[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Cara, eu vou tentar atualizar a minha BIOS. Eu nunca atualizei desde que comprei (junho/2019) e vi que tem vários versões após a minha compra e umas inclusive melhorar a estabilidade da dram. Nunca atualizei BIOS. Devo instalar apenas a última versão? Ela já inclui todas as melhorias prévias? Vi que tem uma versão lançada ontem que tá em beta.
Seria uma boa, mas não vá nas versões BETA, elas são mais instáveis.

Aqui com memórias Micron E-Die, com o R5 2600 conseguia tanto 2x8 quanto 4x8 3200@CL14, porém era o meu limite, não conseguia nada acima de 3200 relxando os timings...

Cara, com 4 pentes, só gastando muito tempo nos ajustes finos pra estabilizar (pelo menos no meu caso), Até liga com 4x8@3200CL16, mas depois de um tempo é tela azul.
Não sei se é a mobo ou o processador que é o gargalo, mas como eu provavelmente danifiquei um dos dois, nem vou investir tempo nisso.

Jogando nao, mas umas 3x que reiniciou foi assim que abriu o jogo. O restante foi vendo filme e usando navegador mesmo.
Nenhum overclock, sem curve optimizer, sem XMP e na BIOS 1004, a que veio nela já.

Eu tive outro 5600X que tava sinistro, nao conseguia usar o PC, 5s no navegador era reboot. Abrir Steam, reboot. Mandei pra garantia, constataram o defeito no processador e fui reembolsado.
Comprei outro e esse ta apresentando reboots tbm, porem bem mais suaves... consigo jogar, fazer tudo.. mas nao sinto a maquina ainda 100% confiável com esses reboots. No processador ''bichado'' cheguei a testar BIOS mais novas, mas o caso piorava... era mais estável nessa 1004.

Esse atual sequer tentei atualizar. Queria ver se ficar estável com tudo stock, mas ainda ta dando esses erros ai da screenshot.
Cara, parece um problema que eu tive com um ryzen 3500x e vi um numero enorme de pessoas na internet ter com ryzens 3000 nas mais diversas combinações de mobos, chipsets e memórias: Tela azul e reboot apenas em idle ou algo simples como navegar na internet e assistir videos, porém o problema não ocorre ao jogar ou fazer testes de stress.

Procura na bios por alguma configuração chamada power supply control (ou algo assim), caso esteja em Low Current Idle selecione Typical Current Idle.
Caso ainda dê problema, volte na bios e deixe desabilitado o AMD Cool and quiet e veja se ainda persistem os problemas.

Cara, parece um problema que eu tive com um ryzen 3500x e vi um numero enorme de pessoas na internet ter com ryzens 3000 nas mais diversas combinações de mobos, chipsets e memórias: Tela azul e reboot apenas em idle ou algo simples como navegar na internet e assistir videos, porém o problema não ocorre ao jogar ou fazer testes de stress.

Procura na bios por alguma configuração chamada power supply control (ou algo assim), caso esteja em Low Current Idle selecione Typical Current Idle.
Caso ainda dê problema, volte na bios e deixe desabilitado o AMD Cool and quiet e veja se ainda persistem os problemas.

Valeu brother, vou tentar isso. Atualizei a BIOS seguindo a sugestão do @RHBH e ainda não tive reboots. Porem ainda não confio na estabilidade da máquina... a sensação é a que qualquer momento vai reiniciar.
Vou continuar usando como está, se por acaso reiniciar novamente vou tentar essas opções que vc sugeriu.

Tiago Felipe Arruda Maia
Atualizei a bios da placa mãe pra ultima versão e mesmo assim as minhas memórias não vão nem pra 3000. Alguma ideia do que possa ser? A minha fonte é boa, mas tenho ela desde 2013. Existe alguma possibilidade dela estar impossibilitando as memórias atingirem uma frequência maior?

Última edição:
@alexandre.ce

Só dando um feedback.

Vendi minha X370 Taichi e migrei para uma TUF 570 Gaming da ASUS. (Consegui uma oportunidade muito boa de venda onde a troca saiu praticamente gratuita pra mim; então meio que foi obrigatório visto que troquei 6 por 7 por assim dizer).

Não vou conseguir mais te dá aquele relato... mas comprei um R5 5600X e estou esperando ele chegar. (inicialmente era para ser usado com a X370 Taichi).

Pelo que pesquisei, a compatibilidade está funcionando certinho, mas o PCI Express está limitado a 8X. (Isso presenciei aqui mesmo com o R5 3600, então é verídico).

No entanto, descobri que está assim na X470 Taichi também na BIOS 4.60 que é oficial (Que é a mesma dessa da X370 Taichi onde aparentemente teve uma portabilidade).
Também descobri que as outras mobos X300 que receberam a BIOS está funcionando em 16X normalmente; portanto, ficou meio que explicito que o Bug está acontecendo com a série Taichi nos Chipsets 300/400.

Acredito que assim que houver uma atualização de BIOS corrigindo o problema na X470, também terá na X370 e talvez receba até mais conteúdo.

Sobre o SAM, não consegui encontrar nenhum relato na X370 Taichi, mas vi na X470 Taichi. Com um processador 5000 e a BIOS 6.61 é quase certeza absoluta que funciona.

Por hora, acho que o barramento em X8 não é tão grave. (Praticamente empatado com X16, a perda acontece abaixo de X8 - então é relevável até uma solução final).

Sai da asrock depois de anos usando mobos deles, mas é uma marca que apresenta um CxB e produtos de muita qualidade e durabilidade altíssima. Esse suporte da série 300 é um bom exemplo disso.
Virou preferência pessoal adquirir Asrock em placa mãe, futuramente irão ver meu dinheiro de novo (Afinal, merecem).

Enfim, se pretende continuar com a sua mobo, com certeza vale a pena troca para os Ryzen 5000 quando for oportuno.

Opa... valeu pelo retorno.

Pelo que vi lá no overclock, salvo engano não haverá muito o que fazer no que diz respeito à X370, dado que um usuário relatou que a Asrock não liberará outro alfa ou beta para a placa.

Bem, eu vou ficar aguardando para ver o que fazer. De uma coisa eu sei: placa com fan no chipset não me agrada e provavelmente eu não devo pegar uma X570. A última que tive com esse arranjo foi uma DFI Lanparty NF4 SLI e, a meu ver, ventilador em chipset, além de por vezes ruidoso, serve mesmo é para acumular poeira... hehehe...

No mais, confesso que sinto falta do tópico que trazia uma tabela com as características dos VRM's das placas.

De toda sorte, muitíssimo obrigado pela atenção.

Opa... valeu pelo retorno.

Pelo que vi lá no overclock, salvo engano não haverá muito o que fazer no que diz respeito à X370, dado que um usuário relatou que a Asrock não liberará outro alfa ou beta para a placa.

Bem, eu vou ficar aguardando para ver o que fazer. De uma coisa eu sei: placa com fan no chipset não me agrada e provavelmente eu não devo pegar uma X570. A última que tive com esse arranjo foi uma DFI Lanparty NF4 SLI e, a meu ver, ventilador em chipset, além de por vezes ruidoso, serve mesmo é para acumular poeira... hehehe...

No mais, confesso que sinto falta do tópico que trazia uma tabela com as características dos VRM's das placas.

De toda sorte, muitíssimo obrigado pela atenção.

Bem, acredito que tem potencial deles liberarem assim que soltarem a da x470 Taichi - não saiu nem pra esta ainda... então; mas também não sei se a Asrock irá liberar mais funções, então pode ser que surja uma ou duas BIOS ainda só corrigindo isso, faço essa hipótese até pela boa política da Asrock, mas quem sabe...

Sobre as mobos, vou te falar... minha X570 TUF chegou ontem e assim, em relação a VRM e componentes (Também sinto falta da tabela), as duas mobos tem qualidade semelhante. (A da X370 Taichi é um pouquinho melhor, mas ambas são overkill para qualquer processador com OC - então na prática não mudou nem experiência e nem temperatura, mas em BIOS e otimização a mobo simplesmente deu um "banho" na X370 Taichi. Além de ter muita mais personalização disponível, senti que a otimização está bem melhor ( estou usando o último Agesa disponível).

Pra você ter noção, por hora, ainda estou usando o R5 3600 e as memórias Samsung B-Die em 3733Mhz como já era na Taichi.
Na estabilidade, os timmings permaneceram iguais até porque já conhecia o como minha Ram gosta de trabalhar, e os parâmetros de memória bastou aplicar o primeiro perfil recomendável para x570 do Dram Calculator que ficou estável rapidamente.
No entanto, eu tive uns ajustes de voltagem que trouxe alguns ganhos.

Para estabilizar memória, eu precisava:

X370 Taichi / X570 TUF

SOC - 1.2 / 1.12
DRAM - 1.44 / 1.43
VDDG CCD - 1.13 / 1.05
VDDG IOD - 1.13 / 1.05
cLDO VVDP - 0.950 / 0.950

Ajudou a diminuir a temperatura do processador.
diminuiu a temperatura das memórias e do SOC e minha latência de Ram, no AIDA 64, caiu de 65 para 64ns.

Over no processador conseguir fazer de duas formas que antes não conseguia fazer na X370 Taichi.

4.150Ghz em uma metade dos núcleos e 4125Ghz em outra metade - ambos fixos e estáveis a 1.37v. Antes eu tinha bug para fazer isso e só conseguia colocar todos os cores em 4.125Ghz; o que nivelava os melhores núcleos pelos piores nessa mesma voltagem.

Consegui usar PBO e bater 4.2Ghz em mais de núcleo com frequência...na Taichi eram um pouco mais de 4.1Ghz apenas, não importando a configuração de uso.

No fim, tive ganhos numa situação que esperava não ganhar mais nada porque já tinha praticamente tirado o máximo na X370 Taichi, no entanto, ganhei mais eficiência e isso resultou em uma temperatura menor no sistema... o que me surpreendeu.

Talvez meu chip faça mais Mhz no Clock com mais Vcore, mas nem tive interesse por hora.

O que perdi que sinto falta:

Bluetooth - Não tem na TUF, então estou usando o adaptador que tenho.
Wi-Fi - Não tem na TUF, fiquei sem, mas usava pouco...
Botao de Clear BIOS - Esse faz falta porque preciso dá um Clear manual no Jumper e gasta mais tempo, mas é utilizável mais na parte de OC.

O que ganhei que achei melhor:

PCI Express 4.0, SAM, e dois M.2 PCI Express 4.0 X4, um deles tem dissipador inclusive. (Tenho muito interesse no M.2 nessa Tec)
Na Taichi eu tinha um M.2 em PCI Express 3.0 X4 e outro M.2 que reduzia velocidade e ainda desligava portas satas se o usasse... o Chipset X570 compensa esse detalhe.

Pra armazenamento foi um ganho expressivo ao meu ver, mas se vai ser útil depende muito da demanda do usuário.

Codecs de aúdio e rede achei semelhante e a VGA possui as mesmas a quantidade de Sata e CPU Fan.
Painel Traseiro tem tecs mais atualizadas e outras conexões internas são iguais e na mesma quantidade.

A fan do chipset é silenciosa e a temperatura bem tranquila, então por mim está ótimo.

No fim, as X370 Taichi é boa, mas as otimizações da TUF e umas Tec a mais colocam ela um grau acima, e essa mobo nem é uma crosshair da vida que em tese é a verdadeira rival das Taichi.

Pensei que minha troca tinha sido 6 por 7, mas foi um 6 por 8 tranquilamente.

Aliás, eu fiz esses testes no R5 3600 porque ainda estou com ele, mas vou usar ela mesmo é com o R5 5600X que estou esperando chegar.
Essa BIOS que estou usando inclusive tem foco maior neles.

Essa troca toda pra mim saiu por menos de 100 Reais, o que fez valer muitíssimo a pena.

Fica meu conselho nesse sentido, aproveita que a X370 Taichi é uma boa mobo ainda hoje e que ainda tem valor de mercado e faça o upgrade também.

Pra mim valeu muito a pena e terei suporte pelo menos mais uma geração com boas otimizações de BIOS por um custo que saiu muito baixo no fim.

Imagina!

Última edição:
Alguém com a Agesa 1.2.0.0 nas B450 Plus Gaming ?
Sabe se ouve uma melhora sobre a 1.9.0.0 ?

Alguém com a Agesa 1.2.0.0 nas B450 Plus Gaming ?
Sabe se ouve uma melhora sobre a 1.9.0.0 ?

Houveram melhorias significativas de estabilidade e overclock do FLCK no 1.2.0.0.

Tiago Felipe Arruda Maia
Atualizei a bios da placa mãe pra ultima versão e mesmo assim as minhas memórias não vão nem pra 3000. Alguma ideia do que possa ser? A minha fonte é boa, mas tenho ela desde 2013. Existe alguma possibilidade dela estar impossibilitando as memórias atingirem uma frequência maior?
Cara, acho que não tem muito a ver com a fonte, mas um jeito de saber é usar algum programa que monitore as tensões (como o HWmonitor) e vc verifica se estão oscilando muito. Se sim pode ser ela o problema. Outra coisa, tenta dá um reset na bios, removendo a bateria da placa-mãe e depois disso ativa o XMP direto e vê se vai dá certo.

Cara, acho que não tem muito a ver com a fonte, mas um jeito de saber é usar algum programa que monitore as tensões (como o HWmonitor) e vc verifica se estão oscilando muito. Se sim pode ser ela o problema. Outra coisa, tenta dá um reset na bios, removendo a bateria da placa-mãe e depois disso ativa o XMP direto e vê se vai dá certo.
Troquei os slots e deu certo. Agora elas estão no 2 e 4. Consegui sem problemas ativar o perfil 3200. Depois vou tentar ir pra 3466 que é o máximo que minha placa suporta, segundo o site da Asus.

Amigos, tudo bem?

Eu tentei comprar novas memórias para usar no 5600X, e meu objetivo era as Crucial. Porém elas estavam um pouco acima do preço que eu podia pagar, e acabei comprando as memórias mais baratas possíveis que eu podia na Pichau. São dois pentes de 16Gb LPX 3000Mhz C15. Eu ainda tinha um vale lá de uma compra devolvida, e o preço final da memória foi 600 reais.

Acabei de instalar, e acho que elas são B Die. Por onde posso começar a ter certeza disso, e quais as possibilidades de melhorar o desempenho delas? Segue print delas abaixo.

Poste errado

A melhor opção é otimizador de curva com PPT (socket power) reduzido.

Eu tenho basicamente duas opções ao fazer undervolt com o otimizador de curva:

- Manter o PPT em 142W e ganhar de +200MHz de boost all core no CB R20, ou seja, ganha-se performance sem aumentar o consumo/temperaturas.

- Reduzir o PPT para cerca de 110W e reduzir minhas temperaturas de aproximadamente 66 graus para 57 graus no CB R20 all core, ou seja, reduz o consumo/temperaturas sem perder performance).
Como eu descubro os valores corretos pro meu CPU?

Última edição:
Como eu descubro os valores corretos pro meu CPU?

Não tem valor correto, você personaliza subindo e descendo o TDP para o quanto você quiser, dentro do limite permitido pela sua placa mãe.]

Mas o 3800X não tem curve optimizer, somente o PBO.

Não tem valor correto, você personaliza subindo e descendo o TDP para o quanto você quiser, dentro do limite permitido pela sua placa mãe.]

Mas o 3800X não tem curve optimizer, somente o PBO.
Segundo o dicionário do seu guia, é pelo PPT que eu controlo o TDP? Eu só to querendo que ele não esquente tanto sem fazer undervolt e fixar valores.

Segundo o dicionário do seu guia, é pelo PPT que eu controlo o TDP? Eu só to querendo que ele não esquente tanto sem fazer undervolt e fixar valores.

Isso.

PPT = TDP x 1.35

Pega o valor de PPT e divide por 1.35 para saber qual será o TDP do processador.

Quanto menor o TDP, menos calor o processador gera, portanto menor temperatura. Mas isso reduz a performance e no seu caso você não tem o undervolt para "anular" a perda de performance.

Pessoal, amigo meu comprou uma Asus TUF X570 e um 5800X. A Asus já vem atualizada pro Zen3?

Isso.

PPT = TDP x 1.35

Pega o valor de PPT e divide por 1.35 para saber qual será o TDP do processador.

Quanto menor o TDP, menos calor o processador gera, portanto menor temperatura. Mas isso reduz a performance e no seu caso você não tem o undervolt para "anular" a perda de performance.
vc sabe se tem placa que no auto ao ativar o pbo excede o limite das voltagens pro sockett e etc? aqui a diferença de performance é absurda com o pbo ativado pra ele desativado, coisa de 100fps nos jogos competitivos, mas em compensação as temperaturas sobem 15 graus tb

edit: haha já vi aqui que excede sim e muito

Última edição:
Testei um pouco melhor o 5800x com a X470.

Ta impossível fazer Over com a Bios Beta, completamente instável tanto memória quanto prox, até o Curve Optimizer está ruim (pra ser sincero não sei nem se está funcionando).
Porém com tudo em Default, ta funcionando certinho.

Outra coisa, alguem aqui com a 3080 e um Ryzen 5600x/5800x?
Se sim, vocês testaram COD Cold War Multiplayer?

Como fica o FPS?

Aqui com tudo no Ultra RT ativado e DLSS no Qualidade, fica entre 100-130 FPS, é normal? Ou deveria dar mais?

Requisitos_The_Medium.jpg

Eu queria fala que avisei que o Ryzen 5 3600 não iria aguentar jogo AAA muito em breve.

Nunca antes uma CPU mid range rodou jogos AAA no máximo, 2 anos depois do lançamento e com consoles novos.

Requisitos_The_Medium.jpg

Eu queria fala que avisei que o Ryzen 5 3600 não iria aguentar jogo AAA muito em breve.

Nunca antes uma CPU mid range rodou jogos AAA no máximo, 2 anos depois do lançamento e com consoles novos.

Não entendi. O que tem a ver isso com com essa tabela?

Users who are viewing this thread

Voltar