• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Fala galera...
pensando em trocar 3800X por um 5600X
E trocar um AIO 240MM com bomba barulhenta por um aircooler
(ML240MM por um Hyper 212Black)

sera que o aircooler da conta do 5600X considerando um OC diário básico e etc?

Bomba deste ML240mm é parece que tem um grilo dentro, queria deixar o pc mais silencioso, por isso pensei no aircooler... não sei como está so Ryzen 5000 mas os 3000 com vcore fixo eram mais frio que com PBO, então talvez eu consiga deixar o pc redondinho com aircooler e um RTX3xxx custom...

Eu usava no stock com cooler Gammaxx 400 V2 e gabinete H2 Silent com PBO off, Boost Clock +200 e undervolt -0.05 e a temperatura máxima em jogos e benchmark no HFinfo era 79-82° com temp ambiente 28-30 (e deixo o meu quarto totalmente fechado pra nao entrar pernilongo). Agora passei a usar o PBO c/ Boost Clock +200 e Curve Optimizer (core premiado com -10 e demais -15) e a máxima subiu pra 84-86 porém o desempenho tanto single quanto multi subiu também. Se tiver cooler, gabinete, quarto, qualquer um melhor que o meu deve segurar tranquilo nesse verão.

Edit: idle 35-40
 
Última edição:
Pessoal qual mobo compensa mais para tocar um 5600x? A Strix B550 ou a Tuf X570?

Se comprar a tuf ela já vem atualizada para Bios compatível com o 5600x?
 
r4QppGz.png
Tenta 4000mhz pra eu ver um negócio kkk
 
Acho que estabilizei aqui, processador está stock, estava querendo primeiro acertar a memória @3800CL16 IF 1900

Agora tentar se esse chip consegue 4.4GHz com ~1.3v, deu Silver no ClockTuner.

2x8GB


4x8GB


@yurizinho182


R23 e as temps;
 
Tô entre o Cooler Master Hyper 212 e Corsair iCUE H100i PRO XT pra segurar provavelmente o Ryzen 5 5600X.

Ambos com 5% usando cupom de aniversário (antigo). Meu case é um Corsair 570X, com três coolers frontais SP. Controlo eles de acordo com a temperatura da CPU e VGA.

Coração fala mais alto para o WC AIO, sobretudo pela experiência positiva no H70 (não usarei ele no novo kit). Diferença de preço confesso que achei tangível, mas será que um WC faz diferença num AMD?
 
Galera, vi neste link e algum outro fórum gringo que a versão de bios F60c para placas mãe Gigabyte b450 e x470 já estão rodando Ryzen 5000 de boa. Alguém ai tem mais alguma informação? To pensando em dar um up aqui!

Valeu
 
Tô entre o Cooler Master Hyper 212 e Corsair iCUE H100i PRO XT pra segurar provavelmente o Ryzen 5 5600X.

Ambos com 5% usando cupom de aniversário (antigo). Meu case é um Corsair 570X, com três coolers frontais SP. Controlo eles de acordo com a temperatura da CPU e VGA.

Coração fala mais alto para o WC AIO, sobretudo pela experiência positiva no H70 (não usarei ele no novo kit). Diferença de preço confesso que achei tangível, mas será que um WC faz diferença num AMD?

Nesse preço do Hyper 212 eu ia te indicar o Scythe Fuma 2 que pelos testes é bem superior e tava so 20 reais a mais na terab. Mas já esgotou hoje mesmo, ainda bem que na hora que vi boletei logo um. Vou usar no 5600X tbm.
 
Fala galera...
pensando em trocar 3800X por um 5600X
E trocar um AIO 240MM com bomba barulhenta por um aircooler
(ML240MM por um Hyper 212Black)

sera que o aircooler da conta do 5600X considerando um OC diário básico e etc?

Bomba deste ML240mm é parece que tem um grilo dentro, queria deixar o pc mais silencioso, por isso pensei no aircooler... não sei como está so Ryzen 5000 mas os 3000 com vcore fixo eram mais frio que com PBO, então talvez eu consiga deixar o pc redondinho com aircooler e um RTX3xxx custom...

As vezes é a instalação, por causa de bolha de ar faz a bomba ficar barulhenta

 
Recebi o 5600x + o Kit da Assinatura do AliExpress hoje, tudo certo, sem imposto. Paguei 3,5k
Sem taxas, uma mobo no kit ??!! ahhh... miserarvi de ku pra lua!...kkk .. Suuuuceeesssooo!

.
 
Acho que estabilizei aqui, processador está stock, estava querendo primeiro acertar a memória @3800CL16 IF 1900

Agora tentar se esse chip consegue 4.4GHz com ~1.3v, deu Silver no ClockTuner.

2x8GB


4x8GB


@yurizinho182


R23 e as temps;
Vc não roda nenhum teste de stress específico pra RAM pra saber se ao menos está estável? Indico TestMem5 com config Anta Extreme, RAMTest Karhu, HCI MemTest, GSAT.
 
Vc não roda nenhum teste de stress específico pra RAM pra saber se ao menos está estável? Indico TestMem5 com config Anta Extreme, RAMTest Karhu, HCI MemTest, GSAT.

Rodei TM5 com a configuração o 1usmus, acabou agora a pouco quase duas horas sem erros.
 
Que tal: ter pensado nisso antes? É uma feature criada pelo PCI-SIG, e se a Intel, que não fabrica GPU dedicada, possibilitou suporte em seus CPU's desde 2014, será que a AMD não poderia ter feito isto desde o Zen 1?

Tudo bem, já foi. Talvez não dava pra ter colocado nos primeiros Ryzen. Mas fica aí registrado o vacilo da empresa.
A feature criada pela PCI-SIG dizia respeito a usar todos os 4GB de memória das GPU PCI-e 2.0. Nessa época não tinha necessidade de um endereçamento 64bits para aumentar o BAR, mas ninguém (além da área de servidores) viu uso nisso e ficou esquecido, até o Linux e Windows adicionarem o suporte em 2017. Só para ter noção, o RBAR é de 2008, criado pela AMD a pedido da HP (que foi a única que usou o RBAR de 2008 até 2012, dai em diante a IBM passou a utilizar também):

image.png

No documento da primeira versão do RBAR fica claro que não é necessário nenhuma instrução mágica para fazê-lo acontecer, mas o acesso só se dá a no máximo 4GB de memória dessa maneira "arcaica". Em 2013 a Intel lança o Haswell e com ele chega o conjunto de instruções BMI2, que permite manipulação de bits avançada e assim surgiu a possibilidade de remapear um endereçamento 32bits em 64bits, mas para tal o SO precisaria oferecer suporte a esse processo, e isso só chegou em 2017.

Então a Intel não adicionou suporte desde 2014, isso é um problema mais do Windows do que da AMD, tanto que como já dito no Linux funciona até em Core2Duo e Bulldozers. A culpa da AMD vem em não implementar o BMI2 cedo por não achar ele necessário, inclusive dá para contar nos dedos a quantidade de programas que usam essa extensão, e a quantidade de rotinas otimizadas com o PDEP deve chegar aos milhares, se muito, o que é pouco visto que existe desde 2014.

A AMD escolheu economizar silício para isso no Zen1, implementou via software no Zen2 e trouxe ao hardware no Zen3, então se o Windows pede BMI2 para o RBAR, será possível fazer de forma plena no Zen3, funcionará no Zen2 mas sem ganhos ou com perdas (em jogos) e não funcionará no Zen1, reforçando novamente que isso se aplica ao Windows.

Decisão certa ou errada da AMD? Foi um trade-off, errado foi o marketing em cima do SAM e a forma fechada de evitar explicar ou falar sobre os porquês, tanto que agora temos esse esquema funcionando em algumas Z490 e entregando o mesmo resultado de rodar numa AM4, e futuramente funcionará com processadores Intel e GPUs da NVIDIA (RTX 3000), tornando a vitória do SAM em derrota por uma exclusividade falha, mais um marketing furado da AMD.


Rlx pessoal, o SAM vai ser disponibilizado pela AMD nós Ryzen abaixo do 5000, está fazendo isso agora pra vender seus novos CPUs, mas tá na cara que isso é paliativo.

Fora que os modders provavelmente vão lançar uma biosmod com essa função antes da AMD.
Como já dito e explanado pelo @igormp a AMD pode sim trazer o suporte aos Ryzen 3000, mas provavelmente não fará isso porque o marketing de uma opção gamer não funcionaria, já que no Zen2 o SAM funcionaria de forma bem mais lenta, a ponto de haver perda de desempenho. Para aplicações profissionais poderia ser útil, mas para jogos melhor "deixar quieto".
 
Acho que estabilizei aqui, processador está stock, estava querendo primeiro acertar a memória @3800CL16 IF 1900

Agora tentar se esse chip consegue 4.4GHz com ~1.3v, deu Silver no ClockTuner.

2x8GB


4x8GB


@yurizinho182


R23 e as temps;

Caso não esteja 100% estável tente o seguinte, as configs abaixo eu alterei manualmente seguindo a dica e reports de alguns usuários do overclock.net, esses ajustes de impedância são bem significativos para estabilizar o overclock de memória.

ProcODT: 48 ohms ou 43.6 ohms.
RttNon: Off
RttWr: RZQ/3
RttPark: RZQ/1

ClkDrvStr: 24 ohms
AddrCmdDrvStr: 24 ohms
CsOdtDrvStr: 24 ohms
CkeDrvStr: 24 ohms

Obs: Acho que seu VDDP está um pouco alto, 0.95v é ok, mas via de regra 0.90v é o necessário para OC comum.

Obs 2: A tensão do SoC tá no limite do "ok" para 24x7, eu ficaria muito mais confortável se desse para abaixar para 1.08~1.12v

Eu tinha um perfil com vários tweaks nos timings secundários e terciários pro 3300X (Zen 2).

No 5900X (Zen 3), por hora só alterei minha frequência para 3800 e to rodando com o resto igual o XMP de 3600.

SCAZbgV.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A feature criada pela PCI-SIG dizia respeito a usar todos os 4GB de memória das GPU PCI-e 2.0. Nessa época não tinha necessidade de um endereçamento 64bits para aumentar o BAR, mas ninguém (além da área de servidores) viu uso nisso e ficou esquecido, até o Linux e Windows adicionarem o suporte em 2017. Só para ter noção, o RBAR é de 2008, criado pela AMD a pedido da HP (que foi a única que usou o RBAR de 2008 até 2012, dai em diante a IBM passou a utilizar também):

image.png

No documento da primeira versão do RBAR fica claro que não é necessário nenhuma instrução mágica para fazê-lo acontecer, mas o acesso só se dá a no máximo 4GB de memória dessa maneira "arcaica". Em 2013 a Intel lança o Haswell e com ele chega o conjunto de instruções BMI2, que permite manipulação de bits avançada e assim surgiu a possibilidade de remapear um endereçamento 32bits em 64bits, mas para tal o SO precisaria oferecer suporte a esse processo, e isso só chegou em 2017.

Então a Intel não adicionou suporte desde 2014, isso é um problema mais do Windows do que da AMD, tanto que como já dito no Linux funciona até em Core2Duo e Bulldozers. A culpa da AMD vem em não implementar o BMI2 cedo por não achar ele necessário, inclusive dá para contar nos dedos a quantidade de programas que usam essa extensão, e a quantidade de rotinas otimizadas com o PDEP deve chegar aos milhares, se muito, o que é pouco visto que existe desde 2014.

A AMD escolheu economizar silício para isso no Zen1, implementou via software no Zen2 e trouxe ao hardware no Zen3, então se o Windows pede BMI2 para o RBAR, será possível fazer de forma plena no Zen3, funcionará no Zen2 mas sem ganhos ou com perdas (em jogos) e não funcionará no Zen1, reforçando novamente que isso se aplica ao Windows.

Decisão certa ou errada da AMD? Foi um trade-off, errado foi o marketing em cima do SAM e a forma fechada de evitar explicar ou falar sobre os porquês, tanto que agora temos esse esquema funcionando em algumas Z490 e entregando o mesmo resultado de rodar numa AM4, e futuramente funcionará com processadores Intel e GPUs da NVIDIA (RTX 3000), tornando a vitória do SAM em derrota por uma exclusividade falha, mais um marketing furado da AMD.



Como já dito e explanado pelo @igormp a AMD pode sim trazer o suporte aos Ryzen 3000, mas provavelmente não fará isso porque o marketing de uma opção gamer não funcionaria, já que no Zen2 o SAM funcionaria de forma bem mais lenta, a ponto de haver perda de desempenho. Para aplicações profissionais poderia ser útil, mas para jogos melhor "deixar quieto".

Obrigado pela explicação. 1 semana off e já sentimos falta desse tipo de post.

Obs: o 5900X chegou aqui e tá voando. É absurda a diferença de framerate 0.1% low e 1% low em relação ao 3300X.
 
Última edição:
Rodei TM5 com a configuração o 1usmus, acabou agora a pouco quase duas horas sem erros.
Essa é boa mas indicaria mais a Anta Extreme, seus pentes possuem sensor de temperatura? É bom checar tbm a média que fica durante o stress, pois normalmente quando jogamos o ar da GPU esquenta bem os pentes e pode causar erros durante a jogatina, atingindo uma temp maior do que no stress test e que vc nem saiba e vai silenciosamente corrompendo seu OS. Sem contar com as variações de temperatura ambiente que temos aqui no BR.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui por exemplo meu OC foi testado até 52 graus cada pente, desativei os coolers e fiz a RAM aquecer de propósito, então minha estabilidade até 52 graus está segura, tem dias muito quentes aqui e eu sempre jogo monitorando a temperatura dos pentes, já teve casos de ficar bem próximo dos 52 graus em dias quentes.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E claro, quanto mais alta a temperatura dos pentes, maior a probabilidade de OC instável, antes eu tinha o OC da assinatura estável 100% em todos softwares que vc pensar com 1.45v, mas até 45 graus cada pente, acima disso começava a ter erros, eu subi pra 1.48v com isso ganhei estabilidade até 52 graus (testado).
 
Última edição:
Essa é boa mas indicaria mais a Anta Extreme, seus pentes possuem sensor de temperatura? É bom checar tbm a média que fica durante o stress, pois normalmente quando jogamos o ar da GPU esquenta bem os pentes e pode causar erros durante a jogatina, atingindo uma temp maior do que no stress test e que vc nem saiba e vai silenciosamente corrompendo seu OS. Sem contar com as variações de temperatura ambiente que temos aqui no BR.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui por exemplo meu OC foi testado até 52 graus cada pente, desativei os coolers e fiz a RAM aquecer de propósito, então minha estabilidade até 52 graus está segura, tem dias muito quentes aqui e eu sempre jogo monitorando a temperatura dos pentes, já teve casos de ficar bem próximo dos 52 graus em dias quentes.

@Fabio_

Recomendo acompanhar no HWiNFO64 por WHEA errors para saber se está havendo corrupção de dados.

utWx3Ww.jpg
 
Galera, vi neste link e algum outro fórum gringo que a versão de bios F60c para placas mãe Gigabyte b450 e x470 já estão rodando Ryzen 5000 de boa. Alguém ai tem mais alguma informação? To pensando em dar um up aqui!

Valeu

Estou com essa duvida também. Li postagens no reddit com supostos relatos de pessoas que estão rodando ryzen Zen 3 nas placas b450/x470 usando a bios f60c do site da gigabyte mesmo. Não salvei os links, mas pesquisando em inglês da pra achar.

Que tal você comprar e tirar essa nossa duvida? :coolface:
 
Sem taxas, uma mobo no kit ??!! ahhh... miserarvi de ku pra lua!...kkk .. Suuuuceeesssooo!

.
Zero taxas hahahaha
E o pior!
O vendedor colocou na Embalagem: Asus B550 TUF WIFI + R5 5600x + 4x8GB DDR4 2666. E colocou o valor módico de U$25

E os caras da Receita liberaram hahahahaha
 
Zero taxas hahahaha
E o pior!
O vendedor colocou na Embalagem: Asus B550 TUF WIFI + R5 5600x + 4x8GB DDR4 2666. E colocou o valor módico de U$25

E os caras da Receita liberaram hahahahaha
Pode comprar 2 pacotes de papel higiênico pra limpar esse rabo aí 🤣🤣🤣
 
Fala galera...
pensando em trocar 3800X por um 5600X
E trocar um AIO 240MM com bomba barulhenta por um aircooler
(ML240MM por um Hyper 212Black)

sera que o aircooler da conta do 5600X considerando um OC diário básico e etc?

Bomba deste ML240mm é parece que tem um grilo dentro, queria deixar o pc mais silencioso, por isso pensei no aircooler... não sei como está so Ryzen 5000 mas os 3000 com vcore fixo eram mais frio que com PBO, então talvez eu consiga deixar o pc redondinho com aircooler e um RTX3xxx custom...

tava pensando em pegar o ml240mm a bomba é muito barulhenta? como vou pegar o 5800x tava querendo pegar um mais parrudo que o 212black

ai vc me deixou na dúvida
 
Estou com essa duvida também. Li postagens no reddit com supostos relatos de pessoas que estão rodando ryzen Zen 3 nas placas b450/x470 usando a bios f60c do site da gigabyte mesmo. Não salvei os links, mas pesquisando em inglês da pra achar.

Que tal você comprar e tirar essa nossa duvida? :coolface:

Eu to quase. Na minha Gigabyte B450m Gaming tá escrito já que tem suporte para Ryzen 5000 e inclusive a bios F60c consta lá para download. Estou pensando em me aventurar rsrsrs...
 
E esses preços ?
 
Imagina a felicidade do sujeito que pega Asus TUF x570 por 1100 de barbada na BF e hoje chega arranhada, batida e com chip queimado. :vader:
Eu ficaria doente, mas seria de raiva mesmo.
 
Esse mesmo, Adata Spectrix D60G. No taiphoon aparece DT... Vai entender.

Esse kit: https://www.kabum.com.br/produto/10...u1tMpoqyGfn1IPIa8dzxYaS54OQMXzrRoC2Y4QAvD_BwE

Feia pra cacete, mas é 3600C17.
Então... :haha:

O ruim é que galera no ali tão reportando que tá vindo com Samsung C-die, aí lasca.

Será que essa aqui também é Samsung B-Die?


Vi que o modelo é o mesmo "AX4U360038G17" só muda o final de DT60 para ST41.

Pelo que entendi:
"D" = Dual kit
"S" = Single kit.

60 = D60
41 = D41

Só a letra T que não entendi.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo