[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Pra quem tem um Ryzen 5000, eles são meio esquentados mesmo?
O 5800x com PBO só, ta pegando 70 graus no CSGO.

Isso que tenho um AIO 360 e um gabinete bem ventilado.
são mas o 5800x em especial é o mais esquentado deles, tá normal isso aí pra ele, a solução que alguns dão é reduzir a voltagem dele e perder um pouco de performance, eu desaprovo essa prática já que qualquer undervolt usado vc perde fps ingame, vc mantêm e até ganha pontuações em cinebench, cpu-z e afins mas ingame sempre vai perder, não esquente com essas temps afinal a amd especifica que é normal jogando ele bater entre 80 a 85 graus

são mas o 5800x em especial é o mais esquentado deles, tá normal isso aí pra ele, a solução que alguns dão é reduzir a voltagem dele e perder um pouco de performance, eu desaprovo essa prática já que qualquer undervolt usado vc perde fps ingame, vc mantêm e até ganha pontuações em cinebench, cpu-z e afins mas ingame sempre vai perder, não esquente com essas temps afinal a amd especifica que é normal jogando ele bater entre 80 a 85 graus
Juntar ele e a 3080 FTW3 em tenho o aquecedor de quarto mais caro que já vi :(

Um teste que fiz aqui
3080 + 2700x 90-100 fps no COD
3080 +5800x 130-150 FPS No mesmo trecho.

Se desligar o RT e deixar só o DLSS vai pra 200 FPS em 1440p com tudo no Ultra.

Pra quem tem um Ryzen 5000, eles são meio esquentados mesmo?
O 5800x com PBO só, ta pegando 70 graus no CSGO.

Isso que tenho um AIO 360 e um gabinete bem ventilado.

Isso não é ser esquentado cara, CS GO usa muito do processador, e AIO não quer dizer nada, um Noctua ganha de 99% deles.

Saiu uma BIOS nova pra X570 TUF

Alguém chegou a atualizar?

Z3HxuPz.png

Um teste que fiz aqui
3080 + 2700x 90-100 fps no COD
3080 +5800x 130-150 FPS No mesmo trecho.

Se desligar o RT e deixar só o DLSS vai pra 200 FPS em 1440p com tudo no Ultra.
ray tracing pra mim é um tiro no pé, não vejo nada visualmente que justifique tamanha perda de performance, pra mim vai ser uma tecnologia em breve morta pq vão fazer efeitos de iluminação melhores que ele sem usar ele igualzinho foi o physx por exemplo que fizeram efeitos de física e partículas melhores sem usar o mesmo

ray tracing pra mim é um tiro no pé, não vejo nada visualmente que justifique tamanha perda de performance, pra mim vai ser uma tecnologia em breve morta pq vão fazer efeitos de iluminação melhores que ele sem usar ele igualzinho foi o physx por exemplo que fizeram efeitos de física e partículas melhores sem usar o mesmo
antes de terminar de ler seu post , já pensei no * physx * HAHAHAH
penso EXATAMENTE igual.

Ray Tracing é infinitamente superior ao que oferecia o PhysX, mas já deu pra ver que ou a tecnologia evolui muito, ou a Nvidia para com a mendigaria de RT Cores, pq já deu pra ver que com a quantidade atual não vai rolar nunca.

Ray Tracing é infinitamente superior ao que oferecia o PhysX, mas já deu pra ver que ou a tecnologia evolui muito, ou a Nvidia para com a mendigaria de RT Cores, pq já deu pra ver que com a quantidade atual não vai rolar nunca.
Eu gosto do RT, também acho mais potente que o PhysX e promissor.
Mas acho a utilização muito preguiçosa as vezes, os únicos jogos que foram bem implantados é o Control e o CP2077, de resto os caras colocam umas poças/espelhos e colocam reflexo pra falar que tem.

Mas o RT deve evoluir bem, ainda mais com a AMD entrando na briga.

Concordo que vão aparecer efeitos melhores na rasterização.

Mas discordo que a rasterização vai ser capaz de fazer os efeitos na mesma escala de realismo e tamanho.

É simplesmente inviável programar "na mão" as sombras, reflexos, iluminação difusa e oclusão ambiental super realistas e precisas nas proporções que o Ray tracing é capaz de fazer em tempo real na máquina do usuário.

O Ray tracing é usado como um "atalho" para os devs implantarem efeitos realistas, precisos e sem consumir tanto tempo de desenvolvimento.

Ray tracing veio pra ficar, quer você goste ou não.

O que vai mudar é que vai chegar num ponto de evolução (hardware) que o Ray tracing terá um impacto ignorável na performance.

Pra hoje rasterização eh bem mais importante... Se você n quiser gastar uma moto em placa de vídeo, n imported com RT hj... Espere 1 ou 2 gen
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pra quem já teve o 1600af, será que dá pra conseguir uns 4ghz com um warith spire(o irmão maior do wraith stealth)?

Isso.

PPT = TDP x 1.35

Pega o valor de PPT e divide por 1.35 para saber qual será o TDP do processador.

Amigo, estou confuso. Eu divido ou multiplico?

Esse programa clocktuner for ryzen é bem estranho, fui fazer um diagnóstico aqui e ele deu como bronze, para 4050 precisa de 1.25mv sendo que em 4.1 uso 1.15 e 4.2 uso 1.22 estáveis

Será que fiz algo de errado?

Esse programa clocktuner for ryzen é bem estranho, fui fazer um diagnóstico aqui e ele deu como bronze, para 4050 precisa de 1.25mv sendo que em 4.1 uso 1.15 e 4.2 uso 1.22 estáveis

Será que fiz algo de errado?
A definição de "estável" de cada um varia muito. Muita gente acha que usar o PC normalmente / jogar e não dar nada é considerado estável, quando na verdade se você rodar um Prime95 FMA3 vai dar erros, muito embora seja um workload que ninguém nunca vai ver na vida real.

Eu usei meu 3600 antigo por semanas a 3733mhz e depois descobri que tava dando erros aleatórios pois meu processador não aguentava IF 1866... Mas só vi esses erros em benchmarks sintéticos / ferramentas de teste de estabilidade.

Galera, tô com uma duvida sobre as temperaturas do R7 3800X... Comprei um open box da loja que explode esses dias e montei junto com um Scythe Mugen 5. Eu sou muito encanado com temperaturas, por isso, configurei o afterbuner para mostrar a temperatura na barra de tarefas. Acontece que percebi que fica uma oscilação constante de temperatura, variando de 39° até 60° em uso normal(escrevendo essa mensagem por exemplo), porem em jogos até agora raramente chegou a 70°. É normal essa oscilação de temperatura?

Saiu uma BIOS nova pra X570 TUF

Alguém chegou a atualizar?

Z3HxuPz.png
Essa BIOS funcionou super bem pra mim.
R5 3600 + Memória Ram Samsung B-Die 3600 em 3733Mhz CL14.
Estável pra mim.

Esperando chegar o R5 5600X para ver se muda muita coisa, mas creio que ficará estável tbm.

Galera, como vocês costumam deixar a curva dos fans na bios de vocês? Primeira vez que mexi nisso, para ver se tenho alguns milésimos de ganho nas temperaturas. Deixei na bios para usar como base a temperatura da CPU, intervalo de temperatura no 3 (é o default, não entendi no que isso influencia) e coloquei basicamente para a 60 graus os fans rodarem a 80% e a 70 graus a 100%. E o restante, temperaturas mais baixas, para ele rodar a 50% ou menos. Possuo fans da Cooler Master Sickleflow ML120 que são bastante silenciosas. Duas delas eu tive que ligar direto na fonte, por não ter sys_fan suficiente, que são elas a principal do radiador do WC e uma das fans frontais.

Boa noite pessoal.

Uma placa-mãe B450 está de bom tamanho para hospedar um R5 3600 + 1070 não ? Porque B550 e X570 os preços estão malucos, sem chances de pegar uma dessas para um PC secundário.

Galera, tô com uma duvida sobre as temperaturas do R7 3800X... Comprei um open box da loja que explode esses dias e montei junto com um Scythe Mugen 5. Eu sou muito encanado com temperaturas, por isso, configurei o afterbuner para mostrar a temperatura na barra de tarefas. Acontece que percebi que fica uma oscilação constante de temperatura, variando de 39° até 60° em uso normal(escrevendo essa mensagem por exemplo), porem em jogos até agora raramente chegou a 70°. É normal essa oscilação de temperatura?
é sim, como diz um amigo meu "porra o ryzen entra em turbo máximo aleatoriamente enquanto estou apenas digitando no word" kkkk infelizmente é assim mesmo ele não sabe muito como se gerenciar, o que vc pode fazer aí é melhorar a ventoinha do scythe pq a que vem nele é muito mas muito fraca, no meu aqui eu troquei pela ventoinha do hyper 212 a blade master e reduziu 5 graus só com isso

é sim, como diz um amigo meu "porra o ryzen entra em turbo máximo aleatoriamente enquanto estou apenas digitando no word" kkkk infelizmente é assim mesmo ele não sabe muito como se gerenciar, o que vc pode fazer aí é melhorar a ventoinha do scythe pq a que vem nele é muito mas muito fraca, no meu aqui eu troquei pela ventoinha do hyper 212 a blade master e reduziu 5 graus só com isso
Obrigado cara, já estava preocupado!

Bom, a performance nos Benchs tava estranha, formatei.

CPU-Z Single Core 657
Multi 6580
Isso, sem NENHUM tipo de regulagem, será que sobe com o Curve Optimizer?
Em linha com o Guru3d, em termos de performance a Bios beta vai bem.

Bom, a performance nos Benchs tava estranha, formatei.

CPU-Z Single Core 657
Multi 6580
Isso, sem NENHUM tipo de regulagem, será que sobe com o Curve Optimizer?
Em linha com o Guru3d, em termos de performance a Bios beta vai bem.

Aqui subiu bastante com o Curve Optimizer, coisa de 100/150 no multi e uns 20/30 no single. Porém senti que deu uma piorada nos jogos, ou foi placebo. De qualquer forma acabei por desabilitar por enquanto e deixar em stock. Por curiosidade, quanto você estava obtendo no CPU-Z antes de formatar? Você trocou de processador e não tinha formatado o sistema? Eu troquei um 3700x pelo 5800x e não formatei, não sei se deveria...

Aqui subiu bastante com o Curve Optimizer, coisa de 100/150 no multi e uns 20/30 no single. Porém senti que deu uma piorada nos jogos, ou foi placebo. De qualquer forma acabei por desabilitar por enquanto e deixar em stock. Por curiosidade, quanto você estava obtendo no CPU-Z antes de formatar? Você trocou de processador e não tinha formatado o sistema? Eu troquei um 3700x pelo 5800x e não formatei, não sei se deveria...
639 no Single, no Multi era coisa de 6200.

Você ta conseguindo quanto ai?

Meu problema que troquei o proc e fiquei tentando ajustar os timmings, isso deu uma corrompida violenta no Windows, ai formatei e voilà .

Users who are viewing this thread

Voltar