• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Primeiro tempo livre em quase um mês, resolvi testar as bios novas da Gigabyte...

5600X stock e B550 Pro AC 1.0, Bios F12a, teoricamente é AGESA 1.2.0.0, mas ali acusa 1.1.0.0... Vai entender. Não posta por nada em FCLK 1900. Acima de 1900 posta, mas cheio de WHEA. Consegui estabilizar memória 3733 e FCLK 1866. Alguns dos timings não fazem o menor sentido pra mim, mas passou 2h memtest e nenhum erro... Sei lá.

Alguém quer opinar? Achei VSOC em Auto bem alto, 1.18... Voltagem da memória ficou 1,39v.

Estou com o ML360L V2, mas vou começar a lidar com OC só final do mês com AGESA 1.2 e CTR 2.0.

GEtyu2o.png
 
Última edição:






 
Primeiro tempo livre em quase um mês, resolvi testar as bios novas da Gigabyte...

5600X stock e B550 Pro AC 1.0, Bios F12a, teoricamente é AGESA 1.2.0.0, mas ali acusa 1.1.0.0... Vai entender. Não posta por nada em FCLK 1900. Acima de 1900 posta, mas cheio de WHEA. Consegui estabilizar memória 3733 e FCLK 1866. Alguns dos timings não fazem o menor sentido pra mim, mas passou 2h memtest e nenhum erro... Sei lá.

Alguém quer opinar? Achei VSOC em Auto bem alto, 1.18... Voltagem da memória ficou 1,39v.

Estou com o ML360L V2, mas vou começar a lidar com OC só final do mês com AGESA 1.2 e CTR 2.0.

GEtyu2o.png

Algumas dicas pro FLCK 1900, tente uma de cada vez.

Testa com ProcODT de 43.6 e 48 ohms.

Reduza o VSOC para 1.10v.

Aumente o 1.8v PLL um pouco (no máximo 1.9v para o FLCK 1900).
 
Existe algum rumor ou alguma confirmação de que a série 3000 vai ter suporte ao Resizable-BAR?
 
Existe algum rumor ou alguma confirmação de que a série 3000 vai ter suporte ao Resizable-BAR?
O problema não é suporte. Faltam instruções de hardware pra acelerar essa especificação. Ví noticias de quem fez funcionar e o resultado foi performance igual ou pior.
 
O problema não é suporte. Faltam instruções de hardware pra acelerar essa especificação. Ví noticias de quem fez funcionar e o resultado foi performance igual ou pior.

Se isso for verdade, a Nvidia anunciar que vai dar suporte é bullshit, talvez dêem suporte e não haja ganhos significativos.
 
Bom dia pessoal!

Meu Ryzen 5800x tá chegando, e tenho duas dúvidas rápidas.

A primeira é: Possuo uma ASUS B450 STRIX F-Gaming e estou na BIOS 3103, se eu atualizar para a última versão (4202, no momento), os Ryzen da série 2000 ainda irão funcionar?
Pois como trabalho com o meu computador, o meu Ryzen 7 2700 irá ficar como reserva, caso aconteça algum problema futuro, RMA, ou algo assim. E não posso ficar sem o PC;

E a segunda: Posso sair da versão 3103 e ir diretamente para a 4202? Ou tem alguma outra que é obrigatória antes de ir pra última versão, ou até mesmo atualizar de forma cumulativa?

Obrigado!
 
Bom dia pessoal!

Meu Ryzen 5800x tá chegando, e tenho duas dúvidas rápidas.

A primeira é: Possuo uma ASUS B450 STRIX F-Gaming e estou na BIOS 3103, se eu atualizar para a última versão (4202, no momento), os Ryzen da série 2000 ainda irão funcionar?
Pois como trabalho com o meu computador, o meu Ryzen 7 2700 irá ficar como reserva, caso aconteça algum problema futuro, RMA, ou algo assim. E não posso ficar sem o PC;

E a segunda: Posso sair da versão 3103 e ir diretamente para a 4202? Ou tem alguma outra que é obrigatória antes de ir pra última versão, ou até mesmo atualizar de forma cumulativa?

Obrigado!

Pode atualizar direto.

Não achei nada dizendo a BIOS nova dessa placa perdia suporte para CPU antiga.

Mas não vejo porque atualizar agora, dificilmente terá algum ganho/melhoria para o Zen+ e as BIOS para o Zen 3 (mais novas) não estão 100% estáveis.

Eu esperaria a CPU nova chegar.
 
Pode atualizar direto.

Não achei nada dizendo a BIOS nova dessa placa perdia suporte para CPU antiga.

Mas não vejo porque atualizar agora, dificilmente terá algum ganho/melhoria para o Zen+ e as BIOS para o Zen 3 (mais novas) não estão 100% estáveis.

Eu esperaria a CPU nova chegar.
Obrigado pela resposta, amigo!
A CPU acabou de chegar, no que postei aqui o carteiro parou na frente da minha casa hahahahahah.
 
3060 Ti caiu bem com o 5600X. Está levando qualquer game com folga até. Só preciso acertar agora a temperatura da CPU, que tem batido na casa dos 70º em alguns games.
 
Obrigado pela resposta, amigo!
A CPU acabou de chegar, no que postei aqui o carteiro parou na frente da minha casa hahahahahah.

Então atualize, desligue e troque a CPU (não esqueça de ver se tem álcool isopropilico e pasta térmica sobrando).

Antes de ligar o computador com a CPU e BIOS nova, sugiro usar o jumper Clear CMOS ou remover a bateria para garantir que "limpou qualquer sujeira" da CPU antiga na BIOS (evitando problemas com POST).
 
Então atualize, desligue e troque a CPU (não esqueça de ver se tem álcool isopropilico e pasta térmica sobrando).

Antes de ligar o computador com a CPU e BIOS nova, sugiro usar o jumper Clear CMOS ou remover a bateria para garantir que "limpou qualquer sujeira" da CPU antiga na BIOS (evitando problemas com POST).
Vou terminar um projeto que estou fazendo e logo irei fazer atualização e instalação da nova CPU.
Obrigado pela dica, vou fazer isso também! Seria, instalar o novo processador, e antes de bootar pela primeira vez, fazer o Clear CMOS, correto?
 
Vou terminar um projeto que estou fazendo e logo irei fazer atualização e instalação da nova CPU.
Obrigado pela dica, vou fazer isso também! Seria, instalar o novo processador, e antes de bootar pela primeira vez, fazer o Clear CMOS, correto?

Isso mesmo.

Vi uns casos que após a troca da CPU o sistema só conseguia fazer POST após um "hard reset" removendo a bateria.
 
Só preciso acertar agora a temperatura da CPU, que tem batido na casa dos 70º em alguns games.
70º é suave. Não precisa se preocupar com isso. Se passar de 80º aí faz sentido perder um tempo tentando melhorar.
 
Pessoal, comprei essas memórias ( https://www.kabum.com.br/produto/11...ng-2x8gb-3200mhz-ddr4-cl16-ax4u320038g16-db41 ) e chegaram hoje. Estou com o problema pra rodarem acima de 2666. Ativei o docp, na placa mãe (Asus prime B450m - Gaming) com o perfil de 3200 e n da boot. Tentei o de 3000 e também não dá. Aumentei a voltagem de 1.35 pra 1.4 e mesmo assim não foi. Vi que os chips são Hynix M-die. Alguma solução? Abri aqui o Ryzen DRam calculator e vou tentar mudar algumas coisas, mas eu já tinha alterado alguns parâmetros colocando pra cima e aumentando um pouco as latências e não foi. Só consegui dar boot com a memória em 2933. :confused:
 
Pessoal, comprei essas memórias ( https://www.kabum.com.br/produto/11...ng-2x8gb-3200mhz-ddr4-cl16-ax4u320038g16-db41 ) e chegaram hoje. Estou com o problema pra rodarem acima de 2666. Ativei o docp, na placa mãe (Asus prime B450m - Gaming) com o perfil de 3200 e n da boot. Tentei o de 3000 e também não dá. Aumentei a voltagem de 1.35 pra 1.4 e mesmo assim não foi. Vi que os chips são Hynix M-die. Alguma solução? Abri aqui o Ryzen DRam calculator e vou tentar mudar algumas coisas, mas eu já tinha alterado alguns parâmetros colocando pra cima e aumentando um pouco as latências e não foi. Só consegui dar boot com a memória em 2933. :confused:

Qual a CPU? Ryzen 5 2600?

Creio que com o Ryzen 5 2600, 2933MHz é o melhor que vai conseguir...
 
Alguns testes rápidos:

CP2077 eu testei ontem e hoje em uma mesma parte, 20 FPS a mais, bem mais estável e fluído (dos 30-40 com o 2700x pra 50-60 com o 5800x).
RDR 2 a Média de FPS foi a mesma mas a máxima e a mínima subiram, mais estável.
CSGO, 400!!!!! FPS a mais.
Vou testar o COD e The Division 2 hoje.

Memórias:

O meu pente atual é nativo 3600Mhz 18-22-22-22-42, não consegui melhorar muito, coloquei 3733/18-21-21-21-40, pelo que vi um relato de um cara com a mesma placa mãe no reddit, essa Bios Beta ainda ta meio ruim pra memória.
Vou tentar ajustar os subtimmings.

Dúvida:
No Bench do CPU-Z, o Single Core faz 640, no teste do Guru3d, ta fazendo 663, será que é algo da placa mãe/Bios Beta ou preciso configurar algo la?
MT a mesma coisa, 6247 aqui 6766 no Guru3D.

Cinebench 20 a mesma coisa 5755 contra 6112.
 
Qual a CPU? Ryzen 5 2600?

Creio que com o Ryzen 5 2600, 2933MHz é o melhor que vai conseguir...
É o 2600, mas ja vi videos no youtube que a galera roda com memória acima dessa frequência.
 
É o 2600, mas ja vi videos no youtube que a galera roda com memória acima dessa frequência.

Eu não tenho experiência em OC de memória com Zen 1 e Zen+, não sei quais chips de memória os controladores dessas CPUs preferem, mas imagino o favorito seja Samsung B-die.

O controlador de memória do Zen 2 e Zen 3 é bem menos seletivo quanto ao chip de memória.
 
Eu não tenho experiência em OC de memória com Zen 1 e Zen+, não sei quais chips de memória os controladores dessas CPUs preferem, mas imagino o favorito seja Samsung B-die.

O controlador de memória do Zen 2 e Zen 3 é bem menos seletivo quanto ao chip de memória.
Com certeza o melhor é samsung, mas é questão de sorte. Comprei na kabum e alguns receberam com samsung enquanto outros pegaram Hynix (Eu). O que me deixa irritado é o fato de a memória em si ser 3200 e não consigo fazê-la rodar a nem 3000. Tentei 2933 e não estava estável, mas parece que consegui estabilizar em 2866. Quero tentar deixar ela pelo menos em 3000 pra não me sentir frustrado.
 
Pessoal, comprei essas memórias ( https://www.kabum.com.br/produto/11...ng-2x8gb-3200mhz-ddr4-cl16-ax4u320038g16-db41 ) e chegaram hoje. Estou com o problema pra rodarem acima de 2666. Ativei o docp, na placa mãe (Asus prime B450m - Gaming) com o perfil de 3200 e n da boot. Tentei o de 3000 e também não dá. Aumentei a voltagem de 1.35 pra 1.4 e mesmo assim não foi. Vi que os chips são Hynix M-die. Alguma solução? Abri aqui o Ryzen DRam calculator e vou tentar mudar algumas coisas, mas eu já tinha alterado alguns parâmetros colwocando pra cima e aumentando um pouco as latências e não foi. Só consegui dar boot com a memória em 2933. :confused:

Eu tenho essas memórias, porém as de 3000mhz.
Possuo Ryzen 2600, e só ativo o Xmp e já sobe a 3000 estável.
Os Chips são Samsung B-Die.
 
Com certeza o melhor é samsung, mas é questão de sorte. Comprei na kabum e alguns receberam com samsung enquanto outros pegaram Hynix (Eu). O que me deixa irritado é o fato de a memória em si ser 3200 e não consigo fazê-la rodar a nem 3000. Tentei 2933 e não estava estável, mas parece que consegui estabilizar em 2866. Quero tentar deixar ela pelo menos em 3000 pra não me sentir frustrado.

Eu não sei quanto a mobo vai influenciar, mas com o R5 2600 em 4GHz e usando 2 pentes de memória, essas minha G.Skill chegavam em 3200 cl16 de boas, elas são Hynix AFR.
Agora com 4 pentes o máximo é 2800 cl15 mesmo.

EDIT: R5 2600 tá stock agora, porque desde novembro do ano passado ele não segura mais 4GHz em all core load, devo ter ferrado com o processador ou com o mobo usando 1,375v 24/7.
 
Eu não sei quanto a mobo vai influenciar, mas com o R5 2600 em 4GHz e usando 2 pentes de memória, essas minha G.Skill chegavam em 3200 cl16 de boas, elas são Hynix AFR.
Agora com 4 pentes o máximo é 2800 cl15 mesmo.

EDIT: R5 2600 tá stock agora, porque desde novembro do ano passado ele não segura mais 4GHz em all core load, devo ter ferrado com o processador ou com o mobo usando 1,375v 24/7.

Aqui com memórias Micron E-Die, com o R5 2600 conseguia tanto 2x8 quanto 4x8 3200@CL14, porém era o meu limite, não conseguia nada acima de 3200 relxando os timings...
 
Eu não sei quanto a mobo vai influenciar, mas com o R5 2600 em 4GHz e usando 2 pentes de memória, essas minha G.Skill chegavam em 3200 cl16 de boas, elas são Hynix AFR.
Agora com 4 pentes o máximo é 2800 cl15 mesmo.

EDIT: R5 2600 tá stock agora, porque desde novembro do ano passado ele não segura mais 4GHz em all core load, devo ter ferrado com o processador ou com o mobo usando 1,375v 24/7.
Cara, eu vou tentar atualizar a minha BIOS. Eu nunca atualizei desde que comprei (junho/2019) e vi que tem vários versões após a minha compra e umas inclusive melhorar a estabilidade da dram. Nunca atualizei BIOS. Devo instalar apenas a última versão? Ela já inclui todas as melhorias prévias? Vi que tem uma versão lançada ontem que tá em beta.
 

Users who are viewing this thread

  • Pico
Voltar
Topo