[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Série 500 já está no AGESA 1.2.0.0 a MSI e ASUS liberaram faz 2 dias.

Existe alguma placa mãe série 400 com AGESA superior ao 1.1.0.0?

Suspeito que a AMD não fez nenhum AGESA mais novo compatível com a série 400. O foco da AMD no momento deve ser a série 500, deu só um suporte "beta" para a série 400.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O "Core performance boost" precisa estar habilitado na BIOS para a CPU realizar boost além do clock base.

Se veio com o selo, pode por a CPU e atualizar a BIOS normalmente pela interface UEFI. Sem stress com bios flashback.

Até onde sei, B550 foi lançado junto com AGESA 1.0.8.0 que é o primeiro AGESA a suportar boot nos Ryzen 5000, portanto não deve existir nenhuma placa mãe B550 que não suporte os Ryzen 5000.

Tomara que eles lancem, acho que ta na 1.1.0.0 mesmo na 3.60 (b450m steel legend) que dá suporte a série 5000
Como ainda estão dando esse suporte, não teria nada demais eles atualizarem o agesa junto ^^

TSMC gastará mais de US $ 15 bilhões no processo de 3nm em 2021

TSMC no caminho certo para mover processo de 3 nm para produção de risco em 2021

A TSMC está a caminho de mover a tecnologia de processo de 3 nm para a produção de risco em 2021, seguida pela produção em volume no segundo semestre de 2022, de acordo com a fundição pure-play.

"Nosso desenvolvimento de tecnologia N3 está no caminho certo com bom progresso", disse o CEO da TSMC, CC Wei, na teleconferência de resultados da empresa em 14 de janeiro. N5 e N7 em um estágio semelhante. "

TSMC vai gastar até $ 28 bilhões em chips avançados, capacidade
O maior fabricante de chips contratados do mundo planeja aumentar o capex em pelo menos 47% em 2021

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co., um importante fornecedor de chips para a Apple Inc., planeja gastar mais do que nunca no desenvolvimento de chips avançados e construção de capacidade de fábrica, capitalizando em um aumento na demanda de semicondutores que levou a uma queda nos suprimentos globais.

TSMC aumenta capex para registrar US $ 28 bilhões com o aquecimento da corrida de chips
Titã taiwanês registra maior receita em 2020 e diz que 5G vai alimentar um maior crescimento

A TSMC vai gastar US $ 25 bilhões a US $ 28 bilhões em fábricas e equipamentos este ano, cerca de 80% dos quais irão para as três tecnologias de produção de chips mais avançadas da empresa.

A empresa, recém-saída de um desempenho financeiro recorde em 2020, está orçando entre US $ 25 bilhões a US $ 28 bilhões para gastos de capital este ano, acima dos US $ 17,2 bilhões em 2020, disse o CFO da TSMC Wendell Huang na quinta-feira. Cerca de 80% desse montante será alocado para as três tecnologias de produção de chips mais avançadas da empresa, incluindo uma que ainda está em desenvolvimento, enquanto 10% irão para a expansão de sua tecnologia de empilhamento e empacotamento de chips 3D .

A maior parte de seus gastos de capital neste ano irá para a tecnologia de produção de chips de 3 nanômetros, que a empresa espera implantar na segunda metade de 2022, bem como as tecnologias de produção anteriores de 5 nm e 7 nm, que são usadas para construir os mais recentes processadores para iPhone e notebooks para Advanced Micro Devices. Wei disse que os primeiros a adotar os chips de 3 nanômetros da TSMC serão principalmente de computação de alto desempenho, incluindo processadores de computador e aceleradores de IA, e clientes de smartphones.

TSMC se prepara para destruir a concorrência
Uma explosão no orçamento é um sinal de que a gigante mundial dos semicondutores fará de tudo para permanecer no topo.

Ser o fabricante de chips mais dominante do mundo não é suficiente. Agora, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. está fazendo um movimento maciço para destruir seus rivais.

A TSMC pode querer antecipar os gastos em vez de distribuí-los. A razão mais óbvia seria que os clientes precisam da capacidade agora, não amanhã. Há tanta escassez na produção que as montadoras estão reduzindo a produção porque não conseguem os chips de que precisam. A TSMC certamente não quer decepcionar os clientes - que incluem Apple Inc., Advanced Micro Devices Inc., Qualcomm Inc. e Nvidia Corp. - por isso está pronta para trabalhar rapidamente para fazer as coisas acontecerem.

Qualquer cliente que ficar esperando pelo suprimento está naturalmente inclinado a fazer compras, então a TSMC tem a chance de usar seu enorme poder e reservas de dinheiro para eliminar tal possibilidade. Qualquer coisa que possa fazer para manter os negócios longe dos rivais pode valer o dinheiro.

Quando questionado sobre se a participação da TSMC na produção de CPU x86 - um mercado que a Intel e a AMD controlam entre elas - aumentará à medida que lança seu nó de processo de 3 nanômetros (3 nm), que deve entrar em produção em volume na segunda metade de 2022, o chefe de RI, Jeff Su, disse que a TSMC espera que sua "exposição ao x86 continue a aumentar" com 3nm. O CEO CC Wei então se intrometeu e acrescentou que a TSMC não "comenta especificamente" sobre as vendas de determinados tipos de produtos.

Mais tarde, quando questionado sobre a perspectiva de crescimento de 2020-2025 da TSMC, Wei previu que as vendas da TSMC envolvendo aplicativos "HPC" (um termo abrangente usado pela TSMC para cobrir vendas de CPUs, GPUs e outros produtos de PC e data center) cresceriam mais rápido do que crescimento da receita total da empresa.

Além disso, embora isso se encaixe em uma extensão com quanto do capex da TSMC foi gasto historicamente, Huang disse que 80% do capex de 2021 da TSMC que será dedicado a nós de processo avançados (incluindo 3nm, 5nm e 7nm) será "principalmente" relacionados à capacidade que chega nos anos futuros.

Lucro do quarto trimestre da TSMC sobe 23%, supera as estimativas do mercado

Última edição:
A minha B550 Steel Legend veio com uma versão mais antiga, tanto que tive de atualizar (por motivos relacionados ao UEFI em si). Vale lembrar que as B550 lançaram antes de sairem os Zen 3.

Obrigado, eu não sabia, achei que todas B550 já vinham com o 1.0.8.0.

Não sei se é isso que você está falando mas saiu pra minha placa hoje:
ROG STRIX X470-F GAMING BIOS 5830
Update AMD AM4 AGESA V2 PI 1.2.0.0

Isso mesmo, obrigado!

Qual o melhor chipset custo x benefício com todas opçoes de over para AMD atualmente? (se já indicarem uma MB melhor ainda)

B550

Uma duvida que tenho é se da pra fazer um overclock mas apenas para aumentar o clock máximo, tipo meu 3600 é 4200 boost. Tem como regular apenas o boost para uns 4.400 sem ficar constantes ?

quem está usando a agesa 1.2.0.0 o que estão achando? quais melhorias? acho interessante não só em over mas tb um comparativo stock vs stock tb pq podem ter reduzido alguma latência, trazido algum ganho de performance ou melhor gerenciamento resultando em até estar mais frio ou algo do tipo

14/3000x2000 = 9,33ms

16/3200x2000 = 10ms

Em teoria, 3000 Cl14 seria melhor, porém tem muitas variáveis.

Quanto mais frequência coloca, maiores são os timings e subtimings, e pode até piorar a latência.

Por isso muita gente aumenta a frequência e perde desempenho, pq mesmo tendo em teoria maior largura de banda, perde no RTL (round trip latency).

Eu sou do time do: vai testando até achar um bom CxB nos testes. Mas se fosse escolher, prefiro menor frequência e menores timings.

Faz muito tempo que n faço over assim, então posso ter falado bobagem.

Aqui eu ativo o XMP e esqueço. Não sou mais user hardcore neurótico hehe
Para games o melhor de todos é 3800mhz com a menos latência possível já revirei essas memórias de 3000mhz até 3800mhz cl12...

Sem dúvida alguma 5600x..
3900x não vai te entregar 240hz nunca.

estou com 5800x tbm eh FHD , e se "liberar o limite 200" do BFV , ele fica na casa de 220-250 dependendo do mapa
mapas leves chega a bater 300+

5600x vai fazer o mesmo que o 5800x.
Bem afinado com memórias boas vc consegue aí na casa dos 270 fps de média em qualquer mapa... Isso no low é claro.... 5950x aqui roterda que é o mapa mais pesado do ganho minhas médias são de 290 fps....

depois de muitos ajustes resolvi testar o pbo single ficou animal a passou de 675 para 700... Ganhos in games absurdos bfv no low tive um ganho de 30 fps nas medias

Última edição:
Galera possuo um Ryzen 5 2400g, 2x8gb corsair 3000mhz, rx 480 4gb e uma mobo Asus A320mkbr.

Hoje teve uma queda de energia na minha casa (cidade do interior é complicado) após isso o PC não ligou mais, os leds acendem e os coolers funcionam mas o PC não dá video e nem acende os leds do mouse e teclado, já tentei tirar a bateria da mobo porém o problema persiste, lembro que uns meses atrás fiz um Hackintosh e dei clear na nvram e o PC ficou do mesmo jeito, porém depois de tirar a bateria o PC voltou a funcionar. Já dessa vez mesmo retirando a bateria o problema persiste.

Tentei fazer um teste e ligar o PC sem a bateria da mobo e o PC ficou do mesmo jeito, será se é a bateria da mobo que deu problema?

Galera possuo um Ryzen 5 2400g, 2x8gb corsair 3000mhz, rx 480 4gb e uma mobo Asus A320mkbr.

Hoje teve uma queda de energia na minha casa (cidade do interior é complicado) após isso o PC não ligou mais, os leds acendem e os coolers funcionam mas o PC não dá video e nem acende os leds do mouse e teclado, já tentei tirar a bateria da mobo porém o problema persiste, lembro que uns meses atrás fiz um Hackintosh e dei clear na nvram e o PC ficou do mesmo jeito, porém depois de tirar a bateria o PC voltou a funcionar. Já dessa vez mesmo retirando a bateria o problema persiste.

Tentei fazer um teste e ligar o PC sem a bateria da mobo e o PC ficou do mesmo jeito, será se é a bateria da mobo que deu problema?
A bateria só serve pra salvar as configurações da BIOS em caso de queda de luz. O jeito é você testar usando cada um dos pentes de ram sozinhos em todos os slots. Se ainda assim não der boot, vai ter q testar outra fonte, outra cpu, outra placa mãe, infelizmenre

Vc estava usando filtro de linha ? Quando isso o ocorreu com o vizinho, queimou o filtro de linha mas salvou o PC.

o pessoal tem achado os usos dos núcleos coerentes? ando vendo umas coisas que não via no i7, tipo no emulador de ps2 ficam 3 núcleos em 100% e o resto abaixo de 5% ou em 0% mesmo, no pes 2021 mesmo ficam 4 núcleos com uso acima de 60% e o resto nada, lembro que no i7 todos eram bem distribuídos e alguns threads dormiam só quando tinha muita folga, já agora tenho visto 2 a 3 núcleos se estressando demais enquanto a maioria dorme ao invés de vários funcionarem juntos mas em pouco uso como era no i7, será que é algo dos softwares ainda não saberem como funcionar com os vermeer? SO talvez? que pode melhorar na próxima build do windows sei lá

o pessoal tem achado os usos dos núcleos coerentes? ando vendo umas coisas que não via no i7, tipo no emulador de ps2 ficam 3 núcleos em 100% e o resto abaixo de 5% ou em 0% mesmo, no pes 2021 mesmo ficam 4 núcleos com uso acima de 60% e o resto nada, lembro que no i7 todos eram bem distribuídos e alguns threads dormiam só quando tinha muita folga, já agora tenho visto 2 a 3 núcleos se estressando demais enquanto a maioria dorme ao invés de vários funcionarem juntos mas em pouco uso como era no i7, será que é algo dos softwares ainda não saberem como funcionar com os vermeer? SO talvez? que pode melhorar na próxima build do windows sei lá

é totalmente normal isso acontecer em games, eles raramente usam mais do que 4 threads

é totalmente normal isso acontecer em games, eles raramente usam mais do que 4 threads
é muito estranho que isso não acontecia no i7 com 8 threads apenas, eu via lá tipo no pes de 5 a 6 threads sendo usados e batendo 30% de uso cada, via no emulador lá uns 4 núcleos sendo usados batendo 20% de cada, jamais batia 100% de um núcleo, agora praticamente qualquer coisa no ryzen bate, é 100% de 2 a 3 núcleos enquanto o resto não trabalha, por isso estou achando estranho, parece que ou o windows não sabe ainda gerenciar, ou o software mesmo no caso, ou a prioridade é tão single que ele tenta usar o menor número de núcleos possível sei lá

Resultado do PlayStation 4 e Xbox com os processadores jaguar

A tendência é isso mudar com o PlayStation 5 e o Xbox Series X / S com os RYZEN 7 do ZEN 2

Uma duvida que tenho é se da pra fazer um overclock mas apenas para aumentar o clock máximo, tipo meu 3600 é 4200 boost. Tem como regular apenas o boost para uns 4.400 sem ficar constantes ?
Como se fosse stock mas aumentado apenas o clock máximo ?

Vc estava usando filtro de linha ? Quando isso o ocorreu com o vizinho, queimou o filtro de linha mas salvou o PC.
Sim, estava usando filtro de linha

O escalonador do Windows age diferente em um Core e um Ryzen, a forma de distribuir tarefas também muda caso o firmware da plataforma informe que aquele CPU possui núcleos favoritos ou não, e o principal que é a plataforma Ryzen prefere localizar o acesso de L3 aos núcleos mais próximos, quantos menos núcleos competirem por ela melhor.

Não é um erro, ou um problema, é uma forma diferente de funcionar. Se todos os núcleos estivessem ativos, mesmo que com uma porcentagem pequena, eles estariam consumindo energia, dessa forma de funcionar apenas os núcleos necessários funcionam. Claro que um novo AGESA pode mudar isso mas esse é o normal da plataforma Ryzen, e como já disseram estranho o seu i7 fazer isso, pois quando um processo não é bem paralelizável (como o emulador de PS2, seu exemplo citado) apenas os núcleos necessários vão a 100%, os demais ficam em 0% ou em uma porcentagem baixa dependendo do que estiver rolando em background. Aqui no meu i3 Haswell o PCSX2 puxa 2 núcleos a 100% e os outros dois ficam entre 10% e 30%, o mesmo se repete nos meus FX6300, Athlon X4 e Q8400 (nestes dois últimos a porcentagem dos em idle fica ligeiramente mais alto, mas é porque eles são idosos).

---
Aproveitando, Cezanne é PCIe 3.0, como já esperado. Segundo o leaker, inclusive, o desempenho dele (5700G ES) em jogos é superior ao 5800X (ser monolítico tem suas vantagens).

AMD-Ryzen-7-5700G-8-Core-Cezanne-APU-With-Zen-3-Architecture-_-Benchmark-Overclock-Performance-Leak-_2.jpg

AMD-Ryzen-7-5700G-8-Core-Cezanne-APU-With-Zen-3-Architecture-_-Benchmark-Overclock-Performance-Leak-_1.jpg

Última edição:
O escalonador do Windows age diferente em um Core e um Ryzen, a forma de distribuir tarefas também muda caso o firmware da plataforma informe que aquele CPU possui núcleos favoritos ou não, e o principal que é a plataforma Ryzen prefere localizar o acesso de L3 aos núcleos mais próximos, quantos menos núcleos competirem por ela melhor.

Não é um erro, ou um problema, é uma forma diferente de funcionar. Se todos os núcleos estivessem ativos, mesmo que com uma porcentagem pequena, eles estariam consumindo energia, dessa forma de funcionar apenas os núcleos necessários funcionam. Claro que um novo AGESA pode mudar isso mas esse é o normal da plataforma Ryzen, e como já disseram estranho o seu i7 fazer isso, pois quando um processo não é bem paralelizável (como o emulador de PS2, seu exemplo citado) apenas os núcleos necessários vão a 100%, os demais ficam em 0% ou em uma porcentagem baixa dependendo do que estiver rolando em background. Aqui no meu i3 Haswell o PCSX2 puxa 2 núcleos a 100% e os outros dois ficam entre 10% e 30%, o mesmo se repete nos meus FX6300, Athlon X4 e Q8400 (nestes dois últimos a porcentagem dos em idle fica ligeiramente mais alto, mas é porque eles são idosos).

---
Aproveitando, Cezanne é PCIe 3.0, como já esperado. Segundo o leaker, inclusive, o desempenho dele (5700G ES) em jogos é superior ao 5800X (ser monolítico tem suas vantagens).

083448q7g9j2k8k230e78f.jpg

084048e4z1c4pxzx6me43f.jpg
entendi, então é isso, eu já estava até pensando em formatar o pc por isso, juntando isso a não conseguir resolver do winrar no benchmark só puxar 80% de cada um dos threads me deixou cabreiro, vamos ver na nova agesa 1.2 e nova build do windows que deve vir lá pra março, acredito que ela tb traga algo melhor pros zen 3 afinal nem existia os vermeer quando a última build saiu

me perguntei se não tinha haver com os drivers de chipset ou algo do tipo tb pq eu não formatei meu pc (usei o sysprep) e ao iniciar sem driver nenhum instalado eu em stock fazia mais pontos no cpu-z do que depois que instalei eles

Para games o melhor de todos é 3800mhz com a menos latência possível já revirei essas memórias de 3000mhz até 3800mhz cl12...

Bem afinado com memórias boas vc consegue aí na casa dos 270 fps de média em qualquer mapa... Isso no low é claro.... 5950x aqui roterda que é o mapa mais pesado do ganho minhas médias são de 290 fps....

depois de muitos ajustes resolvi testar o pbo single ficou animal a passou de 675 para 700... Ganhos in games absurdos bfv no low tive um ganho de 30 fps nas medias

@RHBH

minha mb , qnd stock total , ou sem UV/FIX , no proprio windows , fica congelando , qnd esta em pouco uso ( qnd bate vcore na casa de 0.6 )
acabei de ver um video do Tito com demonstracoes de PBO ECOMODE , a minha tem a 65w , mas me limitou demais , fazendo com que allcores so rode a 4.3..
enquanto nao recebo Agesa nova , com mais funcoes , o que posso fazer para usar o PBO , e setar um vcore (MINIMO) para que nao tenha esses freezessss..
o Ecomode(65) eu ja achei aonde subir o limite de 87w , estou testando com 110w , porem agora vou afinar mais.. porem pra usar desta forma , e nao da minha forma tradicional uv/fix 4.6 preciso estabilziar o vcore minimo.

alguma dica?

Última edição:
Eu posso somente setar as memos no modo xmp da bios ? Ou teria que fazer manualmente ?

---

083448q7g9j2k8k230e78f.jpg

084048e4z1c4pxzx6me43f.jpg
4000 na memória ali, mas com uma latência altamente cagada (mais de 70ms!). :mdr2:

Eu posso somente setar as memos no modo xmp da bios ? Ou teria que fazer manualmente ?

Sim. Na plataforma AMD isso é o DOCP.

Temos a mesma Mobo... é uma das primeiras opções no menu AI Tweaker.

A bateria só serve pra salvar as configurações da BIOS em caso de queda de luz. O jeito é você testar usando cada um dos pentes de ram sozinhos em todos os slots. Se ainda assim não der boot, vai ter q testar outra fonte, outra cpu, outra placa mãe, infelizmenre
Galera muito obrigado pela ajuda.

Fiz a troca da bateria aqui e nada, aí fui testar as memórias e uma delas que queimou e por incrível que pareça ganhei essa memória há menos de 1 ano do rma da corsair, a outra dava tela azul direto.

Ainda bem que a garantia deles é vitalícia

@RHBH

minha mb , qnd stock total , ou sem UV/FIX , no proprio windows , fica congelando , qnd esta em pouco uso ( qnd bate vcore na casa de 0.6 )
acabei de ver um video do Tito com demonstracoes de PBO ECOMODE , a minha tem a 65w , mas me limitou demais , fazendo com que allcores so rode a 4.3..
enquanto nao recebo Agesa nova , com mais funcoes , o que posso fazer para usar o PBO , e setar um vcore (MINIMO) para que nao tenha esses freezessss..
o Ecomode(65) eu ja achei aonde subir o limite de 87w , estou testando com 110w , porem agora vou afinar mais.. porem pra usar desta forma , e nao da minha forma tradicional uv/fix 4.6 preciso estabilziar o vcore minimo.

alguma dica?

Deixa opção desbili
@RHBH

alguma dica?

Deixe os limite do pbo em desabilitado e todos esses valores em 0.... Vá na curva e faça por single comece com - 20 negativo e vá testando

Users who are viewing this thread

Voltar