[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
E esse Water Cooler é bom pro 5800x? É relativamente mais barato. E teria que ter um gabinete que suporte desse tamanho, certo?
Water Cooler Pcyes Sangue Frio 2, 360mm

Boa tarde pessoal, venho desde o i5 2500k com a linha intel e sempre tive o cagaço de atualizar a bios e acontece que faltar energia no meio do processo. Aí me vem a dúvida, muitas placas novas tem o recurso Bios Flashback (inclusive a minha), se acontece de faltar energia durante a atualização de bios, é possível instala-la novamente através deste recurso?

EDIT: Vendo o comentário acima pensei que aqui era o tópico da Intel, huahuahuahua
Foi mal pessoal, comentário editado e movido ao seu devido local, sorry >.<

Última edição:
Estava pesquisando os preços das placas de rede wireless e são carinhas as mais 'legais'. Ia colocar na MSI Z87 que foi para o meu irmão, mas tô achando financeiramente melhor passar um cabo pela casa.

Por isso insisti na B550 com WiFi. Além de ser o mesmo preço das versões sem WiFi, de quebra poupo um gasto e trabalho.

Galera que já começou a brincar com o Curve Optmizer do PBO, que lógica estão seguindo pra setar os offsets? Setar os menores offsets nos "melhores" cores segundo o Ryzen Master faz sentido?

Galera que já começou a brincar com o Curve Optmizer do PBO, que lógica estão seguindo pra setar os offsets? Setar os menores offsets nos "melhores" cores segundo o Ryzen Master faz sentido?

Pra mim os melhores núcleos são os que tem de trabalhar com o offset negativo mais agressivo, afinal se o núcleo é bom ele tem que fazer a mesma coisa que os outros com menos energia que os outros.

Não entendo porque eu vejo a maioria colocando unvervolt menos agressivo nos melhores núcleos. Pra mim não faz sentido.

O teu melhor núcleo é aquele que precisa de menos energia e tu vai fazer o undervolt menos agressivo nele? Qual a lógica?

Pra mim os melhores núcleos são os que tem de trabalhar com o offset negativo mais agressivo, afinal se o núcleo é bom ele tem que fazer a mesma coisa que os outros com menos energia que os outros.

Não entendo porque eu vejo a maioria colocando unvervolt menos agressivo nos melhores núcleos. Pra mim não faz sentido.

O teu melhor núcleo é aquele que precisa de menos energia e tu vai fazer o undervolt menos agressivo nele? Qual a lógica?
E como se descobre qual o melhor núcleo? Tentativa e erro? Ou se baseando no que o Ryzen Master diz que são os melhores?

Queria que fosse possível fazer isso no 3600x. :okay:

meu BFV fica cravado 200fps , era meu foco. E sinceramente , eu não vejo BASTANTE DIFERENCA (como vc citou ) no 4.550 Fixo Vs 4.9 ( em raros momentos em um clock ou outro ).
muita gente ainda fica preso ao passado , onde CLOCK era tudo...
no 3800x eu tinha todos os perfis fixos.
4.2 4.3 4.350 4.4 4.450 ( 4.5 nao consegui )
meus resultados eram todos iguais , o que mudava era temperatura , consumo e ruído.

PS : já fiz todos os testes necessários em UV+FIX VS Stock VS Stock+PBO.
digo e repito.... só muda temperatura , consumo e ruido.

PS2 : topo qlq teste/bench de qlq app com quem tiver 5800x (stock) para comparações. Até pq ja fiz e comparei com reviews gringos/br...
( OVER EH OUTROS QUINHENTOS , dai o cara fecha o olho pra consumo, temp , etc etc)
porem precisa nivelar tbm as rams, e o máximo que consigo nos meus pentes eh 3533@cl16

PS3 : não estou gabando o 5800x , nem meu UV , ou qlq coisa do tipo... Apenas demonstrar que muita coisa que falam , ou que acreditam em algo que viram , não faz lógica na pratica as vezes.

boa sorte com seus 1.41V+ diários.
quem vê até pensa que 1.41v vai matar o processador kkkk, só que ele em stock funciona a 1.50v em single e 1.33v em multi, até os ryzen 1000 e 2000 eram assim com pbo e nenhum morreu em stock até hj, logo não tem problema algum 1.41v em single e 1.28v em multi que é como fica aqui, e isso batendo 5.1ghz no single e 4.6ghz no multi pq mexi na curva, esse over de clock fixo pra 4.5ghz em todos os núcleos mata o desempenho em single e esses 1.20v então nem se fala, se perdia 30 pontos em single no cpu-z só de baixar pra 1.30v mantendo o clock de 5.1ghz no single não quero nem imaginar com 1.20v e 4.5ghz, esse troço deve estar rendendo igual o 3800x
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

exatamente, os melhores núcleos tem que ter undervolt mais agressivo

Boa tarde pessoal, venho desde o i5 2500k com a linha intel e sempre tive o cagaço de atualizar a bios e acontece que faltar energia no meio do processo. Aí me vem a dúvida, muitas placas novas tem o recurso Bios Flashback (inclusive a minha), se acontece de faltar energia durante a atualização de bios, é possível instala-la novamente através deste recurso?
é sim

E como se descobre qual o melhor núcleo? Tentativa e erro? Ou se baseando no que o Ryzen Master diz que são os melhores?

Queria que fosse possível fazer isso no 3600x. :okay:

Eu uso o Ryzen Master mesmo.

Resolvi aceitar o 5800X, CPU do karai, excelente...Mas é quente, um grande sobe e desce nas temperaturas, aqui já bateu um pouco mais que 5Ghz (73 graus), depende
do que for configurando na BIOS, como elas estão frescas ainda pra está plataforma e são betas, fica difícil se aprofundar...Enfim, mesmo sendo betas e
pelo que entendi a Bios não irá fazer muito milagre nas temperaturas, mas o processador é muito cavalo, vou mexendo até domingo pra ver se fico com
este processador ou não devido as altas temperaturas, enfim...tem um bocado de usuários também relatando que as temperaturas estão boas.

quem vê até pensa que 1.41v vai matar o processador kkkk, só que ele em stock funciona a 1.50v em single e 1.33v em multi, até os ryzen 1000 e 2000 eram assim com pbo e nenhum morreu em stock até hj, logo não tem problema algum 1.41v em single e 1.28v em multi que é como fica aqui, e isso batendo 5.1ghz no single e 4.6ghz no multi pq mexi na curva, esse over de clock fixo pra 4.5ghz em todos os núcleos mata o desempenho em single e esses 1.20v então nem se fala, se perdia 30 pontos em single no cpu-z só de baixar pra 1.30v mantendo o clock de 5.1ghz no single não quero nem imaginar com 1.20v e 4.5ghz, esse troço deve estar rendendo igual o 3800x

exatamente, os melhores núcleos tem que ter undervolt mais agressivo

é sim
mas aonde foi que citei que mata o processador ??
ta sim rsrsrsrs ta igualzinho o 3800x KKKKKKKKK... me fale o teste que quiser... inclusive ja mandei inúmeros tests aqui quando recebi o cpu.
infelizmente vc falou um pouco de asneiras..
inclusive acabei de rodar o cineR23 , e no single , que segundo vc é a maior perca , o resultado foi de 2% abaixo de um test que vi no reddit com cpu stock

Última edição:
Eu uso o Ryzen Master mesmo.

Como faço para ver os melhores núcleos do meu pelo Ryzen Master? Nunca usei ele, estou perdido rsrs...

Edit: Ah achei, o com estrelinha é o melhor núcleo e o da bolinha o segundo melhor, segundo a legenda, correto? São só dois mesmo? rsrs

mas aonde foi que citei que mata o processador ??
ta sim rsrsrsrs ta igualzinho o 3800x KKKKKKKKK... me fale o teste que quiser... inclusive ja mandei inúmeros tests aqui quando recebi o cpu.
infelizmente vc falou um pouco de asneiras..
inclusive acabei de rodar o cineR23 , e no single , que segundo vc é a maior perca , o resultado foi de 2% abaixo de um test que vi no reddit com cpu stock
asneira alguma, esse tipo de over todo mundo sabe que sacrifica o single pra estabilizar no clock do multi mas com voltagem mais baixa e poupar consumo e temperatura, eu achei até melhor vc desligar o pbo e deixar em stock que deixa o single subir mais do que esses 4.5ghz do que fazer isso que perde menos performance ingame, esse método aí eu perdi 15fps em um jogo que nem cpu bound é tipo o nba 2k21 que é deixando em 4.4ghz com 1.30v, no cs me caía 100fps (blz que eu faço 620 e foi pra 510 haha)

não foi a toa que a amd criou o curve optimizer pro pessoal conseguir aumentar o multi sem sacrificar o single ou até aumentando-o um pouco mais tb

asneira alguma, esse tipo de over todo mundo sabe que sacrifica o single pra estabilizar no clock do multi mas com voltagem mais baixa e poupar consumo e temperatura, eu achei até melhor vc desligar o pbo e deixar em stock que deixa o single subir mais do que esses 4.5ghz do que fazer isso que perde menos performance ingame, esse método aí eu perdi 15fps em um jogo que nem cpu bound é tipo o nba 2k21 que é deixando em 4.4ghz com 1.30v, no cs me caía 100fps (blz que eu faço 620 e foi pra 510 haha)

não foi a toa que a amd criou o curve optimizer pro pessoal conseguir aumentar o multi sem sacrificar o single ou até aumentando-o um pouco mais tb
meu unico game eh BFV..
estou com 200 fps cravado. a 60c , e olha que hj esta 28c as 0h00

Em resumo, para fazer o undervoltage é habilitar o pbo2 e o curve optimizer com -30 nos melhores e -20 nos piores?

Tu quer temperatura de -10 graus no processador deixando a tensão chegar nos 1.41v e batendo 5ghz no clock?
Pode vender o ryzen e voltar p intel ou comprar algum processador futuristico da Apple porque não vai rolar não kkkkk
1.41v e reclama de temperatura é foda, deixa essa tensão em um i9 e assiste a magia acontecer

Última edição:
Galera, o que acham desse kit:

5800x
Asus TUF Gaming B550M-Plus
(2x) 16GB XPG D10 DDR4 3600MHz CL 16-18-18 a 1.2?

Consigo algum over com essa placa mãe? E a memória está "ok"?

Cumprimentos.

Em resumo, para fazer o undervoltage é habilitar o pbo2 e o curve optimizer com -30 nos melhores e -20 nos piores?

Tu quer temperatura de -10 graus no processador deixando a tensão chegar nos 1.41v e batendo 5ghz no clock?
Pode vender o ryzen e voltar p intel ou comprar algum processador futuristico da Apple porque não vai rolar não kkkkk
1.41v e reclama de temperatura é foda, deixa essa tensão em um i9 e assiste a magia acontecer
pela sua teoria então vc está dizendo que a intel com seus 14nm é mais eficiente que a amd pq funciona em 1.35v mais frio enquanto a amd bate até 1.50v em stock mais quente? pq se baixar muito disso lá se vai toda a vantagem do single e multi mais forte e perde todo o sentido em ter comprado o ryzen e ignora totalmente os próprios engenheiros da amd que o fizeram assim e publicaram que ele é feito pra funcionar nessa margem de voltagem e temperatura sem problemas

não entendo esse tesão em capar o processador em como ele é em stock perdendo toda a vantagem que ele trouxe, eu quem devia estar mandando vc comprar um intel então já te incomoda tanto a tensão e temperatura em que ele funciona normalmente ao ponto de fazer castrar ele

pela sua teoria então vc está dizendo que a intel com seus 14nm é mais eficiente que a amd pq funciona em 1.35v mais frio enquanto a amd bate até 1.50v em stock mais quente? pq se baixar muito disso lá se vai toda a vantagem do single e multi mais forte e perde todo o sentido em ter comprado o ryzen e ignora totalmente os próprios engenheiros da amd que o fizeram assim e publicaram que ele é feito pra funcionar nessa margem de voltagem e temperatura sem problemas

não entendo esse tesão em capar o processador em como ele é em stock perdendo toda a vantagem que ele trouxe, eu quem devia estar mandando vc comprar um intel então já te incomoda tanto a tensão e temperatura em que ele funciona normalmente ao ponto de fazer castrar ele
Não, deixa ambos stock e veja a magia acontecer, mexa em ambos, pesquise ambos e veja qual faz mais consumindo menos.
Estou dizendo que vc nao quer perder muito tempo aprendendo a mexer nos ryzens e fica julgando o produto, entretanto, perdeu um tempão (quem sabe anos) mexendo com intel e quer comparar.
Ai não tem como, stock X stock tu vai conseguir um i9 capadasso ou um amd esquentado mas que entrega muito mais que o i9.
Se estudar o trem e perder um tempo, consegue o desempenho do i9 consumindo muito menos

Se ficar estável sim, mas pelo que ando vendo dificilmente conseguiria setar abaixo de -15 nos melhores e -20 nos piores a não ser 5800X que tem TDP em excesso pra queimar num único CCX.

Dica 1: Pra testar estabilidade recomendo esse guia, pelo menos foi o que mais detectou falhas no meu 5600X.
Dica 2: HWinfo mostra a ordem dos melhores. Aqui no Ryzen Master core 2 é o que tem estrela e core 0 é a bolinha. Edit: O primeiro número do perf é a ordem preferida do Windows e o segundo perf é do Ryzen Master.

HwFOrSA.png

Última edição:
Se ficar estável sim, mas pelo que ando vendo dificilmente conseguiria setar abaixo de -15 nos melhores e -20 nos piores a não ser 5800X que tem TDP em excesso pra queimar num único CCX.

Dica 1: Pra testar estabilidade recomendo esse guia, pelo menos foi o que mais detectou falhas no meu 5600X.
Dica 2: HWinfo mostra a ordem dos melhores. Aqui no Ryzen Master core 2 é o que tem estrela e core 0 é a bolinha. Edit: O primeiro número do perf é a ordem preferida do Windows e o segundo perf é do Ryzen Master.

HwFOrSA.png

Depende muito da qualidade do chip.

Aqui consigo -25 em todos núcleos.

-30 em todos núcleos até passa em stress mas dá crash com o sistema ocioso, creio que algum tuning adicional é necessário.

Depende muito da qualidade do chip.

Aqui consigo -25 em todos núcleos.

-30 em todos núcleos até passa em stress mas dá crash com o sistema ocioso, creio que algum tuning adicional é necessário.

Se tá 100% estável seu cpu deve ser premiado mesmo heim!

Se tá 100% estável seu cpu deve ser premiado mesmo heim!

Premiado não sei, ainda não consegui FLCK maior que 1900MHz.

Também não consegui no 3300x.

To achando que é a BIOS da placa mãe.

As memórias consigo 4000MHz tranquilamente com FLCK 1900MHz.

Aqui no 5800x, só deixei em 4.6ghz, 1.25v fixo. E só. Não mexi mais em nada. Nos jogos que pede mais proc, não passa de 70c. O jogo que mais jogo pubg, não passa de 60c. No cinebench fica em 80c.

Premiado não sei, ainda não consegui FLCK maior que 1900MHz.

Também não consegui no 3300x.

To achando que é a BIOS da placa mãe.

As memórias consigo 4000MHz tranquilamente com FLCK 1900MHz.

Será que a qualidade da placa mãe pode ajudar nesses valores mais agressivos de CO? Sabe se ajuste no LLC pode melhorar a estabilidade?

Aqui no 5800x, só deixei em 4.6ghz, 1.25v fixo. E só. Não mexi mais em nada. Nos jogos que pede mais proc, não passa de 70c. O jogo que mais jogo pubg, não passa de 60c. No cinebench fica em 80c.
Boa.. só cuidado que jaja alguem vem falar que vc "CAPOU" o Cpu HAHAHA..

enfim , dica : esta usando LLC?? acredito que vc consiga usar 1.23 + LLC2 nesses 4.6 e ganhe 1 ou 2c e uns 5-10w a menos.
foi o número que consegui.
porem apenas por conforto , sobra de rendimento , temperatura , ruido , etc etc etc... optei em manter os 4.55 ( que é o padrão boost muticore )
com 1.19+llc2.
aqui é o calor do cão , jogando a 60-62c , consumindo 70-80w , com os cooler tudo em Silent.
no cine r23 , a máxima foi 79c com 118w.

Será que a qualidade da placa mãe pode ajudar nesses valores mais agressivos de CO? Sabe se ajuste no LLC pode melhorar a estabilidade?
SIMMMM para as duas perguntas.

Users who are viewing this thread

Voltar