Excelente, pelo que vejo, parece 1900Mhz está fácil de estabilizar né? Mas 2000Mhz parece difícil. Inclusive no AGESA que saiu recentemente.
Meu foco inicial será estabilizar os 1900mhz na menor latência possível e ver se consigo ir além.
Inicialmente planejo descobrir o limite do meu CPU em todos os cores manualmente, mas depois pretendo trabalhar no PBO + a Curva Otimizada.
Excelente, pelo que vejo, parece 1900Mhz está fácil de estabilizar né? Mas 2000Mhz parece difícil. Inclusive no AGESA que saiu recentemente.
Meu foco inicial será estabilizar os 1900mhz na menor latência possível e ver se consigo ir além.
Inicialmente planejo descobrir o limite do meu CPU em todos os cores manualmente, mas depois pretendo trabalhar no PBO + a Curva Otimizada.
1900MHz em configurações de 2x8GB e 2x16GB está bem tranquilo, só não consegue quem deu azar na loteria do silício.
1900MHz com 4 pentes ou 2 pentes de densidades altas (pentes de 32GB+) já é mais complicado.
Tenho visto uma boa quantidade de usuários que conseguem no máximo 3733 / 1866 com 4x8GB.
Justamente pelo ajuste ser feito por núcleo, você também precisa testar a estabilidade por núcleo. Neste caso você precisaria definir a afinidade do processo de stress do AIDA64 para 1 thread somente e deixar rolar.
O motivo é bem simples, o núcleo só será estressado ao máximo (maior frequência) quando a carga for single thread. Se você usar uma carga em vários núcleos, a frequência dos núcleos será menor e portanto você não validou a estabilidade dos núcleos corretamente, seus núcleos podem estar estáveis para uma carga em vários núcleos, mas instáveis numa carga single thread (os mesmos poderiam falhar....CTD, freeze, tela azul, tela preta, etc...
Faz total sentido, por enquanto só fiz o teste normal no Aida por 1:30, teste em um jogo por 40 minutos e tudo normal. Agora para estressar cada um dos 8 núcleos isoladamente, no próprio Aida eu consigo? Tem essa função? Qual seria a melhor maneira de isolar nucleo por nucleo para fazer esse teste de stress separado?
Hoje gastei o dia descobrindo o melhor valor no otimizador de curva para cada núcleo do 5900X.
Entendi o porquê se usa undervolt menos agressivo nos melhores núcleos, realmente é contra intuitivo mas depois que aprende o funcionamento do PBO2 fica claro que é o caminho correto para obter o melhor resultado.
Justamente pelo ajuste ser feito por núcleo, você também precisa testar a estabilidade por núcleo. Neste caso você precisaria definir a afinidade do processo de stress do AIDA64 para 1 thread somente e deixar rolar.
O motivo é bem simples, o núcleo só será estressado ao máximo (maior frequência) quando a carga for single thread. Se você usar uma carga em vários núcleos, a frequência dos núcleos será menor e portanto você não validou a estabilidade dos núcleos corretamente, seus núcleos podem estar estáveis para uma carga em vários núcleos, mas instáveis numa carga single thread (os mesmos poderiam falhar....CTD, freeze, tela azul, tela preta, etc...
Uma duvida que ficou, mesmo utilizando o curve optmizer, eu poderia setar um dynamic vcore negativo a fim de diminuir um pouco os picos maximos de tensão? As vezes ele da um pico pra muito próximo de 1.5v, gostaria de ver se consigo estabilizar tendo o menor pico de tensão possível. Ou teria alguma outra solução para isso?
Uma duvida que ficou, mesmo utilizando o curve optmizer, eu poderia setar um dynamic vcore negativo a fim de diminuir um pouco os picos maximos de tensão? As vezes ele da um pico pra muito próximo de 1.5v, gostaria de ver se consigo estabilizar tendo o menor pico de tensão possível. Ou teria alguma outra solução para isso?
Sim você pode, mas pode ter instabilidade num sistema que antes era estável. 1.50v é a tensão máxima pelos padrões da AMD e não danifica a CPU, por padrão essa tensão só é aplicada em cargas leves / burst e que usem poucos núcleos (ou somente um núcleo).
Você nunca vai ver 1.50v em cargas como um teste de stress em todos os núcleos (exceto OC fixo, mas 1.50v é absurdo num OC fixo 24x7).
Exemplo: Vamos supor o pior cenário para facilitar a explicação.
O VCore automático é 1.50v. Você colocou um offset negativo de -0.05v. O VCore máximo que os núcleos podem atingir agora é 1.45v.
Um dos seus núcleos é péssimo e precisa de exatamente 1.50v para fazer o boost em 4.7GHz de forma estável (boost padrão do 5800X).
Vem uma carga single thread exatamente nesse núcleo e o sistema coloca esse núcleo justamente em 4.7GHz.
O núcleo está recebendo menos tensão do que precisa para trabalhar de forma estável, alguma coisa pode dar errado devido a instabilidade, no mínimo a aplicação vai dar erro e fechar, na pior hipótese seu computador vai reiniciar na tua cara sem aviso prévio.
Eu precisei formatar, minhas portas USB ficaram cagadas.
Mas imagino que a maioria não precise formatar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Sim você pode, mas pode ter instabilidade num sistema que antes era estável. 1.50v é a tensão máxima pelos padrões da AMD e não danifica a CPU, por padrão essa tensão só é aplicada em cargas leves / burst e que usem poucos núcleos (ou somente um núcleo).
Você nunca vai ver 1.50v em cargas como um teste de stress em todos os núcleos (exceto OC fixo, mas 1.50v é absurdo num OC fixo 24x7).
Exemplo: Vamos supor o pior cenário para facilitar a explicação.
O VCore automático é 1.50v. Você colocou um offset negativo de -0.05v. O VCore máximo que os núcleos podem atingir agora é 1.45v.
Um dos seus núcleos é péssimo e precisa de exatamente 1.50v para fazer o boost em 4.7GHz de forma estável (boost padrão do 5800X).
Vem uma carga single thread exatamente nesse núcleo e o sistema coloca esse núcleo justamente em 4.7GHz.
O núcleo está recebendo menos tensão do que precisa para trabalhar de forma estável, alguma coisa pode dar errado devido a instabilidade, no mínimo a aplicação vai dar erro e fechar, na pior hipótese seu computador vai reiniciar na tua cara sem aviso prévio.
De acordo com a AMD é normal ver tensões de até 1.50v jogando. A média varia de acordo com o jogo.
Jogos não são cargas igualmente distribuídas em todos os núcleos, sabemos que há jogos que usam mais ou menos núcleos, sabemos que há jogos mais CPU bound (que exigem mais de cada núcleo) do que outros.
E agora você está fazendo undervolt, talvez a CPU não precise de 1.50v para atingir o boost/clock que o jogo demanda.
De acordo com a AMD é normal ver tensões de até 1.50v jogando. A média varia de acordo com o jogo.
Jogos não são cargas igualmente distribuídas em todos os núcleos, sabemos que há jogos que usam mais ou menos núcleos, sabemos que há jogos mais CPU bound (que exigem mais de cada núcleo) do que outros.
E agora você está fazendo undervolt, talvez a CPU não precise de 1.50v para atingir o boost/clock que o jogo demanda.
Certo. Mas nessa tabela a amd cita esses valores como picos ou medias? Ter uma media de 1.4v (media mesmo, nao pico) jogando um jogo cpu bound com altissima taxa de fps nao necessariamente seria ruim pra saude do processador?
Conheço a BIOS da ASRock pela minha experiência com plataforma Intel.
O Fmax enhancer nunca funcionou com o Zen 3, somente com o Zen 2. A ASUS vacilou, devia ocultar a opção do Fmax caso uma CPU Zen 3 esteja instalada.
Eu também entendi isso no começo, o melhor núcleo deveria fazer mais com menos. Estamos corretos considerando uma carga igualitária (all core) onde todos núcleos estão trabalhando na mesma frequência, por exemplo, Cinebench.
Mas não é assim que você deve ajustar o otimizador de curva, a "mágica" do otimizador de curva está no fato dos Ryzen 5000 serem capazes de configurar tensões individualmente em cada núcleo. No Zen 2 isso não é possível, por isso o otimizador de curva / PBO2 não deverá ser disponibilizado para os Ryzen 3000, se a AMD disponibilizar ele não terá nem de perto a mesma eficácia, considerando que o ajuste de tensão no Zen 2 é feito por CCD [a cada 8 núcleos] ou por CCX [a cada 4 núcleos] (não tenho certeza se é por CCD ou CCX, salva nois @dayllann).
O boost da AMD vai tentar dar boost numa frequência maior no melhor núcleo, justamente por ele ser o melhor ele deve suportar a maior frequência (é assim que o algoritmo de boost da AMD "pensa"), essa frequência maior acaba exigindo que os melhores núcleos trabalhem com mais tensão que os outros núcleos.
Então na prática o undervolt deve ser menos agressivo nos melhores núcleos.
Eu usei uma metodologia para validar 3 coisas ao mesmo tempo:
- Estabilidade
- Boost máximo do núcleo (single core)
- Tensão do núcleo
Certo. Mas nessa tabela a amd cita esses valores como picos ou medias? Ter uma media de 1.4v (media mesmo, nao pico) jogando um jogo cpu bound com altissima taxa de fps nao necessariamente seria ruim pra saude do processador?
Caros, apresento meu guia e comentários sobre como utilizar o "Precision Boost Overdrive 2" (PBO2) e o "Curve Optimizer" (CO) nos processadores Ryzen 5000 baseados na arquitetura Zen 3. Primeiramente um aviso de segurança e responsabilidade para quem é novato no mundo do overclock: Qualquer...
rapaz eu não formatei, usei o sysprep e agora estou encucado aqui sobre se estou tendo o melhor desempenho que ele pode entregar, estava de i7 2700k e com ele fazia 200fps no pes 2021 e 220fps no cs go, e agora no ryzen 5900x eu faço 320fps no pes 2021 e 360fps no cs go (jogo em full hd tudo no ultra) e a placa de vídeo ainda é uma gtx 1080 (será o próximo upgrade mas vai ter que esperar um pouco), em outros jogos tipo f1 2020, assetto corsa e outros não ganhei nem 5fps, pode ser que pela placa de vídeo seja isso aí mesmo ou não
não sei se isso está coerente, o uso da gpu não bate 100% no cs go nem no pes
Caros, apresento meu guia e comentários sobre como utilizar o "Precision Boost Overdrive 2" (PBO2) e o "Curve Optimizer" (CO) nos processadores Ryzen 5000 baseados na arquitetura Zen 3. Primeiramente um aviso de segurança e responsabilidade para quem é novato no mundo do overclock: Qualquer...
Tem como usar o PBO melhor que o clock fixo no zen2?
por exemplo no ryzen 3600?
Tipo aqui, com SMT off consigo 4.3 com 1.32mv, queria pelo menos atingir esse clock com o pbo da melhor forma possível e tentar um aumento de performance e melhorar a eficiência energética
tem como me basear nesse tuto?