Smart Access Memory on Zen 2 CPUs – The Power of Resizable Bar! AMD’s Smart Access Memory technology is a major innovation, and it is now available to users of Zen 2 processors, assuming that your motherboard supports it. Our GPU test system, which uses an ASUS X570 Crosshair VIII Formula, now...
www.overclock3d.net
"Embora alguns fanboys chamem o suporte do ReBAR de um recurso do PCIe para desacreditar a inovação da AMD, é importante notar que esse recurso requer suporte de CPU, suporte de placa-mãe, suporte de GPU e suporte de driver para funcionar corretamente. [...] Os jogos de hoje não são projetados com o SAM/ReBAR em mente, então também é importante notar que não tivemos problemas de estabilidade notáveis ao usar SAM na Radeon RX6800 da AMD [...] esse feito deve exigir muito esforço por parte da equipe de drivers da Radeon, e esse QA é provavelmente a razão pela qual a Nvidia não foi capaz de implementar um recurso semelhante em seus drivers de GPU rapidamente."
Smart Access Memory on Zen 2 CPUs – The Power of Resizable Bar! AMD’s Smart Access Memory technology is a major innovation, and it is now available to users of Zen 2 processors, assuming that your motherboard supports it. Our GPU test system, which uses an ASUS X570 Crosshair VIII Formula, now...
www.overclock3d.net
"Embora alguns fanboys chamem o suporte do ReBAR de um recurso do PCIe para desacreditar a inovação da AMD, é importante notar que esse recurso requer suporte de CPU, suporte de placa-mãe, suporte de GPU e suporte de driver para funcionar corretamente. [...] Os jogos de hoje não são projetados com o SAM/ReBAR em mente, então também é importante notar que não tivemos problemas de estabilidade notáveis ao usar SAM na Radeon RX6800 da AMD [...] esse feito deve exigir muito esforço por parte da equipe de drivers da Radeon, e esse QA é provavelmente a razão pela qual a Nvidia não foi capaz de implementar um recurso semelhante em seus drivers de GPU rapidamente."
Por causa da forma que o jogo utiliza o(s) BAR(s). De forma simples, o CPU precisa escrever e atualizar os registradores e endereçamentos na memória da GPU o tempo todo, e ela tem acesso a apenas 256MB, então quando esse espaço chega ao limite, o que o programador faz? A resposta aqui também responde o ganho visto nestes jogos:
1) Ele passa por cima de valores antigos. Se o jogo funciona desta maneira ativar o ReBAR entregará desempenho nenhum, ganho pífio ou regressão;
2) Ele escreve em um outro bloco da VRAM e anda a janela de leitura/escrita para lá. Se o jogo funciona desta maneira ativar o ReBAR entregará mais desempenho, de acordo com a extensão da movimentação dessa janela.
Veja, não é porque só se tinha acesso a 256MB que os programadores devem se limitar a apenas um bloco: Com o ReBAR o PCI-SIG introduziu a possibilidade de se ter mais de um bloco de BAR (limitado a 6), logo é possível que o CPU escreva/leia em até 1.5GB da GPU, mas só 256MB por vez (e é preciso pagar um custo moderado para movimentar a janela de leitura/escrita).
Então para evitar pagar este custo, vários jogos utilizam apenas uma janela e sobrescrevem ela, mas quando o jogo é mais complexo e interage mais com o CPU eles adotam duas, três, quatro janelas de 256MB e ficam sobrescrevendo elas ou alternando conforme a necessidade, gerenciando várias janelas para burlar esse limite pífio. Não me recordo de nenhum dev com quem tenha conversado de utilizar mais que quatro janelas, o custo para alternar e a complexidade de se gerenciar tantas é muito alto, então... esta é a resposta, os jogos que não tiveram ganhos (como Crysis, Monster Hunter e The Witcher 3) provavelmente utilizam apenas uma jenela, enquanto que os demais utilizam mais de uma. Vale ressaltar que o ganho visto aqui foi com um Zen2, logo se o jogo trabalhar com PEXT/PDEP ele só terá ganho em um Zen3
www.overclock3d.net
Põe a placa em overclock, sam ativado e teremos uma VGA amd ultrapassando a concorrente nvidia em um jogo patrocinado pela própria nvidia.
Que tempos estranhos são esses hein
Boa noite, antes de mais nada, um feliz ano novo! brinquei um pouco mais com os timings e consegui isso aqui a 1.37 ae pra ficar super estável deixei em 1.4v. O que vc acha?
Põe a placa em overclock, sam ativado e teremos uma VGA amd ultrapassando a concorrente nvidia em um jogo patrocinado pela própria nvidia.
Que tempos estranhos são esses hein
Buy G.SKILL Trident Z Neo (For AMD Ryzen) Series 16GB (2 x 8GB) 288-Pin RGB DDR4 SDRAM DDR4 3600 (PC4 28800) Desktop Memory Model F4-3600C16D-16GTZN with fast shipping and top-rated customer service. Once you know, you Newegg!
www.newegg.com
Vou usar em uma TUF x570-PLUS/BR e um Ryzen 7 5800x.
Boa noite, antes de mais nada, um feliz ano novo! brinquei um pouco mais com os timings e consegui isso aqui a 1.37 ae pra ficar super estável deixei em 1.4v. O que vc acha?
tá com o fmax enhancer ativado né? e limitou o clock pra 4.6ghz? tenta over usando o curve optimizer, assim vc não perde em single fazendo subir pra 5ghz e no multi tb sobe pra 4.6ghz
Sugiro desabilitar o Fmax enhancer, apesar de aumentar a velocidade do cache L3, ele derruba o boost do CCD2. Não está funcionando corretamente nos Zen 3.
Pessoal to querendo montar uma config com 5600x eu vi que a TUF B550m aguenta bem até um 3900x em over, vc acham que compensa ir pra X570 TUF? 350 reais de diferença.
Vai nas Crucial, melhor preço e melhor compatibilidade com os Ryzen, incrível como os Ryzen gostam dessas Micron e-die, uso 4 pentes de e-die aqui 3000C15 a 3800MHz 16-19-19-38 a 1.365v, são ótimas, único detalhe delas é que o Trfc fica é meio alto. Com os 4 pentes eu fico com algo em torno de 60~61ns de latencia aqui.
Vai nas Crucial, melhor preço e melhor compatibilidade com os Ryzen, incrível como os Ryzen gostam dessas Micron e-die, uso 4 pentes de e-die aqui 3000C15 a 3800MHz 16-19-19-38 a 1.365v, são ótimas, único detalhe delas é que o Trfc fica é meio alto. Com os 4 pentes eu fico com algo em torno de 60~61ns de latencia aqui.
Tenho essa Crucial com um Ryzen 1600AF e consigo 3600 MHZ CL14...se tivesse um Ryzen 3xxx ou 5xxx que têm a controladoria de memória melhor do que o 1600AF conseguiria 3800 CL16 facilmente.
Promoção do dia 01/01: Processador AMD Ryzen 7 5800X Cache 36MB 3.8GHz (4.7GHz Max Turbo) AM4 - 100-100000063WOF por R$ 2945 em KaBuM!. Aproveite essa e outras ofertas já com cupom de desconto!
Promoção do dia 01/01: Processador AMD Ryzen 7 5800X Cache 36MB 3.8GHz (4.7GHz Max Turbo) AM4 - 100-100000063WOF por R$ 2945 em KaBuM!. Aproveite essa e outras ofertas já com cupom de desconto!
tá com o fmax enhancer ativado né? e limitou o clock pra 4.6ghz? tenta over usando o curve optimizer, assim vc não perde em single fazendo subir pra 5ghz e no multi tb sobe pra 4.6ghz
Ei muito obrigado, mas preciso de mais informações de como fazer iso, to muito novato com essa arquitetura, meu anterior era um intel 5930k. Preciso de uma passo-a-passo de como fazer. Deixo tudo em auto e só altero o que me pediu ou alem do que fiz eu altero essas opções?
Tenho acompanhado bastante o canal do buildzoid para aprender sobre OC de RAM.
Ele demonstrou várias vezes que Micron rev.E estressa muito menos o controlador de memória.
Ele fez uma comparação em que a mesma CPU conseguia empurrar 2x16GB Micron rev.E @4800MHz, mas ao colocar 2x16GB Samsung B-die não conseguiu passar de 4400MHz.
Ele comentou que em uma CPU com controlador forte o kit Samsung B-die atingia 4800MHz e também comentou que ambos os kits possuiam o mesmo layout de PCB A2.
Inclusive esse é o motivo dos recordes mundiais de OC DDR4 serem normalmente feitos com Micron rev.E.
É uma memória "leve" para o controlador de memória da CPU (AMD ou Intel).
Sugiro desabilitar o Fmax enhancer, apesar de aumentar a velocidade do cache L3, ele derruba o boost do CCD2. Não está funcionando corretamente nos Zen 3.
Boa tarde, então o FMax estava em auto, desabilitei e nao vi muita diferença só a latencia da memória que aumentou de 50.9 pra 60.9 e o L3 ficou insignificantemente mais lento.
Segue o print, eu acho que estando em auto ele poderia nao ter habilitado... O que acha? Volto pra auto ou deixo como está?
Ei muito obrigado, mas preciso de mais informações de como fazer iso, to muito novato com essa arquitetura, meu anterior era um intel 5930k. Preciso de uma passo-a-passo de como fazer. Deixo tudo em auto e só altero o que me pediu ou alem do que fiz eu altero essas opções?
vc altera no AMD overclocking na bios colocando o precision boost override em enabled, o max boost pra 200mhz e em curve optimizer vc começa colocando negative e -5 pra todos os núcleos e aí vai aumentando o valor conforme for passando nos testes de estabilidade até achar o último estável
Boa tarde, então o FMax estava em auto, desabilitei e nao vi muita diferença só a latencia da memória que aumentou de 50.9 pra 60.9 e o L3 ficou insignificantemente mais lento.
Segue o print, eu acho que estando em auto ele poderia nao ter habilitado... O que acha? Volto pra auto ou deixo como está?
caramba isso sem fmax enhancer? agora fiquei preocupado pq o meu faz metade disso praticamente no L3, fica tudo na faixa de 500gb/s nos 3 valores do L3