• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
não se guie por número estipulado de tdp pra se basear nisso, não é uma lógica, não é preciso e existem muitas variáveis


vou deixar o teste do tom hardware sobre ele pra vc ter uma idéia usando um corsair H115i de 280mm


We recorded all-core boosts that generally landed in the 4.5 to 4.55 GHz range, and temperatures peaked (albeit for a short period) right at 90C, the maximum allowed temperature for AMD's 105W processors. Power consumption peaked at 140W, which is close enough to the 142W PPT limit (given expected variance) to say the processor, at stock settings, has the capability to extract the utmost power potential from the socket. That comes with the caveat that thermal conditions have to allow the chip to operate within that range - temperatures peaked at 90C, the limit, during the same time frame, indicating the chip was constrained by both thermal and power limits.


We recorded higher temperatures during our tests than we've seen with previous-gen Ryzen chips, but don't get too excited about the higher stock temperatures. AMD tuned its boost algorithms to fully leverage every last bit of the thermal headroom available, resulting in higher chip temperatures – even during comparatively lighter workloads. This doesn't pose any danger to chip longevity and ultimately results in better performance.

se quiser tb tem uns relatos no reddit da galera tendo dificuldades em refrigerá-lo

Eita pega, o 5600x tbm esta assim?
 
We recorded higher temperatures during our tests than we've seen with previous-gen Ryzen chips, but don't get too excited about the higher stock temperatures. AMD tuned its boost algorithms to fully leverage every last bit of the thermal headroom available, resulting in higher chip temperatures – even during comparatively lighter workloads. This doesn't pose any danger to chip longevity and ultimately results in better performance.

se quiser tb tem uns relatos no reddit da galera tendo dificuldades em refrigerá-lo


>80ºC com apenas jogatina num 240mm e temp ambiente 21 realmente o bicho é fogueira. Pessoal que vacilar na refrigeração vai ser free throttle no verão BR.
 
Última edição:
Um 5600x vai de boa numa 450 stell legend? E memorias 2400 da algum BO? No momento sem verba pra comprar memorias novas :facepalm:
 
não se guie por número estipulado de tdp pra se basear nisso, não é uma lógica, não é preciso e existem muitas variáveis


vou deixar o teste do tom hardware sobre ele pra vc ter uma idéia usando um corsair H115i de 280mm


We recorded all-core boosts that generally landed in the 4.5 to 4.55 GHz range, and temperatures peaked (albeit for a short period) right at 90C, the maximum allowed temperature for AMD's 105W processors. Power consumption peaked at 140W, which is close enough to the 142W PPT limit (given expected variance) to say the processor, at stock settings, has the capability to extract the utmost power potential from the socket. That comes with the caveat that thermal conditions have to allow the chip to operate within that range - temperatures peaked at 90C, the limit, during the same time frame, indicating the chip was constrained by both thermal and power limits.


We recorded higher temperatures during our tests than we've seen with previous-gen Ryzen chips, but don't get too excited about the higher stock temperatures. AMD tuned its boost algorithms to fully leverage every last bit of the thermal headroom available, resulting in higher chip temperatures – even during comparatively lighter workloads. This doesn't pose any danger to chip longevity and ultimately results in better performance.

se quiser tb tem uns relatos no reddit da galera tendo dificuldades em refrigerá-lo

Estava lendo o fio, me parece que o problema acontece com algumas mobos apenas que devem socar tensão no bixo.
Um rapaz testou dois 5800x na mobo deles e em ambos os casos ficou uma bosta, trocou a mobo e a temperatura normalizou.
Fora outros casos de pessoas relatando temperaturas normais, o problema era a mobo ou a bios maluca das mobos
 
Eita pega, o 5600x tbm esta assim?

Não, meu 5600X não passa de 70 graus num Cinebench da vida e to com PBO + AutoOC+200MHz, pegando +/- 4500MHz all core boost e 4850MHz no single.

Mas, o 5800X sim é quente, tenho um amigo que montou um combo novo, 5800X numa MSI B550 Gaming Edge WIFI e mesmo com um WC 240mm o bicho pega 90 graus no Cinebench, até pensei que poderia ser o WC, ele trocou, botou outro, mesma coisa.
 
Não, meu 5600X não passa de 70 graus num Cinebench da vida e to com PBO + AutoOC + 200MHz, pegando +/- 4500MHz all core boost e 4850MHz no single.

Mas, o 5800X sim é quente, tenho um amigo que montou um combo novo, 5800X numa MSI B550 Gaming Edge WIFI e mesmo com um WC 240mm o bicho pega 90 graus no Cinebench, até pensei que poderia ser o WC, ele trocou, botou outro, mesma coisa.
Parece que o problema é a bios de algumas mobos como falei...
N consigo trazer o post do reedit para cara, como faz isso?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Deixe seu amigo testar na sua mobo so para confirmar se é esse o problema
 
Recentemente vi que saiu uma bios nova pra minha placa mãe, uma Biostar B450MH.
Estava na "AGESA ComboAM4 PI 1.0.0.6 update" do mês de Julho.
Agora em Novembro saiu "AGESA ComboAM4 PI 1.0.0.6A update".
O foda que não achei changelog nenhum. Alguém tem idea de onde eu possa achar?
 
Eita pega, o 5600x tbm esta assim?
Parece que o problema é a bios de algumas mobos como falei...
N consigo trazer o post do reedit para cara, como faz isso?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Deixe seu amigo testar na sua mobo so para confirmar se é esse o problema
Estava lendo o fio, me parece que o problema acontece com algumas mobos apenas que devem socar tensão no bixo.
Um rapaz testou dois 5800x na mobo deles e em ambos os casos ficou uma bosta, trocou a mobo e a temperatura normalizou.
Fora outros casos de pessoas relatando temperaturas normais, o problema era a mobo ou a bios maluca das mobos
Não, meu 5600X não passa de 70 graus num Cinebench da vida e to com PBO + AutoOC+200MHz, pegando +/- 4500MHz all core boost e 4850MHz no single.

Mas, o 5800X sim é quente, tenho um amigo que montou um combo novo, 5800X numa MSI B550 Gaming Edge WIFI e mesmo com um WC 240mm o bicho pega 90 graus no Cinebench, até pensei que poderia ser o WC, ele trocou, botou outro, mesma coisa.
então, alguns falam que o problema é bios, agesa e etc socando vcore pra caramba nele, outros já falaram que é pq o 1ccx full somente é mais difícil de dissipar, não sei, eu mesmo esperava o 5800x voando pra cima do 5900x por ser 1ccx mesmo e tb não aconteceu, achei bem estranho esse processador e o posicionamento em preço dele tb não é nada bom, mas o fato é que isso do aquecimento só acontece com os 5800x, já que os 5600x e nem os 5900x tiveram este problema
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

>80ºC com apenas jogatina num 240mm e temp ambiente 21 realmente o bicho é fogueira. Pessoal que vacilar na refrigeração vai ser free throttle no verão BR.
sim de fato foi minha preocupação com ele, eu estava decidido a pegar um 5800x mas como o posicionamento de preço dele era ruim e eu já comprei um air cooler (scythe mugen 5) então decidi investir mais e ir no 5900x logo que não tem esse problema e acabou se saindo melhor que o 5800x em jogos o que me surpreendeu já que o 5800x é 1ccx
 
@igormp alguém lá no fórum do ComputerBase decidiu testar o SAM com um 3700X e ver o quanto o PDEP/PEXT via microcódigo impacta na velocidade do RBAR.

image.png

Ao usar a rotina comum do Linux, o ganho ao se ativar o RBAR é quase nulo (0.2%), mas ao forçar a utilização do BMI2 houve uma perda de desempenho considerável (7.3 -> 9.0 min).
Com o BMI2 forçado há um ganho bom ao se ligar o RBAR, mas mesmo assim ainda perde para o cenário com o PDEP/PEXT de fora. O teste em questão foi utilizando o Dolphin, então dá para considerar como um cenário de jogo.

O que deu para perceber é que os ganhos divulgados pela AMD só são possíveis com o Zen3 mesmo, com o Zen2 vai ter uma perda de desempenho pela forma de funcionamento do Windows/DX12, que exige o BMI2. E quem saiu no lucro com essa história toda foi a Intel, com a AMD e NVDIA adicionando o SAM/CAM para ela e a MSI e ASRock adicionando o CAM a suas mobos da série 400... sim, CAM (Clever Access Memory), pois SAM (Smart Access Memory) é um termo patenteado xD

PS: Explicação um pouco mais detalhada/compilada disso tudo, para quem quiser saber:


 
Última edição:
@igormp alguém lá no fórum do ComputerBase decidiu testar o SAM com um 3700X e ver o quanto o PDEP/PEXT via microcódigo impacta na velocidade do RBAR.

image.png

Ao usar a rotina comum do Linux, o ganho ao se ativar o RBAR é quase nulo (0.2%), mas ao forçar a utilização do BMI2 houve uma perda de desempenho considerável (7.3 -> 9.0 min).
Com o BMI2 forçado há um ganho bom ao se ligar o RBAR, mas mesmo assim ainda perde para o cenário com o PDEP/PEXT de fora. O teste em questão foi utilizando o Dolphin, então dá para considerar como um cenário de jogo.

O que deu para perceber é que os ganhos divulgados pela AMD só são possíveis com o Zen3 mesmo, com o Zen2 vai ter uma perda de desempenho pela forma de funcionamento do Windows/DX12, que exige o BMI2. E quem saiu no lucro com essa história toda foi a Intel, com a AMD e NVDIA adicionando o SAM/CAM para ela e a MSI e ASRock adicionando o CAM a suas mobos da série 400... sim, CAM (Clever Access Memory), pois SAM (Smart Access Memory) é um termo patenteado xD

PS: Explicação um pouco mais detalhada/compilada disso tudo, para quem quiser saber:



Como eu queria ter um alemão bom pra acompanhar a thread....

Não cheguei a ver direito como foi implementado esse workaround pro BMI2 do teste, mas parece que viram outra implementação no github que parece ser mais promissora. Me impressiona como um workaround em software pode ser mais rápido que o microcode da AMD pra simular a mesma instrução. De toda forma, mesmo com o microcode da AMD usar o RE-BAR ainda é benéfico (mesmo que de forma quase insignificante), creio que em outros cenários possa valer mais a pena.

EDIT: vi sim, mas parece ser um cenário muito específico do dolphin, não sei se isso é tão significativo assim pra compararmos a diferença de desempenho na prática.

@t: Pra quem não entendeu essa tabelinha aí, "rBAR" e "no rBAR" é SAM ligado vs SAM desligado (em termos leigos), PEXT é usando a implementação emulada da AMD pro hardware que falta nos Zen1/2, e o workaround foi um jeito que fizeram de emular por software usando outras instruções da CPU.
 
Assim pra quem só jogo 5600x vai dá conta sim agora se tiver grana sobrando pra pegar um 5800x aí sim sem problema

Mas pegar um 5800x com uma rtx 3070 sou mais 5600x com rtx 3080 pois como falei ele dá conta sim
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Bfv não dá pra comparar amigo teto dele e 200 fps aí não tem como comparar pois limitador e o próprio jogo
é só liberar para passar dos 200 fps pelo console do game.

" GameTime.Maxvariablefps 1000 "
 
Alguém já tentou usar algum ryzen 5000 em chipset x370? Vi relatos em fóruns gringos de ryzen 5000 funcionando em A320 entre outros com BIOS beta.....
Não gostaria de trocar a placa mãe num futuro upgrade
 
Alguém já tentou usar algum ryzen 5000 em chipset x370? Vi relatos em fóruns gringos de ryzen 5000 funcionando em A320 entre outros com BIOS beta.....
Não gostaria de trocar a placa mãe num futuro upgrade

Muitas placas da série 300 são problemáticas com Ryzen 3000, não quero nem imaginar com os Ryzen 5000.

Claro que alguns tem sorte, outros não.
 
então, alguns falam que o problema é bios, agesa e etc socando vcore pra caramba nele, outros já falaram que é pq o 1ccx full somente é mais difícil de dissipar, não sei, eu mesmo esperava o 5800x voando pra cima do 5900x por ser 1ccx mesmo e tb não aconteceu, achei bem estranho esse processador e o posicionamento em preço dele tb não é nada bom, mas o fato é que isso do aquecimento só acontece com os 5800x, já que os 5600x e nem os 5900x tiveram este problema
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


sim de fato foi minha preocupação com ele, eu estava decidido a pegar um 5800x mas como o posicionamento de preço dele era ruim e eu já comprei um air cooler (scythe mugen 5) então decidi investir mais e ir no 5900x logo que não tem esse problema e acabou se saindo melhor que o 5800x em jogos o que me surpreendeu já que o 5800x é 1ccx
Já está com esse cooler e CPU em mãos? Se sim, como estão as temps? Eu tô pensando em pegar um ma410m, mas pela foto na loja, esse scythe parece ser muito melhor.
 
Para 60 FPS até um R5 3600 está ótimo.

Vou ficar de olho nos 36XX, 3700X e outros. Até aqui os preços estão "próximos" do 5600X considerando um todo, então não sei se valeria muito pegar uma geração anterior no fim das contas, exceto se surgir super promoções (o que tem sido difícil).
 
5600x chegou agora de manhã, boost com o pbo (e aquela função nova da asus) indo até 4.7ghz e consegui bootar as memória em 3800 cl16 de primeira.. Mais pra frente vou ver se pego os 4000mhz.
Só qro formatar o pc agora e deixar tudo pronto pra se afundar no cp2077 :mr2:
 
5600x chegou agora de manhã, boost com o pbo (e aquela função nova da asus) indo até 4.7ghz e consegui bootar as memória em 3800 cl16 de primeira.. Mais pra frente vou ver se pego os 4000mhz.
Só qro formatar o pc agora e deixar tudo pronto pra se afundar no cp2077 :mr2:
Mesma coisa, chegou o 5600x, peguei uma tuf 550m, espero finalizar o up até o dia 9
 
então, alguns falam que o problema é bios, agesa e etc socando vcore pra caramba nele, outros já falaram que é pq o 1ccx full somente é mais difícil de dissipar, não sei, eu mesmo esperava o 5800x voando pra cima do 5900x por ser 1ccx mesmo e tb não aconteceu, achei bem estranho esse processador e o posicionamento em preço dele tb não é nada bom, mas o fato é que isso do aquecimento só acontece com os 5800x, já que os 5600x e nem os 5900x tiveram este problema
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


sim de fato foi minha preocupação com ele, eu estava decidido a pegar um 5800x mas como o posicionamento de preço dele era ruim e eu já comprei um air cooler (scythe mugen 5) então decidi investir mais e ir no 5900x logo que não tem esse problema e acabou se saindo melhor que o 5800x em jogos o que me surpreendeu já que o 5800x é 1ccx
se o problema fosse CCX nem trocando a mobo conseguiriam arrumar, porque seria um problema do hardware, não?
 
Pessoal, sabem me dizer se o fórum tem algum local de classificados? Quero colocar meu Noctua NH-D15 Chromax Black com 5 meses de uso a venda e tenho preferencia em passar ele pra alguém do fórum ao invés de vender pra um desconhecido do ML ou OLX.

Obrigado,
 
se o problema fosse CCX nem trocando a mobo conseguiriam arrumar, porque seria um problema do hardware, não?

Pelas explicações que andei lendo em outro canto o 5800X chega a esquentar até mais que o 5950X pq dependendo da configuração do OC automático soca todo PPT num único ccx (acho que é aqui que entra o gerenciamento padrão da placa mãe) enquanto o 5950X compartilha o mesmo limite entre 2 ccx / 16 cores.
 
Pessoal, sabem me dizer se o fórum tem algum local de classificados? Quero colocar meu Noctua NH-D15 Chromax Black com 5 meses de uso a venda e tenho preferencia em passar ele pra alguém do fórum ao invés de vender pra um desconhecido do ML ou OLX.

Obrigado,
não tem
 
Pessoal, sabem me dizer se o fórum tem algum local de classificados? Quero colocar meu Noctua NH-D15 Chromax Black com 5 meses de uso a venda e tenho preferencia em passar ele pra alguém do fórum ao invés de vender pra um desconhecido do ML ou OLX.

Obrigado,

Infelizmente não.

To com um hardware aqui pra vender e tô me virando com conhecidos em grupos de zap.
 
Montando meu pczinho aos poucos. Não comprei o 5600x pois tô achando muito caro, então prefiro esperar baixar o valor ou ver se a Lisa liberará um 5600 normal :haha:

Screenshot-20201207-135617-Ali-Express.jpg
 
@lmarcelus @Thominex

Encontrei no site da XPG como funciona a identificação das memórias:



Comprei 4 pentes desse, pelo que li nos comentários do Kabum e Amazon de outros pentes "AX4U360038G17-XXXX" (só muda o dissipador/final do código) são todos Samsung B-Die.


Vamos ver o resultado, R$1.520 por 4x8GB B-die (possivelmente) :notbad:
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo