha:...
 
Faz um teste com 3600 16-18-18-38. Eu esperava uma latência um pouco menor, talvez estes timing não estejam 100%.

Acabei de testar, só que felizmente travou o Windows quando realizei o teste de memória. :(
Como não entendo nada, apenas alterei esses 4 timings que me passou. Por acaso precisaria mexer em alguma outra coisa pra combinar combinar com esse timing? E qual latência vc acha ideal?

Bom, por hoje vou deixar assim mesmo e amanhã quando tiver livre vou dar uma estudada melhor sobre o que cada um faz pra tentar ajustar sozinho. Obrigado amigo!
 
Mas este atraso, quer dizer que não vai começar o envio amanhã? Se for, não têm previsão?
O brinde tinha que ser um upgrade pro 5950X :bwahaha::bwahaha:...

Outro colega perguntou e recebeu a seguinte resposta:

"Em relação aos processadores AMD Ryzen 9 5900X devido a um imprevisto no frete do fabricante, os processadores sofreram um pequeno atraso na chegada ao nosso CD, os processadores AMD Ryzen devem chegar logo, ainda essa semana.

Como seu pedido foi feito antes na pré-venda, será tratado como urgência e será despachado o mais rápido possível.

Assim que chegar ao nosso CD os pedidos que contem os processadores da pré-venda serão despachados o mais rápido possível junto com um brinde exclusivo da fabricante AMD, como uma forma de compensação"

Brinde exclusivo da AMD... O que será que vamos receber? Uma caixa autografada pela Lisa Su? :mdr2:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acabei de testar, só que felizmente travou o Windows quando realizei o teste de memória. :(
Como não entendo nada, apenas alterei esses 4 timings que me passou. Por acaso precisaria mexer em alguma outra coisa pra combinar combinar com esse timing? E qual latência vc acha ideal?

Bom, por hoje vou deixar assim mesmo e amanhã quando tiver livre vou dar uma estudada melhor sobre o que cada um faz pra tentar ajustar sozinho. Obrigado amigo!

Tenta 16-19-18-38 com 3600MHz e a tensão que você já está usando hoje.

Na minha experiência, apertar muito os timings, prejudicou ao invés de ajudar no teste do AIDA64. Creio que estava no "limite" da estabilidade.
 
Outro colega perguntou e recebeu a seguinte resposta:

"Em relação aos processadores AMD Ryzen 9 5900X devido a um imprevisto no frete do fabricante, os processadores sofreram um pequeno atraso na chegada
ao nosso CD, os processadores AMD Ryzen devem chegar logo, ainda essa semana.

Como seu pedido foi feito antes na pré-venda, será tratado como urgência e será despachado o mais rápido possível.

Assim que chegar ao nosso CD os pedidos que contem os processadores da pré-venda serão despachados o mais rápido possível junto com um brinde exclusivo da fabricante AMD, como uma forma de compensação"

Brinde exclusivo da AMD... O que será que vamos receber? Uma caixa autografada pela Lisa Su? :mdr2:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Tenta 16-19-18-38 com 3600MHz e a tensão que você já está usando hoje.

Na minha experiência, apertar muito os timings, prejudicou ao invés de ajudar no teste do AIDA64. Creio que estava no "limite" da estabilidade.
Caixa autografada eu passo. Quero upgrade pro 5950X :bwahaha::bwahaha:
 
Acabei de testar, só que felizmente travou o Windows quando realizei o teste de memória. :(
Como não entendo nada, apenas alterei esses 4 timings que me passou. Por acaso precisaria mexer em alguma outra coisa pra combinar combinar com esse timing? E qual latência vc acha ideal?

Bom, por hoje vou deixar assim mesmo e amanhã quando tiver livre vou dar uma estudada melhor sobre o que cada um faz pra tentar ajustar sozinho. Obrigado amigo!
Cara esse segundo timing que você abaixou de 19 para 18, TRCRD se não me engano, ele digamos eh o principal timing no quesito estabilidade nas crucial Ballistix ( micron edie) aconselho você colocar ele em 20 , subir a tensão para uns 1.38v, trfc joga em uns 600 , e tenta os 3800mhz.

Em relação a latência , depois de você conseguir estabilidade nos 3800mhz, vai abaixando esse TRFC de 600 de 20 em 20 até achar um valor que o pc n de boot, aí volta pro anterior, esse timings é um dos responsáveis por abaixar a latência, os outros não lembro quais são, + sei que o tfaw é bem importante, bons chips dessa Ballistix conseguem 16 nele.
 
Caixa autografada eu passo. Quero upgrade pro 5950X :bwahaha::bwahaha:

Uma caixa autografa pela Lisa Su, você vende e compra uns quatro 5950X kkkkkkkkkkk

Mas enfim, tá sonhando com esse upgrade aí ein... Com sorte vai vir uma cartela de adesivos :haha:
 
Cara esse segundo timing que você abaixou de 19 para 18, TRCRD se não me engano, ele digamos eh o principal timing no quesito estabilidade nas crucial Ballistix ( micron edie) aconselho você colocar ele em 20 , subir a tensão para uns 1.38v, trfc joga em uns 600 , e tenta os 3800mhz.

Em relação a latência , depois de você conseguir estabilidade nos 3800mhz, vai abaixando esse TRFC de 600 de 20 em 20 até achar um valor que o pc n de boot, aí volta pro anterior, esse timings é um dos responsáveis por abaixar a latência, os outros não lembro quais são, + sei que o tfaw é bem importante, bons chips dessa Ballistix conseguem 16 nele.
Tenta 16-19-18-38 com 3600MHz e a tensão que você já está usando hoje.

Na minha experiência, apertar muito os timings, prejudicou ao invés de ajudar no teste do AIDA64. Creio que estava no "limite" da estabilidade.

Gente, obrigado pela dica! Vou pesquisar melhor sobre o assunto e depois eu tento isso.

E quanto ao atraso da Pichau, ainda bem que cancelei a compra da minha 5800X e troquei pela 5600X. Estaria doido se ainda tivesse esperando a chegada do processador que era a única peça que faltava pra montar meu novo pc. O motivo nem era atraso, foi pela reputação da 5800X ser esquentadinha só. Depois que pedi o reembolso, ligaram 2x pra tentar reconsiderar o cancelamento ou oferecer crédito, mas depois 4 dias úteis me devolveram o dinheiro tranquilo.
 
Cara esse segundo timing que você abaixou de 19 para 18, TRCRD se não me engano, ele digamos eh o principal timing no quesito estabilidade nas crucial Ballistix ( micron edie)

Isso é verdade.

Mas acho que vale a pena testar pois as vezes ele deu sorte de apesar de ter comprado um kit que oficialmente faz 3000 16-18-18-38 pode conseguir fazer 3600 16-18-18-38.

Claro que é sorte... Mas alguns Micron E-Die fazem isso, o meu por exemplo: https://br.crucial.com/memory/ddr4/bl2k16g36c16u4bl

Está rodando em 3800 16-18-18-38. Consigo apertar os timings para 15-18-15-36, mas não quis rodar em 1.40v, preferi manter 1.35v 24x7.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Depois que pedi o reembolso, ligaram 2x pra tentar reconsiderar o cancelamento ou oferecer crédito, mas em 4 dias úteis me devolveram o dinheiro tranquilo.

Que curioso, normalmente loja não tá nem ai se o cliente cancelou a compra.
 
@Keiji Kawamori

Resposta da Pichau sobre o envio do 5900X:

"Acabamos tendo um atraso no recebimento do produto e o lote atrasou.

Estaremos enviando um brinde juntamente com o seu pedido."

Se deu bem a galera que comprou o 5800X no Kabum e recebeu upgrade gratuito pro 5900X.

O "brinde" vai ser um mousepad do pombo ou um travesseiro, fica vendo kkkkkkk

Deve ter acabado o estoque de chaveiros...
Essa loja me assusta cada dia mais.
Na expectativa do pessoal daqui testar os 5900x...
Fico tentado a comprar um water cooler pro meu ao invés do AC, mesmo em stock.
 
Última edição:
Outro colega perguntou e recebeu a seguinte resposta:

"Em relação aos processadores AMD Ryzen 9 5900X devido a um imprevisto no frete do fabricante, os processadores sofreram um pequeno atraso na chegada ao nosso CD, os processadores AMD Ryzen devem chegar logo, ainda essa semana.

Como seu pedido foi feito antes na pré-venda, será tratado como urgência e será despachado o mais rápido possível.

Assim que chegar ao nosso CD os pedidos que contem os processadores da pré-venda serão despachados o mais rápido possível junto com um brinde exclusivo da fabricante AMD, como uma forma de compensação"

Brinde exclusivo da AMD... O que será que vamos receber? Uma caixa autografada pela Lisa Su? :mdr2:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já vi tantas versões diferentes do SAC deles que só acredito quando alterarem o status do pedido. Não conseguem nem passar uma informação correta, meu ticket começou com:

R1 - Se foi comprado no primeiro lote, vai ser enviado no dia 13/11 (pergunta enviada no dia 13, no fim da tarde)
R2 - Devido a um imprevisto ocorreu um atraso na chegada dos processados ao nosso CD. Mas é garantido que chegará até o fim desta semana (semana passada)
R3 - Os processadores estão parados no porto devido a pandemia
 
Já vi tantas versões diferentes do SAC deles que só acredito quando alterarem o status do pedido. Não conseguem nem passar uma informação correta, meu ticket começou com:

R1 - Se foi comprado no primeiro lote, vai ser enviado no dia 13/11 (pergunta enviada no dia 13, no fim da tarde)
R2 - Devido a um imprevisto ocorreu um atraso na chegada dos processados ao nosso CD. Mas é garantido que chegará até o fim desta semana (semana passada)
R3 - Os processadores estão parados no porto devido a pandemia

Tá igual o CP2077.

Vai ser enviado quando for enviado.

Kkkkk

Na expectativa de qual vai ser o brinde pelo atraso haha

Keiji sonhador acha que vai ganhar um up do 5900X pro 5950X hahaha
 
Isso é verdade.

Mas acho que vale a pena testar pois as vezes ele deu sorte de apesar de ter comprado um kit que oficialmente faz 3000 16-18-18-38 pode conseguir fazer 3600 16-18-18-38.

Claro que é sorte... Mas alguns Micron E-Die fazem isso, o meu por exemplo: https://br.crucial.com/memory/ddr4/bl2k16g36c16u4bl

Está rodando em 3800 16-18-18-38. Consigo apertar os timings para 15-18-15-36, mas não quis rodar em 1.40v, preferi manter 1.35v 24x7.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Que curioso, normalmente loja não tá nem ai se o cliente cancelou a compra.
A vantagem de subir esse timing não é so questão de estabilidade, ele tbm reduz o requisito da dram voltage. Pode ser interessante pra ele, que não quer rodar com tensões muito altas.
 
Estou em vias de montar meu sistema AMD, e tenho uma duvida:
Aqui uso um cabo PCI-E riser 3.0 e ele não suporta 4.0, é possível usar um SSD NVME em PCI-E 4.0 e a GPU em 3.0?

Rodei google e reddit mas não consegui achar essa informação.
 
Estou em vias de montar meu sistema AMD, e tenho uma duvida:
Aqui uso um cabo PCI-E riser 3.0 e ele não suporta 4.0, é possível usar um SSD NVME em PCI-E 4.0 e a GPU em 3.0?

Rodei google e reddit mas não consegui achar essa informação.
Se a placa mãe for 4.0 você pode usar o pcie riser 3.0 e um nvme 4.0 conectado na porta m.2 sim
A única coisa que irá acontecer é não usufruir de ganho no slot da placa de vídeo
 
Se a placa mãe for 4.0 você pode usar o pcie riser 3.0 e um nvme 4.0 conectado na porta m.2 sim
A única coisa que irá acontecer é não usufruir de ganho no slot da placa de vídeo

A placa é uma Asrock X570 Taichi, suporta 4.0 sim.
Mas o SSD vai funcionar em 4.0? Essa é minha duvida, a GPU não me importo em rodar 3.0, não faz diferença nenhuma.
 
A placa é uma Asrock X570 Taichi, suporta 4.0 sim.
Mas o SSD vai funcionar em 4.0? Essa é minha duvida, a GPU não me importo em rodar 3.0, não faz diferença nenhuma.
Vai
 
Galera esse Ryzen 7 3700X é compatível com minha novo, MSI x370 SLI Plus?
 
saiu uma nova bios beta para minha mobo ( b450m tuf pro), so n fala se for compativel com os zen3.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

pra quem tiver interesse, ta rolando uns preços bons no ali com a queda do dolar e uns cupons
consegui 2700 por 740
2600 por 600
3600 por 940
Falando em Ali, saorra desse 5600X tá caro até no Ali, cê é doido! :melior:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo