Galera que já começou a brincar com o Curve Optmizer do PBO, que lógica estão seguindo pra setar os offsets? Setar os menores offsets nos "melhores" cores segundo o Ryzen Master faz sentido?
E como se descobre qual o melhor núcleo? Tentativa e erro? Ou se baseando no que o Ryzen Master diz que são os melhores?Pra mim os melhores núcleos são os que tem de trabalhar com o offset negativo mais agressivo, afinal se o núcleo é bom ele tem que fazer a mesma coisa que os outros com menos energia que os outros.
Não entendo porque eu vejo a maioria colocando unvervolt menos agressivo nos melhores núcleos. Pra mim não faz sentido.
O teu melhor núcleo é aquele que precisa de menos energia e tu vai fazer o undervolt menos agressivo nele? Qual a lógica?
quem vê até pensa que 1.41v vai matar o processador kkkk, só que ele em stock funciona a 1.50v em single e 1.33v em multi, até os ryzen 1000 e 2000 eram assim com pbo e nenhum morreu em stock até hj, logo não tem problema algum 1.41v em single e 1.28v em multi que é como fica aqui, e isso batendo 5.1ghz no single e 4.6ghz no multi pq mexi na curva, esse over de clock fixo pra 4.5ghz em todos os núcleos mata o desempenho em single e esses 1.20v então nem se fala, se perdia 30 pontos em single no cpu-z só de baixar pra 1.30v mantendo o clock de 5.1ghz no single não quero nem imaginar com 1.20v e 4.5ghz, esse troço deve estar rendendo igual o 3800xmeu BFV fica cravado 200fps , era meu foco. E sinceramente , eu não vejo BASTANTE DIFERENCA (como vc citou ) no 4.550 Fixo Vs 4.9 ( em raros momentos em um clock ou outro ).
muita gente ainda fica preso ao passado , onde CLOCK era tudo...
no 3800x eu tinha todos os perfis fixos.
4.2 4.3 4.350 4.4 4.450 ( 4.5 nao consegui )
meus resultados eram todos iguais , o que mudava era temperatura , consumo e ruído.
PS : já fiz todos os testes necessários em UV+FIX VS Stock VS Stock+PBO.
digo e repito.... só muda temperatura , consumo e ruido.
PS2 : topo qlq teste/bench de qlq app com quem tiver 5800x (stock) para comparações. Até pq ja fiz e comparei com reviews gringos/br...
( OVER EH OUTROS QUINHENTOS , dai o cara fecha o olho pra consumo, temp , etc etc)
porem precisa nivelar tbm as rams, e o máximo que consigo nos meus pentes eh 3533@cl16
PS3 : não estou gabando o 5800x , nem meu UV , ou qlq coisa do tipo... Apenas demonstrar que muita coisa que falam , ou que acreditam em algo que viram , não faz lógica na pratica as vezes.
boa sorte com seus 1.41V+ diários.
exatamente, os melhores núcleos tem que ter undervolt mais agressivoPra mim os melhores núcleos são os que tem de trabalhar com o offset negativo mais agressivo, afinal se o núcleo é bom ele tem que fazer a mesma coisa que os outros com menos energia que os outros.
Não entendo porque eu vejo a maioria colocando unvervolt menos agressivo nos melhores núcleos. Pra mim não faz sentido.
O teu melhor núcleo é aquele que precisa de menos energia e tu vai fazer o undervolt menos agressivo nele? Qual a lógica?
é simBoa tarde pessoal, venho desde o i5 2500k com a linha intel e sempre tive o cagaço de atualizar a bios e acontece que faltar energia no meio do processo. Aí me vem a dúvida, muitas placas novas tem o recurso Bios Flashback (inclusive a minha), se acontece de faltar energia durante a atualização de bios, é possível instala-la novamente através deste recurso?
E como se descobre qual o melhor núcleo? Tentativa e erro? Ou se baseando no que o Ryzen Master diz que são os melhores?
Queria que fosse possível fazer isso no 3600x.![]()
mas aonde foi que citei que mata o processador ??quem vê até pensa que 1.41v vai matar o processador kkkk, só que ele em stock funciona a 1.50v em single e 1.33v em multi, até os ryzen 1000 e 2000 eram assim com pbo e nenhum morreu em stock até hj, logo não tem problema algum 1.41v em single e 1.28v em multi que é como fica aqui, e isso batendo 5.1ghz no single e 4.6ghz no multi pq mexi na curva, esse over de clock fixo pra 4.5ghz em todos os núcleos mata o desempenho em single e esses 1.20v então nem se fala, se perdia 30 pontos em single no cpu-z só de baixar pra 1.30v mantendo o clock de 5.1ghz no single não quero nem imaginar com 1.20v e 4.5ghz, esse troço deve estar rendendo igual o 3800x
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
exatamente, os melhores núcleos tem que ter undervolt mais agressivo
é sim
Eu uso o Ryzen Master mesmo.
asneira alguma, esse tipo de over todo mundo sabe que sacrifica o single pra estabilizar no clock do multi mas com voltagem mais baixa e poupar consumo e temperatura, eu achei até melhor vc desligar o pbo e deixar em stock que deixa o single subir mais do que esses 4.5ghz do que fazer isso que perde menos performance ingame, esse método aí eu perdi 15fps em um jogo que nem cpu bound é tipo o nba 2k21 que é deixando em 4.4ghz com 1.30v, no cs me caía 100fps (blz que eu faço 620 e foi pra 510 haha)mas aonde foi que citei que mata o processador ??
ta sim rsrsrsrs ta igualzinho o 3800x KKKKKKKKK... me fale o teste que quiser... inclusive ja mandei inúmeros tests aqui quando recebi o cpu.
infelizmente vc falou um pouco de asneiras..
inclusive acabei de rodar o cineR23 , e no single , que segundo vc é a maior perca , o resultado foi de 2% abaixo de um test que vi no reddit com cpu stock
meu unico game eh BFV..asneira alguma, esse tipo de over todo mundo sabe que sacrifica o single pra estabilizar no clock do multi mas com voltagem mais baixa e poupar consumo e temperatura, eu achei até melhor vc desligar o pbo e deixar em stock que deixa o single subir mais do que esses 4.5ghz do que fazer isso que perde menos performance ingame, esse método aí eu perdi 15fps em um jogo que nem cpu bound é tipo o nba 2k21 que é deixando em 4.4ghz com 1.30v, no cs me caía 100fps (blz que eu faço 620 e foi pra 510 haha)
não foi a toa que a amd criou o curve optimizer pro pessoal conseguir aumentar o multi sem sacrificar o single ou até aumentando-o um pouco mais tb
Tu quer temperatura de -10 graus no processador deixando a tensão chegar nos 1.41v e batendo 5ghz no clock?asneira alguma, esse tipo de over todo mundo sabe que sacrifica o single pra estabilizar no clock do multi mas com voltagem mais baixa e poupar consumo e temperatura, eu achei até melhor vc desligar o pbo e deixar em stock que deixa o single subir mais do que esses 4.5ghz do que fazer isso que perde menos performance ingame, esse método aí eu perdi 15fps em um jogo que nem cpu bound é tipo o nba 2k21 que é deixando em 4.4ghz com 1.30v, no cs me caía 100fps (blz que eu faço 620 e foi pra 510 haha)
não foi a toa que a amd criou o curve optimizer pro pessoal conseguir aumentar o multi sem sacrificar o single ou até aumentando-o um pouco mais tb
pela sua teoria então vc está dizendo que a intel com seus 14nm é mais eficiente que a amd pq funciona em 1.35v mais frio enquanto a amd bate até 1.50v em stock mais quente? pq se baixar muito disso lá se vai toda a vantagem do single e multi mais forte e perde todo o sentido em ter comprado o ryzen e ignora totalmente os próprios engenheiros da amd que o fizeram assim e publicaram que ele é feito pra funcionar nessa margem de voltagem e temperatura sem problemasEm resumo, para fazer o undervoltage é habilitar o pbo2 e o curve optimizer com -30 nos melhores e -20 nos piores?
Tu quer temperatura de -10 graus no processador deixando a tensão chegar nos 1.41v e batendo 5ghz no clock?
Pode vender o ryzen e voltar p intel ou comprar algum processador futuristico da Apple porque não vai rolar não kkkkk
1.41v e reclama de temperatura é foda, deixa essa tensão em um i9 e assiste a magia acontecer
Não, deixa ambos stock e veja a magia acontecer, mexa em ambos, pesquise ambos e veja qual faz mais consumindo menos.pela sua teoria então vc está dizendo que a intel com seus 14nm é mais eficiente que a amd pq funciona em 1.35v mais frio enquanto a amd bate até 1.50v em stock mais quente? pq se baixar muito disso lá se vai toda a vantagem do single e multi mais forte e perde todo o sentido em ter comprado o ryzen e ignora totalmente os próprios engenheiros da amd que o fizeram assim e publicaram que ele é feito pra funcionar nessa margem de voltagem e temperatura sem problemas
não entendo esse tesão em capar o processador em como ele é em stock perdendo toda a vantagem que ele trouxe, eu quem devia estar mandando vc comprar um intel então já te incomoda tanto a tensão e temperatura em que ele funciona normalmente ao ponto de fazer castrar ele
Em resumo, para fazer o undervoltage é habilitar o pbo2 e o curve optimizer com -30 nos melhores e -20 nos piores?
Se ficar estável sim, mas pelo que ando vendo dificilmente conseguiria setar abaixo de -15 nos melhores e -20 nos piores a não ser 5800X que tem TDP em excesso pra queimar num único CCX.
Dica 1: Pra testar estabilidade recomendo esse guia, pelo menos foi o que mais detectou falhas no meu 5600X.
Dica 2: HWinfo mostra a ordem dos melhores. Aqui no Ryzen Master core 2 é o que tem estrela e core 0 é a bolinha. Edit: O primeiro número do perf é a ordem preferida do Windows e o segundo perf é do Ryzen Master.
![]()
Depende muito da qualidade do chip.
Aqui consigo -25 em todos núcleos.
-30 em todos núcleos até passa em stress mas dá crash com o sistema ocioso, creio que algum tuning adicional é necessário.
Se tá 100% estável seu cpu deve ser premiado mesmo heim!
Premiado não sei, ainda não consegui FLCK maior que 1900MHz.
Também não consegui no 3300x.
To achando que é a BIOS da placa mãe.
As memórias consigo 4000MHz tranquilamente com FLCK 1900MHz.
Boa.. só cuidado que jaja alguem vem falar que vc "CAPOU" o Cpu HAHAHA..Aqui no 5800x, só deixei em 4.6ghz, 1.25v fixo. E só. Não mexi mais em nada. Nos jogos que pede mais proc, não passa de 70c. O jogo que mais jogo pubg, não passa de 60c. No cinebench fica em 80c.
SIMMMM para as duas perguntas.Será que a qualidade da placa mãe pode ajudar nesses valores mais agressivos de CO? Sabe se ajuste no LLC pode melhorar a estabilidade?