[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Já que seu processador é muito bom, melhor você trocar só quando a AMD lançar ddr5 lá pra 2022. Desperdício de dinheiro.
Você tá jogando em Full HD? Se for, sugiro investir num monitor 1440p 165hz

esperar naum é comigo ... se eu naum gastar, minha muié gasta kkkkk ... eu já tenho um monitor de 280hz .. e uma tv c9 de 120hz, em que eu jogo em 2k em geral ... jogo mais na TV ....

esperar naum é comigo ... se eu naum gastar, minha muié gasta kkkkk ... eu já tenho um monitor de 280hz .. e uma tv c9 de 120hz, em que eu jogo em 2k em geral ... jogo mais na TV ....
A 3080 não está conseguindo entregar 120fps em 2k no cód?
Não testei cód na minha 3080 ainda
Tem outras coisas em que se pode gastar, de repente uma cadeira melhor, um ssd maior, fazer uma obra em casa.

Fala pessoal,

Alguém por aqui já tá usando o Clock Tuner 2.0 For Ryzen em CPUs da série 5000?

Segue as temps do 5800x rodando BF5 (que judiava do meu 6700k)
NbaZvmY.png
E a placa mãe, tá curtindo ela?
Tudo funcionando perfeitamente?

Galera, estou pensando em comprar um Ryzen 5 3600, estou na dúvida qual placa mãe comprar pra ele, como uso o pc pra trabalho e pra uso pessoal, preciso que ele tenha Wifi e bluetooth, estou pesquisando e achei essas duas placas:
Vi que uma das diferenças entre elas, fora o preço, é que a da Gigabyte, tem um clock pra memória maior do que a da Asus, é 3200 sem OC contra 2666, acima disso só com OC. Não sei se essa diferença é muito grande assim. Uso bastante planilhas pesadas pra cálculos, e às vezes softwares pesados que exigem processamento e resposta da memória, então realmente não sei qual o impacto de ter uma placa com um com clock maior.
Tem alguma outra indicação de placa mãe?
Uma última dúvida, li que o cooler box que vem com o processador não é muito bom, então se puderem indicar algum cooler, agradeço.

Galera, estou pensando em comprar um Ryzen 5 3600, estou na dúvida qual placa mãe comprar pra ele, como uso o pc pra trabalho e pra uso pessoal, preciso que ele tenha Wifi e bluetooth, estou pesquisando e achei essas duas placas:
Vi que uma das diferenças entre elas, fora o preço, é que a da Gigabyte, tem um clock pra memória maior do que a da Asus, é 3200 sem OC contra 2666, acima disso só com OC. Não sei se essa diferença é muito grande assim. Uso bastante planilhas pesadas pra cálculos, e às vezes softwares pesados que exigem processamento e resposta da memória, então realmente não sei qual o impacto de ter uma placa com um com clock maior.
Tem alguma outra indicação de placa mãe?
Uma última dúvida, li que o cooler box que vem com o processador não é muito bom, então se puderem indicar algum cooler, agradeço.
Vá na mais barata. Nem faz sentido ir na aorus pro, a não ser que vc vá usar 2 placas no PCIe e faça questão que rodem a 8x/8x direto na CPU, pro consumidor normal a aorus elite é melhor e mais barata.

Só pra informar, essa x570 tuf tava por 1300 umas 2 semanas atrás na terabyte.

Aqui bateu 80º C no cinebench

Realmente tá um pouquinho acima do que eu esperaria para um H100, eu achei que ficaria algo entre 70~74 graus.

Aqui como disse fica entre 64 e 66 rodando CB R20 com o H150i e PPT de 142W.

GFIi9Ep.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Minha placa é uma MSI x370 SLI Plus e no site a última é BIOS beta , estou com o R5 3600 será que a BIOS anterior não beta tem suporte pra esse processador?

Precisa verificar no site da MSI se tem algum aviso do tipo "não atualize para essa BIOS caso você use os processadores 'xpto'..."

E já ta liberado pra usar?

Para quem é patrão sim (assina o patreon do 1usmus).

Galera pretendo fazer um upgrade no meu kit AMD, mas não encontrei nada se o B550M aceita o ryzen de 1a geração até eu puder comprar outro mais recente.
Alguém já viu algo do tipo?

Pessoal, pra que servem os VRMs que ficam acima do soquete? Pra OC num 1600AF precisa de ter os dois dissipadores, o curto, acima do soquete, e o comprido, paralelo ao espelho? Minha mobo (B450M Aorus M) só tem o dissipador comprido, então não aguenta OC sem sobreaquecer?
Se n me engano em cima eh só as fases das APUs,por isso alguns não vem com dissipador em cima.

Mas não tenho 100% de ctz nisso
Apenas a cargo de curiosidade, a B450 Aorus M tem 4 fases para CPU, mas apenas 3 delas ficam debaixo daquele dissipador. O PWM e a 4ª fase do cpu ficam na parte de cima, sem dissipação, junto das outras fases. (sim, a Gigabyte fez isso :facepalm:).

Se quiserem saber mais, procurem o review do Peperaio dessa placa no youtube.

Mas fiquem tranquilos, a placa aguenta tranquilo todos os processadores 6 núcleos e até os 8 núcleos Zen2 e Zen3.

Apenas a cargo de curiosidade, a B450 Aorus M tem 4 fases para CPU, mas apenas 3 delas ficam debaixo daquele dissipador. O PWM e a 4ª fase do cpu ficam na parte de cima, sem dissipação, junto das outras fases. (sim, a Gigabyte fez isso :facepalm:).

Se quiserem saber mais, procurem o review do Peperaio dessa placa no youtube.

Mas fiquem tranquilos, a placa aguenta tranquilo todos os processadores 6 núcleos e até os 8 núcleos Zen2 e Zen3.

Obrigado pelo esclarecimento. Eu vi a análise dele, recomenda stock até 2700X e 3800X, e OC moderado até um 2600X ou 3700X. Acredito que o 1600AF está tranquilo então pra subir alguns MHz, subindo até os 3,4GHz do 2600 pra mim já está bom.

Nem comprei a placa tanto pensando em OC e upgrade, mas também pelo codec de áudio melhor (Realtek ALC892), saída HDMI 2.0 e o dissipador de M.2.

Chip b450 top da geração passada (no precinho) ou chip b550 intermediário microATX mais caro?

Interessante, definitivamente fazer o undervolting PBO2 (-30) no 5600X é só alegria, ganhos em todos os cenários!
Para fazer esse undervolting é só atualizar pra agesa 1.0.0.9, abrir o curve optimizer e botar -30?
E com relação ao clock? Deixa automático e seja feliz?

Última edição:
Chip b450 top da geração passada (no precinho) ou chip b550 intermediário microATX mais caro?

Para fazer esse undervolting é só atualizar pra agesa 1.0.0.9, abrir o curve optimizer e botar -30?
E com relação ao clock? Deixa automático e seja feliz?

Dá uma olhada no vídeo a partir de 4:30 min ele mostra o passo a passo em uma mobo MSI X570.

Pelo relato de vocês por aqui e também em sites gringos devido as altas temperaturas no 5800X não compensa pegar ele, diante disso e depois de ver todos esses comentários,
eu que havia comprado o 5800X (K💣 R$ 2.940) mas vou recusar a entrega já alegando arrependimento de compra e tentar partir para o
5900X ou se por acaso aparecer uma promoção talvez o 5600X, não estou a fim de ficar sofrendo ou desanimado pra baixar altas
temperaturas (mesmo pelo que entendi estas temperaturas não baixam), já me basta o chipset da X570 que é bem quente.

Eu vi, ele só ativou o curve optimizer, setou -30 e pronto kkkk
Achei muito simples, por isso perguntei se é só isso msm
Nos comentários do vídeo, o dono do Canal comenta "Ligeira correção - alguns usuários estão vendo o PBO2 disponível nas placas-mãe B450. Outra atualização: Está disponível em algumas placas com AGESA 1.1.0.0, incluindo meu Crosshair VIII Impact. Acabei de testar o Ryzen 5900X em meu próprio sistema - ele pode fazer um deslocamento negativo de 25."

Pelo relato de vocês por aqui e também em sites gringos devido as altas temperaturas no 5800X não compensa pegar ele, diante disso e depois de ver todos esses comentários,
eu que havia comprado o 5800X (K💣 R$ 2.940) mas vou recusar a entrega já alegando arrependimento de compra e tentar partir para o
5900X ou se por acaso aparecer uma promoção talvez o 5600X, não estou a fim de ficar sofrendo ou desanimado pra baixar altas
temperaturas (mesmo pelo que entendi estas temperaturas não baixam), já me basta o chipset da X570 que é bem quente.

Acho que não eh para tanto. O meu aqui em jogo com tudo no auto fica na casa dos 70 graus. Acredito q novas bios virão e irão otimizar mais o 5800x.

Já tem previsão para o novo agesa sair oficialmente?

Última edição:
Acho que não eh para tanto. O meu aqui em jogo com tudo no auto fica na casa dos 70 graus. Acredito q novas bios virão e irão otimizar mais o 5800x.

Já tem previsão para o novo agesa sair oficialmente?
AGESA 1.1.9.0 já foi ``lançado`` pela AMD, oficialmente o código já está nas mãos das fabricantes. O engenheiro da Gigabyte que interage lá no TweakTown falou que a primeira bios beta 1.1.9.0 para as X570 e B550 deve sair pelo fim da semana que vem, ou tardar na outra.

Agora vai da rapidez das equipes das fabricantes... Por isso que falei algumas páginas atrás para aliviar nos overclocks, undervolts, pois o microcode que temos no momento é absurdamente porco. Rezando de joelhos para o 1.1.9.0 amadurecer legal a plataforma.

A minha X570 já tem essa BIOS 1.1.9.0. Eu precisei atualizar sem CPU pq comprei um 5600X e a bios não suportava. E no procedimento já coloquei essa última bios, que é beta. Funcionando de boas.

Última edição:
Peguei uma b450 tomahawk por R$800, não iria pagar 1100 em uma microatx ou 1300-1400 em uma b550 atx...

Estou começando a usar o 5600X, e tenho uma duvida dos clocks dele. No Cinebench tá pegando em todos os cores (teste Multi core) 4475Mhz, e o Vcore fica em 1.32. Temperatura em 80 graus. Mas vi que em single core pega 4650Mhz. Está ok? É isso mesmo?

Eu já tinha lido que ele era esquentadinho, mas até o momento o pico máximo que eu tive jogando foram 72 graus. Levando em consideração que ontem e hoje fizeram um calor desgraçado, até que estou achando tranquilo a temperatura dele. Mas em todo caso já estou vendo um WC com radiador de 360mm 😬

Users who are viewing this thread

Voltar