[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Pergunta pra quem manja de memória:
Posso ter alguma perda de desempenho reduzindo as voltagens de VDIMM, VSOC, DDG CCD, VDDG IOD e VDDP (esse faz sentido?) pro menor valor possível ou é correto afirmar que quanto menor for, melhor pra não esquentar muito?

Fiz offset -0.05 no início e pra mim não valeu a pena pq além de não reduzir tanto a temperatura caiu um pouco o desempenho.

Se quer reduzir temperatura sugiro uma dessas opções:
1. Realizar overclock fixo.
2. Desativar PBO.
3. Usar PBO com TDP limitado.
Offset realmente não vale a pena, quanto ao PBO limitado quanto seria o ideal vc acha pra esse cpu?

Galera, a respeito dos erros WHEA no HFINFO64 por utilizar IF 1900 nos Ryzen 5000, vi muitos e muitos relatos no reddit e tech power up e o maior "vilão" é a frequência do IF a cima de 1600 e não a frequência da memória em si. Eu to usando 3800 com 1900 no IF e to tendo esses erros no HWINFO64, principalmente quando estou fazendo alguma coisa mais "pesada" no PC. Porém mesmo com diversos erros de " hwinfo cpu bus/interconnect error " meu PC parece estável, nunca desligou, travou ou qualquer coisa do tipo por conta disso. Será que deveria me preocupar em abaixar o IF ou posso rodar de boa assim, até eles atualizarem o AGESA e arrumarem isso? Alias saiu noticia aqui no Adrena hoje que eles já estão pra lançar um AGESA novo que resolveria esses problemas de estabilidade com IF com frequências mais altas.

Faça alguns testes, as vezes subir o VDDG em 250mV é suficiente pra se livrar de erros WHEA.

Faça alguns testes, as vezes subir o VDDG em 250mV é suficiente pra se livrar de erros WHEA.

Nunca mexi no VDDG. Entrei na bios e tirei duas fotos pra você dar uma olhada, seria essa opção? Essa opção fica por padrão em "Auto" coloquei no manual só para ver o que era possível ser alterado, mas voltei pro Auto por enquanto.

bCIf1j.jpg

Outra opção que fiquei um pouco em dúvida como funciona na BIOS da Gigabyte era em relação a tensão do SOC e deixo dessa forma usando 3800mhz e 1900mhz no IF desde quando tinha o 3700x, há um bom tempo, e nunca tive problemas, está correto?

S58ysn.jpg

Enfim, mesmo tendo erros WHEA no HWINFO, nunca percebi problemas de estabilidade, nunca tive problema de tela azul ou coisa do tipo. Não sei se deveria me preocupar ou só aguardar uma nova atualização de bios/AGESA.

Nunca mexi no VDDG. Entrei na bios e tirei duas fotos pra você dar uma olhada, seria essa opção? Essa opção fica por padrão em "Auto" coloquei no manual só para ver o que era possível ser alterado, mas voltei pro Auto por enquanto.

bCIf1j.jpg

Outra opção que fiquei um pouco em dúvida como funciona na BIOS da Gigabyte era em relação a tensão do SOC e deixo dessa forma usando 3800mhz e 1900mhz no IF desde quando tinha o 3700x, há um bom tempo, e nunca tive problemas, está correto?

S58ysn.jpg

Enfim, mesmo tendo erros WHEA no HWINFO, nunca percebi problemas de estabilidade, nunca tive problema de tela azul ou coisa do tipo. Não sei se deveria me preocupar ou só aguardar uma nova atualização de bios/AGESA.

Nossa, você está usando 700mV (0.70v) para 1900MHz de FLCK? Estaria surpreso se não estivesse com erros WHEA.

Para 1900MHz de FLCK normalmente você vai usar o seguinte:

SOC: 1.10v
VDDG IOD: 0.95v
VDDG CCD: 0.95v
VDDP: 0.90v

Se ainda continuar com erros WHEA suba 0.25v no VDDG e teste.

O problema dos erros WHEA é que apesar de parecerem inofensivos, normalmente causam corrupção de dados da memória e consequentemente dos arquivos/sistema operacional.

Por curiosidade faça um "sfc /scannow" no cmd e veja se há arquivos do SO corrompidos.

Nossa, você está usando 700mV (0.70v) para 1900MHz de FLCK? Estaria surpreso se não estivesse com erros WHEA.

O problema dos erros WHEA é que apesar de parecerem inofensivos, normalmente causam corrupção de dados da memória e consequentemente dos arquivos/sistema operacional.

Por curiosidade faça um "sfc /scannow" no cmd e veja se há arquivos do SO corrompidos.

Como eu disse meu VDDG fica em "Auto" então não está em 700mV. eu teria que deixar no VDDG em Manual e colocar 950 ali onde mostrei na foto? Preciso ver se encontro as outras opções na minha bios. O SOC deixei como na segunda foto o Dynamic VCORE SOC em +0.126v, isso não seria suficiente? De acordo com o HWINFO meu VDDP fica em torno de 900/912mV.

Logo que der farei o teste no CMD e postarei aqui, nunca tinha feito esse teste antes.

Última edição:
Como eu disse meu VDDG fica em "Auto" então não está em 700mV. eu teria que deixar no VDDG em Manual e colocar 950 ali onde mostrei na foto? Preciso ver se encontro as outras opções na minha bios. O SOC deixei como na segunda foto o Dynamic VCORE SOC em +0.126v, isso não seria suficiente? De acordo com o HWINFO meu VDDP fica em torno de 900/912mV.

Logo que der farei o teste no CMD e postarei aqui, nunca tinha feito esse teste antes.

Correto, coloque o VDDG em 950 (0.95v).

VDDP então já está certo, mas o ideal é setar manualmente em 900 para garantir que a placa não vai alterar (se estiver no automático).

Curiosamente, o VDDP mais BAIXO é usado para estabilizar alguns overclocks.

Fonte: https://community.amd.com/t5/blogs/community-update-4-let-s-talk-dram/ba-p/415902

SOC eu ACHO que a maioria das placas mãe configura 1.0v como VID padrão, então na prática você deve estar com 1.126v, um pouco acima do que eu sugeri. É uma tensão segura para uso 24/7, vejo alguns usando VSOC de até 1.15v~1.20v 24/7 sem problemas.

Obs 1: Tente validar se você realmente está com 1.126v de VSOC (o Ryzen Master pode fazer essa leitura).

Obs 2: O valor do VDDG não pode ser maior que o valor do SOC, recomendo manter o VSOC pelo menos 25mV (0.025v) maior que o VDDG. O motivo disso é que o SOC que "gera" a energia do VDDG, por isso a tensão do SOC tem que ser maior que a tensão do VDDG.

Última edição:

VDDP então já está certo, mas o ideal é setar manualmente em 900 para garantir que a placa não vai alterar (se estiver no automático).

Fonte: https://community.amd.com/t5/blogs/community-update-4-let-s-talk-dram/ba-p/415902

SOC eu ACHO que a maioria das placas mãe configura 1.0v como VID padrão, então na prática você deve estar com 1.126v, um pouco acima do que eu sugeri. É uma tensão segura para uso 24/7, vejo alguns usando VSOC de até 1.15v~1.20v 24/7 sem problemas.

Obs 1: Tente validar se você realmente está com 1.126v de VSOC (o Ryzen Master pode fazer essa leitura).

Obs 2: O valor do VDDG não pode ser maior que o valor do SOC, recomendo manter o VSOC pelo menos 25mV (0.025v) maior que o VDDG. O motivo disso é que o SOC que "gera" a energia do VDDG, por isso a tensão do SOC tem que ser maior que a tensão do VDDG.

Deixei o HWINFO aberto enquanto jogava um pouco e esses são os valores que ele me informa, se faltar mais alguma coisa no qual eu precise ver me avise, por favor hehe.

GuGrLr.jpg

7jycQg.jpg

Afinal, qual dos dois é o SOC do IF? Não entendi muito bem...

Deixei o HWINFO aberto enquanto jogava um pouco e esses são os valores que ele me informa, se faltar mais alguma coisa no qual eu precise ver me avise, por favor hehe.

GuGrLr.jpg

7jycQg.jpg

É o de baixo...coloca + 0.24 no offset que deve dar 1.10v aí para você.

Se caso não ficar estável aumenta um pouquinho o offset de novo.

Fiz o teste no CMD, deu que foram encontrados mas reparados, vide imagem:

f0n6nv.jpg

Algum problema grave, será?

É o de baixo...coloca + 0.24 no offset que deve dar 1.10v aí para você.

Se caso não ficar estável aumenta um pouquinho o offset de novo.

No caso você diz no Dynamic SOC Voltagem como nessa foto aqui? Deveria trocar ali onde está +0.126 para +0.150?

S58ysn.jpg

Aqui um print dos valores mínimos e recomendados, segundo o dram calculator:

Xh3ymJ.jpg

Fiz o teste no CMD, deu que foram encontrados mas reparados, vide imagem:

f0n6nv.jpg

Algum problema grave, será?

No caso você diz no Dynamic SOC Voltagem como nessa foto aqui? Deveria trocar ali onde está +0.126 para +0.150?

S58ysn.jpg

Não.

Você deve reduzir esse 0.126 para 0.024...deve dar 1.10v certinho no HW Info.

Se caso não ficar estável aumenta aos pouquinhos(0.006 a mais a cada vez) até estabilizar.

Não.

Você deve reduzir esse 0.126 para 0.024...deve dar 1.10v certinho no HW Info.

Se caso não ficar estável aumenta aos pouquinhos(0.006 a mais a cada vez) até estabilizar.

Certo, e os dois VDDG então deixo manualmente setados para 950mV, correto? Visto que em automático ele oscilam entre 888 e 912mV. O Dram me recomenda jogar 1.05V nos VDDG, e o minimo seria os 0.95V. Só uma dúvida, se com o SOC mais alto já teoricamente estou tendo erros WHEA, se eu diminuir a tendência não é continuar os erros ou até aumentá-los?

Última edição:
Certo, e os dois VDDG então deixo manualmente setados para 950mV, correto? Visto que em automático ele oscilam entre 888 e 912mV. O Dram me recomenda jogar 1.05V nos VDDG, e o minimo seria os 0.95V.

Exatamente.

O importante é que o SOC Voltage fique um pouco acima do VDDG(em média 0.050 a mais).

Pode ver que o DRAM CALCULATOR manda colocar em SOC Voltage
1.10v e 1.05 em VDDG.

1.20V no vsoc VCORE está no limite recomendado pela AMD...então caso precise até 1.15V é tranquilo.

Só um adendo: meu PC ficava reiniciando sozinho com erro Kernel Power 41...esse erro acontece aleatoriamente mesmo com o PC em idle, as vezes ficava alguns dias sem acontecer outras vezes acontecia várias vezes no mesmo dia...troquei Fonte, VGA, SSD, formatei o Windows, atualizei os drivers, fora que fiz um monte de dicas que achei na net e nada resolvia. Aí troquei as minhas ballistix 3000 por uma Hyper X 2133mhz e parou de dar os erros....aí voltei as Ballistix para o PC é vi que o SOC VCORE estava em AUTO(1.08 por padrão) e mudei
para + 0.72 o que deu 1.15v...resolveu meu problema finalmente...agora estou afinando isso diminuindo de 0.006 aos poucos e usando por 1 ou 2 semanas a cada vez...digo isso pois pode acontecer com você e esse erro é um dos mais chatos de resolver...aí você já sabe o que fazer.

Última edição:
Exatamente.

O importante é que o SOC Voltage fique um pouco acima do VDDG(em média 0.050 a mais).

Pode ver que o DRAM CALCULATOR manda colocar em SOC Voltage
1.10v e 1.05 em VDDG.

1.20V no vsoc VCORE está no limite recomendado pela AMD...então caso precise até 1.15V é tranquilo.

Só um adendo: meu PC ficava reiniciando sozinho com erro Kernel Power 41...esse erro acontece aleatoriamente mesmo com o PC em idle, as vezes ficava alguns dias sem acontecer outras vezes acontecia várias vezes no mesmo dia...troquei Fonte, VGA, SSD, fiz um monte de dicas que achei na net e nada resolvia. Aí troquei as minhas ballistix 3000 por uma Hyper X 2133mhz e parou de dar os erros....aí voltei as Ballistix para o PC é vi que o SOC VCORE estava em AUTO(1.08 por padrão) e mudei
para + 0.72 o que deu 1.15v...resolveu meu problema finalmente...agora estou afinando isso diminuindo de 0.006 aos poucos e usando por 1 ou 2 semanas a cada vez...digo isso pois pode acontecer com você e esse erro é um dos mais chatos de resolver...aí você já sabe o que fazer.

Fui lá na bios e Dynamic SOC Voltage, diminui de +0.126 para +0.024 e setei manualmente os dois VDDG para 950mV e o VDDP manualmente para 900mV, correto? Segue print do Ryzen Master:

YHS8p9.jpg

Fui lá na bios e Dynamic SOC Voltage, diminui de +0.126 para +0.024 e setei manualmente os dois VDDG para 950mV e o VDDP manualmente para 900mV, correto? Segue print do Ryzen Master:

YHS8p9.jpg

Show.

O vsoc ficou em 1.10v...o VDDG e VDDP está dentro do o que DRAM Calculator recomenda...então tá certinho.

Caso aconteça o erro de reiniciar o PC com erro kernel Power 41 aumente um pouco a tensão do vsoc para +0.72 para ficar 1.15v...mas Como disse é um erro que aconteceu comigo e pode não(nem deveria) acontecer com outra pessoa.

acham que vale a pena esperar um lançamento do ryzen 5600 ou ja importar um 3600 da china mesmo agora? estava contando com um 5600 chegar por 220 ou abaixar o preço do 3600 no lançamento, mas me parece que n vai acontecer tao cedo

Show.

O vsoc ficou em 1.10v...o VDDG e VDDP está dentro do o que DRAM Calculator recomenda...então tá certinho.

Caso aconteça o erro de reiniciar o PC com erro kernel Power 41 aumente um pouco a tensão do vsoc para +0.72 para ficar 1.15v...mas Como disse é um erro que aconteceu comigo e pode não(nem deveria) acontecer com outra pessoa.

Show de bola, estou jogando aqui há cerca de 20 minutos (suficiente para antes apontar alguns erros já WHEA) e até agora nada, zeradinho!!! Valeu demais pela ajuda, qualquer coisa corro aqui de novo!!! rsrsrs... Valeu ao RHBH também! Vou continuar testando pra ver se sanou os problemas, mas que diminuiu, isso eu tenho certeza!!!

Show de bola, estou jogando aqui há cerca de 20 minutos (suficiente para antes apontar alguns erros já WHEA) e até agora nada, zeradinho!!! Valeu demais pela ajuda, qualquer coisa corro aqui de novo!!! rsrsrs... Valeu ao RHBH também! Vou continuar testando pra ver se sanou os problemas, mas que diminuiu, isso eu tenho certeza!!!

Que bom que resolveu, é horrível ficar com o PC dando erros e sem funcionar perfeitamente como deveria.

Que o diga o maldito erro kernel Power 41 que demorei uns 3 meses para descobrir...já estava até pensando em voltar pra Intel por causa disso.

No mais no que pudermos ajudar estamos por aqui.

Que bom que resolveu, é horrível ficar com o PC dando erros e sem funcionar perfeitamente como deveria.

Que o diga o maldito erro kernel Power 41 que demorei uns 3 meses para descobrir...já estava até pensando em voltar pra Intel por causa disso.

No mais no que pudermos ajudar estamos por aqui.

Agora depois de um bom tempo jogando, apontou 3 dos erros que dava dando antes, antes apontavam muito mais. Será que tento deixar nas configurações recomendadas do DRAM o SOC e os dois VDDG??? O VDDP manenho sempre em 0.90v, certo?

acham que vale a pena esperar um lançamento do ryzen 5600 ou ja importar um 3600 da china mesmo agora? estava contando com um 5600 chegar por 220 ou abaixar o preço do 3600 no lançamento, mas me parece que n vai acontecer tao cedo
Problema é que só Deus sabe quando a Lisa Su irá lançar os 5600 e 5800 (isso se lançar!), por quanto virá e se haverá disponibilidade.

Agora depois de um bom tempo jogando, apontou 3 dos erros que dava dando antes, antes apontavam muito mais. Será que tento deixar nas configurações recomendadas do DRAM o SOC e os dois VDDG??? O VDDP manenho sempre em 0.90v, certo?

Agora que vi a sua assinatura no PC vi que você tem a mesma mobo que eu.

Aqui uso um Ryzen 1600AF então não tenho muita base para o 5800x..nem existe DRAM Calculator que tem suporte especifico para Ryzen 5xxx...fiz aqui o Preset usando o perfil do Ryzen 2(3xxx) e segundo ele o recomendado é:

Soc Voltage = 1.10v(recomendado)...até +0.072(1.15v) é seguro caso não estabilize.
VDDG = 1.05v(recomendado) - 1.075v(máximo)
VDDP = 0.95v(recomendado) - 1.050v(máximo)
DRAM Voltage = 1.36v

Esses são os valores que calculei usando o perfil FAST do DRAM Calculator.

Acredito que suas memórias são Samsung B-DIE, correto?

I9XptBV.png

Pra mim que uso um Ryzen 1600AF não aparece...mas pra você que tem um Ryzen 5xxx deve aparecer a opção AMD Overclocking na aba Peripherals que te permite setar as voltagens manualmente ao invés de offset:

P7KOACj.jpg

rUSnDna.jpg

X6cdrFl.jpg

Pra mim não aparece essa opção AMD Overcloking:

OYAjIXE.jpg

Última edição:

GuGrLr.jpg

7jycQg.jpg

Seu SOC VID é 1.10v, com o offset de +0.12v tá ficando em 1.22v efetivo.

1.22v é demais para 3800/1900.

Coloca o soc manualmente em 1.10v.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pode subir mais o VDDG, vai subindo 0.025v e testa. Quando parar de der erros teu FLCK está estável.

0.95v nem sempre é suficiente, no meu caso é suficiente.

A calculadora do 1usmus dá uma referência, eu particularmente nunca precisei de mais de 1.0v para estabilizar um FLCK de 1900MHz.

VDDP pode manter em 0.90v, a princípio ele não influencia na estabilidade do FLCK.

Última edição:
Agora que vi a sua assinatura no PC vi que você tem a mesma mobo que eu.

Aqui uso um Ryzen 1600AF então não tenho muita base para o 5800x..nem existe DRAM Calculator que tem suporte especifico para Ryzen 5xxx...fiz aqui o Preset usando o perfil do Ryzen 2(3xxx) e segundo ele o recomendado é:

Soc Voltage = 1.10v(recomendado)...até +0.072(1.15v) é seguro caso não estabilize.
VDDG = 1.05v(recomendado) - 1.075v(máximo)
VDDP = 0.95v(recomendado) - 1.050v(máximo)
DRAM Voltage = 1.36v

Esses são os valores que calculei usando o perfil FAST do DRAM Calculator.

Acredito que suas memórias são Samsung B-DIE, correto?

I9XptBV.png

Pra mim que uso um Ryzen 1600AF não aparece...mas pra você que tem um Ryzen 5xxx deve aparecer a opção AMD Overclocking na aba Peripherals que te permite setar as voltagens manualmente ao invés de offset:

P7KOACj.jpg

rUSnDna.jpg

X6cdrFl.jpg

Pra mim não aparece essa opção AMD Overcloking:

OYAjIXE.jpg

Minhas memórias são Hynix C-Die. Eu estou conseguindo setar o VDDP e os VDDG manualmente pelo AMD Overclocking já, eu só não encontrei como setar manualmente o SOC lá. Alias tem uma opção para colocar valores inteiros lá, mas não entendi como funciona. Vou tirar uma foto e posto aqui qualquer coisa, mas aparentemente setando em offset o meu SOC ficou em 1.1 certinho agora.

Seu SOC VID é 1.10v, com o offset de +0.12v tá ficando em 1.22v efetivo.

1.22v é demais para 3800/1900.

Coloca o soc manualmente em 1.10v.

Pode subir mais o VDDG, vai subindo 0.025v e testa. Quando parar de der erros teu FLCK está estável.

0.95v nem sempre é suficiente, no meu caso é suficiente.

A calculadora do 1usmus dá uma referência, eu particularmente nunca precisei de mais de 1.0v para estabilizar um FLCK de 1900MHz.

VDDP pode manter em 0.90v, a princípio ele não influencia na estabilidade do FLCK.

Não encontrei como setar manualmente o SOC lá. Alias tem uma opção para colocar valores inteiros lá no SOC, mas não entendi como funciona, vou ver se tiro uma print. Mas diminuindo o dynamic soc de +0.126 para +0.024 o Ryzen Master diz agora que está em 1.1. Vou aumentar um pouco o VDDG então para ver se melhora também. Tirarei uma foto da bios na parte que seria para setar o SOC manualmente, para ver se vocês me ajudam.

Orra, no tópico da Intel nem rola essas discussões da galera fazendo OC e afinando, seja CPU ou memória, acho que todos tem Ryzen hj em dia ou 90% daqui do Adrena :coolface:

Minhas memórias são Hynix C-Die. Eu estou conseguindo setar o VDDP e os VDDG manualmente pelo AMD Overclocking já, eu só não encontrei como setar manualmente o SOC lá. Alias tem uma opção para colocar valores inteiros lá, mas não entendi como funciona. Vou tirar uma foto e posto aqui qualquer coisa, mas aparentemente setando em offset o meu SOC ficou em 1.1 certinho agora.

Não encontrei como setar manualmente o SOC lá. Alias tem uma opção para colocar valores inteiros lá no SOC, mas não entendi como funciona, vou ver se tiro uma print. Mas diminuindo o dynamic soc de +0.126 para +0.024 o Ryzen Master diz agora que está em 1.1. Vou aumentar um pouco o VDDG então para ver se melhora também. Tirarei uma foto da bios na parte que seria para setar o SOC manualmente, para ver se vocês me ajudam.

Ajusta o SOC VCORE pelo offset mesmo...está em 1.10v está ótimo, dentro do recomendado pelo DRAM Calculator.

Como o RHBH te sugeriu vai aumentando o VDDG...começa com 0.95 e testa...se continuar os erros sobre para 0.975...se continuar os erros sobre para 1.000....o limite é 1.05v.

Orra, no tópico da Intel nem rola essas discussões da galera fazendo OC e afinando, seja CPU ou memória, acho que todos tem Ryzen hj em dia ou 90% daqui do Adrena :coolface:

Pra se ter noção que antes do lançamento do Ryzen 1 ninguém punha fé na AMD é só dar uma olhada na enquete deste tópico.

E pensar que menos de 4 anos depois a AMD tomou a liderança da Intel...se alguém falasse isso em 2017 ia ser taxado de louco.

Sorte nossa pois se dependesse da Intel estaríamos no i7 4/8 até hoje.

Ajusta o SOC VCORE pelo offset mesmo...está em 1.10v está ótimo, dentro do recomendado pelo DRAM Calculator.

Como o RHBH te sugeriu vai aumentando o VDDG...começa com 0.95 e testa...se continuar os erros sobre para 0.975...se continuar os erros sobre para 1.000....o limite é 1.05v.

Farei isso, mantendo o SOC em offset por enquanto e só ir aumentando os dois VDDG para o mesmo valor certo? Qualquer novidade conto aqui pra vocês!

Muito obrigado aos dois, me ajudaram demais!!!!

Users who are viewing this thread

Voltar