[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Alguém aqui recomenda um cooler para o 5600X? Principalmente agora no verão, aqui no RS é um inferno, além de temperaturas nível RJ, não tem umidade e nem vento, meu 5600X tá batendo 80º em 1.225v @ 4.7ghz no Cyberpunk 2077, usando 70-80% do cpu, e no Cinebench por 40 minutos, o máximo que vi é 77º, tem alguma explicação? Mas mesmo assim, tô afim de pegar algo silencioso e eficiente.

Fiquei de olho no WC 360MM Rise Mode Frost, mas não passa confiança, principalmente pelo preço e de ser 360MM.

Ou até mesmo alguma configuração errada, cpu tá fixo no socket, cooler tá bem firme, pasta térmica é uma Deepcool Z5, acredito não ser tão boa, mas também não é ruim. Cooler está no modo high, tenho 3 fans frontais e 1 traseira, CFM parece ser mediano, veio no gabinete Corsair.
Caraca, 1,225 e 4.7ghz, seu chip é boladasso

Cara, pior que a tensão está relativamente baixa para ter essas temps, vc fez over pela bios?

Seu cooler é o padrão?

Os melhores custo benefício disparados são os scythe mugen e fuma 2, se tiver uma grana pode ir sem medo nesses
 
Caraca, 1,225 e 4.7ghz, seu chip é boladasso

Cara, pior que a tensão está relativamente baixa para ter essas temps, vc fez over pela bios?

Seu cooler é o padrão?

Os melhores custo benefício disparados são os scythe mugen e fuma 2, se tiver uma grana pode ir sem medo nesses

Esses 4.7ghz não são 4.7ghz 100% estáveis, pois no aida64 geralmente falha depois de 20-25 mins, mas em jogos, dentro de uma semana não falhou uma vez sequer.
Tava querendo um WC, pois meu gabinete não suporta coolers muito altos, como esses, fica muito no limite, eu acredito não ser o ideal, mas não sei, no site do Corsair Spec Delta diz isso: Maximum CPU Cooler Height 160mm.

Fiz o OC pelo AMD Ryzen Master, coloquei peak core voltage em 1,3v e quando jogo/rodo cinebench fica entre 1,215-1,225v. De cooler atual, uso o Wraith Prism, no modo high, com maior RPM.

To de olho se a promoção desse cooler aqui volta, você recomendaria ele?

PyASlKS.png


Edit:
CPU-Z dele, com ram 3000mhz e windows mal otimizado, acredito que de um aumento de 10pts no single e uns 50 no multi se otimizar, muitos programas de fundo, rgb, programas de monitoramento.
KeVlEsG.png
 
Última edição:
Esses 4.7ghz não são 4.7ghz 100% estáveis, pois no aida64 geralmente falha depois de 20-25 mins, mas em jogos, dentro de uma semana não falhou uma vez sequer.
Tava querendo um WC, pois meu gabinete não suporta coolers muito altos, como esses, fica muito no limite, eu acredito não ser o ideal, mas não sei, no site do Corsair Spec Delta diz isso: Maximum CPU Cooler Height 160mm.

Fiz o OC pelo AMD Ryzen Master, coloquei peak core voltage em 1,3v e quando jogo/rodo cinebench fica entre 1,215-1,225v. De cooler atual, uso o Wraith Prism, no modo high, com maior RPM.

To de olho se a promoção desse cooler aqui volta, você recomendaria ele?

PyASlKS.png


Edit:
CPU-Z dele, com ram 3000mhz e windows mal otimizado, acredito que de um aumento de 10pts no single e uns 50 no multi se otimizar, muitos programas de fundo, rgb, programas de monitoramento.
KeVlEsG.png
E no cinebench, ele falha?
Tentei cinebench com 1.3; 1.32v e 4.7ghz e falhou kkkkkk
Ficou estável com 1.25V e 4.6ghz, rodei 30min.

Não conheço de watercooler, infelizmente
 
E no cinebench, ele falha?
Tentei cinebench com 1.3; 1.32v e 4.7ghz e falhou kkkkkk
Ficou estável com 1.25V e 4.6ghz, rodei 30min.

Não conheço de watercooler, infelizmente
Que doidera. Até então não tinha travado tão rápido em stress, baixei aqui o cinebench, e o teste inicia, dá uns 5 segundos e crasha, vixe, acho que tava bom demais para ser verdade, parece que no final meu CPU é ruim de mais ou dei azar, já chutei o balde para 1.32v e ainda crashou, só que na metade do teste.

Edit: No final acho que vou deixar esses 4.5ghz a 1.21v por enquanto, outro dia eu aproveito e testo o limite do cpu 100% estável até 1.25v.
 
Última edição:
Chegou meu 3700x e meus SSDs, agora bateu de vez a agonia pra pegar uma mobo. Acho que vou em uma Aorus Elite ATX mesmo que achei na magalu, menos de 1700 reais e dá pra parcelar sem juros.

O 3700x é de fabricação de setembro desse ano, achei bem legal.

A vantagem de comprar do Aliexpress além do preço, é pegar processador saindo do forno, meu 5600x é mais ou menos do dia 25 de outubro, 10 dias antes do lançamento, enquanto que os reviewers tem amostra de 1 mês antes
 
Que doidera. Até então não tinha travado tão rápido em stress, baixei aqui o cinebench, e o teste inicia, dá uns 5 segundos e crasha, vixe, acho que tava bom demais para ser verdade, parece que no final meu CPU é ruim de mais ou dei azar, já chutei o balde para 1.32v e ainda crashou, só que na metade do teste.

Edit: No final acho que vou deixar esses 4.5ghz a 1.21v por enquanto, outro dia eu aproveito e testo o limite do cpu 100% estável até 1.25v.
Tem o pessoal que deixa esse fixo e aí aumenta em alguns núcleos com PBO eu acho...
Mas ai é avançado demais, não sei como fazer kkkk
 
E a Azul não entregou meu 5600X. :forever:

Saporra chegou em Campinas na quarta-feira. Entendo os processos, era pra chegar aqui em casa no máximo quinta ou sexta-feira. :mesa:

Correios em outra cor
 
Esperar as demais fabricantes fazerem o mesmo com sua linha da série 300... se bem que é melhor esperar sentado =S

Agora para as novidades:

Novamente, para quem acompanha os vazamentos ou meus comentários sobre esse assunto, não verá muita coisa nova, mas sempre tem aquela informação extra que surge com o tempo: Aparece o Barcelo, próxima "APU de confusão", ou melhor, sucessor do Lucienne. Com ele veio detalhes concretos do DragonCrest e Pollock.

image.png


A imagem já diz tudo, então acrescentarei o que está de fora dela: VanGogh e seu refresh DragonCrest serão APUs PFF (Premium Form Factors), no caso apenas dispositivos ultra-finos, tablets e foldables/dockables. Seria o Microsoft Surface um deles? Por fim, as APUs ainda sem informações são a Mero, Phoenix e Aerith.

PS: As APUs Ryzen 5 5600G (6c12t) e Ryzen 7 5700G (8c16t) também irão aparecer para completar a linha 5000 desktop (e sim, serão Zen3, nada de confusão aqui).

 
Última edição:
Eita, 64 gibas. Faz o que tanto aí no "Arch BTW"?
Sou engenheiro de dados, mas também mexo bastante com embarcados, machine learning e outras coisinhas. O motivo maior do upgrade foi justamente poder ter mais ram kkkk

E a Azul não entregou meu 5600X. :forever:
Saporra chegou em Campinas na quarta-feira. Entendo os processos, era pra chegar aqui em casa no máximo quinta ou sexta-feira. :mesa:
Correios em outra cor
Eu me surpreendi com a Azul aqui. Kabum postou minha mobo na quarta de noite, na quinta chegou de avião aqui na minha cidade, e na sexta de noite me entregaram.
 
Sou engenheiro de dados, mas também mexo bastante com embarcados, machine learning e outras coisinhas. O motivo maior do upgrade foi justamente poder ter mais ram kkkk


Eu me surpreendi com a Azul aqui. Kabum postou minha mobo na quarta de noite, na quinta chegou de avião aqui na minha cidade, e na sexta de noite me entregaram.
Azul foi extremamente rápida aqui também, coisa que os correios faziam em 15-30 dias eles fizeram em 4 dias jkkkkk
 
3600 = 1300 reais usado ( se eu for vender )
5600x 2200 novo sem cooler

vale apena 1000 reais a mais pelo ganho do 5600x frente ao 3600 ?
 
3600 = 1300 reais usado ( se eu for vender )
5600x 2200 novo sem cooler

vale apena 1000 reais a mais pelo ganho do 5600x frente ao 3600 ?
Se você for jogar em Full HD altas taxas de quadro vale. Se não, não vale
 
Pessoal uma dúvida aqui, tô por fora:
Tenho uma mobo x570, e r7 3700x, logo vou comprar um r7 5800x, terei que atualizar a bios da placa mãe antes ?
 
Aparentemente o segundo nvme da minha b550 steel legend só roda em Gen3x2 ao invés de Gen3x4 como em outras mobos, alguém sabe explicar o pq disso, ou se tem alguma configuração que eu possa modificar?

Azul foi extremamente rápida aqui também, coisa que os correios faziam em 15-30 dias eles fizeram em 4 dias jkkkkk
Pior que não tenho nenhuma reclamação a fazer dos correios aqui, entregam no mesmo prazo que as jadlog e brapress da vida, com um sistema que funciona bem melhor pra acompanhar.
 
Pessoal uma dúvida aqui, tô por fora:
Tenho uma mobo x570, e r7 3700x, logo vou comprar um r7 5800x, terei que atualizar a bios da placa mãe antes ?
Sim
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se você for jogar em Full HD altas taxas de quadro vale. Se não, não vale
eu tenho 32 gb de ram 3600 mhz, vou meter uma B550 e to pensando em ppegar o 5600x

tenho uma rx 5700 xt , quero jogar a pelo meos 100 fps, pq meu monitor é de 32 144hz
 
Última edição:
eu tenho 32 gb de ram 3600 mhz, vou meter uma B550 e to pensando em ppegar o 5600x

tenho uma rx 5700 xt , quero jogar a pelo meos 100 fps, pq meu monitor é de 32 144hz
Acho que 100fps o próprio 3600 já entregaria sem muita bronca, quem iria sofrer mais seria a 5700xt mesmo. Seu monior é fHD ou 1440p? Se for 1440p, mais motivos ainda pra continuar no 3600.
 
Acho que 100fps o próprio 3600 já entregaria sem muita bronca, quem iria sofrer mais seria a 5700xt mesmo. Seu monior é fHD ou 1440p? Se for 1440p, mais motivos ainda pra continuar no 3600.
FHD 144hz curvo de 32

É um Agon
 
Sim
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


eu tenho 32 gb de ram 3600 mhz, vou meter uma B550 e to pensando em ppegar o 5600x

tenho uma rx 5700 xt , quero jogar a pelo meos 100 fps, pq meu monitor é de 32 144hz
100 fps o 3600 segura tranquilamente. Meu 3700x tá dando gargalo acima de 130 fps na 3080. Recomendo a placa mãe que eu uso, ela inclusive recebeu bios pros ryzen 5000

Me passaram uma bios beta para meu x370 fatality gaming x nesse site.



Tentei procurar algum teste com essa placa mãe, mas não acho. Alguma dica onde eu possa achar (digo, uma maneira mais fácil, pq o google n deu conta?
Vai encontrar relatos posteriormente no próprio topico que postaram essa bios.
 
Última edição:
3600 = 1300 reais usado ( se eu for vender )
5600x 2200 novo sem cooler

vale apena 1000 reais a mais pelo ganho do 5600x frente ao 3600 ?
De 1440p pra cima não vale. Se pegar o 5600x da GK e o 3600 no ali, ambos novos, a diferença de preço tá em 115% pra média de 20~25% de performance a mais em jogos em 1440p. Se for em 4K piora BEEEEMMMM mais ainda e aí é que deixa de ser futuro de vez.

Mas, falo de jogos e em 1440 pra cima.
 
Eu me surpreendi com a Azul aqui. Kabum postou minha mobo na quarta de noite, na quinta chegou de avião aqui na minha cidade, e na sexta de noite me entregaram.

A mobo e as memórias entregaram rapidão. Me empolguei e comprei a CPU na semana seguinte.

Deve ser macumba da Intel. :mesa: :haha:

Reclamei no RA, chat e Kabum (mais pra pressionar eles). Deve ter dado alguma treta, espero receber antes do Natal.









OI FOI O PACTO CHINÊS + CORREIOS QUE VIRAM Q NÃO COMPREI NO ALI COM MEDO DA ESPERA :medo:
 
100 fps o 3600 segura tranquilamente. Meu 3700x tá dando gargalo acima de 130 fps na 3080. Recomendo a placa mãe que eu uso, ela inclusive recebeu bios pros ryzen 5000


Vai encontrar relatos posteriormente no próprio topico que postaram essa bios.
eu tenho uma x370 Prime A, e comprei uma MSI B550 Mortar Wifi
 
Sim
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


eu tenho 32 gb de ram 3600 mhz, vou meter uma B550 e to pensando em ppegar o 5600x

tenho uma rx 5700 xt , quero jogar a pelo meos 100 fps, pq meu monitor é de 32 144hz

Ok, mas posso atualizar já, e continuar usando o r7 3700x normalmente até comprar o 5800x ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo