[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
O meu bateu 4.75GHz em 3 núcelos, mas bateu 84.5C de máx no cinebench, o oc manual é mais trabalhoso mas vc pode atinigir um ponto ótimo melhor de vcore e frequencia, conseguindo uma temp menor

O autoOC é melhor para fps mínimos em jogos, o PBO pra multitarefa

O vcore médio do autoOC no cinebench ficou 1.3 mais alguns quebrados, chegando a picos de 1.425
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A asus aqui tá firme, nao vou hatear a msi por que provavelmente a placa tá com defeito, talvez até no vrm, mas deu uma dor de cabeça de 1 semana :confused:

Na msi eu só consegui estabilidade com vcore 1.2V e freq de 3.7GHz, qualquer frequencia e vcore acima disso dava error 41 kkkkkkk
Ah como eu tenho um 3600, deixo em 4200 travado.
Queria fazer por PBO mas não sei se consigo fazer

E tenho receio dessas tensões acima de 1.4

Aproveitando esse papo de boost, pbo, etc.

Tô usando um Ryzen 3600 com uma Gigabyte AB350-DS3H v2. Única coisa que mudei na Bios foi ativar xmp das memórias e selecionar Typical Current Idle, pois antes do 3600 tive um 3500x que dava bsod no windows quando o processador estava ocioso ou com pouca carga, ai resolvi deixar assim no cpu novo por precaução. Já o resto tá em default ou auto.

Isso significa que tá ativado o PBO? Ou é core performance boost? Auto OC? Afinal qual a grande diferença entre eles?
Já tentei ler a respeito mas ainda assim achei meio confuso, principalmente ao ler que na Bios da gigabyte nem tudo que tá em auto segue o auto de outras mobos.

Aqui no Cinebench20 e jogos a tensão, segundo o Ryzen Master, fica lá para casa dos 1.36~1.4v, o que é bem alto, já tinha visto que PBO e Core performance boost empurram tensão demais para segurar clocks bem além do padrão, mas tava jogando Cyberpunk 2077, tensão tava em 1.37v, 60~62º de temperatura, no entanto o clock batia "meros" 3.9ghz. A tensão menor que eu vi esse cpu atingir em full load foi no Prime95 que ficou próximo de 1.2v em 3.9ghz. Agora, se eu for no plano de energia e deixar o estado de desempenho máximo do processador em 99%, ele não passa de 1v na velocidade stock 3.6ghz.

Essa voltagem exagerada com algum boost ativado é padrão ou significa que fui agraciado com um chip ruim?
O fato de ser um chipset b350 antigo e/ou qualidade da placa-mãe pode influenciar também nisso?

Meu 3600 é de dezembro de 2020.

Edit: É pior ainda, tudo isso de tensão para pegar 3.8ghz em apenas um nucleo:poker:

Última edição:
Tenho procurado e acompanhado leaks sobre o futuro Ryzen 5700G (8C/16T) mas até agora só vi specs, nenhuma previsão de datas de lançamento. Alguém aqui está por dentro disso? (E sim, tentei procurar aqui no fórum antes de postar, não achei nenhum postagem antiga).

iGPU está sendo um pre-req pro meu próximo build e o review/benchs preliminares dos RocketLake me decepcionaram um pouco. Acham que esse futuro 5700G baterá de frente com um 11700K?

Especificações de APU de desktop AMD Ryzen 5000G (5700G, 5600G, 5300G) Cezanne vazaram​

AMD Ryzen 5000G (Cezanne para desktops)​

Parece que um conhecido vazador japonês Momomo obteve acesso a uma ficha técnica de produto AMD não lançada com a série AMD Ryzen 5000G antes mesmo que o fabricante tivesse a chance de apresentar oficialmente a série.

8DmUVpw.png

TSMC investirá US $ 100 bilhões em Fabs e P&D nos próximos três anos

TSMC cancela cortes de preços de chips e promete aumento de investimento de US $ 100 bilhões

Suspender os cortes de preços é uma medida rara da TSMC, que geralmente reduz os preços a cada trimestre para seus clientes de design de chips depois que seus produtos entram em produção em massa e funcionam sem problemas, disseram fontes com conhecimento da empresa ao Nikkei Asia.

As versões aprimoradas N4 e N5 da TSMC são produzidas em massa antes do previsto, a primeira onda de embalagens de capacidade de produção da Apple

TSMC faz parte da família 4nm de 5nm. Esperava-se originalmente que a produção experimental no quarto trimestre de 2021 e a produção em massa em 2022. Recentemente, a cadeia de suprimentos de equipamentos relatou que o cronograma de produção em massa avançou para o quarto trimestre de 2021, e a primeira onda de capacidade de produção será todos produzidos pela Apple sob o pacote (Apple), serão usados para novos produtos Mac que melhoraram de forma abrangente o desempenho.

Juntamente com AMD, MediaTek e Qualcomm e outros novos produtos de 5 nanômetros que também começaram a entrar em film

No entanto, de acordo com a indústria de semicondutores, a julgar pelo progresso mais recente de processos avançados, o progresso da família nano 7/5/3 está em linha com as expectativas sob a demanda de mercado ainda forte e a implantação de TSMC.

Entre eles, além dos produtos antigos da Apple, NVIDIA, Qualcomm, etc., o pedido de pedidos de 7 nm da MediaTek e dos dois principais clientes da AMD continuou a se expandir, e os pedidos de 7 nm foram totalmente destruídos devido à demanda e produção de 7 nm capacidade.
A taxa de utilização está próxima da carga total e a curva de aprendizado já passou, o que contribui muito para a margem de lucro bruto geral. Na segunda metade do ano, e grandes singles estouram 7 nanômetros, o crescimento da receita anual da TSMC deve atingir ou exceder a alta meta de 15%. .

Quanto ao 5nm, que atraiu muita atenção, foi relatado que a Apple cortou pedidos de chips A14 de 5nm e chips da série Mac M1. O desempenho da TSMC no primeiro semestre do ano pode não ser tão otimista quanto o esperado.
A indústria de semicondutores apontou que o segundo trimestre original foi a época em que os novos e antigos produtos da Apple foram convertidos. A cada ano, a escala de pedidos seria reduzida, o que é esperado para a TSMC. Portanto, os clientes MediaTek e AMD já estão programados para entrar no film. Também foi relatado que a Intel também está cooperando em 5 nm.
Além disso, os novos MacBook Pro e iMac da Apple continuarão a usar o processo de 5 nm para os chips M1X.

A versão 5nm aprimorada, que pertence à família 5nm, também foi lançada antes da programação original.
É importante notar que a TSMC originalmente esperava que 4nm, otimizado a partir de 5nm, iniciaria a produção experimental no quarto trimestre de 2021, com a meta de produção em massa em 2022. No entanto, de acordo com a indústria de semicondutores, foi informado que 4nm já foi lançado com antecedência. A produção em massa será lançada oficialmente no quarto trimestre de 2021. A primeira onda de capacidade de produção será totalmente embalada pela Apple.

Entre eles, pode-se observar que devido ao alto custo de 3nm, o prazo para que fabricantes internacionais de chips como AMD, MediaTek, Qualcomm, Xilinx, Broadcom e NVIDIA permaneçam na família de 5nm por gerações será alongado.

Além disso, foi relatado recentemente no mercado que o progresso do processo de 3 nm da TSMC não é tão bom quanto o esperado. A capacidade inicial de produção mensal é apenas metade da meta.
No entanto, o presidente da TSMC, Liu Deyin, declarou publicamente anteriormente que o processo de 3nm da TSMC continua avançando conforme planejado, mesmo acima das expectativas.

A indústria de semicondutores apontou que, de fato, houve relatos de um ligeiro atraso no progresso de 3 nm, mas eles acreditam que a TSMC deve acelerar para acompanhar o progresso.
Uma vez que deve acompanhar o cronograma do novo iPhone da Apple, ele deve ser produzido em massa em junho de 2022 como esperado, e o 3nm também tem a série do Mac da Apple e pedidos da Intel.

Além da explosão em grande escala de 7 nm, a versão aprimorada de 5 nm e a taxa de utilização de capacidade de 5 nm também são mantidas em alta, a operação anual da TSMC não só deve ser tão sem nuvens quanto o esperado, mas o crescimento da receita anual é esperado para alcançar ou ir além da marca de 15% e escrever uma nova máxima novamente.

Bom, finalmente farei um up do 2700 para o 3700X, viva o Ali kkkkk..

Agora é chegar, OC, OC nas memórias.. E ainda por cima preciso pegar uma nova placa mãe pois a minha B450 Tomahawk vai pra RMA.. Ai a dúvida tá grande.. B550 TUF? B450 Tomahawk Max 2?

Difícil....

Procede ?

Eu gosto tanto da shitart, que nem dou play nos vídeos pra não dar visualização pra eles.:vinho:

Cara, compre no mínimo uma razoável MX-4 NT-H1, você ganha longevidade. Uso MX-4 a anos, quando faço manutenção no PC do meu pai depois de um ano+ parece que passei a pasta umas semanas só.

Maluko desse merece uma camaçada de pau, se ele quer montar os PC deles com Implastec, problema dele.

Cara, compre no mínimo uma razoável MX-4 NT-H1, você ganha longevidade. Uso MX-4 a anos, quando faço manutenção no PC do meu pai depois de um ano+ parece que passei a pasta umas semanas só.

Maluko desse merece uma camaçada de pau, se ele quer montar os PC deles com Implastec, problema dele.

Na boa , quem assiste essas merdas ? O nível dos caras é tipo Xbox Mil Grau :facepalm:

Tenho procurado e acompanhado leaks sobre o futuro Ryzen 5700G (8C/16T) mas até agora só vi specs, nenhuma previsão de datas de lançamento. Alguém aqui está por dentro disso? (E sim, tentei procurar aqui no fórum antes de postar, não achei nenhum postagem antiga).

iGPU está sendo um pre-req pro meu próximo build e o review/benchs preliminares dos RocketLake me decepcionaram um pouco. Acham que esse futuro 5700G baterá de frente com um 11700K?
Da uma olhada no 11400 se quiser algo budget, é uma cpu interessante (a única lançada pela Intel esse ano) E tem um preço bom

Bom, finalmente farei um up do 2700 para o 3700X, viva o Ali kkkkk..

Agora é chegar, OC, OC nas memórias.. E ainda por cima preciso pegar uma nova placa mãe pois a minha B450 Tomahawk vai pra RMA.. Ai a dúvida tá grande.. B550 TUF? B450 Tomahawk Max 2?

Difícil....
Eu iria em uma b550m nacional das baratas. A tuF b550m apareceu um tempo atrás por 855,se quiser atx tem umas mais caras, e evitaria ao máximo qualquer b450 acima de 700-750 hoje: simplesmente não valem o preço perto da b550

Da uma olhada no 11400 se quiser algo budget, é uma cpu interessante (a única lançada pela Intel esse ano) E tem um preço bom

Eu iria em uma b550m nacional das baratas. A tudo b550m apareceu um tempo atrás por 855

Boa, o que me assusta é a garantia da ASUS... Mas vi que essa mobo tem muuuuuuuita qualidade, vamos ver, acho que o preço tá meio alto, vou esperar uma promo, já que minha garantia vai até agosto hhahahaa

Fora a MSI qual outra empresa da 3 anos de garantia nas placas mães?? Sei que a ASUS/Gigabyte da 3 anos em alguns modelos de VGA, mas dão em placa mãe também??

Fora a MSI qual outra empresa da 3 anos de garantia nas placas mães?? Sei que a ASUS/Gigabyte da 3 anos em alguns modelos de VGA, mas dão em placa mãe também??
Então, essa é minha dúvida também.. A minha MSI parou de funcionar o aúdio depois de 2 anos.. Se fosse outra marca tinha saído no prejuizo

Ah como eu tenho um 3600, deixo em 4200 travado.
Queria fazer por PBO mas não sei se consigo fazer

E tenho receio dessas tensões acima de 1.4
PBO em ryzen 3XXX é completamente inútil e não traz nenhum aumento de perfomance. Nos ryzen 5XXX é que você começa a ver REALMENTE a diferença.

Não sei nem pra que a AMD disponibilizou o PBO para os ryzen 3XXX.

Eu iria em uma b550m nacional das baratas. A tuF b550m apareceu um tempo atrás por 855,se quiser atx tem umas mais caras, e evitaria ao máximo qualquer b450 acima de 700-750 hoje: simplesmente não valem o preço perto da b550

Esse processador com uma mobo de entrada(agora com over de memória liberado) vai vender bem.:notbad:

Só Msi no br

Resolvi testar vcore menor no 3600X@4.4GHz, agora coloquei 1.245v em VID e 1.2375v VDDCR CPU vol. to usando LLC3 e Phase Control Optimized.

Passou suave, 30m Cinebench multi, 30m Aida64... fiz um teste rápido no tm5, não quer abrir modo adm esse caraio.

Captura-de-Tela-277.png

Resolvi testar vcore menor no 3600X@4.4GHz, agora coloquei 1.245v em VID e 1.2375v VDDCR CPU vol. to usando LLC3 e Phase Control Optimized.

Passou suave, 30m Cinebench multi, 30m Aida64... fiz um teste rápido no tm5, não quer abrir modo adm esse caraio.

Captura-de-Tela-277.png
Rapaz esse 3600 é gold sample, só pode! :eek:

Boa noite,

Acabei de adqurir um Ryzen 5 3600 como upgrade do meu cansado i5 6600, comprei a MSI b450 tomahawk b450 max 2 para acompanhar o processador, e pesquisando sobre vejo que vai ser necessario realizar um upgrade nas minhas RAM, ja que as mesmas sao 2133mhz, estou em duvida se pego 2x8gb 3200mhz CL16 ou 2x8gb 3600 mhz CL 18, qual seria a melhor ? a marca Team Group é boa ? Alguem poderia me dar uma luz ? Obrigado.

Boa noite,

Acabei de adqurir um Ryzen 5 3600 como upgrade do meu cansado i5 6600, comprei a MSI b450 tomahawk b450 max 2 para acompanhar o processador, e pesquisando sobre vejo que vai ser necessario realizar um upgrade nas minhas RAM, ja que as mesmas sao 2133mhz, estou em duvida se pego 2x8gb 3200mhz CL16 ou 2x8gb 3600 mhz CL 18, qual seria a melhor ? a marca Team Group é boa ? Alguem poderia me dar uma luz ? Obrigado.
3200 cl16 é melhor opção. Depois você testa apertar timings, subir voltagem e etc. As crucial ballistix são boas e relativamente baratas também, dê uma olhada.

Pessoal uma dúvida, eu sei que as B550 em teoria não suportam os ryzem 2XXX (tenho 2700) mas vendo em fóruns gringos, tem pessoas conseguindo usar o 2700 ou 2700 Pro em alguns modelos, como a Asus TUF GAMING B550-Plus. Eu tenho o 2700 e me atende bem e as B450 aos poucos irão sumir (pelo menos os bons modelos).
Tem alguém aqui usando uma configuração parecida?

Pessoal uma dúvida, eu sei que as B550 em teoria não suportam os ryzem 2XXX (tenho 2700) mas vendo em fóruns gringos, tem pessoas conseguindo usar o 2700 ou 2700 Pro em alguns modelos, como a Asus TUF GAMING B550-Plus. Eu tenho o 2700 e me atende bem e as B450 aos poucos irão sumir (pelo menos os bons modelos).

A Asus TUF B550-Plus oficialmente não suporta Ryzen 2700, começa a partir do 3100.

Veja o link de CPU suportadas para essa mobo:

Realmente não tem suporte oficial mas já vi vários vídeos em que usam CPUs de segunda geração nessas mobos de boa.

Vai comprar e apostar que irá funcionar eu acho complicado, tenta vender o 2700 e parte pra um 3000 ou até os 5000

Users who are viewing this thread

Voltar