[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Rlx pessoal, o SAM vai ser disponibilizado pela AMD nós Ryzen abaixo do 5000, está fazendo isso agora pra vender seus novos CPUs, mas tá na cara que isso é paliativo.

Fora que os modders provavelmente vão lançar uma biosmod com essa função antes da AMD.

Até onde foi dito precisava ter sido implementado a nível de hardware. Como a AMD faria essa mágica agora?
 
Até onde foi dito precisava ter sido implementado a nível de hardware. Como a AMD faria essa mágica agora?
Nível de hardware em placa mãe, o rebar do PCIe4. 3000 + B550/X570 funcionaria. Acho que é isso.
 
1599 à vista. :(

Essa B550-A da Pichau tá melhor no preço, e até no frete, mas eu perderia nas memórias saindo o conjunto mais caro.

Se for só a mobo, tá num preço melhor mesmo.
Melhor no preço, mas fica no 0 a 0 já que é o modelo sem wifi. Como só me falta a mobo mesmo, vou esperar até semana que vem ou a outra pra ver se os preços não caem um pouco com o natal chegando.

Ou seja, eu que acabei de comprar o R7 3700x me fudi já porque a grande AMD não vai disponibilizar o SAM ? A opção é tacar o foda-se e ir pra NVIDIA então? Ou entendi errado
Independente da GPU que usar, a sua CPU não vai suportar o resizable bar com o desempenho bonitinho que dá pra ter na série 5000 ou com os Intel. Podem até fazer funcionar (inclusive fora do windows já dá pra usar há anos), mas o desempenho PARA JOGOS pode ser negativo.

Rlx pessoal, o SAM vai ser disponibilizado pela AMD nós Ryzen abaixo do 5000, está fazendo isso agora pra vender seus novos CPUs, mas tá na cara que isso é paliativo.

Fora que os modders provavelmente vão lançar uma biosmod com essa função antes da AMD.
Muitas placas já tinham isso faz tempo, tão só mudando o nome agora. As que realmente não tinham (sem a opção de above 4g decoding/mmio) que estão adicionando a opção, mas falta saber se isso vai funcionar no windows independente da CPU.

Até onde foi dito precisava ter sido implementado a nível de hardware. Como a AMD faria essa mágica agora?
Nível de hardware em placa mãe, o rebar do PCIe4. 3000 + B550/X570 funcionaria. Acho que é isso.
Precisa de umas instruções extras pro desempenho ficar bom em termos de latência. Sem isso (como é o caso da série 3000) ainda funciona, porém devido as latências maiores pela falta das instruções o desempenho pra jogos pode ser pior.
 
Aquele 5800X ali por 3700...tem que estar muito desesperado por upgrade mesmo. Até um Intel i9 (INTEL!!!) no mesmo preço :putz:

Com ambos em stock, o R7 5800X é pareado com o i9 10900K em multithread (ganha em alguns, perde em outros).
Fonte 1
Fonte 2
 
Melhor no preço, mas fica no 0 a 0 já que é o modelo sem wifi. Como só me falta a mobo mesmo, vou esperar até semana que vem ou a outra pra ver se os preços não caem um pouco com o natal chegando.


Independente da GPU que usar, a sua CPU não vai suportar o resizable bar com o desempenho bonitinho que dá pra ter na série 5000 ou com os Intel. Podem até fazer funcionar (inclusive fora do windows já dá pra usar há anos), mas o desempenho PARA JOGOS pode ser negativo.


Muitas placas já tinham isso faz tempo, tão só mudando o nome agora. As que realmente não tinham (sem a opção de above 4g decoding/mmio) que estão adicionando a opção, mas falta saber se isso vai funcionar no windows independente da CPU.



Precisa de umas instruções extras pro desempenho ficar bom em termos de latência. Sem isso (como é o caso da série 3000) ainda funciona, porém devido as latências maiores pela falta das instruções o desempenho pra jogos pode ser pior.
então mas isso na prática é pouca coisa? eu to saindo de um i7 3770 pro R7 3700x , não peguei o R5 5600x pq já ia explodir meu orçamento pois tive que trocar até a Fonte .
Só quero jogar meus joguinhos em 1080/1440p estável. GPU provavelmente será a 3060TI , digo isso pois depois dessa fala da AMD sobre o SAM, dificilmente pegarei outra AMD
 
então mas isso na prática é pouca coisa? eu to saindo de um i7 3770 pro R7 3700x , não peguei o R5 5600x pq já ia explodir meu orçamento pois tive que trocar até a Fonte .
Só quero jogar meus joguinhos em 1080/1440p estável. GPU provavelmente será a 3060TI , digo isso pois depois dessa fala da AMD sobre o SAM, dificilmente pegarei outra AMD
No máximo do máximo é coisa de 10% a mais de desempenho em um título específico aí, e em média 2% pra 1080/1440p, e 6% pra 4k (fonte). Na prática não vai te fazer a menor diferença.

Lembre que a nvidia ainda não tem suporte pra isso com nenhuma GPU no windows, e acho que não tem estimativa de quando vai estar funcional.
 
então mas isso na prática é pouca coisa? eu to saindo de um i7 3770 pro R7 3700x , não peguei o R5 5600x pq já ia explodir meu orçamento pois tive que trocar até a Fonte .
Só quero jogar meus joguinhos em 1080/1440p estável. GPU provavelmente será a 3060TI , digo isso pois depois dessa fala da AMD sobre o SAM, dificilmente pegarei outra AMD
Pelos reviews que eu vi é no +ou- 2% de framerate, e em alguns jogos não faz diferença nenhuma. Existe um motivo pelo qual a nVidia nunca se deu ao trabalho de implementar isso mesmo a Intel já suportando isso há tempos. Nos AMDs antigos, sem as instruções, mesmo que habilitem isso na BIOS é melhor nem habilitar isso nos drivers, pois a performance vai é diminuir.
Não sei se já analisaram se a performance do resizable bar nos Intel é equivalente nos da AMD. Se não for vão implementar isso só pra não deixar a AMD com o marketing do SAM.
 
Melhor no preço, mas fica no 0 a 0 já que é o modelo sem wifi. Como só me falta a mobo mesmo, vou esperar até semana que vem ou a outra pra ver se os preços não caem um pouco com o natal chegando.

É, tem essa desvantagem. Eu optei por esperar o modelo com WiFi por ser exatamente o mesmo preço em relação a placa sem. Então me neguei a pagar um valor igual para ter menos no fim das contas, ainda que eu esteja do lado do roteador. Bluetooth vai brilhar com o controle do PS4 ao menos.

Agora, de CPU, tô me decidindo se chuto o balde com um 5800X ou me contento com o 5600X. Numa outra hipótese, posso esperar pelos 3XXX em promoção em algum momento até o natal quem sabe.

Até dia 7 defino se sigo ou não com o upgrade. Pelas coisas que passei em 2020, acho que mereço esse agrado material de presente. :haha3:

E já que o codec de audio dessa Asus é boa, tô pensando seriamente em vender minha Sound Blaster Z se eu ficar com o kit. Tá aí algo que penso se vale ou não manter.
 
É, tem essa desvantagem. Eu optei por esperar o modelo com WiFi por ser exatamente o mesmo preço em relação a placa sem. Então me neguei a pagar um valor igual para ter menos no fim das contas, ainda que eu esteja do lado do roteador. Bluetooth vai brilhar com o controle do PS4 ao menos.

Agora, de CPU, tô me decidindo se chuto o balde com um 5800X ou me contento com o 5600X. Numa outra hipótese, posso esperar pelos 3XXX em promoção em algum momento até o natal quem sabe.

Até dia 7 defino se sigo ou não com o upgrade. Pelas coisas que passei em 2020, acho que mereço esse agrado material de presente. :haha3:

E já que o codec de audio dessa Asus é boa, tô pensando seriamente em vender minha Sound Blaster Z se eu ficar com o kit. Tá aí algo que penso se vale ou não manter.

Fiquei muito tempo também decidindo entre o 5600x e 5800x e depois de várias reviews cheguei a conclusão que o 5800x se torna mais interessante.

Ta boletado e tenho até dia 7 pra pensar também kkkkk :mr2::hmm:
 
Fiquei muito tempo também decidindo entre o 5600x e 5800x e depois de várias reviews cheguei a conclusão que o 5800x se torna mais interessante.

Ta boletado e tenho até dia 7 pra pensar também kkkkk :mr2::hmm:

Realmente é, e pensando a longo prazo, pra mim seria perfeito.

Duro que é o dobro de valor. :okay:

Edit: pra eu por um Zen3 nessa B550-F eu preciso atualizar a Bios antes, né? Dá pra atualizar a Bios mesmo sem a CPU?
 
É, tem essa desvantagem. Eu optei por esperar o modelo com WiFi por ser exatamente o mesmo preço em relação a placa sem. Então me neguei a pagar um valor igual para ter menos no fim das contas, ainda que eu esteja do lado do roteador. Bluetooth vai brilhar com o controle do PS4 ao menos.

Agora, de CPU, tô me decidindo se chuto o balde com um 5800X ou me contento com o 5600X. Numa outra hipótese, posso esperar pelos 3XXX em promoção em algum momento até o natal quem sabe.
Até dia 7 defino se sigo ou não com o upgrade. Pelas coisas que passei em 2020, acho que mereço esse agrado material de presente. :haha3:

E já que o codec de audio dessa Asus é boa, tô pensando seriamente em vender minha Sound Blaster Z se eu ficar com o kit. Tá aí algo que penso se vale ou não manter.

Sua prioridade é jogar? É claro que o 5600X é mais negócio nesse caso. O 5800X é 50% mais caro e oferece 5% mais desempenho em jogos. É só analisar tua prioridade. Eu só faço recomendação agora baseada no momento, no agora, cansei desse negócio de futurologia pra escolher algo, é sempre as mesmas promessas disso e aquilo (atualmente me parece ser a história de que há otimização para 8C devido aos dos novos consoles). Agora, se tu pretende ficar uma eternidade com o CPU, claro que o 5800X terá uma sobrevida maior devido aos 2C a mais, mas em questão de jogos eu duvido muito, ambos ficarão ultrapassados na mesma época.
 
Sua prioridade é jogar? É claro que o 5600X é mais negócio nesse caso. O 5800X é 50% mais caro e oferece 5% mais desempenho em jogos. É só analisar tua prioridade. Eu só faço recomendação agora baseada no momento, no agora, cansei desse negócio de futurologia pra escolher algo, é sempre as mesmas promessas disso e aquilo (atualmente me parece ser a história de que há otimização para 8C devido aos dos novos consoles).

Exatamente essa história que ta me baitando...
Mas por exemplo vc pegaria o 5600x pensando em ficar quanto tempo com ele?
Pq assim se for pra trocar em 1 ano e meio, concordo q não vale... Mas se for ficar uns 3 ai o 5800x começa a ficar stonks
 
Sua prioridade é jogar? É claro que o 5600X é mais negócio nesse caso. O 5800X é 50% mais caro e oferece 5% mais desempenho em jogos. É só analisar tua prioridade. Eu só faço recomendação agora baseada no momento, no agora, cansei desse negócio de futurologia pra escolher algo, é sempre as mesmas promessas disso e aquilo (atualmente é a história de que há otimização para 8C por causa dos novos consoles e então esse tipo de CPU terá vida útil maior).

Fato. Até pq, do jeito que as coisas andam, tudo tem mudado muito rápido.

E mesmo que eu venha a trocar o 5600X em 'pouco tempo de uso' (leia-se depois de 1 ano, por exemplo), ainda penso ser uma CPU valorizada (salvo se a Intel tirar um coelho da cartola). Tem razão, vai ser um 5600X.

Se eu trabalhasse com o PC para coisas mais complexas, daí investiria numa CPU melhor.

Cooler box dele dá conta ou é melhor investir em algo por fora? Meu Corsair H70 vou aposentar junto com i7, tem 8 anos já e estava pensando num H100i da vida (um Pro XT, talvez).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Exatamente essa história que ta me baitando...
Mas por exemplo vc pegaria o 5600x pensando em ficar quanto tempo com ele?
Pq assim se for pra trocar em 1 ano e meio, concordo q não vale... Mas se for ficar uns 3 ai o 5800x começa a ficar stonks

Fueda é que a diferença de preço é bem grande mesmo que a longo prazo. E nem cooler vem, né. Tem mais esse custo.

Mas lá no fundo :granola: acho que esses consoles novos ainda não vão ditar o rumo das coisas dos PCs, não.
 
Edit: pra eu por um Zen3 nessa B550-F eu preciso atualizar a Bios antes, né? Dá pra atualizar a Bios mesmo sem a CPU?
Provavelmente sim. Dá sim, ele tem um botão pra fazer esse update só espetando o pendrive.

Cooler box dele dá conta ou é melhor investir em algo por fora?
Provavelmente um gammaxx daqueles baratos já daria conta (vou usar um no 3700x). Mas também admito que sou tendencioso a preferir air coolers ao invés de WCs.
 
Exatamente essa história que ta me baitando...
Mas por exemplo vc pegaria o 5600x pensando em ficar quanto tempo com ele?
Pq assim se for pra trocar em 1 ano e meio, concordo q não vale... Mas se for ficar uns 3 ai o 5800x começa a ficar stonks

Eu considerei pegar os dois, e fui de 5600x. Só uso em jogos. Pretendo ficar no mínimo 5 anos com esse CPU. Não tem como fazer escolha pensando em boataria e previsões para o futuro. Pense no agora, o que vc faz, e quanto teu orçamento te permite. Como o amigo de cima falou, com certeza tanto o 5600 quanto o 5800 ficarão obsoletos no mesmo momento, não é 2 cores a mais que vai dar anos de sobrevida ao 5800. Estamos num momento escroto que não tem como prever nada, está mudando tudo muito rápido, a concorrência está acirrada, estão tentando empurrar uma "geração" nova de jogos que não estava nem 50% pronta pra cima da galera como obrigatoriedade para o futuro, sem falar no lado físico do hardware, mundo em colapso, 2021 vem com uma bela crise financeira global, falta de insumos e matéria prima para componentes... Vai saber o que rola.
 
Exatamente essa história que ta me baitando...
Mas por exemplo vc pegaria o 5600x pensando em ficar quanto tempo com ele?
Pq assim se for pra trocar em 1 ano e meio, concordo q não vale... Mas se for ficar uns 3 ai o 5800x começa a ficar stonks

TALVEZ essa questão dos novos consoles seja um game changer nesse cenário de 6C vs 8C, mas...como saber disso? Aí é aquilo que eu disse, até existir uma comprovação, penso ser melhor ficar no presente. E tem também uma questão pessoal de escolha. Se você quer um 5800X, tem que comprar, não precisa também ficar com medo de estar perdendo dinheiro por não ter comprado um 5600X, esse mercado de tecnologia é assim, se você não é scalper ou minerador, a tendência é só perder dinheiro sempre. Negócio é ser feliz com o que comprou, a gente por estar num forum faz determinadas recomendações, mas como o nome diz é apenas uma recomendação. Abs!


Fato. Até pq, do jeito que as coisas andam, tudo tem mudado muito rápido.

E mesmo que eu venha a trocar o 5600X em 'pouco tempo de uso' (leia-se depois de 1 ano, por exemplo), ainda penso ser uma CPU valorizada (salvo se a Intel tirar um coelho da cartola). Tem razão, vai ser um 5600X.

Se eu trabalhasse com o PC para coisas mais complexas, daí investiria numa CPU melhor.

Cooler box dele dá conta ou é melhor investir em algo por fora? Meu Corsair H70 vou aposentar junto com i7, tem 8 anos já e estava pensando num H100i da vida (um Pro XT, talvez).

Eu sempre usei cooler aftermarket, então você já sabe minha opinião xD

Como já disseram, aqueles Gammaxx que aparecem por pouco mais de 100 biroliros são interessantes
 
Última edição:
É, tem essa desvantagem. Eu optei por esperar o modelo com WiFi por ser exatamente o mesmo preço em relação a placa sem. Então me neguei a pagar um valor igual para ter menos no fim das contas, ainda que eu esteja do lado do roteador. Bluetooth vai brilhar com o controle do PS4 ao menos.

Agora, de CPU, tô me decidindo se chuto o balde com um 5800X ou me contento com o 5600X. Numa outra hipótese, posso esperar pelos 3XXX em promoção em algum momento até o natal quem sabe.

Até dia 7 defino se sigo ou não com o upgrade. Pelas coisas que passei em 2020, acho que mereço esse agrado material de presente. :haha3:

E já que o codec de audio dessa Asus é boa, tô pensando seriamente em vender minha Sound Blaster Z se eu ficar com o kit. Tá aí algo que penso se vale ou não manter.
vc conseguiu aquela promoção da b550 por 1600 foi?
 
Ou seja, eu que acabei de comprar o R7 3700x me fudi já porque a grande AMD não vai disponibilizar o SAM ? A opção é tacar o foda-se e ir pra NVIDIA então? Ou entendi errado

Não, você não entendeu, nem a Nvidia vai conseguir fazer funcionar nos processadores AMD e ainda corre o risco de ficar pior, pois não existe um componente físico no processador, não é questão de software e sim de hardware. Existe esse componente nos processadores Intel, apesar de ela nunca ter se preocupado em ativar isso, já que ela nunca teve placa de vídeo própria para tirar benefício dessa característica do pci ex.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Rlx pessoal, o SAM vai ser disponibilizado pela AMD nós Ryzen abaixo do 5000, está fazendo isso agora pra vender seus novos CPUs, mas tá na cara que isso é paliativo.

Fora que os modders provavelmente vão lançar uma biosmod com essa função antes da AMD.


Pessoal, trago duas informações importantes a todos, e é a respeito do SAM: A primeira é porque ele só funciona nos Ryzens 5000, enquanto que a segunda é por que, sendo algo tão benéfico, não foi implementado antes.

TL;DR: No Windows é preciso que o CPU suporte o PDEP e apenas o Zen3 o faz de forma plena, se o SAM for usado no Zen/Zen+/Zen2 haverá perda de desempenho. O Linux assume que o usuário sabe disso e não impõe restrições (SAM em "qualquer" GPU e CPU). Caso queiram saber os porquês, basta continuar lendo.

Após ler o documento oficial da PCI-SIG (que é pago, mas consegui uma página mendigando para alguém que tinha acesso) vi que lá tem uma frase muito importante que não foi amplamente informada: O Resizable BAR (vulgo SAM) precisa ser implementado a nível de hardware seguindo o padrão estabelecido pelo PCI-SIG. Isso significa que a CPU precisa suportar uma instrução específica e a GPU precisa permitir essa comunicação, além da BIOS da mobo oferecer a 'ligação' para que o RBAR seja possível. Nota que essa instrução na CPU é obrigatória apenas no Windows, no Linux não (mas é recomendável).

No lado do CPU a instrução em questão faz parte do pacote BMI2, a PDEP (som da exclamação "!" de MetalGearSolid). No lado da GPU a mesma precisa apenas oferecer suporte a uma leitura 64bits da sua memória (basicamente ter um IMC que reconheça mais que 4GB de VRAM), enquanto que a placa-mãe só precisa permitir essa comunicação. Dando nome aos bois, para usar RBAR o Windows precisa ser o 1709 (com UEFI não-CSM), a mobo precisa ser PCIe 3.0, a GPU precisa ser no mínimo GCN (AMD) ou Kepler (NVIDIA) e o CPU precisa ser do socket 1150 (Intel Haswell) ou socket AM4 (AMD Excavator).

Então na teoria um Zen1, Zen+ e Zen2 funcionam, certo? Na prática também! Mas por que a AMD diz que só funciona nos Ryzen 5000, ela está mentindo? Sim, mas tem motivos: O conjunto de instruções PDEP não é implementado em hardware nessas primeiras duas gerações do Zen, e sim via software (microcódigo), e por isso é executado de forma extremamente lenta, a ponto de reduzir o desempenho caso seja usado. Antes que perguntem "basta acessar da forma que faz nos 256MB hoje", a forma como se acessa o BAR é limitado a 32bits, para mais que 4GB é preciso um acesso 64bits (unsigned int _pdep_u32_), então caso se ative o SAM em um Zen/Zen+/Zen2 o desempenho será degradado e não ampliado, por isso a decisão de deixa-los de fora.

image.png


Como dito a Intel suporta o PEDP desde os Haswell, e funciona corretamente lá, logo caso ela adicione o RBAR nas suas chipsets será possível usar o SAM em placas RX6000 sem problemas, além é claro da limitação de velocidade do barramento PCIe 3.0, então em plataformas Intel só veremos os mesmos ganhos vistos agora com o SAM quando chegarem os Rocketlake, em placas-mãs com PCIe 4.0.

tQVadpL.png


Por fim este conjunto de instruções não é requerido no Linux, lá ele assume que o usuário sabe que, ao se usar um CPU AM3 (junto dos Zen/Zen+/Zen2) ou 1155 para baixo, o desempenho será degradado, mas como o acesso é dado para motivos de trabalho a velocidade aqui não é importante, e sim a latência. Até onde sei ninguém aumenta o RBAR e vai jogar no Linux, só conheço quem faz um ou outro. Nota que ao se usar um CPU Zen/Zen+/Zen2 da AMD o linux evita usar o PDEP, ele usa as mesmas instruções "desotimzadas" que usa nos demais processadores sem suporte, porque o PDEP nesses CPUs tem uma latência muito alta, como pôde ser visto na imagem acima.
No lado GPU temos que apenas as gerações recentes suportam o acesso pelo Windows, ou seja, RBAR apenas com as RDNA2 e Ampere (futuramente com a Xe DG2). Novamente essa é uma limitação do SO, pois no Linux é possível usar o RBAR em qualquer GPU desde que ela seja GCN pelo lado AMD e Kepler. Vale ressaltar que, ao se usar o RBAR, o consumo de memória da GPU tende a ser maior, pois o CPU poderá escrever uma quantidade ilimitada de dados na sua memória, em qualquer canto, então fique ciente que quando o concorrente do SAM chegar nas RTX 3000 a quantidade de VRAM em alguns jogos poderá não ser mais suficientes (stuttering / texture streaming).

No lado Mobo, o RBAR é possível desde o PCIe 2.0 mas como os SO só ofereceram suporte em 2017 na prática apenas as placas-mãe PCIe 3.0 possuem essa opção. Sabendo disso, porque a AMD priorizou o PCIe 4.0? Além do marketing, a especificação do RBAR limita a velocidade de dados que o CPU pode ler/escrever dados na GPU, e essa velocidade varia de acordo com a versão do pci-express: Na Gen3 a velocidade é limitada a 14GB/s e na Gen4 é limitada a 28GB/s. Pode parecer o suficiente, mas no SAM quem acessa o barramento para lidar com os dados é a CPU, e não a GPU, e esta satura os 14GB/s disponíveis no PCIe 3.0, significando que dependendo do jogo o SAM entregará entre 20% e 50% menos desempenho extra quando usado em uma placa-mãe que não seja PCIe 4.0, no caso trará um ganho de 3% a 5% ao invés dos 7% a 11% ao mesmo tempo que aumenta o consumo de VRAM em até 30% (depende do jogo).

Por fim, o que dá raiva do marketing da AMD (no geral, na verdade, mas a AMD consegue ser pior) é assumir que todo seu público alvo é leigo e não vai entender o motivo, e ai vem com um "gerações anteriores de CPU/GPU não suportam", para depois a NVIDIA dizer que vai funcionar em qualquer CPU e mobo e deixar a AMD com "cara de tacho". Claro que há observações aqui, como o fato de que se usar o SAM no PCIe 3.0 você terá um ganho menor, mas o marketing que fica é o de que "a NVIDIA consegue, a AMD não". Creio que agora fique mais que claro os motivos se funcionar apenas no Zen3 e a preferência de se suar PCIe 4.0 :3

PS: Com isso fica claro o fato de que trazer o SAM para as B450/X470 é uma questão mais mercadológica que prática, mas ainda sim é algo positivo.



Agora que fui atrás da informação, e coloquei ela completa mais acima nesse comentário, posso respoder: Sim, SAM apenas com os Ryzen 5000.


Ou seja, a AMD só implementou isso agora, usar via software não vai ter diferença ou ter diferença negativa em processador AMD, mas como ela é burra ao extremo, não diz a verdade logo de uma vez com todos os detalhes.
 
Última edição:
Provavelmente sim. Dá sim, ele tem um botão pra fazer esse update só espetando o pendrive.


Provavelmente um gammaxx daqueles baratos já daria conta (vou usar um no 3700x). Mas também admito que sou tendencioso a preferir air coolers ao invés de WCs.

Dei uma olhada nesse Gammaxx e achei interessante. Meu último air cooler foi um Zalman (esqueci o nome), era por presilha e tal, tinha um medo da porr@ daquilo cair.

Vou ver com mais detalhes.

Eu sempre usei cooler aftermarket, então você já sabe minha opinião xD

Tô tentando resgatar na memória aqui, mas acho que nunca usei cooler box também. No meu saudoso X2 3600+ eu já usava o Zalman, estiquei ele até o Phenom II 955 e dali em diante o H70 reinou.

vc conseguiu aquela promoção da b550 por 1600 foi?

Não foi promoção, mas usei o cupom de aniversário e deu o mesmo valor promocional de outubro, quando comecei a pesquisar. Provavelmente deve aparecer em breve alguma promo dando uns 5~7% de desconto, mas aí aceito a diferença de valor como perdida sem muita crise.
 
Ah, pra quem tá a fim de usar o SAM, lembrem que tem de estar com o sistema instalado como UEFI mesmo e sem o CSM, caso contrário não vai funcionar.
 
ô galera desculpa não ter dado uma lida mais aprofundada no fórum pra ver se eu achava um lugar mais específico. Mas o que vocês tem a dizer a respeito da degradação antecipada causada por overclock nos ryzen 3000 zen 2? Tenho um 3300x atualmente usando 24/7 em 4.5Ghz@1.32V porém a voltagem flutua pra mais e pra menos dependendo do uso, mesmo estando setado pra ser fixa na bios... Em 50h de PC ligado com uso variado o pico do VCore no meu 3300x foi 1.375V. Lembrando que utilizo um watercooler com radiador de 240mm, temperatura máxima aqui foi 67C com ambiente beirando os 30C diariamente... Depois de ler bastante conteúdo da grinda a respeito a conclusão que cheguei é que estou "seguro", apesar da voltagem estar próxima ao que o pessoal relata dar degradação antecipada a minha temperatura está muito boa, o que compensaria... Queria saber a opinião de mais pessoas a respeito do assunto
 
Vou acabar indo na b550 mesmo, eu não tenho pretensão de fazer raid.
 
Já decidiu qual? Acho que o @Leandro foi o único que saiu desse dilema até agora kkkkk
eu to tentado pela strix pq tem o melhor codec de audio. Duas placas de rede me atrai também (uso pra trampo).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo