[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,020
Vou atualizar essa BIOS da Asus depois de uns dias. 2006 com a mesma data da 2003. :haha:
 
Começando os trabalhos em 4000mhz. Ainda dá de afinar um pouco mais, mas acho que não muda muito a latência.

5600-X-PBO2-4000-CL-16-1-48v.png
 
Galera com a B550 TUF, sei que ela é uma baita mobo, mas tô com um medo danado do RMA da ASUS, se não fosse o RMA da MSI não conseguiria devolver depois de quase 3 anos o problema de som que a minha placa teve.. Isso me assusta um pouco, porém os preços das MSI boas estão absurdos...

Acho que vou de ASUS.. Adquiri um 3700X
 
Galera com a B550 TUF, sei que ela é uma baita mobo, mas tô com um medo danado do RMA da ASUS, se não fosse o RMA da MSI não conseguiria devolver depois de quase 3 anos o problema de som que a minha placa teve.. Isso me assusta um pouco, porém os preços das MSI boas estão absurdos...

Acho que vou de ASUS.. Adquiri um 3700X
olha pode ir de asus que a qualidade da placa é muitoooo boa e não vai te dar problema não, porém, eu iria em outra sem ser a tuf plus, digo isso pq tenho justamente a b550 tuf plus full size (sem ser M) e ela não me permite lá aquela margem extra que a galera alcança com outras placas melhores tipo as strix, aqui mesmo só consigo estabilidade até 1900 de if e 3800mhz da ram, e sei que não é meu processador ou ram serem ruins, é da placa mesmo pois não vi ainda ninguém conseguir ir além disso com essa placa, já nas strix sobem que é uma beleza, se soubesse que faria tal diferença iria na strix mas como vim de intel e lá na intel o chipset importa muito mais do que a mobo afinal mesmo as de entrada ou tops sobem quase igual se tiverem o mesmo chipset aprendi na prática que na amd não é assim
 
olha pode ir de asus que a qualidade da placa é muitoooo boa e não vai te dar problema não, porém, eu iria em outra sem ser a tuf plus, digo isso pq tenho justamente a b550 tuf plus full size (sem ser M) e ela não me permite lá aquela margem extra que a galera alcança com outras placas melhores tipo as strix, aqui mesmo só consigo estabilidade até 1900 de if e 3800mhz da ram, e sei que não é meu processador ou ram serem ruins, é da placa mesmo pois não vi ainda ninguém conseguir ir além disso com essa placa, já nas strix sobem que é uma beleza, se soubesse que faria tal diferença iria na strix mas como vim de intel e lá na intel o chipset importa muito mais do que a mobo afinal mesmo as de entrada ou tops sobem quase igual se tiverem o mesmo chipset aprendi na prática que na amd não é assim
Então, o que atrapalha é gastar R$1000 a mais só pra ter uma Strix, nesse caso iria em uma outra MSI.. Eu não quero gastar muito e nem pretendo subir muito minhas memórias, pelo menos até troca-las por outra de chip melhor (quando tiver dinheiro)..

Pra você entender tenho R$810 de reembolso de RMA pela minha Tomahawk, e como fiz o UP do 2700 pro 3700X já ia pegar uma de "nova geração"
 
Também tenho a b550 tuf plus e no momento estou com a BIOS 2003, funcionando normalmente. Sabe dizer se a atual versão da BIOS 2006 foi resolvido esse problema da placa de rede, ao passar da versão beta para estável?
tenho a B550 Tuf Plus (wifi) e estava na versao 1805 e atualizei pra 2003 , pois estava com aquele problema da rede que caia de hora em hora em tempos totalmente aleatorios . Entretanto percebi que alem de n resolver o problema, uma usb3.0 da placa mae parou de funcionar, percebi de cara, pois tinha um hd externo nela que havia sumido. Testei em todas outras portas e aparentemente normal. depois fui pra versao 2006 pra ver ser resolvia agora o placa de rede e a usb que nao identificava nada:rolleyes: , e infelizmente nada nenhum dos 2 problemas solucionados, pelo menos em relação a Bios. A de rede conseguir '' resolver '' desativando algumas opções avançadas no driver da placa de rede mas fiquei agora com essa usb3.0 so pra carregar celular..kkkk
 
Então, o que atrapalha é gastar R$1000 a mais só pra ter uma Strix, nesse caso iria em uma outra MSI.. Eu não quero gastar muito e nem pretendo subir muito minhas memórias, pelo menos até troca-las por outra de chip melhor (quando tiver dinheiro)..

Pra você entender tenho R$810 de reembolso de RMA pela minha Tomahawk, e como fiz o UP do 2700 pro 3700X já ia pegar uma de "nova geração"
ah sim, é neste caso vai na tuf plus mesmo então, agora que vi que é pra um 3700x e eles realmente não pegam if acima de 1900mhz mesmo, nesse caso não será fator limitante algum tb
 
minha RAM não sobe mais que 3600MHz, nem se aumentar a latencia pra CL19, não sobe, isso é limitação da:
MoBo, RAM ou CPU?

a Gigabyte garante até 3600MHz na RAM, a frequencia de XMP da minha RAM é 3000MHz, não acho que é limitação do CPU por ele ser um "platinum sample"
 
Detalhe que a 2003 aparece como se fosse a ultima.

Isso aí até relevo, é alguma treta na ordem dos itens lá, mas ainda assim uma situação bizarra. Se você for no olho apenas, vai baixar a 2003 ao invés da 2006. :haha:
 
minha RAM não sobe mais que 3600MHz, nem se aumentar a latencia pra CL19, não sobe, isso é limitação da:
MoBo, RAM ou CPU?

a Gigabyte garante até 3600MHz na RAM, a frequencia de XMP da minha RAM é 3000MHz, não acho que é limitação do CPU por ele ser um "platinum sample"

Se a questão é fazer a memoria trabalhar em frequência mais elevada, creio que é só questão de ajuste, aumentando os timing e as tensões. Tenho uma tuf b550m e conseguir elevar a memória que roda originalmente a 2666MHz para 3733Mhz, aparentemente estável. Agora, se o objetivo for obter ganho real de desempenho, aí acho que só ai sua pergunta é válida, pois na medida em que aumenta a frequência, tem que aumentar o timings, e mesmo se assim não fosse o ganho é quase insignificante.
 
Pessoal, meu 5800x não faz CO negativo nem de -5.

O que pode ser?
Meu gabinete ta aberto, o processador tem um Galahad 360mm refrigerando.
Pensei nas hipóteses:
1o - Será que a placa mãe? (a da assinatura)

2o - Bios Beta da placa mãe?
Descrição da BIOS:
- Updated AMD AGESA ComboAm4v2PI 1.2.0.0
- Optimized and support AMD Ryzen 5000 series processors.
- Optimized Resizable BAR (Re-Size BAR) function with NVidia Graphics cards.
- Improved AM4 processor compatibility

3o - Proc com uma binagem MUITO ruim?


É engraçado, com meu 2700x, ele não passava de 4.15 de jeito nenhum. (era um EVGA CLC 240mm)
 
Pessoal, meu 5800x não faz CO negativo nem de -5.

O que pode ser?
Meu gabinete ta aberto, o processador tem um Galahad 360mm refrigerando.
Pensei nas hipóteses:
1o - Será que a placa mãe? (a da assinatura)

2o - Bios Beta da placa mãe?
Descrição da BIOS:
- Updated AMD AGESA ComboAm4v2PI 1.2.0.0
- Optimized and support AMD Ryzen 5000 series processors.
- Optimized Resizable BAR (Re-Size BAR) function with NVidia Graphics cards.
- Improved AM4 processor compatibility

3o - Proc com uma binagem MUITO ruim?


É engraçado, com meu 2700x, ele não passava de 4.15 de jeito nenhum. (era um EVGA CLC 240mm)

Testa fazer CO em cada core separadamente. Pode ser que tenha um core que já esteja no limite.
 
Testa fazer CO em cada core separadamente. Pode ser que tenha um core que já esteja no limite.
Cara, mas ai tem nucleo que nao ta aceitando nada no CO, é muito azar ou absurdo isso.
 
Cara, mas ai tem nucleo que nao ta aceitando nada no CO, é muito azar ou absurdo isso.

O 5800x já parte de 4850mhz boost, já é bem espremido. Se o teu pior core quase não passou no teste, ele seria desativado e viraria um 5600x. Então vai ter 5800x mais no limite que o 5600x infelizmente...
 
Última edição:

Fornecimento e disponibilidade de CPU para desktop AMD Ryzen 5000 devem melhorar neste trimestre, já que a empresa está aumentando o fornecimento em 20%​



Gigabyte preparando placas-mãe X570S, poderia ser para CPUs AMD Zen3 + “Warhol”​

Chipset AMD X570S​

A AMD pode lançar uma nova versão de seu chipset X570.


As placas-mãe X570 foram lançadas em julho de 2019. Quase dois anos depois, a AMD pode lançar uma nova variante, um vazamento do escritório de certificação da Comissão Econômica da Eurásia parece sugerir.

A Gigabyte submeteu oito placas-mãe X570S ao EEC. Este é até agora o primeiro vestígio de tal variante. Não está claro o que o S aqui representa, pode significar SUPER ou pode não significar nada. O que também não se sabe é se o S é um apelido específico da Gigabyte ou, o que parece mais provável, um novo chipset AMD.

Ainda este ano, a AMD lançará sua série Zen3 + com o codinome Warhol. Pouco se sabe sobre essas séries, exceto que elas devem fornecer um aumento de desempenho da fabricação madura de núcleos Zen3. Na verdade, a AMD pode nem mesmo chamá-los de Zen3 +, embora seja o que os rumores vêm sugerindo há algum tempo.
É importante notar que no ano passado a AMD já fez uma atualização semelhante de seus núcleos Zen2 com Mattise Refresh também conhecido como Ryzen 3000XT.

Não está claro quais mudanças o chipset X570S poderia oferecer em relação ao original. A PC Games Hardware recentemente atualizou sua história de visão geral do chipset AMD com um belo diagrama mostrando as principais diferenças entre os três chipsets. É possível que, além do suporte ao Zen3 +, o X570S possa trazer mudanças no layout do I/O.

AMD-500-series-Chipsets-1200x471.png
 

true ? :medo:
Fonte : www.tudocelular.com :facepalm:

Declaração real da AMD : "Predictive Store Forwarding is a new feature in AMD Zen3 CPUs which may improve application performance but also has security implications. While AMD is not currently aware of any code that would be considered vulnerable due to PSF behavior, this whitepaper examines the potential security implications of PSF, in general, as well as mechanisms that are designed to disable the feature if desired. AMD believes that for most applications, the security risk of PSF is likely low and where isolation is required, techniques such as address space isolation are preferred over software sandboxing. AMD recommends leaving the Predictive Store Forwarding feature enabled as the default setting. "
 
Fonte : www.tudocelular.com :facepalm:

Declaração real da AMD : "Predictive Store Forwarding is a new feature in AMD Zen3 CPUs which may improve application performance but also has security implications. While AMD is not currently aware of any code that would be considered vulnerable due to PSF behavior, this whitepaper examines the potential security implications of PSF, in general, as well as mechanisms that are designed to disable the feature if desired. AMD believes that for most applications, the security risk of PSF is likely low and where isolation is required, techniques such as address space isolation are preferred over software sandboxing. AMD recommends leaving the Predictive Store Forwarding feature enabled as the default setting. "



Melhorou agora?
 
E vamos fazer estardalhaço disso?

"Update 5/4/2020 8:30am PT: Linux publication Phoronix has carried out preliminary testing on the impact of disabling Predictive Store Forwarding. AMD hasn't provided any patches, therefore, the author compiled his own kernel with the feature disabled.

Phoronix's results revealed a negligible performance hit when disabling Predictive Store Forwarding. Across a suite of 100 tests, the geometric mean was less than a half percent in terms of performance loss.

We've reached out to AMD for comment and will update the story accordingly when the chipmaker gets back to us."
 
E vamos fazer estardalhaço disso?

"Update 5/4/2020 8:30am PT: Linux publication Phoronix has carried out preliminary testing on the impact of disabling Predictive Store Forwarding. AMD hasn't provided any patches, therefore, the author compiled his own kernel with the feature disabled.

Phoronix's results revealed a negligible performance hit when disabling Predictive Store Forwarding. Across a suite of 100 tests, the geometric mean was less than a half percent in terms of performance loss.

We've reached out to AMD for comment and will update the story accordingly when the chipmaker gets back to us."

Por que estardalhaço ?
Fan Boy é complicado...
 
Segue a saga de testes baixando o vcore do 3600X@4.4GHz VID: 1.235v VDDCR CPU: 1.23175v, em load no CB23 acusa 1.212v no SVI2. LLC3 phase optimized

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo