[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Pode não ser o tópico certo, mas com certeza vai interessar a alguém.
Scythe Fuma 2 disponível no estoque da loja que explode:

Como qualquer peça atualmente, estava meio sumido das lojas.

Tá rolando live sobre os novos zen 3 mobile

Só me pergunto se dessa vez vai ter algum notebook decente usando eles ao invés daqueles trambolhos gamers ou notebooks de entrada bem fuleiros.

Novos Epyc c/ 68% de desempenho.
68% de desempenho a mais quando comparando 2x 32-Core Milan vs 2x Xeon 6258R (28c cada)*. É bom deixar claro pra ninguém assumir coisas erradas.

Comprei esse cooler começo do ano passado e estava indicando faz tempo pra um amigo mas não tinha em estoque em loja nenhuma.

É um dos melhores CxB de cooler a ar (senão o melhor) que existe atualmente. (principalmente no Brasil que é difícil encontrar a maioria dos produtos)

.

Comprei esse cooler começo do ano passado e estava indicando faz tempo pra um amigo mas não tinha em estoque em loja nenhuma.

É um dos melhores CxB de cooler a ar (senão o melhor) que existe atualmente. (principalmente no Brasil que é difícil encontrar a maioria dos produtos)

.
È silencioso? E esfria bem o 5800x? Pq dependendo eu pego ele e espero um upgrade futuro para Water Cooler, já que estou quase gastando uns 700-800 reais com isso.

.

Montei uma máquina 3700X recentemente utilizando esse cooler, fiquei realmente impressionado com a qualidade do material dele, ainda não havia montado nada com coolers da Scythe antes.

È silencioso? E esfria bem o 5800x? Pq dependendo eu pego ele e espero um upgrade futuro para Water Cooler, já que estou quase gastando uns 700-800 reais com isso.

É muito silencioso.

Dá uma olhada no review do gamer nexus:

Faz 3 dias que ele lançou esse review

.

Vou pegar o 5900x (e mesmo que fosse pegar o 5800x), como já disseram, pelo CxB, silencio, eu pegaria esse.
Mais barato que esse, recomendaria os Gammax. Mais caro, os Noctua (NH-D15 é o top).
P.S: Antes de casar com o bichinho, veja as dimensões. Comprei um gabinete que não tinha altura para o modelo Noctua acima, por poucos milímetros.

Última edição:
Tem algum bom video do Scythe Fuma 2 sendo comparado com WC's de 120 e 240mm por ai? Fiquei curioso de ver a eficiência dele.

Tem algum bom video do Scythe Fuma 2 sendo comparado com WC's de 120 e 240mm por ai? Fiquei curioso de ver a eficiência dele.

No review do gamer nexus que mandei acima tem comparação dele com alguns WCs

Só me pergunto se dessa vez vai ter algum notebook decente usando eles ao invés daqueles trambolhos gamers ou notebooks de entrada bem fuleiros.

Como esperado, novidades voltadas aos notebooks.
Bom para quem usa e pela concorrência.

Achei que ia ter algum 5000 APU Desktop vindo por ai...
Acho que vai ter, porém só deve sair OEM de início, então eu não esperaria um anúncio grande. Atender a demanda de consoles, desktop e agora mobile vai ser complicado.

Não, deixa ambos stock e veja a magia acontecer, mexa em ambos, pesquise ambos e veja qual faz mais consumindo menos.
Estou dizendo que vc nao quer perder muito tempo aprendendo a mexer nos ryzens e fica julgando o produto, entretanto, perdeu um tempão (quem sabe anos) mexendo com intel e quer comparar.
Ai não tem como, stock X stock tu vai conseguir um i9 capadasso ou um amd esquentado mas que entrega muito mais que o i9.
Se estudar o trem e perder um tempo, consegue o desempenho do i9 consumindo muito menos
então seu raciocínio é comprar o melhor processador do mundo em jogos e fazê-lo rodar no desempenho do segundo? :mesa:

ainda diz que eu que não quero aprender a mexer no ryzen e to aqui com o meu a 5.1ghz em single e 4.6ghz em multi pq dei o over pelo curve optimizer que a amd inventou justamente pra não terem que ficar capando o cpu, 700 pontos em single no cpu-z e 10.100 em multi, 45.300 pontos no winrar

dá uma lida nos slides da amd que diz que o normal dele é bater 1.40 - 1.50v em jogos e entre 75 a 80 graus como normal de funcionamento em stock e até hj nenhum ryzen 1000 e 2000 morreram por isso, afinal cada arquitetura funciona de um modo por mais que seja estranho a princípio ver essas tensões e temps, abraços

Hj em dia qual seria a melhor placa mãe CxB para usar com um 5600X?

To com uma B450M steel legend, vi comentarios sobre o PBO2 funcionar apenas nas 550/570... vale a pena a troca por conta disso?

Se sim pretendo pegar uma placa ATX

Achei uma X570 TUF gaming Plus por R$ 1300. Teria alguma vantagem dela em relação as B550?N pretendo fazer over absurdo.

Devo pegar um FUMA 2 tb pra refrigerar meu 5600x, creio que seja suficiente.

as B550 nao consegui achar uma ATX com preço bom.

Achei a ASrock B550 Pro4 por R$1266
Gigabyte Gaming X V2 por R$ 1300
ou seja mesmo preço da 570 TUF o0

Última edição:
Achei uma X570 TUF gaming Plus por R$ 1300. Teria alguma vantagem dela em relação as B550?N pretendo fazer over absurdo.
O melhor CxB seria ela mesmo, demais B550 estão bem mais caras.

E são inferiores a TUF, tanto em VRM quanto features (sem falara do chipset inferior).

To com uma B450M steel legend, vi comentarios sobre o PBO2 funcionar apenas nas 550/570... vale a pena a troca por conta disso?

Recomendo a TUF ou a Strix F.

Qual seria o limite do infinity fabric (em média) pros ryzen 3000?
O meu consegui 3600 mhz, mais que isso (3733) ele já cai pela metade a frequência
Só por curiosidade mesmo, quem já teve ou tem um 3000 conseguiu quanto?

O meu consegui 3600 mhz, mais que isso (3733) ele já cai pela metade a frequência

Pelo que pesquiso praticamente todo chip faz 3600, alguns 3800, que foi meu caso quando eu tinha o 3700x, rodando bem estável.

Eu achei a apresentação arrastada, pouca coisa para mostrar em muito tempo, a apresentação da Intel foi bem mais dinâmica e o da NVIDIA bem mais direto ao ponto. Falando do conteúdo, Zen3 mobile com desempenho esperado e estou curioso pelo consumo, a linha HX estreando para dar dor de cabeça à Intel e o que mais esperava ser falado, das Navi mobile e RX6700, ficou para depois, apenas sendo garantido que aparecerá nesse semestre :v

E o que apareceu de pós conferência? A iGPU do Cezanne tem 350MHz a mais que a do Renoir, isso dá 2.1GHz na Vega8 do 5800U o_O

(mas ao menos foi mostrada duas das três Navi restantes para o desktop, as Navi22 com dois coolers e Navi23 com apenas um... ou seria a Navi24?)

1866MHz no IF da linha Zen2/Ryzen 3000, oficialmente, acima disso só chip bom (se for os de lançamento, muito difícil conseguir, eles estabilizam em 1800MHz).
Essa frequência no IF equivale a uma memória 3733MHz, então se você não está conseguindo 1:1 seta manualmente essa proporção do IMC ou os digita manualmente o valore do fCLK. Como não tenho Ryzen não posso ir além disso, mas tem muita gente aqui que poderá lhe ajudar melhor :)

Aqui um exemplo de chip com IF em 1:1 em memórias DDR4-3800:
dRKo2qO.jpg

Última edição:
então seu raciocínio é comprar o melhor processador do mundo em jogos e fazê-lo rodar no desempenho do segundo? :mesa:

ainda diz que eu que não quero aprender a mexer no ryzen e to aqui com o meu a 5.1ghz em single e 4.6ghz em multi pq dei o over pelo curve optimizer que a amd inventou justamente pra não terem que ficar capando o cpu, 700 pontos em single no cpu-z e 10.100 em multi, 45.300 pontos no winrar

dá uma lida nos slides da amd que diz que o normal dele é bater 1.40 - 1.50v em jogos e entre 75 a 80 graus como normal de funcionamento em stock e até hj nenhum ryzen 1000 e 2000 morreram por isso, afinal cada arquitetura funciona de um modo por mais que seja estranho a princípio ver essas tensões e temps, abraços
Então pq ta reclamando da temperatura se o processador vai durar ad infinitum tomando seus 1.4-1.5v as vezes? Deixa rolar, é tua crença e respeitamos isso.
Processador desse recebendo essa tensao e vc queria o que? -10 graus celsius? Só no nitrogênio...
Pega um i9 10900k e põe essa tensão na criança para obter o melhor clock possível e conta pra gente como ficaram as temperaturas depois
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Peguei uma b450 tomahawk ATX usada por 750 pra substituir minha b450m tuf.
Essa b450m tuf já tem suporte ao pbo2 e ao último agesa (em fase beta ainda), a msi não sei como está, mas por ter dissipador melhor, mais garantia, ATX e vrms parrudos acabei trocando

Então pq ta reclamando da temperatura se o processador vai durar ad infinitum tomando seus 1.4-1.5v as vezes? Deixa rolar, é tua crença e respeitamos isso.
Processador desse recebendo essa tensao e vc queria o que? -10 graus celsius? Só no nitrogênio...
Pega um i9 10900k e põe essa tensão na criança para obter o melhor clock possível e conta pra gente como ficaram as temperaturas depois
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Peguei uma b450 tomahawk ATX usada por 750 pra substituir minha b450m tuf.
Essa b450m tuf já tem suporte ao pbo2 e ao último agesa (em fase beta ainda), a msi não sei como está, mas por ter dissipador melhor, mais garantia, ATX e vrms parrudos acabei trocando
pegou o bonde andando hein, não sou eu que estou reclamando não muito menos de temperatura que uso o 5900x com esse over no air cooler e não bate nem 80 graus, é o outro que está tentando dizer que o 5800x é frio contra todos os reviews e usuários que tem um e alega que o undervolt capando a performance é a solução

e não, não é uma crença, é a amd quem soltou isso nos slides e é assim que o processador funciona em stock, que dificuldade de entender hein, só falta dizer que os engenheiros da amd são imbecis que fizeram um processador pra explodir ao se usar em stock :bwahaha:

Users who are viewing this thread

Voltar