[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Obrigado pelo esclarecimento. Eu vi a análise dele, recomenda stock até 2700X e 3800X, e OC moderado até um 2600X ou 3700X. Acredito que o 1600AF está tranquilo então pra subir alguns MHz, subindo até os 3,4GHz do 2600 pra mim já está bom.

Nem comprei a placa tanto pensando em OC e upgrade, mas também pelo codec de áudio melhor (Realtek ALC892), saída HDMI 2.0 e o dissipador de M.2.

Se for na Aorus B450M você consegue subir facilmente a 3.8-4GHz o seu 1600AF....dependendo da loteria do silício do processador pode conseguir até um pouco mais...para over desses será preciso um cooler um pouco melhor que o cooler box...um Gammax 400v2(115 reais) ou GTE(140 reais) já dá conta sossegado.

De qualquer forma o 1600AF mesmo em stock quando é ativado o turbo ele consegue manter todos os núcleos em 3.7GHz.

Última edição:
AGESA 1.1.9.0 já foi ``lançado`` pela AMD, oficialmente o código já está nas mãos das fabricantes. O engenheiro da Gigabyte que interage lá no TweakTown falou que a primeira bios beta 1.1.9.0 para as X570 e B550 deve sair pelo fim da semana que vem, ou tardar na outra.

Agora vai da rapidez das equipes das fabricantes... Por isso que falei algumas páginas atrás para aliviar nos overclocks, undervolts, pois o microcode que temos no momento é absurdamente porco. Rezando de joelhos para o 1.1.9.0 amadurecer legal a plataforma.
Será que irá vir para as b450?

O que é CPPC e CPPC preferred cores? Faz alguma diferença ativar ou desativar ambos?

Pessoal para os ryzen 5xxx tem q instalar o plano de energia que vem junto com o driver do chipset?

Pessoal para os ryzen 5xxx tem q instalar o plano de energia que vem junto com o driver do chipset?

Não vejo diferença praticamente nenhuma entre esses perfis e os do Windows. Nem em consumo, nem em performance.

Meu note de 2014 (i5 de terceira geração) deu pau e finalmente peguei um com Ryzen 5 3500u, meu note antigo ainda me atendia bem, tinha 8GB de ram e eu havia colocado um SSD, minha ideia era pegar um Ryzen já com RDNA2 integrado, mas como meu note estragou, acabei pegando um Lenovo S145 com R5 3500u (sei que é zen+, não achei nenhum com preço acessível com zen2), a outra escolha era um i5 da 8ª geração, mas preferi ir de AMD.
Imagino que a diferença de performance será gingante. Meu uso é navegar pela internet, e estudos, as vezes converter um vídeo ou algo assim, nada pesado.

Meu note de 2014 (i5 de terceira geração) deu pau e finalmente peguei um com Ryzen 5 3500u, meu note antigo ainda me atendia bem, tinha 8GB de ram e eu havia colocado um SSD, minha ideia era pegar um Ryzen já com RDNA2 integrado, mas como meu note estragou, acabei pegando um Lenovo S145 com R5 3500u (sei que é zen+, não achei nenhum com preço acessível com zen2), a outra escolha era um i5 da 8ª geração, mas preferi ir de AMD.
Imagino que a diferença de performance será gingante. Meu uso é navegar pela internet, e estudos, as vezes converter um vídeo ou algo assim, nada pesado.
Comparando CPUvsCPU o I5 é melhor hein, oitava geração já teve aumento de núcleos e o IPC é meior que do Ryzen

Se colocas as VGA on-board o Ryzen dá um banho no I5

----------
Retificando

Comparando com um 8250U são bem parecidos em desempenho, jogando a vga na conta o Ryzen se sai bem melhor.

Última edição:
Pessoal estou querendo trocar meu Ryzen 3 2200g por um Ryzen 5 2600 (aqueles do aliexpress), compensa realizar o upgrade? Estou com o objetivo de posteriormente comprar uma rtx 3060 quando as coisas normalizarem , com objetivo apenas de 1080p + 60 fps por um longo período de tempo (Não ligo para jogo competitivos e nem pretendo dar um upgrade no meu monitor, logo não busco taxas acima de 100 fps)
Ultima duvida, qual valor vcs acham justo cobrar por um ryzen 3 2200g usado?

Comparando CPUvsCPU o I5 é melhor hein, oitava geração já teve aumento de núcleos e o IPC é meior que do Ryzen

Se colocas as VGA on-board o Ryzen dá um banho no I5

----------
Retificando

Comparando com um 8250U são bem parecidos em desempenho, jogando a vga na conta o Ryzen se sai bem melhor.

Sim eu dei uma pesquisada antes de comprar e vi que o desempenho dos dois são bem parecidos, mas parece que o Ryzen consome menos bateria.
Não vou jogar no note, mas por ter um vídeo on-board melhor achei mais conveniente ir de Ryzen, fora que o modelo que peguei já vem com 12GB de ram, o modelo com i5 que vi possuía 8GB.

Alguém aqui já testou a agesa 1.1.9.0 nas placas da asus? Se sim, sentiu melhora em relação ao overclock na memória?
Vi hoje que saiu atualização porém no site da asus (tuf x570 plus) ainda consta como beta bios. Pensei em atualizar mas bateu um receio pq meu pc ta bem redondinho com a v3001..
Atualmente não consigo passar dos @3866 e queria buscar os 4000mhz :melior4:

Existe algum guia explicando todas as séries de placa da AMD? Vou migrar para o lado vermelho e quero me inteiras mais.

Segue as temps do 5800x rodando BF5 (que judiava do meu 6700k)
NbaZvmY.png
essas temperaturas estão absolutamente normais.
porem dá pra melhorar , eu particularmente não gosto do sistema quente.
Clock fixo 4.550
Vcore 1.20 + LLC2
VSOC 1.05 + LLC2

eu jogo , apenas BFV , que foi seu jogo mencionado , uso meu sistema inteiro de fans em modo SILENT , com essa config acima , e não passa de 62-64c nos dias mais quentes.
Em dias mais ameno 58-60c.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pelo relato de vocês por aqui e também em sites gringos devido as altas temperaturas no 5800X não compensa pegar ele, diante disso e depois de ver todos esses comentários,
eu que havia comprado o 5800X (K💣 R$ 2.940) mas vou recusar a entrega já alegando arrependimento de compra e tentar partir para o
5900X ou se por acaso aparecer uma promoção talvez o 5600X, não estou a fim de ficar sofrendo ou desanimado pra baixar altas
temperaturas (mesmo pelo que entendi estas temperaturas não baixam), já me basta o chipset da X570 que é bem quente.
jogo a 62-64c em dias que aqui faz 34-36c..
se isso for quente , não quero nem lembrar das minhas épocas de fx8320 , 3770k , que era comum processadores trabalhando na casa dos 80+..

só vejo membros que NÂO possuem Ryzen5000 , ou não possui RYZEN (usuário intel) ou então leigo, falar essas coisas. E ae acaba se criando essa teoria.

mas se tem a opção de 5900x , pq não ? mais CPU ainda!! GOGO!
na pratica (ingame) entrega mesma coisa, ao meu ver não compensa a diferenca de valor , fator este que quem compra o 5600x tbm fala isso do 5800x :bwahaha:

Última edição:
essas temperaturas estão absolutamente normais.
porem dá pra melhorar , eu particularmente não gosto do sistema quente.
Clock fixo 4.550
Vcore 1.20 + LLC2
VSOC 1.05 + LLC2

eu jogo , apenas BFV , que foi seu jogo mencionado , uso meu sistema inteiro de fans em modo SILENT , com essa config acima , e não passa de 62-64c nos dias mais quentes.
Em dias mais ameno 58-60c.

jogo a 62-64c em dias que aqui faz 34-36c..
se isso for quente , não quero nem lembrar das minhas épocas de fx8320 , 3770k , que era comum processadores trabalhando na casa dos 80+..

só vejo membros que NÂO possuem Ryzen5000 , ou não possui RYZEN (usuário intel) ou então leigo, falar essas coisas. E ae acaba se criando essa teoria.

mas se tem a opção de 5900x , pq não ? mais CPU ainda!! GOGO!
na pratica (ingame) entrega mesma coisa, ao meu ver não compensa a diferenca de valor , fator este que quem compra o 5600x tbm fala isso do 5800x :bwahaha:
o 5800x é comprovadamente o mais quente de todos, inclusive não só diz isso em todo review dele como tb tem até um reddit postado aqui só de usuário dele com dificuldades em manter as temps dele a um nível aceitável, aí só está frio pq vc capou 400mhz do clock do boost dele e setou 1.20v o que perde bastante em eficiência per clock, aqui no 5900x mesmo qualquer coisa abaixo de 1.41v já começa a ter perda de performance

o 5800x é comprovadamente o mais quente de todos, inclusive não só diz isso em todo review dele como tb tem até um reddit postado aqui só de usuário dele com dificuldades em manter as temps dele a um nível aceitável, aí só está frio pq vc capou 400mhz do clock do boost dele e setou 1.20v o que perde bastante em eficiência per clock, aqui no 5900x mesmo qualquer coisa abaixo de 1.41v já começa a ter perda de performance
meu BFV fica cravado 200fps , era meu foco. E sinceramente , eu não vejo BASTANTE DIFERENCA (como vc citou ) no 4.550 Fixo Vs 4.9 ( em raros momentos em um clock ou outro ).
muita gente ainda fica preso ao passado , onde CLOCK era tudo...
no 3800x eu tinha todos os perfis fixos.
4.2 4.3 4.350 4.4 4.450 ( 4.5 nao consegui )
meus resultados eram todos iguais , o que mudava era temperatura , consumo e ruído.

PS : já fiz todos os testes necessários em UV+FIX VS Stock VS Stock+PBO.
digo e repito.... só muda temperatura , consumo e ruido.

PS2 : topo qlq teste/bench de qlq app com quem tiver 5800x (stock) para comparações. Até pq ja fiz e comparei com reviews gringos/br...
( OVER EH OUTROS QUINHENTOS , dai o cara fecha o olho pra consumo, temp , etc etc)
porem precisa nivelar tbm as rams, e o máximo que consigo nos meus pentes eh 3533@cl16

PS3 : não estou gabando o 5800x , nem meu UV , ou qlq coisa do tipo... Apenas demonstrar que muita coisa que falam , ou que acreditam em algo que viram , não faz lógica na pratica as vezes.

boa sorte com seus 1.41V+ diários.

Última edição:
meu BFV fica cravado 200fps , era meu foco. E sinceramente , eu não vejo BASTANTE DIFERENCA (como vc citou ) no 4.550 Fixo Vs 4.9 ( em raros momentos em um clock ou outro ).
muita gente ainda fica preso ao passado , onde CLOCK era tudo...
no 3800x eu tinha todos os perfis fixos.
4.2 4.3 4.350 4.4 4.450 ( 4.5 nao consegui )
meus resultados eram todos iguais , o que mudava era temperatura , consumo e ruído.

PS : já fiz todos os testes necessários em UV+FIX VS Stock VS Stock+PBO.
digo e repito.... só muda temperatura , consumo e ruido.

PS2 : topo qlq teste/bench de qlq app com quem tiver 5800x (stock) para comparações. Até pq ja fiz e comparei com reviews gringos/br...
( OVER EH OUTROS QUINHENTOS , dai o cara fecha o olho pra consumo, temp , etc etc)
porem precisa nivelar tbm as rams, e o máximo que consigo nos meus pentes eh 3533@cl16

PS3 : não estou gabando o 5800x , nem meu UV , ou qlq coisa do tipo... Apenas demonstrar que muita coisa que falam , ou que acreditam em algo que viram , não faz lógica na pratica as vezes.

boa sorte com seus 1.41V+ diários.
O que da diferença no Ryzen 2/3xxx é over na memórias.

O que da diferença no Ryzen 2/3xxx é over na memórias.
sei bem disto rsrsrs..
todo ryzen se beneficia bem de frequencia/latency. Principalmente em 1% low
com 3800x , tive bastante ganho nas minimas do BFV qnd sai do 3200@16 para 3533@16

porem médias não se alteraram, porem já eram satisfatórias (160+)

Tá complicado escolher um cooler ou water cooler para o 5800x. Dei uma olhada no tópico e peguei algumas ideias, mas pelo visto terá que ser Water cooler mesmo de pelo menos 240mm. Queria algo o mais custo benefício. Quem tá com esse processador há mais tempo tem usado qual cooler ou Water cooler?

Tá complicado escolher um cooler ou water cooler para o 5800x. Dei uma olhada no tópico e peguei algumas ideias, mas pelo visto terá que ser Water cooler mesmo de pelo menos 240mm. Queria algo o mais custo benefício. Quem tá com esse processador há mais tempo tem usado qual cooler ou Water cooler?

Eu estou com o ML240P da Cooler Master (sem RGB) e com o 5800x.
Não estou fazendo benchs e acompanhando as temperaturas muito sistematicamente, mas a junction temperature da 6800xt é quem me chama atenção (90-91 graus).

CPU tá tranquilo, mesmo o 5800x sendo quente pelo que leio. Isso jogando COD Cold War em 120 fps. Acompanho um pouco as temperaturas só pelo overlay da AMD mesmo.

gamemaxx 360r ( dá e sobra )
recomendo 240 ou 360mm

esse patamar de cpu , assim como os i7 não faz lógica usar 120mm ou AIR.

Eu estou com o ML240P da Cooler Master (sem RGB) e com o 5800x.
Não estou fazendo benchs e acompanhando as temperaturas muito sistematicamente, mas a junction temperature da 6800xt é quem me chama atenção (90-91 graus).

CPU tá tranquilo, mesmo o 5800x sendo quente pelo que leio. Isso jogando COD Cold War em 120 fps. Acompanho um pouco as temperaturas só pelo overlay da AMD mesmo.
120 fps@1080p para esse CPU é moleza. Ainda mais que pelo visto vc usa resolução mais alta.. Vc nunca irá precisa usar o potencial desse cpu nesta resolução.

Informações surgindo de uma APU Cezanne para desktop e com elas veio algo interessante (rumor): Não existirão CPUs sem sufixos para o consumidor comum e não existirá o 5700X. Na prática o que isso significaria? Ryzens 5900 e 5800 (de 65W) apenas para OEM (linha Pro), e o Ryzen 7 5700 só existiria sua versão "G", no caso a APU que anda sendo vazada. O 5600 comum ainda se tem zero informação, logo a linha da AMD de Zen3 desktop ficaria 5950X, 5900X, 5800X, 5700G e 5600X, a APU 6/12 poderá ser o 5600G (ou 5500G, se seguir este padrão) e daí em diante mantém-se uma incógnita, já que a oferta de chips está muito escassa para ter CPUs 4/8.

image.png

Última edição:

ML360L V2 (peguei por 599 na Kabum com cupom) no 5600X stock, 32~34ºC idle e nunca vi mais de 65ºC full... Com a curva de fan no modo silent da bios... Não escuto absolutamente nada de fans e olha que o desktop está grudado aqui do lado. Meio overkill, eu sei, mas o preço estava ótimo.

Não sei quanto a overclock, me recuso a perder tempo lidando com isso enquanto o microcode está uma bela de uma merda e a Gigabyte não se acertar com as bios. Esperando a F12 pra ver se o AGESA 1.1.9.0 vai melhorar algo com o PBO2. Vou espremer cada gota de performance do 5600x quando amadurecer a plataforma.

Users who are viewing this thread

Voltar